8.8.07

Graziano detona sacola oxibiodegradável

Xico Graziano, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, é idolatrado por agropecuaristas de Maringá. Já veio pra cá para fazer palestra e tudo o mais. É de sua autoria um artigo na Folha de S. Paulo que defende o veto do governador José Serra às sacolas oxibiodegradáveis, iniciativa de uma ONG maringaense. Ele diz num trecho:

Tal plástico provoca um efeito visual, não ecológico. Um truque químico. Os aditivos que recebe esfarelam os polímeros derivados do petróleo, fazendo-os desaparecer a olho nu. Mas os resíduos permanecem perigosamente infiltrados no solo. Pior, ao serem decompostos, liberam o carbono de suas moléculas. Representam séria ameaça ao meio ambiente. Leia mais.
Rebateram na Funverde. Aqui.

11 pitacos:

Anônimo,  00:08  

Ou o nosso prefeito é muito burro ou ele é muito esperto.

Fez questão de ser garoto propaganda desta porcaria sem receber nenhum paracer técnico de uma instituição confiável.

Será que ele ficou com a mão molhada?

Anônimo,  03:05  

Ok, então isso já é briga PTxPSDB.

Deve-se saber, de forma isenta, quais são os efeitos dessas sacolas degradáveis no meio ambiente. Apesar de aparentemente elas serem eficientes (a imagem do funverde deixa claro o impacto das sacolas comuns), qual o impacto do resíduo resultante da degradação?

Gostei da idéia destas sacolas mas não tinha pensado em quais seriam os efeitos após essa degradação.

Acho que o melhor seria como diz no Funverde, sacolas retornáveis, algo que já vi no Paraná TV ou algo assim, cada um levaria a sacola de casa.

O fato é: se o Funverde quiser ter razão (e acho que tem), mais do que insultos e ironias, a citação de um artigo científico demonstrando os efeitos dos resíduos seria muito mais adequado.

Anônimo,  08:30  

O empreeendedor que esta colocando esta porcaria no mercado é muito esperto. Não esta investindo em marketing direto. Esta cooptando políticos para impôr o consumo de seu produto através de lei. E para conseguir isso tem que pagar "lobby".

O meio empregado para ver properar o seu empreendimento é comum no submundo da sociedade. Comprando políticos você cria leis para garantir a vida boa de um pseudo capitalista. O meio empregado para ver o seu negócio crescer alicerça-se na prática monopolista.

O empreendedor desenvolveu uma embalagem fajuta e requereu a patente do seu invento. Poucos, ou nenhum, poderão fabricar as tais sacolas. Impondo o seu consumo através dos dispositivos legais este é um negócio para seguir de vento em popa.

A prefeitura de Maringá, na última compra adquiriu R$ 13.600,00 reis de sacos pláscitos desta empresa. Que diferença no trato da coisa pública estamos presenciando em nossa cidade. Sem nenhum estudo ou parecer técnico de uma entidade confiável embarcamos numa canoa furada. Deprimente é ver nosso prefeito pousando de garoto propaganda destas sacolas fajutas. Por que?

O legislativo, com certeza não vai fazer o que deveria ser feito. A proibição imediata do uso das tais sacolas.

Marta Bellini 10:40  

Ciência e política fajuta; qual é mesmo a composição do saco plástico ecológico? A USP de São Paulo desenvolveu um saco plástico ecológico do bagaço da cana de açucar... Como é esta? Se for uma composição ecológica é interessante, mas se for apenas uma nova composição química....Informação científica é cidadania.

Anônimo,  16:21  

O blog do ANGELO esta sendo cultura legal

Anônimo,  20:56  

Anonimo das 00:08, porque você chama de porcaria uma tecnologia que tem todos os laudos possíveis, que o governo do paraná também está defendendo por conta destes laudos?
Tudo é na base do xingamento? Porque não pede esses laudos?
Será que você acha melhor as sacolas poluindo o planeta por 500 anos ao invés de 18 meses?

Anônimo,  21:00  

Anonimo das 08:30, informe-se mais antes de falar besteiras.
Existem quase 100 fábricas no Brasi fabricando as sacolas, os laudos existem inclusive laudo do fda para contato direto com alimentos.
São 3 tecnologias concorrentes, da austrália, canadá e inglaterra.
Que coisa, meter a boca sempre, parece o xico graziano, que tem todos os laudos mas preferiu ser comprado pelas petroquímicas.

Anônimo,  21:12  

Marta,
A funverde não está apoiando este tipo de plástico porque tem que ser compostado, ou seja, não adianta com a falta de educação do brasileiro que joga o plástico saindo do mercado e sempre acaba nos rios, matando peixes e animais, entupindo bueiros.
O oxi não, se degrada e biodegrada posteriormente e não necessita de ambiente biologicamente ativo - composteiras - como o plástico do bagaço da cana, que no final, ainda libera metano em sua degradação - sempre dentro de composteiras - que é 21 vezes mais prejudicial do que o CO2, liberado pelas sacolas oxi.
Depois, nossa matriz energética é o petróleo, a nafta é uma sobra do refino do petróleo, que se não for utilizada, irá ser queimada sem ter tido uma utilidade, então enquanto nossa matriz energética movida a petróleo não mudar, vamos utilizar o plástico do petróleo e não fazer plantação de sacolas.
Mas é claro, que a FUNVERDE, quando iniciou o projeto sacolas ecológicas, que pede que as pessoas troquem as sacolas convencionais por oxi-biodegradáveis estava querendo que as pessoas percebessem quanto plástico de uso único jogamos fora.
Uma família de 4 pessoas utiliza mais de 1000 sacolas plásticas por ano, porque o plástico de uso único demora 1 segundo para ser fabricado, 30 minutos de uso e 500 anos de poluição, impermeabilizando o planeta.
Mas o plástico oxi é só uma transição para o final do projeto que são as sacolas retornáveis, permanentes, os embornais e picuás de nossas avós e mães.
Demoramos um ano, de 2004 a 2005 para eleger uma tecnologia e a oxi foi a escolhida, não sem antes laudos e mais laudos, não é uma brincadeira de criança, pretendemos mudar a gestão de resíduos domésticos no Brasil.
Tínhamos que escolher alguma tecnologia, afinal, todo final de semana, de fevereiro a novembro revegetamos as matas ciliares de nossos rios e fazemos limpeza, e já em 2004 descobrimos que não adiantava só limpar os rios, porque a chuva traria novas sacolas de supermercado, tínhamos que resolver o problema e estamos resolvendo, apesar de tantas brigas.
Para esses anônonimos acima só pergunto alguma coisa, nós estamos fazendo, tomamos uma atitude e estamos lutando para que funcione, e vocês, qual a solução que vocês têm para o problema das sacolas, o que estão fazendo, ou só estão reclamando, porque reclamar é fácil, tomar porrada de petroquímicas - mais de 30 representantes na audiência pública em curitiba - isso sim é difícil.
Se tiverem uma solução melhor, ótimo, senão, por favor, antes de xingar, procurem saber do que se trata.

Anônimo,  21:47  

A FUNVERDE meus parabéns!!!

A galera do pitaco e Marta!!!

Tomouuu!!! Poderiam dormir sem esta!!!

Anônimo,  22:31  

Gente perai, eu nao briguei e nunca brigaria com a marta.
Ela fez uma pergunta bem coerente e a respeito muitíssimo, por isso respondi, e foi uma questão justa, uma dúvida a ser respondida.
Eu briguei com os anonimos que nao colocam seu nome, vão logo detonando tudo, sem saber se é bom ou ruim.
Porque nenhum destes anonimos se junta ao nosso trabalho?
Temos atualmente 11 projetos em andamento e aposto que nenhum anonimo deixaria seu futebol de sabado para plantar arvores, falando só de um projeto.

Anônimo,  02:42  

Eu acho que o Kisinger (vulgo Henry) nao ta indo as reunioes da AMA (associacao dos mamoneiros anonimos) ele continua viciado em mamona, ele e o Reiquiao, coitados nao conseguem entender nada.

Cervo™ para te ajudar
a largar do vicio

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima