14.5.07

Morre Kurt Jacowatz

Morreu na última quarta-feira, em Apucarana, Kurt Jakowatz, pioneiro e talvez um dos últimos agrimensores da Companhia de Terras Norte do Paraná. Ele foi vítima de um derrame cerebral.
Ele foi tema de reportagem de uma página feita por Donizete Oliveira para O Diário, em 2004. Ele veio da Alemanha e chegou a Londrinha (década de 30) quando lá ainda era Três Bocas, parou em Cornélio Procópio, quando era Serra Morena.
De Londrina a Mandaguari, abriu muitas picadas. Morreu com 97 anos e com um desejo não cumprido. Sua casa, em Apucarana, era um verdadeiro acervo de fotos e objetos. Infelizmente, não o ajudaram a construir um museu. A Tribuna do Norte publicou ampla reportagem sobre sua vida na edição de quinta-feira.

1 pitacos:

Anônimo,  17:30  

De fato, Rigon, neste mundo capitalista a verdadeira história pioneira não é respeitada. Depois que o pioneiro morre aí é um tal de botar o nome dele em rua, praça, etc... E assim a juventude que quiser saber acerca do lugar que mora ou nasceu fica na ignorância...

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima