Coluna do Ronaldo Nezo (quarta)
Empresas
Maringá está perdendo empresas para a cidade de Mandaguaçu. A informação foi dada pelo prefeito José Antonio Gargantini, em entrevista à CBN. Ele contou que das seis inaugurações previstas para os próximos dias, quatro delas serão de empresas que estão deixando nossa cidade para se instalarem em Mandaguaçu.
Duas delas
Uma das empresas é do setor têxtil. Cerca de 180 empregos serão transferidos para Mandaguaçu. Outra indústria é do ramo de pré-moldados. Essa emprega atualmente aproximadamente 140 pessoas.
Atração
Conforme Gargantini, as empresas estão sendo atraídas pelas boas condições oferecidas pela prefeitura. Ele diz que o município oferece a cessão do terreno por 10 anos, a opção de compra facilitada do imóvel e incentivos fiscais. Além disso, na opinião dele, Mandaguaçu tem boa localização geográfica.
Errado
Os dados apresentados pelo prefeito Gargantini deveriam preocupar os maringaenses. Ele disse que tem crescido o interesse de empresários da nossa cidade por aquele município. Isso significa que há algo errado nas políticas públicas de incentivo às empresas locais.
Frustrado
A tentativa de tirar o passe do estudante de alunos que promovem algazarras e fazem uso indevido do benefício tem sido frustrada. Embora haja o interesse da Secretaria de Transportes de disciplinar a entrega do passe livre, as autoridades ligadas à defesa da criança e do adolescente não concordam com nenhum tipo de punição.
Educação
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Bernadete Barusso, a prefeitura e as escolas deveriam desenvolver um projeto educativo para orientá-los sobre como se portarem nos ônibus do transporte coletivo.
E os pais?
Cá com meus botões, entendo que se a criança ou o adolescente tem problemas de educação, não vai ser nenhum projeto educativo que vai mudar o comportamento deles.
Futebol
Amanhã será decidido qual time deverá ocupar a vaga do União Bandeirante no Campeonato Paranaense. Será o Toledo ou o Engenheiro Beltrão?
Tapetão
A situação será mesmo definida no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva. A Federação Paranaense de Futebol tinha dado a vaga para o Toledo. Numa primeira decisão, o STJD garantiu o direito ao Beltrão de disputar o campeonato. Entretanto, a decisão final só sai mesmo nessa quinta-feira.
Desinteresse
É por essas coisas que pouca gente se interesse pelo futebol paranaense. O campeonato tem uma organização duvidosa e times pouco competitivos. Será que alguém aí acredita que o Adap/Galo vai atrair muitos torcedores ao Estádio Willie Davids?
Buracos
A assessoria de imprensa da prefeitura de Maringá enviou, ontem, um release falando que foram retomadas as operações tapa-buracos. Fiquei surpreso. Achava que com tantos buracos na cidade o governo municipal não permitisse interrupções nesse tipo de serviço.
Eficiência
E por falar em buracos, a coisa está complicada. Na verdade, ficou para trás a boa impressão que tivemos no primeiro ano de administração do prefeito Silvio Barros. Quando ele assumiu, os serviços de tapa-buracos eram ágeis, eficientes. Com a transformação do antigo Saop, que era uma autarquia, numa secretaria municipal, a coisa desandou.
2 pitacos:
Quanto aos estudantes, acrescento que deveriam ser orientados também quanto o uso correto das faixas de pedestre. Ali no Instituto, por exemplo, os alunos enfiam-se na frente dos carros quando os semáforos estão abertos para os carros, achando que não há limites para utilização das faixas. Como todos sabemos o Código Nacional de Trânsito diz que estando o sinal verde a preferência é dos veículos.
Falta orientação e isso ainda pode causar algum acidente.
"Eficiência" (ruas esburacadas": Falar dos buracos dos outros era mais fácil. Nossas vilas vão sumir nos buracos de suas ruas.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.