22.2.07

Faixa de pedestres

Por CHRISTIAN BONEMER:

Todos os dias vemos nossa “Prefeitura” gastando nosso dinheiro com campanhas abordando o tema “Faixa de pedestres”... Fico pensando sobre os ensinamentos básicos que recebi ainda criança: “Filho, quando for atravessar a rua, olhe antes para os dois lados e certifique-se que os carros , motos, bicicletas ou charretes alopradas tenham parado e preste atenção no barulho dos motores, para certificar-se que o motorista viu você e está freando o veículo... Não confie nos motoristas, porque eles podem não estar vendo você... Atravesse quando tiver certeza... não tenha pressa, alguns segundos a mais não vão matar você !!!!... “
Seguindo estas instruções básicas eu nunca tive problemas para atravessar uma rua !!!!... Enquanto isso em Maringá... os pedestres , elevados a condição de “majestade” do trânsito, atravessam sem olhar para os lados, confiando plenamente nas campanhas de nossa Setran... Que coragem !!!!
Tenho plena certeza que nenhum motorista sai de sua casa pensando em atropelar um pedestre... quando isso acontece, o nome já diz tudo: “Acidente “.
Ninguém quer isso para sua vida, nem o atropelado, nem sua família e tão pouco o atropelador... é um transtorno só !!!!
Acho que a solução mais viável para garantir a segurança de nossos pedestres seria a instalação de semáforos , do tipo que existe em frente a Catedral, onde o pedestre aciona o mesmo, garantindo o fluxo normal dos veículos , bem como o tempo necessário para que os pedestes possam atravessar, mas com a certeza do sinal fechado... E não me venha a Setran dizer que o custo de implantação deste sistema é muito caro e o município não aguenta, porque essas campanhas não são baratas e se beneficiam alguém, pode ter certeza que não é o pedestre!!!
Caro é a vida do pedestre...Caro é o transtorno na vida do atropelador...Caro é o transtorno na vida das famílias de ambos.
Ainda, a colocação de tartarugas se faz necessária, bem pintadas e sinalizadas antes de cada semáforo destes , criando um “ambiente” favorável para a travessia dos pedestres.
Veja, que não sou contra , de forma alguma, que se dê segurança ao pedestre...quero colaborar no equacionamento de uma solução que dê segurança ao mesmo, e que sinalize ao motorista ( a todos os motoristas) que devam parar naquele mesmo instante e local.
Parece que ninguém quer resolver o “problema”, porque o mesmo garante longas conversas, longos debates e muitos votos, além de ter muita agência de propaganda adorando tudo isso!!!!!

9 pitacos:

Anônimo,  22:27  

A campanha da faixa é muito boa, mas precisamos intensificar a parte que educa os pedestres na travessia, o que não podemos deixar é que isto que demorou tanto tempo para conquistarmos perca-se pela opinição de alguns idiotas que não conhecem nada sobre trânsito.

Paulo Araújo 23:24  

Caro Christian

Seu comentário sobre o assunto é bastante interessante. Não sei se você vai lembrar que quando surgiu o novo código de trânsito havia um item que dizia ao motorista para que respeitasse o pedestre na faixa?
Pois é. Se nós como motoristas tivéssemos seguido os conselhos do código assim como você colocou os que você aprendeu ainda quando criança, hoje a prefeitura não precisaria gastar um centavo educando motoristas e pedestres.
Acontece que o Brasil está cheio de pessoas que pensam que parar numa faixa de pedestre para uma pessoa atravessar a rua é um absurdo. Quando começamos a caminhar com ações de valor, que mostram a sensibilidade e o respeito pelo próximo, devemos abraçar essa causa. Foi assim em Brasília e bem aqui do lado também, em Campo Mourão. Lá a Polícia foi pulso firme quando saiu o novo código de trânsito e fez os motoristas respeitarem um direito do pedestre.
Quanto a sua sugestão para acabar com o problema, acho ela pouco aceitável. Já somos manipulados por políticos, pela mídia, pelos interesses dos grandes e ainda vamos ser manipulados por um semáforo para atravessar a rua? Quando há harmonia e respeito, as coisas caminham mais rápido. Não há necessidade do homem depender de uma máquina para respeitar o simples direito de uma pessoa.
Voltando ao nosso ponto inicial, se as pessoas assim como eu, você e os demais motoristas de Maringá tivéssemos um pouco mais de consciência, trataríamos de respeitar a lei e fazer uma tremenda de uma economia aos cofres municipais. Mas, a gente pensa muito diferente, assim como eu to pensando diferente de você agora. E sabe o que vai acontecer? Vamos continuar com o nosso pensamento pequeno de que o novo nos incomoda e que não estamos sujeitos a mudar em função do coletivo. A gente continua pensando muito é só na gente mesmo!

Anônimo,  23:38  

o cara agora vc me decepcionou com esse post. PARECE ser uma pessoa conciente mas essa de elevar o pedestre a condiçao de majestade vc forçou meu amigo. tire essa mentalidade de terceiro mundo da cabeça e a preferencia na faixa e uma lei federal e naum de municipal. sabe q no nosso pais as leis existem para naum ser cumprida e pelo jeito vc quer q continue assim. e sua ideia de encher a cidade de semaforos foi otima vai transformar a av: brasil em horacio racanello rsrsrsrs. sem falar q a questao das faixas ajudaram diminuir a velocidade na av: brasil em um valor bem siguinificativo falo isso pq trabaho na area. vamos parar com essa apologia a maquina por favor. e olha q concordo na maioria das vezes com seus posts confesso q sou um leitor assiduo e tambem gosto muito do trabalho q faz. mas dessa vez vc viajou desculpe nem precisa postar o comentario mas assim como eu varios de seus leitores ficaram decepcionados mas fazer o q cada um tem sua opiniao.

Anônimo,  23:58  

foi mal ai naum vi q o comentario naum era seu rigon rsrsrsrsrsrsrs mas fica o q disse pro tal do christian

Anônimo,  10:07  

Ow...Marido da Márcia Angeli , é só ler o "Código Brasileiro de Trânsito" aliás já deveria saber, pois acredito que o mesmo é habilitado pelo detran para conduzir veículos automotores...Está lá..."Respeitem as sinalizações, o pedestre tem preferência em sua faixa, Mantenha a distância de outros veículos, trafegue pela direita, a pista da esquerda é só para ultrapassagem tanto nas estradas quanto nas cidades, e outra o limite de velocidade máximo dentro da cidade é de 60 km/h, em alguns casos é de 30 km/h e na maioria das ruas e avenidas é de 40 km/h...E outra, quando o ilustre cavalheiro estaciona o carro e está a pé, torna-se pedestre, portanto pedestre não é só aquele que é desprovido de algun e não tem carro e ou moto. Portanto...Respeite as leis, seja educado e torne-se um cidadão.

Anônimo,  11:29  

Esse cara tem razão em uma coisa, o dinheiro gasto com campanha. Mas aí é outro papo.

Junta a necessidade da campanha com a vontade da prefeitura em gastar com os "amigos". Aí já viu.

Anônimo,  14:18  

Rigon,
Mais uma vez tenho que concordar com seu comentário, mas, só quero acrescentar que apesar de achar que realmente o que resolveria o problema de trânsito seria realmente a instalação dos cemáfaros intermitentes, infelizmente, boa parte dos motoristas não respeitam esse tipo de sinaleiro. Junto a sua sugestão, acrescento que elws deveriam vir acompanhados de um desses agentes azuizinhos, tão bonitinhos que ficam espalhados pela cidade, pois aí, o motorista respeitaria mais ao sinal.

Anônimo,  14:41  

Xi, nem vi de novo, que não foi seu o comentário, Rigon.
Foi mal, logo percebi que isso não viria de vc.

Anônimo,  10:08  

Ótima sugestão do especialista em trânsito Sr. Bonemer.
Temos hoje umas 1500 faixas de pedestre em nossa cidade, portanto seriam mais 1500 semáforos. Hoje a cidade toda tem 120 semáforos (acha pouco?), e tem gente reclamando que tem muito semáforo.
Sr. Bonemer, vai estudar um pouco antes de falar besteira, e criar mais uma desculpa para que com sua ignorância se deixe de respeitar a faixa de pedestre, uma atitude de primeiro mundo que poucas cidades no Brasil possuem.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima