30.1.07

Coluna do Francês (quarta)

Obras para Maringá
Executivo e Legislativo de Maringá começam o ano trabalhando juntos. O resultado, imediato, será o início de obras importantes, algumas prometidas durante outras administrações municipais.

Definidas
A definição das obras aconteceu anteontem à noite. Foi uma reunião contando com presença do prefeito Silvio Barros, do presidente da Câmara John Alves Correa e vereadores.

Brasil
Dentre as obras mais importantes está o fim do anacrônico e problemático estacionamento do canteiro central da avenida Brasil. Ele será substituído por uma canaleta exclusiva para ônibus.

Modernidade
Será o fim de inúmeros acidentes diários nas entradas e saídas das “espinhas de peixe”, resultando em fluidez do tráfego na pista paralela ao canteiro. E pela canaleta os ônibus serão mais rápidos, sem prejudicar o tráfego de veículos menores.

Rodoviária
Foi tomada decisão - não informada - sobre o prédio da antiga estação rodoviária. Haverá solução para o problema que se arrasta há anos, através de acerto entre os condôminos particulares e Prefeitura Municipal.

Urbanismo
Foi definido também, um trabalho rápido para recuperar o bom aspecto urbanístico da cidade, principalmente na área central comum a toda a população.
Haverá reforma de canteiros centrais e praças.

Concorrência
Admita-se, ou não, a rapidez na definição de obras decorre da recomposição de forças políticas. Dois petistas em secretarias estaduais importantes (Planejamento e Região Metropolitana) aceleram a concorrência e a produtividade da administração municipal.

Resultado
Maringá, os maringaenses, só têm a ganhar com a saudável disputa. Cada grupo vai procurar apresentar melhores resultados para ganhar a simpatia e conseqüente preferência dos cidadãos e eleitores.

Vez
No âmbito municipal o trabalho e as obras começam acelerados. Depois será a vez do “troco”, do anúncio e trabalho que o grupo do PT, governador e governo federal pretendem realizar em Maringá.

Telefonia
Do discurso do coordenador da Região Metropolitana de Maringá, João Ivo Caleffi, interessante a intenção de tornar urbana a telefonia entre as cidades da RMM. Os moradores da região agradeceriam.

Colombo
A intenção do vereador Valter Viana, de impedir o tráfego regional de caminhões pela avenida Colombo, provoca múltiplas e diferentes reações. Somente ontem o vereador recebeu mais de 50 diferentes opiniões.

E agora?
Foram tantas as sugestões que o legislador está tentando formular uma indicação que atenda o interesse da maioria. Segundo ele, será impossível atender a todos os interesses. Por exemplo: tem gente que quer viadutos nos cruzamentos perigosos; e tem gente que é contra viadutos.

Discussão
O destino da Colombo vai dar muito debate. Dentre as sugestões está a de fazer uma via específica para caminhões durante a travessia da cidade. Outra, bastante conseqüente: aproveitar a força dos novos secretários estaduais daqui,
para conseguir que o Estado assuma o problemática Contorno Sul, e a necessária construção do Contorno Norte.

Pregão
Para dar transparência, segurança, agilidade, competitividade e resultar em economia nos processos de licitação, a Prefeitura de Maringá lança o sistema de pregão eletrônico. Será hoje, às 14h, com demonstração para a imprensa.

Ambiente
Desde o início do ano passado o prefeito Silvio Barros vinha cobrando (e ficando nervoso) com o pessoal do setor de licitações, para a implantação do sistema.
Inclusive com sala específica.

Contaminação
Se as lâmpadas fluorescentes são garantia da redução de consumo, o problema de contaminação do ambiente que causam ao serem indevidamente descartada é grave.
Para ajudar a evitar o problema o Cesumar promove, hoje às 14h, a apresentação de equipamento de reciclagem dessas lâmpadas.

Reutilização
O sistema garante a armazenagem segura das lâmpadas descartadas e a conseqüente utilização, inclusive dos resíduos de mercúrio. Preleção importantíssima, já que as fluorescentes representam atualmente 70% da luz artificial, no mundo.

Banco
Como não atende mais o Governo do Estado, o Banco Itaú (“herdeiro” do Banestado) está fechando postos e agências em todo o Paraná. Consta que serão fechados 111 postos e agências no Estado.

Aqui
Em Maringá já foram fechados, dia 9, dois postos na 13ª. Ciretran e Detran, substituídos pelo Banco do Brasil. Para dar uma idéia dos fechamentos que ocorrerão em nossa região, só na região de Umuarama estão anunciados os fechamentos de 23 agências e postos.

2 pitacos:

Anônimo,  10:03  

Não vou comentar nenhuma, porque voce não deixa passar críticas ao Francês.

Anônimo,  19:25  

se o canteiro central da av. Brasil vai virar canaleta para ônibus, então o que vão fazer com todos aquele ipês????
Sr. prefeito não vá fazer mais uma cagada heim!!!!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima