9.3.07

Coluna do Francês (sábado)

Noturnas ou diurnas?
Depois do polêmico projeto da “Lei Seca”, a Câmara Municipal terá outras discussões acirradas já na próxima terça-feira, em torno do projeto que pretende mudar o horário das duas sessões ordinárias semanais.

Aproveitamento
O eixo da discussão é: qual o melhor horário para que as sessões cheguem à população? Lá atrás, o melhor horário era o das 20 horas, depois da Voz do Brasil. Mas tem vereador quase apostando que os cidadãos têm outros afazeres e lazeres mais interessantes para o horário.

Tese
Também segundo alguns vereadores, o melhor horário noturno, para os tempos de agora, seria na seqüência das 18 horas, quando o cidadão poderia ir à Câmara ver os trabalhos, antes de retornar para casa, por volta das 20 horas.

Comunicação
Mas nesse horário a sessão não poderia ser transmitida ao vivo, por inteiro, devido o programa da agência nacional entre 19 e 20 horas. Devido esse empecilho, ao que tudo indica as sessões ficarão mesmo no horário atual, ou voltarão 20 horas.

Reverberação
A semana que entra será pródiga em polêmica sobre a “Lei Seca”. Comissão de vereadores deverá discutir o assunto, inclusive reunindo representantes de setores interessados da comunidade.

Atilado
Dada a possibilidade do horário de funcionamento ser reduzido para as 23 horas, o sindicato que representa funcionários de bares, restaurantes, lanchonetes e similares acendeu a luz vermelha.

Patrões & empregados
Com apoio dos patrões - quem esperaria uma união como essa! - os empregados querem resguardar seus direitos e empregos. Vai pegar forte a intenção de proibir que lojas de conveniência vendam bebidas alcoólicas.

Ajudar comendo
Amanhã é dia do tradicional churrasco gaúcho do Lar Escola da Criança. As pessoas de bom coração, as preocupadas em ajudar o próximo e em participar da solução dos problemas sociais, devem comparecer porque o Lar enfrenta sérios problemas de ordem financeira.

Manutenção
Por conta dos vergonhosos episódios de corrupção nacional, principalmente as malas de dinheiro e os dólares na cueca que repercutiram negativamente no exterior, doadores alemães diminuíram a colaboração que fluía para o Lar Escola. Em conseqüência estão sendo dispensados professores, funcionários e assistidos.

Corrente
Visando reduzir acidentes de trânsitos e zerar o saldo de vítimas fatais, a Secretaria dos Transportes da Prefeitura está agregando parceiros para propagar a campanha “Viva e Deixe Viver”.

Igrejas
Neste mês, segundo o secretário Walter Guerlles, as igrejas evangélicas vão aderir à campanha e promover ações educativas de trânsito. Serão realizadas blitze educativas em frente às igrejas, palestras, trabalhos e o assunto será tema de discussão durante os cultos.

Mão na massa
A ação conjunta tem início hoje, entre 9 e 10 horas, na Igreja Unção e Vida - Avenida Mauá, 2.857. Blitz educativa com agentes de trânsito, fiéis da igreja e voluntários.

Material
Também serão distribuídos panfletos educativos e até cartilhas para crianças que também
serão orientadas a utilizar corretamente a faixa de pedestre. Na segunda-feira (12), a blitz será na Casa de Oração para Todos os Povos, entre 9 e 10 horas, na avenida Paraná, 1.251.

Exemplo
E Paiçandu pára para combater a dengue. A iniciativa do prefeito Moacyr de Oliveira é exemplar. O envolvimento da comunidade é geral. Todos vão participar do mutirão de limpeza e de conscientização.

Juízo
Enquanto isso o secretário de Saúde de Maringá está gastando a língua de tanto falar sobre a necessidade de prevenção, de combater o habitat do mosquito transmissor da dengue. Os casos dobraram em uma semana, já são mais de 200 e há previsão ruim de que possa alcançar 500 dentro de 15 dias.

Peixe
E para quem gosta de peixe...no prato, no espeto, a Festa do Peixe está acontecendo em Paiçandu. É só chegar ao Centro de Eventos Alvorada e se deliciar, ajudando entidades do município.

Olho eletrônico
Em Curitiba uma câmera filmou homem matando a amásia a tiros. Na Prefeitura de Maringá, flagrou funcionário surrupiando a bicicleta do colega. Nas escolas e próprios públicos de Maringá, as câmeras estão diminuindo abusos, vandalismo e furtos.

Sinal dos tempos
Sem condição de manter vigilantes 24 horas por dia em todas as instalações públicas, a saída é essa mesmo. Quem critica a instalação de câmeras para coibir excessos e prejuízos para os cofres públicos é porque tem interesses. E com certeza não são os mesmos interesses coletivos.

Mulher
Hoje, às 10 horas no centro de eventos da Avenida Carlos Borges, o Fórum Estadual da Lei Maria da Penha, promovida pela Secretaria da Mulher de Maringá.
Estará presente para falar a magistrada Joeci Camargo, idealizadora do projeto Justiça nos Bairros.

Alcance
Esse projeto consegue resolver de forma rápida e totalmente sem custo, pendências judiciais, especialmente na área de família. São problemas como definição de pensão alimentícia, guarda de filhos, divórcio, oficialização de união estável, alteração de regime de casamento, reconhecimento de paternidade, adoção e até realização de casamentos coletivos.

6 pitacos:

Anônimo,  23:59  

Por que a tal irmã Cecília que é presidente do SER (Silvio E Ricardo) não cobra a “fatura”, ao invés de ficar reclamando de verba que não vem mais do exterior e botando a culpa no governo Lula?
O prefeitim não repassa verba ao Lar Escola?

Anônimo,  00:16  

Pergunta ao Guerles: em Maringá só têm igrejas evangélicas?
Santo Deus!!!!
Vixi Maria?
Parece que, além da burguesia, o prefeitim tem como aliados, os evangélicos.
Isto é péssimo, pois quem sofre as conseqüências é o POVO.
Ô, prefeitim, “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”, não é?
Não passe obrigações que são de competência do poder público à igrejas ou quem quer que seja, caramba!

Anônimo,  11:29  

A mudança do horário das reuiões da Câmara , em nada vai melhorar a frequência.
Por que não mudam de postura? Preocupando-se mais com o dinheiro público.

Anônimo,  11:37  

Se corrupção fosse motivo para se parar de contribuir o contribuinte maringaense não pagaria mais impostos, afinal segundo informações , cerca de R$ 100.000 mil foram desviados dos cofres públicos nos últimos anos, até 2000, e o vc fazia parte do Governo Jairo.( Francês)
Cerca de R$ 4.000 mil seriam desviados na atual administração, se não fosse a vigilância de uma ONG.
A nossa Câmara teria comprado laptops superfaturados.
Então Francês, para de falar que os alemães diminuriam o contribuição para o Lar Escola , por culpa de corrupção no governo Lula.

Anônimo,  14:55  

Concordo com o anonimo das 11,37 horas. Os Alemaes devem estar querendo que a corrupçao seja como a dos tucanos, que corrigida ficaria hoje em torno de 240.000.000,00 de reais, tudo isto no governo Jairo, agora vem, um ex ajudante do Jairo dar pitacos sobre o governo Lula. Tenha no minimo vergonha na cara

Anônimo,  19:14  

A administração atual deixou as coisas chegarem onde estão nos casos de dengue...

piorou muito as condições da saúde pública e não manteve quadros de agentes para realizar o trabalho de campo...

existe uma faculdade particular na cidade que acumula nos fundos de seu prédio pneus usados e neles tem um criatório de mosquitos,,,

agora queremos ver quem é que vai mexer com os poderosos, será que o prefeito perfeito e seus asseclas vão incomodar a burguesia ?

outro foco é a 13ª Ciretran, com água acumulada nos carros abandonados em seu pátio...

agora vêm a toda hora chamar a população à responsabilidade ? Querer que as criancinhas de centros infantis vão às ruas fazer o trabalho que é deles ?

façam seu trabalho, estão sendo muito bem pagos para isso...

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima