17.3.07

Mosaico (domingo)

(Esta coluna e a do Verdelírio foram feitas neste sábado pela manhã)

Pendente

Maringá pode ter na semana que se inicia seu primeiro ministro, fato político histórico. Ou pode não ter e adiar sine die o fato que deixaria Maringá em situação politicamente invejável.
O deputado Balbinotti, a pretexto de não querer constranger o presidente Lula, liberou o PMDB para que, querendo, retire sua indicação ao Ministério da Agricultura.

Aperitivo
O que aconteceu após a revelação de que Balbinotti seria ministro é uma pequena mostra de como será a campanha eleitoral de 2008 e de 2010.
Se o deputado for confirmado no cargo (o que não dá para garantir nesta altura do campeonato), a oposição se fortalece muito.

Espaço
Vejam só: o ex-prefeito João Ivo Caleffi coordenador da Região Metropolitana de Maringá; Enio Verri, deputado estadual e secretário de Estado do Planejamento; Balbinotti (eventualmente) ministro; e Luiz Nishimori afinado com o governo Requião.
O espaço para a situação respirar ficará reduzido.

Decisão
Uma decisão do Justiça Federal (TRF4), de Porto Alegre, sobre um caso idêntico ao que Balbinotti é investigado, considerou que a prática de financiamento de terras em nomes de terceiros não é crime – é no máximo uma infração administrativa, no caso, do Banco do Brasil.

Audiência
Os irmãos Barros, Ricardo e Silvio II, agendaram encontro com Balbinotti para a terça-feira. Oficialmente, para manifestar apoio à (possível) nomeação do deputado.
Ricardo é apontado nos bastidores como o comandante dos disparos feitos, pela imprensa nacional, contra Balbinotti.

Esporte
A possibilidade de um ministério para Maringá, nas mãos de um adversário político, tem tirado o sono da chamada TCD - Turma do Cotovelo Doído.
Dizem até, pelos “pulos” que deu ao saber da notícia, que estaria preparado para disputar a modalidade de salto em altura nos Jogos Pan Americanos.

Tirada
De Messias Mendes sobre o imbróglio:
- Balbinotti era feliz e não sabia.

Eleições 2006
Está andando a apuração de crime eleitoral nas últimas eleições em Maringá.
A Polícia Federal ouviu no último dia 5 o presidente da câmara municipal, João Alves Correa (PMDB), que admitiu ter mandado imprimir panfletos contra a vereadora Marly Martin Silva (PFL), então candidata a deputada estadual.

Representação
A vereadora Marly, por sinal, representou na Corregedoria contra o promotor José Aparecido Cruz por causa de denúncia feita por ex-assessor.
Ela quer ver o caso andando ou arquivado de uma vez. Só não quer que o caso permaneça parado, como alega que está.

Do contra
Circula entre os juízes maringaenses um documento que pede a permanência do Fórum no local atual, no Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio.
É que há inclusive verba orçamentária no Judiciário para começar o novo Centro Cívico, construindo-se um novo Fórum nas proximidades do velho Aeroporto.

Agenda
Rudá Ricci estará em Maringá, de amanhã até quarta-feira, com sua equipe do Instituto Cultiva, iniciando a implantação do Orçamento Participativo Criança em todas as escolas municiais, instalando todos os instrumentos da Lei de Responsabilidade Social aprovada ano passado e assessorando a Escola da Cidadania.
Em abril Rudá Ricci vai ao Chile falar no Congresso Internacional Paulo Freire e uma reunião com 30 prefeitos do partido socialista chileno, que quer implantar Escolas da Cidadania em seus municípios, além do OP Criança.
Entre os dias 19 e 21 de abril participará do Congresso Nacional da Democratici di Sinistra, que acontecerá em Roma. Ele é da direção da Unione em Minas Gerais, frente de centro-esquerda que governa a Itália atualmente.

Histórico
Maringá nunca teve representação política tão forte.
Além dos quatro deputados estaduais eleitos, dois secretários de Estado, Gilberto Pucca no Ministério da Saúde, um senador (Osmar Dias) e um suplente de senador prestes a assumir por 90 dias (Wilson de Matos Silva). Sem contar que Ricardo Barros faz parte do PP, da base de sustentação de Lula, e que José Borba é úm deputado informal. Se vier o ministério, então...

Quem muito quer...
O PT maringaense precisa tomar cuidado.
A animosidade entre os que defendem os nomes de Enio Verri e João Ivo Caleffi pode ser o começo do fim.

Consenso
O PT obrigatoriamente terá que encontrar uma saída consensual.
Como Enio e João ocupam cargos no Estado, e se os dois resolverem bater chapa na convenção, Maringá corre o risco de ficar sem secretários de Estado por conta da disputa partidária, a partir de abril do ano que vem.

Por nada
O bonito flamboyant que existia no canteiro central, defronte a Catedral de Maringá, foi tirado e não foi replantado
O local foi cimentado para a inauguração dos novos jardins da praça da Catedral. Que, por sinal, acabou não acontecendo.

Stand by
Os últimos lances colocaram na geladeira a discussão sobre a nova executiva do PMDB maringaense.
Também não se falou mais na posse formal de João Ivo na coordenação da Região Metropolitana de Maringá.

Palestrante
O deputado estadual dr. Batista (PMN) continua atendendo convites para falar sobre medicina preventiva.
Na semana passada ele proferiu palestra esta semana em Paiçandu e a soldados da Polícia Rodoviária.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Noite de autógrafos
O vereador Mário Verri aguarda o autógrafo de Rubem Mariano em seu exemplar do livro Noções Básicas de Filosofia e de Ética, lançado festivamente na última sexta-feira.

3 pitacos:

Anônimo,  22:50  

Na última eleição municipal para prefeito em Maringá, o PT demonstrou claramente que havia divisão dentro do partido. A derrota foi apenas consequência da desunião.
A oposição que posteriormente foi eleita, não esperava pela vitória, até perceber que a casa estava dividida, aí ficou fácil.
A casa dividida pode ruir novamente.
Esperamos que o PT vivencie aquilo que sempre pregou: união, fidelidade, transparência, ética e respeito pelo cidadão.
Seria muito bom as lideranças pensar com carinho a respeito, pois teremos eleição municipal no próximo ano.
Que tal conter a vaidade, o orgulho, e pensar um pouco mais no cidadão maringaense?!
Só para lembrar: O PT perdeu em Maringá para ele mesmo.

Anônimo,  23:43  

"Rudá Ricci estará em Maringá, de amanhã até quarta-feira, com sua equipe do Instituto Cultiva, iniciando a implantação do Orçamento Participativo Criança em todas as escolas municiais, instalando todos os instrumentos da Lei de Responsabilidade Social aprovada ano passado e assessorando a Escola da Cidadania".

Escola da Cidadania????
Sem nem brinquedo????
Vão fazer nos Centros Municipais de Educação Infantil (que agora tornou a ser nominados de CRECHES - pelas diretoras, supervisoras e orientadoras colocadas pelo prefeitim)???
Pergunte à "1ª dama" o MICO que ela pagou quando foi numa "CRECHE" e todas as professoras cobraram-lhe, além da falta de funcionários, os brinquedos que as crianças não têm e que as próprias professoras levam os dos seus filhos se querem que seus alunos brinquem!!!!!
E olhe que não é só nesta CRECHE que faltam brinquedos, não!!!! Além de faltar: merenda decente, material pedagógico decente, material de limpeza decente e suficiente (pois as diretoras estão sendo orientadas a mandar as zeladoras usarem bacias com sabão para lavar pratos e assim, economizar).
Cadê o dinheiro que vem do governo federal???? Foi pro RALO???

Anônimo,  11:31  

como alguém do pt vai escrever sobre filosofia e ética? pior se der um exemplar pro lula que disse em alto e bom tom e em rede nacional que ... ler é chato!!!!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima