Coluna do Francês (domingo)
In dúbio...
Legalmente há o princípio de que a dúvida seja favorável ao réu, para evitar injustiças. Mas alguns casos fartamente noticiados em Maringá já parecem vir previamente carimbados e enlatados, como o da vereadora Márcia do Rocio Socreppa, acusada de receber ao mesmo tempo, salário como servidora municipal e subsídio como vereadora.
Desinformação
Embora estejam pincelando cores de culpabilidade na imagem da vereadora, algo muito comum porque vereadores são mais fustigados que os bonecos de Judas Iscariotes, faço questão de ir contra a corrente. Até agora não vi provas de que a vereadora estivesse recebendo dinheiro desonesto.
Provas
Márcia Socreppa está em Curitiba, apresentando provas no Tribunal de Contas.
Segundo ela, são documentos de presença comprovando que realmente continua prestando serviços na Prefeitura Municipal, em horários que não colidem com a jornada legislativa.
Carga
Ela tem autorização oficial e legal para trabalhar em jornada de seis horas corridas diariamente, o que a libera para o compromisso das sessões da Câmara que começam às 16h.
Hora de diferença
E cá entre nós, como a Prefeitura fecha às 17h, se ela cabulasse uma hora de expediente duas vezes por semana, para defender os interesses da população na Câmara, não poderia ser considerado prejuízo para o cofre municipal a ponto de exigir devolução de todos os salários recebidos desde ao ano de 2001. Na administração municipal anterior o expediente da Prefeitura só começava ao meio-dia e ninguém precisou devolver dinheiro referente ao expediente do período da manhã.
Imagem
Pelo andamento da questão, o que sei é que a vereadora será inocentada das acusações. Mas arcará com o ônus do estardalhaço público e precipitado das opiniões irresponsáveis, e das maquinações politicamente interessadas.
Anúncio errado
Substituído no comando da 13ª. Ciretran pelo ex-prefeito de Santa Fé, Pedro Brambilla, o capitão da reserva remunerada da PM, Ideval de Oliveira confirma que foi indicado para assumir a 86ª. Ciretran, em Sarandi. Mas tem uma novidade: diz que não vai aceitar.
Comentarista
Ex-árbitro de futebol, atual comentarista da performance de árbitros na Rádio Cultura, Dirceu Oscar de Mattos tem uma tarefa espinhosa para hoje à tarde.
Terá que comentar a atuação do “juiz” do jogo dos times de Foz e Engenheiro Beltrão.
Ligações perigosas
O árbitro é um “tal” Dirceu Oscar de Matos, seu filho. E no jornal Hoje, o repórter que fará matéria sobre a partida, Daniel Oscar de Matos, é irmão do árbitro.
Barraca
A Barraca Universitária será novamente o destaque jovem na Expoingá. Na feira deste ano terá 1.140m2 de área coberta, além de 36 camarotes. A expectativa é de um público diário de 5 mil jovens.
Galo
Hoje a partir das 18h30 o Galo deverá surrar a Portuguesa Londrinense no Estádio Willie Davids. O time está ganhando os jogos e a torcida.
Organização
Parece que o comando do Galo está acabando com a farra dos “guardadores” que se apoderavam até do estacionamento do nosso estádio. Tem todo o nosso apoio a iniciativa de arrecadar para o time ou para a assistência social.
Explorador
Está vendendo bastante na Bom Livro, o livro de Jean-Michel Cousteau, “Meu pai o comandante”, explorador que esteve em Maringá e que atualmente mostra viagens e explorações no Discovery Channel.
Título
O livro conta desde reminiscências de família ao trabalho de Jacques Cousteau (falecido em junho de 1997), o homem que trouxe o mundo subaquático até nós. Traz inclusive uma charge engraçada, da mãe de Jean-Michel à porta, autoritária, mãos na cintura: “E trate de limpar esses pés-de-pato antes de entrar em casa!”.
Ecologia
Por determinação do prefeito Silvio Barros, a partir de amanhã a Prefeitura de Maringá só utilizará sacos de lixo biodegradáveis. Uma prática já implantada em 20 empresas locais.
Período
Um saco de lixo - ou sacolinha de supermercado - feito de plástico, demora muitos anos para ser assimilado na natureza, poluindo água e terra. O modelo adotado a partir de amanhã desaparece em apenas 18 meses.
Quer voltar
Envolvido nos escândalos anteriores à eleição, José Dirceu vê panorama propício e vai tentar voltar ao mandato de deputado na Câmara Federal. Já está mexendo documentos e os chamados “pauzinhos” junto ao governo.
Vôo vertical
Enquanto isso o filho Zeca Dirceu, ungido prefeito por conta da facilidade em levantar recursos e programas em Brasília - no mesmo período em que a maioriados prefeitos enfrenta dificuldades extremas - ganha apoio de um grupo para ser candidato a prefeito na maior cidade da região, Umuarama.
Sem cargo
Mesmo tendo sido o articulador do megabloco que derrubou Aldo Rebelo da presidência da Câmara Federal, elegendo Arlindo Chinaglia, o deputado federal Ricardo não conseguiu cargo na Mesa Diretora porque seu partido não tem cota para isso.
Força
Mas com certeza Ricardo será um dos principais deputados da importantíssima Comissão de Orçamento. Será a missão dele neste ano, com posições discutidas, comentadas, e constantes aparições na grande mídia.
Negociações
Os titulares dessa comissão tomam decisões que se refletem nacionalmente. São constantemente procurados por ministros, governadores. Têm a chamada “caneta cheia”.
O artilheiro
Devorando pastéis, ontem pela manhã, em barraca lotada na feira-livre da avenida Cerro Azul, o apresentador Luiz Neonato Fabretti (Paraná Notícias), que gosta de gabar-se como artilheiro, viu um conhecido, em outro balcão: “ E aí? Quer jogar no meu time, segunda-feira. Me liga!”
Gol contra
O outro - cabeludo, correntão no pescoço, óculos chamativos - de saída e por sacanagem, respondeu em voz alta, com trejeitos: “À noite te ligo, querido, pra gente sair. Polaco lindo, gostoooso!”. E saiu, deixando dezenas bocas devorando os pastéis, mas os olhos - curiosos, zombeteiros, desaprovadores - consumindo o apresentador.
13 pitacos:
Sobre o caso da Vereadora Marcia Socrepa algumas considerações: O compromisso do Vereador é somente com as sessôes? 4 horas por semana? 16 por mês? Não participa de comissões? Não faz visitas? Não participa de inaugurações? Não precisa tomar conhecimento das matérias que serão votadas? Se for só pelas 16 horas mensais a remuneração é absurda. Se são cerca de R$ 5.500,00, considerando que qualquer trabalhador cumpre uma jornada de 220 horas mensais, o salário do Vereador representaria R$ 75.625,00.
Acho que qualquer vereador tem que estar pelo menos 6 horas diariamente envolvido na sua atividade parlamentar.
Duvido que a Vereador Marcia cumpra o seu horário como servidora municipal. Se for assim o Walter Guerlles fez um péssimo negócio, pois deixou um cargo de Vereador, onde precisa trabalhar só 16 horas por mês para trabalhar 220 horas como Secretário e ganhar menos. ( acho que neste caso ´pode optar pelo salário da Câmara que é maior.
É realmente, pelo menos imoral receber dois salários .
Outra coisa. Duvido que durante a campanha política para reeleição ela tenha ficado nas 'atividades'.
É preciso verficar a situação do Vereador Dorival Dias, também.....
Rigon, tá sendo difícil aturar a coluna desse francês no seu blog viu.....
"Até agora não vi provas de que a vereadora estivesse recebendo dinheiro desonesto".
Sinceramente, este Francês deveria saber da Legislação Brasileira antes de dizer bobagens.
Francês, receber $$$$$$$ sem trabalhar é no mínimo IMORAL. ILEGAL então, nem se fala!!!
Pare de puxar o saco (da márcia, da norma defunta...) e tenha a decência de defender, pelo menos, a JUSTIÇA, tá????
Se receber $$$$ sem trabalhar "é honesto" como você deixa transparecer (não que você seja transparente, muito pelo contrário...)... imagine o que é HONESTIDADE na sua visão (nome de uma revista e programa da RTV, ambos de DIREITA), HEM????
Este Francês...
Está indo contra a corrente por quie é puxa -saco do prefeito e dos vereadores aliados à ele...
Ela trabalha seis hora corridas
na prefeitura ?
Só se ela começar às 7 da manhã e sair às 13 hs.
Ou das 8 às 14 hs.
A pergunta que não quer calar: alguém já viu esta sra. trabalhando na prefeitura nestes horário ?
E vem um tal de francês dizer que estamos pegando muito no pé dos vereadores ?
Se pegando já acontecem tais coisas, inclusive com secretários (as ), imagine se ninguém falar ?
Rigon
Gostaríamos imensamente que você tirasse do Blog estas duas colunas que não acrescentam nada de interesante e útil aos leitores...
Ola Francês, muitos erros na sua matéria. Primeiro o jogo será entre Engenheiro Beltrão e Iguaçu, segundo meu filho que estará apitando o nome dele é Douglas Eduardo de Mattos e o que me ajuda na coluna é o Daniel Emerson de Mattos. Procure se informar melhor..
Obrigado
Discordo da Natali. Tem que deixar o "não maduro" e o europeu aí sim, que é pra gente "malhá-los" muuuuuiiiito!
Natali, direita é pra gente combater!!!
FRANCÊS TOMA VERGONHA NESSA CARA MEU !!!!!!!!!
Acho importante a manutenção das colunas, que poucos teriam oportunidade de tomar conhecimento nos veículos de comnnicação em que são, originalmente, publicadas.
Claro que para o Francês, talvez seja incompatível fazer uma coluna política e trabalhar na assessoria de imprensa da Prefeitura ou da Câmara. A nota é claramente defesa de uma Vereadora, bastante ligada à Presidência do legislativo, que o contratou, segundo dizem a pedido do Ricardo e Silvio Barros, eticamente bastante discutível.
Jornalista comprometido com a verdade de com opiniões independentes jamais poderiam acumular tais funções. Não seria o caso de saber se ele não está usando a estrutura da Câmara, se é que já assumiu, para fazer a coluna, o que seria tão grave quanto o caso da Vereadora.
é frânces, acho que vc também não viu o seu ex-patrão Jairo Gianoto também recebendo dinheiro desonesto. aliás, só prá vc saber: não é o dinheiro que é desonesto e sim as pessoas.
vc só vê o que lhe interessa (prá não falar outra coisa).
a lei municipal exige que todo servidor da prefeitura, inclusive o comissionado, cumpra o horário normal de expediente.
se algum idiota, sim idiota, autorizou que ela trabalhasse menos, também tem que responder e ajudar a devolver a grana.
oh frânces pare de desvirtuar as informações. repetir centenas de vezes uma mentira prá que ela se torne verdade, aproveitando-se da ignorância da população. toma jeito cara. vc já tá velho. vê se faz alguma coisa de boa nessa sua vidinha.
Que vergonha, metade da coluna do cara ele quer defender o que não existe, eu queria saber o que se passa na cabeça desse Francês?
Francês, vc já é mais queimado que fundo de panela, vai se queimar mais ainda, porque fica defendendo veemente um causa injusta, quando na verdade como "jornalista" deveria estar agindo de forma imparcial, preocupado com a verdade dos fatos, não publicando um monte de desculpas "descaradas" e mentirosas.
Francês, vc deve achar que o povo é idiota, bruro ou coisa assim? se manifeste nesses comentários se é que pelo menos honra as calças que usa.
Por fim, quando vc ta recebendo pra fazer essa defesa infundada e rídicula?
É como disse um colega ai, ve se faz alguma coisa que presta da vida cara...
"Até agora não vi provas..." Frances, pelo amor de deus, ela falsificou as folhas ponto, pedindo para os chefes da epoca assinar...
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.