23.2.07

Sobre coletor de lixo

Trecho de resposta do prefeito Silvio II a uma pergunta feita por Ronaldo Nezo hoje na CBN:

( ...) apenas o serviço estará sendo prestado por uma empresa privada (falando de terceirização) (...) . Então isto é uma coisa que acontece sim no serviço público, quando você compara serviço público e setor privado (...) existe uma pressão muito maior se você não produzir, se você não aparecer no serviço e tal, você é demitido, no setor público não (...). No caso do lixo, por exemplo, a gente dá uma explicação muito clara, o que que acontece; quando um servidor público coleta lixo ele faz um concurso público para ser coletor de lixo e ele vai fazer sua carreira de coletor de lixo, e vai se aposentar como coletor de lixo, será?
Quando ele tiver com 65 /70 anos e não tiver aposentado ainda ele vai correr atrás do caminhão? Ele vai conseguir com o salário que ele recebe pago pela população coletar a mesma quantidade de lixo? E se ele não fizer esse serviço e não conseguir correr atrás do caminhão o que que eu faço com ele? Ele prestou concurso, ele é coletor e vai continuar sendo coletor até o dia em que terminar a sua carreira (...)

10 pitacos:

Anônimo,  00:55  

Caro Rigon

Podemos observar que o Sr. prefeito esta sem assessoria no RH da Prefeitura. Deveria tirar suas dúvidas ou então ler o Estatuto dos Servidores de Maringá. Quando um servidor não consegue realizar mais suas atividades por estar velho e doente -inválido- ou ele se aposenta ou ele é remanejado para outro setor onde irá realizar outras atividades correspondente ao seu salário, no caso do servidor Coletor poderia realizar serviços como cuidar de plantas ou jardim das praças até se aposentar, isto seria um bom exemplo. O servidor público que presta serviços por muito tempo, 20,30 anos coletando lixo não pode ser descatável e sim respeitado não só pelo prefeito mas todos os maringaenses. Os Servidores Municipais de Maringá estão tristes com este depoimento do Sr.Prefeito.Todos os servidores podem ser demitidos desde ele cometa falhas graves inclusive a citada pelo prefeito em seu depoimento sobre faltas não justificada. Não podemos culpar tão somente os coletores por falhas na coleta, afinal Maringá cresceu é uma cidade grande com vários bairros para dar conta da limpeza a prefeitura deveria investir em equipamentos modernos e em pessoal você não acha.

Anônimo,  01:20  

Continuando:

e principalmente na conscientização da população quanto a reciclagem do lixo e na conservação das ruas e prédios públicos, bem esta é minha opinião e poderia ser um bom começo...

marianewnum 02:12  

Rigon e anônino das 00:50.

Veja é difícil concordor com a tese do prefeito a não ser que se coloque no lugar do Administrador e não quero dizer que ele seja exemplo de bom admnistrador ou ruim, nada disso.

A questão é que a credencial de "servidor público" pelo bem e pelo mal, pesa muito a sociedade que o sustenta.

Veja o Janene que agora irá aposentar-se com quase 13.000 reais? Quem vai pagar a conta?

Lógico, sairá dinheiro da sáude, da educação, da segurança, enfim...

O profeito Silvio Barros só peca quando defende a tese de tercerizar serviços e cargos "menores".

O correto é que o Brasil deveria tercerizar toda a admistração pública, inclusive a de prefeitos.

Ao invés de gerentes "políticos" o país deveria ter gerentes tecnicos, contratados para dar resultados aos caixas públicos.

Falta coragem e despendimento de interesses "partidários" para se lançar essa terceira via no Brasil. Isso porque boa parte da população bebe do leite do "trabalho" público.

Maria Newnum

Anônimo,  09:25  

O prefeito está certo e, inclusive, já temos vários casos de "servidores" que não conseguem exercer suas funções e, por serem concursados ou eleitos, não sabemos o que fazer com eles. Temos o John, o próprio Silvio Barros que ainda não mostrou para que veio (de manaus), a Edith, a Norma, a Socreppa, o Dorival, entre tantos aí. Sou Solidário a Maria, inclusive já trocamos "post's" a esse respeito. O administrador tem que ser direcionado a fazer o que a sociedade quer que se faça, sem se desviar do caminho. Isso só se consegue com contratação determinada e auto-gestão da prefeitura e seus servidores. Não deu certo?, o prefeito (adm) perde o contrato e contratamos outro. Teríamos uma profissão de "administrador público", inclusive formados em universidades, e que de acordo com resultados, o salário poderia ser bem maior que o que recebem agora e tenho certeza que o resultado seria muito mais prático. Eu, particularmente, ganho dinheiro assim, através de contratos de gestão e prestação de serviços. Se der cáca, eu me lasco, se for tudo bem, sou remunerado por isso. O esforço é meu, sempre, e quem ganha é o cliente. Perder ele não perde nunca. Se eu não der resultado, fica como estava e ele não me paga nada, simples assim.


Miguel

Anônimo,  10:31  

Sra. Maria,

Tentar justificar um argumento comparando o sr. Janene com o servidor público municipal é desrespeitar por demais a categoria.
Perdoe-me, mas a senhora foi infeliz no comentário.

Anônimo,  19:03  

Este prefeito...

se pudesse acabava com todos os funcionários...

quer privatizar tudo mesmo...

é a lógica do entreguismo...
da privatização...

Anônimo,  23:02  

Concordo com Vc Clarinha!!!

marianewnum 23:04  

Clarinha (e demais pessoas)

Você tem razão, a comparação foi infeliz, porém, só no sentido que coloca os bons num mesmo balaio de gato. Isso não pode acontecer e não é isso que penso.

Tinha em mente os da "laia" do Janene, que não são poucos e você deve saber disso.

E falo também da "proteção" aos cargos concursados ou de "confiança" que mesmo sem competência ou sem trabalhar levam o seu mês a mês.

Veja há ainda várias regalias como férias "prêmios", (pode ser outro nome) em que um servidor fica meses sem trabalhar, mas recebendo.

Tenho um parente que é servidor em Londrina e por várias ocasiões ganhou esses "prêmios", a última vez ficou 4 meses em casa. E ele não ocupa cargo importante não.

Pelo que saiba isso não acontece em empresas privadas não é Miguel?

É isso. Tenho respeito com os servidores que fazem jus ao que a sociedade lhes paga, com o dinheiro sofrido de tantos impostos.

Mas se pudesse optar, certamente seria pela contratação num sistem de gestão privada, onde o lucro seria sempre da população que seria sempre atendida com um sorriso e respeito e não nãos com caras amarradas e descaso.

Maria Newnum

Anônimo,  19:55  

O que você gostaria de fazer é jogar o coletor no lixo como o próprio lixo, na lixeira, não é, prefeitim????

Anônimo,  19:59  

Maria Newnum, você me surpreende há cada dia que passa com suas baboseiras!
Pergunte ao seu maridinho se lá de onde ele veio (para quem não sabe, ele é americano) tem prefeito terceirizado???
O que é isto???
Democracia às avessas???
Ditadura às avessas???
Caramba!!!
Cada vez me surpreendo mais com algumas pessoas e me admiro, Rigon, termos "gentes" como estas escrevendo e assinando neste blog!!!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima