8.2.07

Em Londrina

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Londrina transformou em museus suas antigas estações rodoviária e ferroviária, mantendo a arquitetura original.

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12 pitacos:

Anônimo,  18:32  

Caraca, mas essa antiga estação ferroviária de Londrina é linda.

O negócio é transformar a rodoviária de Maringá em museu é que a região precisa de um terminal metropolitano.

Quem sabe reformando a rodoviária ela fica bonita, com os arcos pintaods de vermelho (não do PT, da bandeira de Maringá). Mas ela tem que continuar um terminal, não há outro lugar para fazer outro no centro.

Anônimo,  19:06  

Das 18:32, interesante e expontâneo seu comentário, mas esta é residualmente a diferença, entre as pontas principal eixo metropolitanos do paraná, ode londrina afinal é uma ds cidades médias do sul / sudeste com o maior acervo de obras e projetos por arquitetos e urbanistas que deram forma ao pensamento visionário - niemeyer, villanova artigas, burle marx e outros e porque não a implantação dos ensaios de planejamento e urbanismo de curitiba - ipucc . A materialização do volume urbano implantado é um bem cultural e nós e nossos colegas devemos aproveitar a essência lançada. Agora será que a Prefeitura pensa assim ?
A cidade dispõe de grandes opções de área para a implantação de um terminal metropolitano que a priori deveria esta localizado dentro de uma malha hierarquizada de vias de transporte com com forte apelo futurista.
Sou pela valorização dos ícones históricos, onde a soma dos predicados positivos é superior as adversidades constatadas.

Anônimo,  19:24  

realmente Londrina é uma cidade de pessoas cultas, inteligentes e parece que a ditadura lá é passado

Anônimo,  20:50  

AÇÃO CIVIL PÚBLICA NO ÔME! QUEBRA NO NINHO!

Anônimo,  07:10  

Nada a ver a comparação. O prédio daqui é horrivel e tem fedor de urina, arggg. O certo é derribar e construir um enorme complexo comercial com várias lojas em vários andares num prédio que pegaria o terreno da rodô e toda a praça Raposo Tavares, sendo que a rua Joubert Carvalho passaria no meio do prédio como um túnel, com posto de gasolina, lojas de conveniência, pontos de táxi, shopping, posto de saúde e vacinação, posto policial, praça de alimentação e muitas lojas. Ah! se eu tivesse o poder nas mãos!

Anônimo,  12:58  

A defesa do mercado imobiliário local se exala do comentário das 7:10, como sempre em favor do mercado de consumo e dos anseios da elite porca e desumana.
A transformação daquele local em um museu ou centro histórico, com as reformas necessárias valorizariam mais o centro da cidade, atraindo o turismo e orgulhando os maringaenses

Anônimo,  23:33  

Maringa era a outra ponta do Metronor, a Metropole Norte do Parana, cujo orgao gerenciador foi extinto em 84 se nao me engano, e cujo acervo esta amontoado no departamento de arquitetura da UEL desde que foi doado (em 88 se nao me engano). Todo este material, com extensa cartografia, projetos, estudos, planos diretores esta deriorando numa sala empoeirada. A UEL tambem conserva uma edificaçao de madeira feita por imigrantes japoneses, toda feita com encaixes. Eles sim tem acervo para tentar erguer um Parque do Japao e expor o patrimonio que eles conservaram.
Olha so o que estao fazendo com as cafeeiras, com as velhas industrias que se ergueram ao longo da via ferrea. Tudo isto poderia estar integrado a projetos imobiliarios arrojados. Mas, nao. O pessoal aqui nao sabe a riqueza que tem, o atrativo economico unico que é a historia local. Botam tudo abaixo e saem copiando coisas de fora pra ter um arzinho de primeiro mundo. E o pior é que copiam so a fachada, muito mal e o resultado é uma cidade fake, brega, sem identidade.
Maringa ainda tem. É uma cidade jardim tropical, bem arborizada, com belas avenidas. Faltam mais algumas referencias arquitetonicas para compor um cenário unico no Brasil. Destruir a antiga rodoviaria seria desprezar esta possibilidade.

Anônimo,  23:34  

As cores originais deveriam ser conservadas. As pastilhas foram pintadas de marrom mas a cor original parece ter sido branca.

Anônimo,  23:45  

Londrina nao tem a arborizaçao nem a fluidez do sistema viario de Maringa. Alem disto a cidade foi devorada pelos empreendedores imobiliarios, com uma sucessao de planos mal feitos, um sistema viario aleatorio gerando avenidas que dao em nada, bairros isolados do centro, periferias separadas da cidade por grandes areas vazias destinadas à especulaçao imobiliaria. Maringa esta no mesmo rumo. O que ainda ajuda a cidade a manter a qualidade é o sistema viario de vias arteriais bem proporcionado, os tres parques e a arborizaçao.
O patrimonio historico poderia fazer outra diferença pois ainda temops espaço para fazer um metro subterraneo e um terminal muito mais bonito, integrando a antiga rodoviaria como porta de entrada.
Varios estudos e projetos foram feitos sobre a área. Existe mesmo uma tese com proposta sobre o Novo Centro que integrava o patrimonio historico. O que falta é reunir as ideias, verificar o programa de necessidades e planejar o futuro da cidade pensando no bem da populaçao, na sua historia e nas geraçoes que virao.

Anônimo,  16:03  

Mas, ali não era pra ser uma praça? Tá na hora de corrigir esse erro. Reconstrua-se a praça.

Anônimo,  16:08  

Que me desculpem os cegos, vocês nao vêm a beleza dessas construções de Londrina? Não dá nem prá comparar. Preserve-se o belo. Acabem com o feio.

Anônimo,  17:30  

Seria bom a rodoviária tornar-se um museu.
transferir a biblioteca para lá.
uma área de apresentações populares.
um espaço de artesanato, etc.

quem sabe com estátuas de cera das tiazinhas.

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