22.1.07

Morre dona Sumiko Miyamoto

Faleceu ontem a missionária Sumiko Miyamoto, 87 anos, que era pioneira de Maringá, onde chegou em 54. Ligada à Igreja Metodista, ela construiu o Jardim da Infância Luzamor, a primeira escola com ênfase em educação cristã e musical, e junto com sua irmã Yaeko abria as portas aos domingos para envagelizar com a Escola Bíblica Dominical. Através do trabalho das duas foram construídos o Auditório Shizuko Miyamoto (que lembra em menor escala o Teatro de Milão) e o Lar de Cristo, que abriga pessoas da terceira idade.
Em 1995 Sumiko (chamada de sensei, mestre) recebeu o título de cidadã benemérita da cidade e em 2000 a comenda Kum Goto Sho Zui Hosho, a de mais alto grau oferecida pelo governo japonês. O culto de despedida terá início amanhã às 14h. Segundo informe divulgado há pouco, o velório acontece no auditório Luzamor (rua Néo Martins) e o sepultamento será às 16h no Cemitério Parque.

3 pitacos:

Anônimo,  13:02  

Uma grande perda para Maringá. Conheço essa pessoa desde 1979, quando era contínuo (office-boy) de um banco, ao qual, ela tinha conta corrente. Cresci, casei, tive filhos e sobrinhos que estudaram no luzamor. Realmente, uma excelente pessoa e deixa o que construiu ao longo de sua vida dedicada a luz e amor ao próximo. Descanse em paz e já deixa saudades.

Miguel

Anônimo,  15:04  

D.Sumiko descance em paz ,sabemos que a senhora foi uma grande batalhadora em prol da sociedade Maringaense e não só de Maringá
quantas lutas, só nos e que sabemos.Apesar da dor que sentimos pela sua falta, respeitamos a vossa vontade, e que ela reine.
ficou um vazio entre nós.

Anônimo,  21:26  

D. Sumiko e sua irmã deixaram marcas nessa cidade; marcas de respeito conquistada pelo trabalho sério e compromitido com o que tinham como ideologia missionária, social e cultural. Em tempos em que lideres religiosos tentam ganhar respeito no grito e manipulando a Bíblia; fica o exemplo dessas grandes mulheres metodistas.
Alías quando se pergunta onde fica a igreja metodista pouca gente sabe, mas quando se pergunta pela antiga escola e pelo conservatório Luz Amor, a resposta vem imediata.
Pra bom entendedor um pingo basta.

Que elas descansem em paz,

Maria Newnum -

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima