25.8.06

Presos são transferidos para Curitiba

AGora de manhã uma van da Polícia Federal de Curitiba transferiu para a capital do Estado os quatro fiscais da Receita Federal e um advogados presos na Operação Dilúvio. Os fiscais - Benjamin Batista Veiga, Gerry Cesar Barankievicz, José Eugênio Benedeti Belato e Júlio César de Oliveira - estavam na cadeia da 9a SDP. O advogado estava em Paiçandu. Todos tiveram prisão preventiva decretada desde o final de semana

Continue lendo

22.8.06

Mosaico (terça)

Visita ilustre
Silvio II e a mulher Bernardete passaram boa parte do domingo na delegacia de Maringá.
O prefeito foi levar solidariedade a Marcos Valêncio, um dos 21 presos pela Operação Dilúvio, considerada a pessoa mais próxima de Silvio II desde o período pré-eleitoral.

Prato
A maioria dos presos pela Operação Dilúvio em Maringá deixou a cadeia na noite de domingo.
Antes de sair, porém, a turma jantou pela última vez no prédio. Foram oito pizzas.

Multa
Responsáveis por grande parte dos xingamentos que o motorista comum faz na hora do rush, os carros-forte começam a ser multados em Maringá.
A multa é principalmente por que costumam estacionar em fila dupla. Até recentemente eles cometiam as infrações sem incômodo algum.

Carona
O jantar pró-Álvaro Dias (PSDB), na sexta-feira, acabou virando uma festa do casal Ricardo-Cida Barros.
O candidato a vice de Osmar Dias (PDT) só falou dos dois e deu a entender que o PP mandará muito num eventual governo do hoje senador.

Repercutiu
Ainda ontem o candidato a vice ouvia reclamações sobre sua fala.
Na coligação, apoiando Osmar, há outros partidos que sequer foram citados na sexta-feira.

Esclarecimento
A coordenação regional de campanha nada tem a ver com a coordenação estadual da campanha de Osmar Dias – e esta última não se responsabiliza pelos eventos promovidos pela primeira, comandada pelo prefeito de Floresta, José Roberto Ruiz.

Denúncias
Começam a pipocar esta semana as reclamações contra os abusos da campanha eleitoral.
Entre elas estão a distribuição de brindes e o patrocínio de festas (o que é proibido pela legislação eleitoral).

Diretor
O novo diretor de Trânsito da prefeitura de Maringá será nomeado esta semana.
O substituto de Luis Miura será o servidor efetivo Gilberto Purpur, que entende do riscado.

Sem milagre
Gilberto Purpur, filho do ex-reitor e em breve cidadão benemérito Rodolfo Purpur, entende muito de trânsito, mas não esperem milagres.
O trânsito maringaense precisa de uma revisão profunda e geral – e isso infelizmente só poderá ser feito ou em começo de mandato ou por um prefeito realmente interessado em resolver o problema.

Na veia
Os comerciais do PPS enfocando o nepotismo no governo Requião têm feito barulho.
Bem-humoradas, são peças publicitárias críticas, que podem causar estrago na candidatura peemedebista.

Eleições 2006
Vê-se de tudo nesta campanha eleitoral.
Leitores já viram dois adesivos de Enio Verri (PT) dobrando com Ricardo Barros (PP) e Ratinho Júnior (PPS).

Pedindo votos
Fazendo uma campanha franciscana (e enfrentando defecções de amigos, como seu colega Zebrão), o vereador Belino Bravin (PP) continua na lida.

À toda
Luiz Nishimori concentra esforços em Maringá e na região para garantir a eleição.
Tem uma das campanhas mais organizadas e consolidadas do PSDB.

Ânimo
Animado com a campanha, dr. Batista tem recebido importante apoio do PMN.
Além das grandes possibilidades de eleição (sua coligação deve eleger pelo menos dois parlamentares com menos votos que os adversários), esta parece ser a campanha com melhor estrutura e organização.

Pró-Takayama
Os “arrastões” pró-Requião que têm sido realizados em Maringá, com voluntários (a maioria, pessoas que ocupam cargos de confiança no governo do Estado), não distribuem apenas material do candidato a governador.
Junto são distribuídos impressos do deputado federal Hidekazu Takayma, de Curitiba.

Prazo
Venceu nas emana passada prazo para que o prefeito respondesse a questionamentos feitos por uma ONG, a MGA, que pediu dados sobre os cargos de confiança e os gastos da administração com publicidade.

Queixume
O uso político-partidário de dados dos acadêmicos da UEM, por candidato a deputado, continua gerando reclamações.

O amor é dom supremo
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.
(São Paulo - Coríntios 13)

Tolerância zero
“Até quando vamos continuar fazendo análises sociológicas para explicar e justificar desvios de conduta, caráter e personalidade? Não está na hora de estrear tolerância zero com algumas coisas neste país? (...) Infelizmente acho que estamos chegando ao nosso limite de tolerância. Já é hora de impor um novo código de valores ao país, falando com dureza para a sociedade sobre castigos severos para transgressões inadmissíveis, sejam elas crimes de colarinho branco ou barbáries cometidas por quem quer que seja, inclusive crianças e adolescentes “mal criados”. Basta”.
As palavras, de 24 de novembro de 2003, foram escritas pelo hoje secretário Jurandir Guatassara Boeira. Tem colega de governo que não vai gostar de saber que ele é favorável à tolerância zero também para crimes do colarinho branco.

Tipo exportação
O farmacêutico Miquele Caputo Neto, candidato a deputado estadual pelo PSDDB, não é o primeiro maringaense a se tornar secretário municipal de Curitiba (ele foi secretário de Saúde de Cássio Taniguchi e Beto Richa).
Antes dele, no governo Jaime Lerner, o arquiteto Luiz Masaru Hayakawa, nascido aqui, foi supervisor de Planejamento do Ippuc e em 90 assumiu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Slogan
Começam a ser distribuídos impressos com o slogan “Crescendo com tirania”.

Apoio - O jogador Anderson (ex-Corinthians, atualmente na Europa) está dando apoio à candidatura do médico Carlos Eduardo Sabóia (PMN). Dizem que está até investindo na campanha.

Dupla - Paulo Amadei e Nelson Messias Junior em recente reunião da Justiça Eleitoral.

Continue lendo

Mosaico (domingo)

Não vale o escrito
Esse povo e seu costume de cobrar os governantes...
Silvio II elegeu-se prometendo acabar com a indústria de multas no trânsito maringaense. Fez o contrário. Agora, o EstaR só não é cobrado aos domingos – por enquanto. E o preço deve subir pelo menos 60% nos próximos dias.

Vem aí

A disputa pela prefeitura em 2008 será mais fácil que a de 2004, prevê um pretenso candidato ao cargo de prefeito.
Diz ele que terá vantagem, por exemplo, quem andar em melhor companhia que o atual.

Qualificações
A indicação de Laércio Nora Ribeiro à direção do Procon dá-se não só pelo mérito de ele ter pertencido ao famigerado Grupo dos 13, na administração do primeiro-irmão.
Pesou também o fato de ser sócio do ex-diretor e atual chefe de Gabinete, Ulisses Maia, em escritório central.

Visibilidade
O médico Carlos Eduardo Sabóia, candidato a deputado federal pelo PMN, é dono de uma das campanhas com maior visibilidade.
O mesmo não se pode dizer de vários outros.

Quem pode, pode
A reação de Silvio II à prisão de seu braço direito, Marcos Valêncio, foi bem diferente do tratamento que dispensou aos servidores municipais, por ocasião da greve.

Alencar e Severino
Quem passa o final de semana em Maringá é o ex-deputado federal Alencar Furtado, que na sexta-feira visitou a Auto-Escola Universo, de sua amiga Emília.
Alencar, um dos nomes mais respeitados da política paranaense de todos os tempos, está empenhado na eleição de Severino Araújo, presidente regional do PSB.

Por pouco
Se Alencar Furtado tivesse visitado Maringá há um mês estaria com certeza chateado.
A administração levou praticamente oito meses para repor o busto de seu filho, morto em triste e famoso episódio em Mandaguari, derrubado na virada do ano, na praça de entrada do conjunto Borba Gato.

Escolhido
O ex-deputado Walber Guimarães, que sempre foi amigo de Alencar, já tem candidato ao Senado.
Ele vai votar em Felipe Haj Mussi, do PPS.

Escolhida
Walber também definiu em quem votará para presidente.
É a mesma candidata de Antonio Carlos Pupulin: Heloísa Helena.

Só sonhou
O prédio que se ergue ao lado dos Correios, no Centro de Convivência Comunitária, era para ser um telecentro comunitário, se dependesse do desejo de Silvio II.
Como desejo só não basta, ele cedeu à pressão do que se convencionou chamar especulação imobiliária.

Concentrado
A construção, ao lado Fórum, saiu também por causa do empenho de dois funcionários municipais.
Coincidentemente, um deles aparece com nome na obra – que não tem área permeável nem recuo.

Aqui, não
O caso em suas origens é tão delicado que nenhum veículo de comunicação local quis ser porta-voz da encrenca, anos atrás.
À época, a denúncia de que havia algo errado foi divulgada por jornal londrinense.

Codinome
Não sei por quê estão chamando um vereador de Chico Melancia.

Comitiva
O Espaço da Cidadania utiliza ônibus do transporte coletivo urbano para levar claque, boa parte CC da administração municipal.
Os seguranças particulares vão em outro carro.

Bem cotado
Fala-se muito da candidatura de Décio Sperandio dentro da UEM.

Uma idéia
Diante do volume de irregularidades que afloram no poder público maringaense como água nas ruas do Parque Tarumã, sugiro que o Ministério Público monte uma força-tarefa.
Do contrário, não dá conta.

Cítricos
Entre o pé vermelho e o pé de laranja, o TRE deu razão a Odílio Balbinotti. Os donos do laranjal não devem ter gostado.

Cacarejo
No evento pró-Osmar Dias, realizado na semana passada, só para se ter uma idéia do evento, o candidato mais aplaudido foi Zé da Galinha, do PT do B.

Maldade
Depois que flagraram os detidos na Operação Dilúvio cortando batatinhas na cozinha da delegacia de Maringá, na sexta-feira, comentam que Silvio II irá reativar a Secretaria da Agricultura.

Duas canoas
Apesar de dizer que tem pedido votos para seu colega de câmara Belino Bravin Filho, uma van do vereador Zebrão circula com adesivos de Cida Barros.

Regionalizando
Zezão (PMDB), prefeito de Ângulo, está contente com Flávio Arns, senador que disputa o governo do Paraná pelo PT.
Arns incluiu em seu programa de governo a criação de secretarias regionais, modelo adotado em Santa Catarina e que Zezão defende há anos.

Placar
No Parque das Grevíleas a casa de um servidor público municipal possui um número que se reduz a cada dia, escrito numa placa.
Marca o número de dias que restam a Silvio II à frente da prefeitura de Maringá.

Calendário
O professor Ivan Bernardo, candidato ao Senado pelo PSTU, passou a semana lembrando que dois eventos envolvendo professores não podem ser esquecidos no Paraná: os cavalos jogados em cima dos profissionais, em Curitiba, e a perseguição aos servidores de Maringá.

Aumento
Esta semana o prefeito reuniu os vereadores e já os “cantou” na aprovação do novo IPTU e do novo ISSQN, referentes a 2007.
A previsão é que a água do mar será doce perto do reajuste.

Adesivo
Por via das dúvidas quanto à postura dos vereadores, tem gente preparando adesivo:
- Se Silvio II aumentar e a câmara autorizar, eu não vou pagar!

Feito bobos
Julio Fatori, presidente da associação de moradores do Parque Itaipu, protocolizou ofício ao Ministério Público em 15 de junho último pedindo informações sobre o Parque Japonês, que encontra-se ao lado do bairro.
Os moradores estão indignados pois o prefeito somente informa do empreendimento aos japoneses e empresários. Quem mora ao lado fica feito bobo, “esperando que o prefeito nos informe se o parque será público ou não”.

Sem lâmpada
Recém-inaugurada, a avenida Horácio Raccanello já está com muitas lâmpadas queimadas.
Numa área contaram nada menos que oito postes sem iluminação, um ao lado do outro.

Aviso prévio
O delegado Antonio Brandão Neto avisou semana passada que pequenos empresários “e até grandes” podem ser presos por receptação em Maringá.
Os infratores certamente gostaram da nova tática da polícia de avisar antes.

Colaboração
O delegado-chefe da 9ª SDP ainda pediu que a população seja “olhos e ouvidos” da polícia.

Alegria
A rádio Massa FM é das coisas que dão alegria ao apresentador Ratinho, que por sinal está com uma grande campanha de outdoors para divulgar a emissora.
No SBT a coisa está mais complicada.

Não envergonha
Se você perguntar ao presidente do PPS de Maringá, Pedro Vier, quem é o melhor candidato a presidente da República a resposta será: Cristovam Buarque.
“Ele tem o melhor programa de governo. E é uma pena que seus pares, tanto estadual quanto municipal, ainda não tenham enxergado isso. Ele é um candidato que não envergonha o voto recebido”, opina.

Saúde 1
O sistema público de saúde, para aparentar o mínimo de eficiência, divulgou recentemente que 28% dos pacientes não comparecem às consultas marcadas.
É provável que o prefeito e o secretário de Saúde tenham acreditado, mas o povo não.

Saúde 2
Dou exemplo familiar. Meu pai faleceu em setembro de 2001. Em agosto de 2002 o sistema público telefonou agendando a consulta.
Não foi à consulta porque a doença foi mais rápida e esperta que a burocracia criada pelas autoridades do setor.

Saúde 3
Como de lá para cá, o sistema não melhorou - pelo contrário, encolheu, involuiu -, é de se crer que boa parte dos 28% (acredito que seja a maioria) não deu sua contribuição às estatísticas porque ou não suportaram esperar ou, ajudado pela demora, a própria natureza encarregou-se da cura.

Infiéis
Apoio de vereador deve ser algo extraordinário para candidato a deputado, mas quem fizer a relação dos vereadores a de quem eles apóiam vai mesmo é ficar espantado com a infidelidade partidária.
Ninguém é de ninguém.

Motivos
Tem vereador que apóia candidato a deputado federal de Londrina, o que será uma coisa difícil de se explicar ao eleitorado daqui a dois anos.
Se bem que muitos apóiam por questões pe$$oais.

Miss
A atual Miss Connecticut, EUA, eleita pelo Clube Português de Danbury em 2005, é uma maringaense.
Chama-se Gabriela Guinzani. A segunda colocada do concurso de miss foi Amanda Campiolo, de... Maringá.

Eleições 2006
Michele Caputo Neto, candidato a deputado estadual pelo PSDB, passou por Maringá esta semana, onde nasceu e tem familiares.
Ele e dr. Célio, candidato a federal pelo PPS de Paiçandu, terão muitos votos do pessoal ligado à farmácia no Estado.

Apelido
Dupla em prefeitura da região começou a ser chamada de “Meninos maluquinhos”.

O que acontece? - Na rua Antonio Salema, Zona 2, o corte (melhor dizer mutilação) de duas árvores defronte uma construção chama a atenção de vizinhos e transeuntes. Mas é apenas mais um fato do triste cotidiano que se instalou na cidade desde o ano passado, quando a legislação ambiental passou a ser alvo de zombaria. É árvore cortada defronte comitê de candidato-amigo, é a passarela de aço no Parque do Ingá, é a avenida do Novo Centro inaugurada sem uma folha verde, são os fundos de vale abandonados, o Parque Japonês em área protegida, é o vereador-comerciante colocando pregos na árvore... Agora foram os arbustos que serviram de cenário para centenas de casamentos, ao lado da catedral. Já a árvore da dona Maria do Alvorada, que ameaça cair corroída pelos cupins, aguarda na fila há dois anos. E a tendência, infelizmente, é de que a situação piore, uma vez que a administração reduziu drasticamente os recursos orçamentários para o meio ambiente. O verde, pode não parecer hoje, ajudou a fazer a fama de Maringá no mundo.

PROVÉRBIO
Em boca fechada não entra mosquito

TROVA

Em nosso lar a fartura
não é de luxo ou comida,
mas de gestos de ternura
da família reunida!...
(Herón Patrício)

PRA PENSAR
A natureza é uma arte que tu desconheces
(Alexander Pope)

TRILHA SONORA
Coluna feita ao som de Cascatinha e Inhana e Belmonte e Amarai

Continue lendo

Só mais tarde

Trouxe as colunas pra abrir no jornal e deu pau. Portanto, só mais tarde.
Quanto ao prefeito manter Marcos Valêncio na superintendência do Aeroporto Regional de Maringá, também pensa igual a Silvio II: sou a favor da ressocialização.

Continue lendo

21.8.06

Mais um pouco

Hoje pretendo colocar no ar as colunas de domingo (à tarde) e de amanhã (à noite). Se a GVT deixar, claro.
Mais um pouco de compreensão.

Continue lendo

Dilúvio: apenas quatro permanecem presos

Sete dos 11 presos na Operação Dilúvio foram soltos no final de semana. A maioria saiu no domingo.
Permanecem na cadeia pública de Maringá os quatro fiscais da Receita Federal.
O substituto de Marcos Valêncio na superintendência do Aeroporto Internacional de Maringá ainda não foi definido. É capaz de ele reassumir o cargo.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima