2.1.07

A CGU e programas sociais

Ainda do relatório da Controladoria-Geral da União, há referências a irregularidades em programas de alcance social. Foi constatado que a localização e as instalações do Cras não atendem ao que determinam as regras do programa; que o Fundo Municipal de Assistência Social não possui conta específica; e que há número considerável de famílias que recebem Bolsa-Família sem atualização de endereço (de 99 famílias visitadas, 26% estavam com endereços desatualizados).
Em relação ao Peti, os auditores constaram que existem famílias recebendo a bolsa por meio de cheque da Prefeitura Municipal de Maringá, quando a determinação do programa é de que o pagamento seja feito por meio do Cartão Cidadão. Também foi verificado atraso no pagamento da bolsa. Em ambos os casos, a auditoria concluiu que a prefeitura tem suas razões e está tentando resolver a situação, criada pelo atraso no repasse do dinheiro pelo governo federal.
A CGU também colocou no relatório que o Asilo São Vicente de Paulo não apresentou registro junto ao Conselho Nacional de Assistência Social nem Certificado Beneficente de Assistência Social. Com isso, a entidade descumpre legislação sobre o repasse de recursos.

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