23.2.07

Para que serve o vereador?

Por VALCIR MARTINS:

No início dos anos 90, numa cidade do Vale do Ivai, se fazia piada comparando uma camionete de carroceria muito pequena, com apenas um lugar para passageiro, com um Vereador. Dizia-se que ambos eram iguais. A camionete servia para quase nada.
Leio agora, no blog do Ronaldo Nezo, que há uma proposta para a extinção das Câmaras de Vereadores em pequenos em médios municípios e, realmente, se analisarmos bem, a medida poderia ser benéfica.
E em Maringá? Depois que ficamos sabendo que o Vereador só precisa trabalhar 4 horas por semana, com um salário de R$ 5.500,00 e uma estrutura que custa quase um milhão de reais mensalmente aos contribuintes,e alguns pode receber salários da Prefeitura, também, não seria o caso de se discutir a relação custo benefício da nossa Câmara? Será que o vereador, comparecendo somente na hora das sessões está cumprindo o seu papel? Ainda na sessão de ontem, pasmem, votou-se um projeto do Executivo autorizando a contratação de um financiamento de treze milhões de dólares, garantido por impostos, sem que os vereadores tivessem conhecimento exato de como seriam aplicados. (Estamos aqui para ser um órgão consultivo,deliberativo e fiscalizador, não para dizer amém ,disse a Vereadora Marli).
Vale a pergunta: Para que serve o vereador? Pelo valor dos subsídios que recebe, pelo que custa em salários de assessores e outras despesas, deve ser mais que um’ apertador de botões do painel de votações’, geralmente do sim. Mais que um presidente de bairro. Não pode ficar os quatro anos do mandato fazendo um assistencialismo, que se caracteriza mais como compra de votos para si e para outros, do que um verdadeiro trabalho para a comunidade. Não pode ser o chefe de um ‘cabide de empregos’.
Vereador deve servir para representar os eleitores, sobretudo na fiscalização dos valores arrecadados e aplicados no município, evitando desvios e corrupção. Deve servir para propor e aprovar leis de âmbito municipal e fiscalizar a aplicação. Do contrário, somos obrigados a concordar com a comparação que alguns faziam em São João do Ivai e provavelmente em outros lugares: Vereador seria como a ‘pikupinha f...’, serviria para pouca coisa de útil aos contribuintes.

Valcir Martins, administrador, Maringá, PR

8 pitacos:

Anônimo,  12:21  

Pra que serve vereador? para gastar o dinheiro público em benefício próprio, inclusive com aposentadorias vultosas. Na minha opinião, o cargo público deveria ser voluntário, a reeleição deveria ser proibida e o voto facultativo!

Anônimo,  13:46  

FUNDÃO DO ALVORADA - Boa pergunta, tenho a resposta na carne, pois sofro com essa COISA chamada vereador, os nossos ZEBRÃO e FOGUETEIRO, para nada servem, a troco de m.... é caro, quando precisam de votos descem aqui pro fundão, Novo Alvorada, Jardim Andrade, agora estão sumidos a mais de 2 anos, em tempo, o estadio particular do zebrão, vai abrir domingo, pudera um torneio de futebol suisso mas coordenado pelo ZEBRÃO, no seu estadio particular, de sua escolinha que não é nada mais do que uma segurança de votos nas eleições. SOCORRO, SOCORRO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo,  14:02  

com todo o respeito, valcir mais é uma afronta a democracia mesmo sabendo que a maus vereadores isso não justifica o fim dos parlamento em cidades pequena ou grande .

Anônimo,  15:09  

em que lugar do mundo existe regime de governança direta, sem a existência de representantes? a complexidade das sociedades contemporâneas, a atribulação da vida moderna e a necessidade de especialização para que sejam tomadas decisões balisadas faz necessária e até mesmo indispensável a existência de representantes. pra que servem os vereadores? justamente para garantir que os interesses da população sejam observados! se não o fazem, o problema não é da intituição "vereador", mas sim da incompetência dos legisladores que escolhemos.

Anônimo,  15:23  

NAT/mga/1950-É em nome dessa tal democracia, que após o regime militar o que estamos vendo a nivel federal, estadual e municipal é a democratização do desvio do dinheiro publico para o bolso dos democratas.E não tem lado não é da direita do centro e da esquerda é uma vergonha. Enquanto o povo não tem segurança, saude, muito menos lazer a democracia vai fazendo fortunas. Em nome da democracia um eleito tem isonomia, não pode ser processado, quando o contrario que seria certo, todo o homem publico do executivo ou legislativo deveria ser o mais fiscalizado e punido se algum ato ilicito cometesse, é o contrario a pessoa tem problemas judiciais, investe numa campanha, torna-se um deputado e adeus processos. que a democracia va pra ......

Anônimo,  19:35  

Falando em vereadores, será que a Professora Norma está prestando serviços no Colégio Vinicius de Moraes, local que não compareceu durante sua permanência na Secretaria da Educação? É preciso fiscalizar! Chega de fantasmas!

Anônimo,  22:32  

Se fôssemos um País de gente séria, desalienada e com vergonha na cara, o custo de um vereador (assim como deputados e senadores) certamente seria: 1º) muito menor do que é. 2º) necessário e bem pago. Mas, do jeito que é aqui neste "pobre" Brasil, esses caras não valem nem mesmo a camionetezinha que ilustrou a estorinha do Valcir.

viola.gilberto@yahoo.com.br,  11:21  

Vereador é office-boy de luxo de prefeito.Poda de árvores, tapar buracos de ruas, troca de lâmpadas,
arrumar ambulância para eleitores pobres e outras coisas do gênero preenchem as funções do nobre edil.Quem é o culpado disso?
O ELEITOR, porque o vereador entra pela porta da frente conduzido por esse povo que não sabe votar.
Comentário de um Presidente de Câmara Municipal.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima