9.7.07

Bióloga rebate críticas ao Parque do Ingá

A bióloga Anna Christina Esper Amaro de Faria, gerente do Parque do Ingá, a propósito do post O fim de aproxima, envia um comentário publicado no próprio post.
Ela diz que o parque agora está mais cuidado, que a retirada dos animais é decisão de uma equipe que fez o plano de manejo e que agora os visitantes possuem banheiro digno para usar.
Leia mais.

18 pitacos:

Anônimo,  19:29  

Que tal a Gerente dar uma olhadinha numa trepadeira que é muita agressiva e destroi as árvores por asfixia. Inclusive se ela caminhar por fora do parque, a tal trepadeira fica entre a perimetral e o posto da guarda municipal. É um que eu vi. Deve ter mais.
Volte a esse assunto na semana que vem que eu vou conferir se a trepadeira continua na mesma árvore.

Anônimo,  19:44  

O zoo do parque do Inga esta fora da lei há muito tempo. Se o novo plano de manejo resolve algumas das falhas desta APP, ainda deixa muitas lacunas.
Por exemplo, transferir um felino de uma area de 36 para 400 ainda nao é motivo de orgulho, dado que estes animais ocupam um território MUITO maior do que isto. Nao lembro o que diz a norma, mas o mínimo nao quer dizer, ótimo.
Outro exemplo, se o parque é legalmente uma APP deveria estar fechada ao publico, sem água represada artificialmente, banheiros, via pavimentada ou qualquer obra que nao seja destinada à sua conservaçao, muito menos emissários de águas pluviais erosivos e devastadores como este que vem do Novo Centro. Aliás, parece que o volume de água que este emissário vai despejar no parque sera ainda maior com a impermeabilizaçao e ampliaçao do rebaixamento.
Segundo a tese de mestrado de Geografia de Anderson da Silva sobre o lago, ele esta contaminado por metais trazidos pelos despejos pluviais. O fato de o Nupélia monitorar a qualidade da água, nao significa que o problema de contaminaçao esteja resolvido. O que diz o Nupélia?
Outro problema é o isolamento do parque em relaçao aos corredores de biodiversidade. A superpopulaçao de algumas espécies e a ausência de outras.
Enfim, mais do que gostar dos animais, é preciso ser eficiente e coerente com o que sabe ser o correto.
Se falar sem saber é desonesto. Falar bque esta tudo bem, sabendo que esta fora da lei é criminoso. Cuidado.

Anônimo,  20:41  

Acredito na Bióloga...

Infelizmente não deve haver verba para criarmos um parque em outra localização para que nossos filhos tenham a oportunidade de observar os animais.

Será que não seria o caso de aproveitar o ensejo e tentar recuperar o bosque 2 (pioneiros)... resolver os problemas de erosão daquele local (como está isso ?)

E o Horto ? Há quantas anda ???

Anônimo,  20:55  

Parabéns à Dra. Ana Christina, não só pelos esclarecimentos, como também pelo excelente trabalho desenvolvido no Parque (aliás, parabéns extensivo à todos da sua equipe) e também parabéns à você Rigon por ter dado destaque ao post anterior e aos comentários Dra. Ana
Carlos

Anônimo,  21:50  

Parabéns a equipe. É isso aí. Seremos justos. A decisão foi coerente.

Anônimo,  21:50  

ELA ESTÁ CERTAMENTE DEFENDENDO SEU SALARIOZINHO DE CC

Anônimo,  22:40  

já passou da hora de derrubar essa mata, e gramar toda aquela área.....

criar alí um parque real e verdadeiro, para que a população possa usufruí-lo.....

do jeito que está,
só usufruem do local,
os mosquitos, borboletas e outros insetos....

este parque é horroroso e essa mata é ridícula.....

Anônimo,  23:00  
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo,  23:06  
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo,  23:08  
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo,  09:38  

Esclarecendo as dúvidas:

1) A trepadeira são cipós que estão sendo monitorados pelos funcionários do Parque e estudados pela equipe da flora que compoem a revisão do Plano de Manejo. Eles são retirados regularmente;

2) REalmente, o zoológico do Parque do Ingá está fora das normas e como escreveu o leitor, ainda existem muitas lacunas, que, a revisão do plano de manejo está diagnosticando.
Realmente, 400 metros ainda não é motivo de orgulho, mas ao menos os animais estarão DENTRO das normas de tamanho dos recintos exigidos por lei;
3) Na legislação do Snuc, a funçaõ de Parque Municipal abrange LAZER, EDUCAÇÃO E CONSERVAÇÃO e NÃO PERMITE ficar fechado ao público, como postado pelo leitor e OBRIGATORIAMENTE, deve ter banheiro e toda estrutura para receber os visitantes (1 milhão/ano). Estas estruturas entram na pontuação do IAP para que o Parque continue recebendo ICMS ecológico. O lago foi represado na criação do Parque;
Para aumentarmos a área permeável do parque, retiramos o cimento da maioria dos recintos, além de proporcionarmos um ambiente um pouquinho melhor aos animais. Com isso, diminuimos o consumo de água, uma vez que os recintos eram lavados diariamente;
3) A revisão do plano de manejo contém o projeto de recuperação de erosão, com trabalho árduo de engenheiros;
4) A contaminação do lago está sendo estudada sim, mas irreal foi as mortes dos peixes. Isso não ocorre;
5) Falar sem saber não é desonesto, mas AFIRMAR sem ter acontecido, isso, todos nós sabemos e não precisamos discutir aqui, é sim!
6)O estudo do lago não se restringe apenas a sua contaminação. Estaõ sendo levantadas todas as espécies existentes, fatores contaminantes para posterior manejo;
7) É importante lembrar que o cuidado do parque não restringe apenas a Prefeitura, mas é obrigação de todo cidadão, uma vez que muitas pessoas ainda vem ao parque, alimentam os animais, retiram folhas das árvores, jogam lixo, etc...
Para mais informações, criamos, o Centro de Educação Ambiental, onde as crianças das escolas são monitorados por estagiários, em parceria com o Projeto Parque do Ingá em Revista e nos dias 17 a 20 de julho estaremos realizando a III colonia de férias ecológica, gratuitamente, para crianças de 4 a 10 anos. Elas precisam trazer apenas 5 rolinhos de papelão do interior do papel higiênico para as oficinas.
Agradecemos as pessoas que sem ofensas, conseguem expressar seus pensamentos e questionar. Caso queiram venham nos visitar e poderemos esclarecer quaisquer dúvidas.
Dra. Anna Christina Faria
Bióloga e Gerente do Parque do Ingá

Anônimo,  09:50  

é isso aí doutora, também quero parabenizá-la. Acompanho seu trabalho pela tv e realmente o parque está mais bonito.
O que também acho lamentável são as ofensas, como a senhora bem disse de algumas pessoas que por algum motivo não devem ter amor a vida.
Rigon, poderia postar comentários que nos enriqueceria e tirar o que diz diminue as pessoas...é só uma idéia. Torna-se desgastante ler seu blog com pessoas de mal com a vida...
Dra, mais uma vez, meus parabéns e eu mesmo lhe farei uma visita nessa semana.
Abraço
Ivanir

Anônimo,  11:31  

A ANA FOI MINHA ALUNA NO CURSO DE DOUTORADO. ALUNA EXEMPLAR. DEFENDEU SUA TESE COM TÍTULO DE LOUVOR. ME SINTO FELIZ AO ACOMPANHAR SEU TRABALHO.
ALIÁS ANA, VOCÊ POSSUI ALEGRIA, E UMA FORMA DIFERENTE QUE CATIVA AS PESSOAS. NÃO LIGUE PARA OFENSAS, PORQUE BEM SABEMOS DE SEU CARÁTER E COMPETÊNCIA. POLÍTICA É ISSO MESMO! SOMOS DE PARTIDOS DIFERENTES, MAS SERES HUMANOS QUE LUTAM PELO BEM DO MEIO AMBIENTE.
SOU SEU FÃ. DEPOIS FALO COM VOCÊ!
PARABÉNS MESMO!
ABRAÇO CARINHOSO
PARABÉNS

Anônimo,  14:12  

Concordo com a bióloga!
A propósito, é a senhora que está trabalhando com os macaquinhos do horto florestal que está invadindo as casas né? vi uma reportagem sobre isso. Faz muitos anos que eles vem fazendo isso e só agora alguém tomou providências !!
Gostaria de acompanhar uma dessas visitas que vocês fazem. Será que é permitido? Como entro em contato com a senhora?
Ivanir

Anônimo,  16:51  

Prezado Sr. Ivanir
Somos uma equipe de 4 biólogos, 1 médico-veterinário e auxiliares. O projeto do Macaco-Prego começou ano passado, assim que recebemos uma carta de um munícipe reclamando das invasões. Imediatamente solicitamos autorização do Ibama e assim que recebemos a documentação iniciamos o trabalho.
É um trabalho delicado, uma vez que os macacos vivem em grupos organizados e complexos. São animais inteligentes e os únicos que utilizam ferramentas para se alimentar, como galhos para pegar larvas de insetos, pedras pontiagudas, etc.
Existe o dominante, o macho alfa, que ganha o grupo por briga física para ser o líder. Os demais aceitam a condição de submissão. O "mais fraco", torna-se o vigia do grupo, emitindo vocalizações em sinal de perigo...
É uma pesquisa interessante...
Será um prazer recebê-lo para conhecer e acompanhar nossa pesquisa. Entre em contato conosco no Parque do Ingá, pelo telefone 3901-1889.
Anna Christina Faria

Anônimo,  10:38  

RIGON
QUE LAMENTÁVEL VOCÊ POSTAR COMENTÁRIOS COMO OS COVARDES "ANONIMOS" DA 6 E 10 MENSAGEM. DE HOJE EM DIANTE NÃO PARTICIPO MAIS DESTE BLOG, EMBORA EU LEIO DIARIAMENTE E SEJA SEU FÃ.
INSULTOS DESAGRADÁVEIS ÀS PESSOAS QUE COLABORAM PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS.

MAURÍCIO RENT

Anônimo,  20:40  

Este espaço não é apenas para massagear o "EGO" deste ou daquele!
Como leitor é normal não concordar com esta ou aquela opinião, mas as respeito! Porém as pessoas ou profissionais que se submetem a prestar serviços públicos deve estar preparado para críticas, pois nem sempre aqueles que o cercam e lhe jogam serpentinas e confetes lhe conferem a verdade, sem questionar a Sra. Ana.
É de debates com a comunidade que muitas vezes colhemos sugestões para melhorias e refletirmos sobre nossos métodos ou procedimentos!
Desta forma deveria a Doutora apenas acatar o momento como uma oportunidade de melhoria!

Anônimo,  14:15  

Sr. Henry, tenha certeza de que aproveito todas as oportunidades que me aparecem para melhorias. Mas concordo com o senhor que poderíamos debater sobre assuntos, como o Sr. Ivanir, que me ligou para questionar sobre alguns assuntos de seu interesse. Mas, com certeza, se as pessoas nos questionássemos sem agressões verbais, a participação seria mais saudável e agradável, não acha? Existem formas diferentes de demonstrar opiniões contrárias. O respeito, em qualquer circunstância faz parte de cada um de nós, ou ao menos deveria fazer.
Acredito Sr. Henry, que os comentários que o Sr. Maurício fez, foram de mensagens que tentavam agredir minha pessoa de forma baixa, que o Rigon excluiu. Mas concordo que devemos aqui poder discutir assuntos de nossos interesses. Estou a sua disposição também para qualquer dúvida.
Abraços
Anna Christina

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima