8.8.07

Renovada concessão da TV Cultura

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado aprovou o projeto de decreto legislativo 108, que renova a concessão outorgada à Televisão Cultura de Maringá Ltda para executar serviço de radiodifusão de sons e imagens. A emissora pertence à Rede Paranaense de Comunicação, afiliada da Globo.
A TV Cultura foi a terceira emissora de televisão da região. Primeiro foi a TV Coroados, de Londrina; depois, a Tibagi, de Apucarana. A Televisão Cultura de Maringá Ltda. foi constituída em 1968, por iniciativa de dom Jaime Luiz Coelho; além dele estavam na sociedade Samuel Silveira e Joaquim Dutra. No contrato social, 25 maringaenses faziam parte do grupo, incluindo José Sanches Filho, Ulisses Bruder, Rodolfo Purpur, Oswaldo José Rodrigues, Hélio Moreira, Alcides Parizotto e Ermelindo Bolfer. Em 74, saíram da sociedade 17 cotistas e entraram Francisco Cunha Pereira, Edmundo Lemanski e Adolpho de Oliveira Franco. Em25 de setembro de 1975 aconteceu a inauguração da emissora, que em 78 admitiu como sócio José Roberto Marinho (hoje, Lemanski tem a maioria).
A renovação da concessão e a rápida história da TV Cultura é só para ilustrar que, desde janeiro deste ano, a emissora tirou do ar o programa semanal de dom Jaime do ar - o homem que deu início a tudo - e tirou o espaço que a Igreja Católica tinha desde que a tevê foi ao ar.

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima