31.1.07

Coluna do Francês (quinta)

Dia de eleição
Os deputados federais de 17 partidos estão divididos em três blocos para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Federal, hoje em Brasília. PMDB, PT, PTB, PP, PR, PSC, PTdoB e PTC, com 273 deputados; PPS, PSDB e PFL, 153 deputados; PSB, PCdoB, PDT, PAN, PHS e PMN, 70 deputados.

Articulação

O processo eleitoral está proporcionando projeção ao maringaense Ricardo Barros, um dos melhores articuladores do Congresso Nacional. Ele é o articulador, coordenador do grupo de 8 partidos, já chamado de megabloco.

Destaque

Ontem, em nome do bloco majoritário, Ricardo dava entrevistas à imprensa nacional. Se o petista Arlindo Chinaglia for eleito presidente, e essa é a previsão, Ricardo terá um dos 11 cargos na Mesa Diretora da Câmara Federal.

Detonando

Como o deputado de Maringá está em evidência, começou a malhação, no portal de notícias G1 (Globo). Diz que ele está entre os 74 dos 513 deputados federais envolvidos com crimes, investigado pelo Ministério Público por sonegação de impostos.

Resposta
O parlamentar explicou que é caso passado a limpo: a acusação refere-se a impostos de uma empresa já incluída em Refis - como milhares de empresas no país - com pagamentos em andamento; há existe decisão favorável da Procuradoria Geral da República e suspensão de investigações.

Outro
A mesma fonte cita outro deputado por Maringá, Odílio Balbinotti, por processo no STF. Diz que “Apesar de fazer carreira política no Paraná, o deputado é produtor de soja em Mato Grosso”.

Desconhece
Segundo Odílio, não tem conhecimento do processo e de todos os negócios: “Às vezes não fico sabendo de tudo. A filharada vai tomando conta. A gente vai ficando velho e vai se distanciando”.

Exemplo
Segundo notícia do Valor Econômico “Por enquanto, apenas o município de Maringá, localizado no noroeste do Paraná, aprovou normas que incorporam as inovações trazidas pela lei federal voltada aos micro e pequenos empresários”.

Antecipação
E mais: “Enquanto o Congresso Nacional discutia detalhes da aprovação da Lei Geral, Maringá já se antecipava”. Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Ercílio Santinoni: “Tudo o que está previsto na lei federal para as micro e pequenas empresas foi inserido na lei municipal de Maringá”.

Pioneirismo
“Por enquanto, Maringá é o único município do Brasil onde o micro e pequeno empresário terá preferência, caso decida participar de uma licitação pública na cidade, até o limite de R$ 80 mil, seguindo as novas regras , diz o Rafael Setúbal Arantes, que atua na coordenação de projetos de elaboração e orientação normativa da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento”.

Secretários
Amanhã a posse dos novos secretários da Prefeitura de Maringá, Sidnei Telles (Serviços Públicos) e Walter Guerlles (Transportes). Assumindo devem dar start a novas frentes para fazer a diferença.

Sem titulares
Por enquanto continuam sem novos nomes as secretárias da Administração, Procuradoria, Esportes e Assuntos Comunitários. Esta última o vereador Belino Bravin, com problemas de saúde, não quis assumir. A de Esportes está sem titular; Procuradoria e Administração continuam sob responsabilidade dos competentes Benivaldo Ramos Ferreira e Laércio Cardoso.

Imbróglio
O governador Requião tem uma crise interna para administração. Ele prometeu cargo ao maringaense Emerson Nerone que pretende permanecer diretor da Secretaria do Trabalho. O deputado petista André Vargas diz que não assume a Sert enquanto Nerone lá estiver.

Agarrado
Nerone vai ter que ceder e aceitar outro cargo em outra secretaria de Estado. O PT já marcou território e anuncia, há mais de um mês, que Nerone cairá fora da Sert. O maringaense está pendurado no compromisso do governador, um cipó nada forte.

Alternativa
Cansado de ser cobrado da promessa de acabar com o pedágio nas estradas do Paraná, compromisso que quase custou sua reeleição, o governador Requião implementa alternativa, o programa Estradas da Liberdade, vias para driblar as praças de pedágio.

Rotas
Ele vai recuperar e melhorar rodovias alternativas. A Secretaria de Transportes vai iniciar imediatamente as concorrências necessárias. Em nossa região serão gastos R$ 5,5 milhões para recuperar os 28 quilômetros da PR 218 entre Atalaia, Ângulo e Iguaraçu, para que os motoristas possam driblar o pedágio existente em Presidente Castelo Branco.

Regularização
Legalizado em vários países (Alemanha, Holanda, Nova Zelândia), o trabalho na prostituição poderá ser legalizado também no Brasil, já que é tida como uma profissão que existe de fato, mas não de direito.

Classificados
Segundo a CBO - Classificação Brasileira de Ocupações - do Ministério do Trabalho, existe o/a Profissional do Sexo: “Garota de programa , Garoto de programa , Meretriz , Messalina , Michê , Mulher da vida, Prostituta, Puta, Quenga, Rapariga, Trabalhador do sexo, Transexual (profissionais do sexo), Travesti (profissionais do sexo)”

Preparativos
Faltando cerca de 100 dias do início da Expoingá 2007, a Sociedade Rural de Maringá (SRM) começa a definir a programação para o período entre 10 e 20 de maio, considerando que será o ponto alto das comemorações dos 60 anos de Maringá.

Destaques
Estão previstos cerca de 15 mil animais no Parque, mais que o dobro em relação aos 7 mil de 2005, com destaque para o ranking dos gados nelore e brahman. E uma novidade para os leiteiros: sorteio de um carro entre participantes de torneio.

3 pitacos:

Anônimo,  09:01  

Este Francês. Sempre a serviço do Reicardo Barros.

Anônimo,  10:24  

Puxa-Saco...

Anônimo,  12:19  

Rigon, como é que você aguenta?

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima