FGTS para pagar anuidade
Do senador Wilson de Matos Silva, da tribuna, no último dia 11:
No último Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, o contingente de inscritos superou a marca de 3,7 milhões de jovens, dos quais apenas 1,5 milhão conseguiu ter acesso ao nível superior em 2007. Nesse universo, aproximadamente 300 mil vagas foram preenchidas em instituições públicas, e 1,25 milhão em instituições privadas.
Estamos diante da seguinte realidade: somente no início do ano letivo de 2007, mais de 2,4 milhões de jovens não tiveram acesso ao ensino superior em face certamente da falta de condições financeiras de bancar seu próprio estudo. É a hora e a vez do financiamento restituível para o estudante do ensino superior, em larga escala, e também do direito de uso do FGTS para pagamento de anuidade.
O Brasil possui os recursos, considerando que o BNDES dispõe de mais de R$ 100 bilhões do FAT, que rendem, somente de juros, R$ 7 bilhões por ano, que poderiam também compor um fundo para o financiamento ao estudante que não tem posses para ter acesso ao ensino superior.
12 pitacos:
Legislando em causa própria!!!!!!!
O Senador Wilson Mattos, que substitui à altura o Senador Álvaro Dias,tem feito ótimos pronunciamentos à Nação no tocante ao ensino público e das questões universitárias.É profundo conhecedor do assunto e fico a imaginar: se ele fosse Ministro da Educação.... mudaria o conceito de Educação no Brasil.
O Cesumar deve estar em alguma materia do Cezar Lima. O Wilson primeiro precisa demonstrar o seu interesse pelos que ficam fora das faculdades, diminuindo em muito as mensalidades, que estas sim afastam os alunos, para que provedores de faculdades vivam de forma nababesca, em detrimento do aluno de pouca condiçao financeira
Ou ele estava apoiando a lei, ou é "mané" mesmo, digo "jéca tatú". A lei que autoriza o saque de FGTS para pagamento do ensino superior foi aprovada na semana passada...
Cezar Lima,
que vergonha, pára de "puxar o saco", este Matos não entende bulufas de Educação, quando o vejo na televisão querendo se passar por educador, sinto vergonha. Este cara entende é de "COISA PRIVADA", trata a educação como mercadoria, tem interesse mesmo é na valorização do capital, ou seja, do lucro. Agora, se der para abocanhar um montante do BNDES, melhor. Pergunte ao educador-"senador" - onde ele está fazendo doutorado e verás a seriedade dele.
ao "anonimo" das 14:59 : não há vínculo algum de matéria minha com o Cesumar. Apenas, externei o meu pensamento com relação à pessoa do Senador Wilson Mattos,quanto a sua atuação no Senado.Brilhante atuação.
Apesar de ter minhas convicções ideológicas bem diferentes da sua, seus leitores são os mais variados, mas tens alguns caras que viajam,, desculpe, alguns somente sabem ser do contra. Tudo o que se faz, para estes leitores tão inteligentes, sempre veem algum defeito. Vamos trabalhar PTzada!!!!!
Eu tive uma idéia "brilhante" como a do "Senador": já que ele está tão preocupado com o número baixo de jovens brasileiros que tem oportunidade de ingressar no ensino dito superior, porque ele não faz uma filantropiazinha e coloca todos cos cursos do cesumar de graça pra galera??? Contribuição singela como essa eu nunca vi.
Ele podia também propor uma lei que barateasse o custo das anuidades, que andam pela hora da morte. Pegar mais dinheiro do governo (nosso) é fácil. Quero ver cortar na própria carne.
Eu acho é que tá tudo errado.
Boyzinho e Patricinha, filhos de endinheirados, fazendeiros, etc, estudam na UEM, de graça.
E os coitados que ralam o dia inteiro estudam à noite no Cesumar, faculdades Maringá e outras merdas dessa aí, pagando uma mensalidade que , às vezes é maior que o salário que irão ganhar após formados.
Há que se fortalecer o ensino básico e médio, primeiramente.
Acabar com esse negócio de não reprovar.
Há que se fazer como se fez na Venezuela, Cuba e agora na Bolívia. Acabar com o analfabetismo.
Estamos querendo entrar na faculdade, sem termos feito o primário.
Esse Wilson Matos tá vendo o lado dele. Dinheiro do FGTS é garantia de mensalidade paga. Não tá nem aí para a "educação", no sentido completo da palavra.
Aliás, ouve-se muito por aqui que ele mesmo não é o real dono do Cesumar, seria digamos, um laranjão.
Esse Wilson de bobo só tem a cara e o jeitinho de andar, né não.
Porque ele não oferece um programa de bolsas para estudantes de baixa renda ou pelo menos autoriza o desconto de 15% a que todo estudante de rede pública tem direito?
Isso para ele é muito não é mesmo?
Mas rico é assim mesmo - quanto mais tem, mais avarento fica -
É cesar lima, é muito fácil falar de um assunto do qual não é nem de longe a realidade do wilson Mattos, pois o que ele faz de melhor é explorar os estudantes.
Certamente mudaria p conceito de educação no Brasil, ele tornaria privada todas as universidades e faculdades públicas do país e lógico, faria como fez com a Uningá.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.