O fim das câmaras de vereadores
O Ronaldo Nezo também reproduziu este texto do blog do estudante de jornalismo Franco da Rocha, escrito por Valdir Bonete:
Recente matéria da revista Veja sugere a extinção das câmaras de vereadores de médias e pequenas cidades como uma das soluções para acabar com a avareza políticano país. Por mais absurda que possa parecer essa sugestão numa democracia, ela não é de todo desprezível. Nos casos em que as câmaras existem apenas como uma espécie de departamento da prefeitura (e como existem!), o Poder Legislativo acaba sendo um “câncer” para o erário. Na região de Campo Mourão, por exemplo, na gestão passada teve câmara onde os vereadores passaram o mandato inteiro sem apresentar sequer um projeto de lei. O pior é que alguns vereadores e um parente do prefeito quiseram agredir o repórter que escreveu essa história em um jornal de circulação estadual. Ou seja, além de incompetentes alguns “nobres edis” ainda são agressivos.
4 pitacos:
Quais são os deveres dos Vereadores de Maringá?
Pelo Regimento Interno da Câmra são:
I- Comparecer .....às sessões
II- Conduzir-se .... com decoro...
....
.....
IX- observar o disposto no artigo 38 da Lei Orgânica do Município..
O Artigo 38 da Lei Orgânica diz:
É vedado ao Vereador:
I- Desde a expedição do diploma:
a) firmar ou manter contrato com o Município e suas autarquias......
b) aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado inclusive os de que seja demissível ad nutum, nas entidades constantes da alínea anterior, salvo o disposto na Constituição....
II- desde a posse:
a) ser proprietário...
b) ocupar cargo ou função de seja demissível ad nutum, nas entidades referidas no insivo I , alínea a, saldo o cargo de Secretário Municipal, Coordenador ou equivalente...
Com isso pergunto: O Caso da Vereadora Marcia Socrepa não está em desacordo com a Lei Orgânica, se é que ela está exercendo cargo comissionado? E Dorival Dias não exerce cargo comissionado também?
Só estou perguntando. Se alguém souber seria interessante responder.
Achei isso procurando as atribuições dos Vereadores. Estou em dúvida sobre ser a favor ou contra o fim da Câmara de Vereadores em Maringá, também. Depois do caso da Vereadora Márcia que só precisa trabalhar 4 horas por semana...
seria uma bela de uma economia o fim da nossa Cãmara.
Boa idéia. A democracia tem outras formas de ser democrática. os conselhos por exemplo.
Este assunto parece que não empolga muito. Quase ninguém quer comentar. Acho que devia acabar com as eleições, dar um mandato vitalício para um turminha que manda aqui na Camara de Maringa.
Onde assino?...
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.