18.4.07

Jornalismo por omissão ou ocultamento

Do ex-blog de Cesar Maia:

1. Em geral se analisa a ação da imprensa pelo que publica. Mas há uma análise que deve ser feita e que é tão importante quanto a primeira. É a que trata dos fatos relevantes que não se publicam ou que se publicam de forma a ocultá-los num canto de página interna ou num “caco” em rádio ou TV.
2. Isso em geral ocorre quando o meio de comunicação passa a ser porta voz de um tema ou quando escolhe seus porta vozes intelectuais, políticos, econômicos ou sociais preferenciais.
3. Sempre que um fato relevante contraria a sua linha - digamos e no sentido comum do termo ideológica, esse fato, mesmo que relevante é omitido ou ocultado.
4. Para quem acessa vários meios de comunicação isso é irrelevante. Um cobre o que o outro não cobriu. Mas quando - o que acontece em geral - se acessa apenas um meio de comunicação de um tipo de mídia, a omissão ou o ocultamento, é grave.
5. Desinformar, é certamente informar. Em geral isso se demonstra mais facilmente, lendo os editoriais e depois vendo o noticiário omitir ou ocultar, os fatos que contrariam o editorial. Com isso de desfaz a idéia que o noticiário é de jornalismo aberto e que o editorial opina.
6. Em grande medida - omissão e ocultamento - fazem parte da família de tipos de noticia que esse Ex-Blog tratou um tempo atrás, como pseudo-fato, verossimilhança... etc...
7. E muito mais discreto. E perigoso. Esse tipo de desinformação tem crescido no ultimo ano. Se você acessa normalmente mais de um meio de comunicação, preste atenção. Quase todo dia verá isso ocorrer !

1 pitacos:

Anônimo,  10:38  

E TEM UNS JORNALISTAS QUE BATE AHI DEPOIS ACERTA AHI NÃO BATE MAIS E MARINGA TA CHEIO DE JORNALISTA ETICO

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima