23.12.06

Mosaico (sábado/domingo)

Está certo
O ex-prefeito João Ivo Caleffi (PT) assumirá a chefia do Núcleo Regional de Ensino, em janeiro, hoje ocupada pela peemedebista Adelaide Colombari.

De fora
Conforme revelado ontem pelo blog do colunista, depois de longos anos Umberto Crispim e João Alves Correa ficaram de fora da composição do novo diretório regional do PMDB, eleito há uma semana.
Aparentemente o fato poderá importar na consolidação das mudanças no PMDB maringaense, iniciadas há pouco mais de um ano. Mas não se pode apostar fechado: já tem protocolo de pedido de nova comissão provisória do partido por aqui.

Representante
Na nova executiva do PMDB estadual, integrada por 16 membros, não há ninguém da região.
Dos 71 membros titulares, de Maringá aparece apenas o deputado federal Odílio Balbinotti, justamente pelo fato de ser parlamentar. Maringá tem menos representação que Campo Mourão (que comparece com Augustinho Vecchi e Nelson Tureck) e a mesma de Marialva (Humberto Feltrin), Nova Esperança (Silvio Chaves), Cianorte (Jonas Guimarães) e Nova Londrina (Arlindo Troian).

Substituição
A grande mudança para Maringá aparece na relação dos delegados titulares à convenção nacional, 48 no total. O PMDB local, há quase 20 anos, tinha como delegados titulares o trio Umberto Crispim-João Alves Correa-Miguel Grilo. No novo diretório estadual apenas Grilo, com aquela lábia que todos conhecem, permanece.
Em lugar de Crispim e John entra Renato Cardoso Machado, eleitor de Colorado e chefe do escritório regional da Seab, que foi um dos coordenadores da campanha de Requião na região. Nessa função, inclusive, Cardoso ganhou o respeito principalmente de petistas graúdos.

Suplência
Gilberto Pavanelli, por ter ficado à frente do partido até agora, ganhou a condição de delegado suplente. O que não é lá essas coisas, considerando que Paranavaí possui dois. Mas é muito se comparado que ele tem pouco mais de um ano de filiação no partido.

Pepeu Gomes
A tradição de Maringá sempre foi ter time com nome masculino. Do Serm ao Maringá FC, do MEC ao MAC, do Grêmio ao Galo.
Agora a época é de indecisão quanto: no site da Adap, é Adap Galo Maringá; no site do Galo, o time é chamado de Galo Adap.

Vigiando
Antes mesmo de saber como fica a situação na Secretaria de Serviços Públicos, já se sabe quem vai assumir o segundo escalão.
A direção do Saop, especula-se, caberá a um dos arapongas da administração.

Aniversariante
Hoje o imperador Akihito completa 73 anos. Ele protagonizou uma cena que faria corar os defensores das mangueirinhas luminosas quando ainda príncipe veio a Maringá, no final dos anos 70: ao ver um flamboyant florido defronte a Igreja São José, fez parar a comitiva, desceu, fez uma reverência à árvore e tirou uma fotografia, que levou para o Japão.
A comunidade nipobrasileira construiu um marco no local para marcar o ato. Há mais de dois anos vândalos furtaram a placa de bronze e até hoje, em época de derrubada árvores, as autoridades não se dignaram a reparar o crime.

Final
Esta semana que se inicia encerra uma tradição de 30 anos. É a última em que lideranças da Igreja Católica local, como dom Jaime e dom Anuar, aparecerão na TV Cultura (RPC/Globo) com seus comentários diários de cinco minutos.
Em 2007 eles voltam pela TV Novo Milênio.

Preocupante
A Associação dos Funcionários Públicos Municipais quer ser mais realista que o rei, conforme denúncia veiculada ontem no blog. A entidade negou empréstimo a servidor alegando que ele responde a sindicância. A entidade, que em tese deveria representar o servidor, defende o feitor e antecipa condenação.

Alerta aéreo 1
“A Infraero demora de 3 a 5 anos para moldar e formar um gerente de operações como ele, com 10 anos de experiência, sendo demitido por razões inexplicáveis”.
O comentário é de um especialista sobre a exoneração de Marcos Antonio Pinto, ex-gerente operacional do Aeroporto Regional de Maringá.

Alerta aéreo 2
E avisa: a SBMG corre o risco de perder muito. A concorrência de regiões como as de Umuarama, Cascavel e Arapongas e o projeto Arconorte-Londrina, põe em xeque a capacidade do aeroporto local. Afinal, estes aeroportos representam 45% do movimento de Maringá e estão despertando a atenção das empresas aéreas, que até 2012 deverão incorporar 120 novas aeronaves à frota brasileira.
Em síntese, alerta que a equipe do aeroporto na gestão Silvio II não está preparada para crescer.
Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Desconforto
José Croce (Meio Ambiente e Agricultura) junta-se a Roberto Nagahama (Esporte e Lazer) e Norma Deffune (Educação). Os três, oficialmente, pediram exoneração dos cargos. Benivaldo Ramos Ferreira tem nomeação que expira dia 5 de janeiro.
Silvio II está sabendo fazer uma reforma de secretariado que tem provocado muito desconforto.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A bonita coragem dos nossos estudantes
Felipe Spack (foto), 19, o estudante de Direito da UFPR que protestou durante a sessão que elegeu dois políticos recém-sentenciados para o comando do poder Legislativo, e por causa disso foi retirado à força da galeria da Câmara Municipal de Maringá, recebeu uma moção de apoio de um maringaense, da mesma idade e estudante do mesmo curso, na UEM. O texto integral está publicado na página da UJS e no blog do colunista. No libelo ele defende o direito de expressão do colega, "classificado" (como se fosse xingamento) de "petista" pelo presidente João Alves Correa, o outrora homem de comunicação e hoje autor da famosa frase "Se falei, menti". "Ele poderia ser comunista, nazista, fascista ou neoliberal, que não deveria fazer diferença. Nunca, em nenhuma democracia, uma pessoa poderia ser retirada à força de um lugar onde os anseios popuilares são colocados em pauta, ainda mais da forma tirânica como foi feito", escreveu com toda a razão que faltou ao vereador. O autor da moção, agora da executiva da União da Juventude Socialista de Maringá, certamente orgulha os pais: Raphael Camarão Trevizan é filho dos jornalistas Noth Camarão e Domingos Trevizan.

Uma lacuna
O PMDB de Maringá vai mudar mais ainda. Um sinal é o fato de a comissão provisória ter sumido do site do diretório regional do partido. Até a época da eleição aparecia o nome do ex-reitor Gilberto Pavanelli como presidente da provisória. Legalmente, o período da provisória estourou, e talvez tenha sido por este motivo que Maringá não faça mais parte da lista estadual - legalmente, o partido não existe mais em Maringá. No período da dissolução do antigo diretório o chamado novo PMDB teve sede por pouco tempo, no Edifício Transamérica - fechada porque ninguém quis botar a mão no bolso. É, também, uma forma de preparar a casa para futuras mudanças, já que, a partir de 8 de janeiro, o PMDB presidido por Renato Adur, começa a funcionar de fato. Confira na lista do PMDB estadual.

LUZ SEM PÃO, CONTRADIÇÃO!

Um gesto muito importante,
generoso, belo e nobre:
em vez de enfeite brilhante
pôr pão na mesa do pobre!

Se a cidade já é linda,
parece contradição
enfeitá-la mais ainda
com tanta gente sem pão!

Seria bem mais coerente,
se na festa do Senhor,
em vez de trocar presente
a gente trocasse amor!

Enorme injustiça é isto,
a inversão do papel:
mais importante que o Cristo
tem sido Papai Noel!

O Natal, meu caro irmão,
é mais ou menos assim:
dar ao meu próximo a mão
e amá-lo tal qual a mim!

Osvaldo Reis

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Boas Festas
• A coluna agrade e retribui os votos de Boas Festas enviados por:
Nerino Alves Pacheco, Legião da Boa Vontade, Altamir dos Santos, João Ivo Caleffi, 4o BPM, Walter Guerlles, Mário Hossokawa, PlayArte, Luiz Nishimori, Mário Sergio Verri, Humberto Henrique, Maly Benati/Amusep, Rogério Mello, Eduforme, Ines Dumas, Tozini Publicidade, Associação Comercial e Industrial de Sarandi, Valter Viana, Euclides Sordi, André De Canini, Paulo Morais Badan, Antonio Facci, Maurílio Mangolin, José Nascimento, Tania Tait, Flamma Comunicação, RB Sul Propaganda, Luíza Pupin/Provopar, João Cláudio Fragoso, Odílio Balbinotti, Atitude Propaganda, Conceito, Maristela Secco e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá.

12 pitacos:

Anônimo,  14:42  

ALERTA AEREO:
Uma pessoa que trabala no aeroporto disse me que tal Marcos Pintos era um cara muito mau encarado e não se dava com outros. Disse também que ele não era o bicho da goiaba como outros dizem. Qaudno deu poblema no apagão da baliza da pista foi falha dele pois o operacional tem de cuidar os equipamento e isto foi passada para os seus comandados no que resultou de estar cheio de água na fiação acasionoando o curto circuito.

Anônimo,  15:19  

Outra pessoa me disse e confirmei o seguinte:
Pode ser mau encarado. Tem conhecimento, tem. Mas o balizamento deu apagão após o energumeno do super mandar acionar o sistema reserva sem o eletrecista de plantão querer.
Não havia descoberto aonde existia a totalidade dos danos ainda.
Ou o rapaz acionava ou perdia o emprego.No paço ele conta outra versão. Acabou pedindo ajuda para Infraero mas afirmaram que há eletrecista muito gabaritado aqui na cidade que por fora do ramo o super. desconhece estas.
Acham aqui no paço que deveria continuar jogando peteca.
Tens duvidas ligue para qualquer um do aeroporto que estão sabendo.
Hellooo Pupiin
Bummmm

Anônimo,  15:19  

Caro Rigon, vou aproveitar para desejar a você e aos seus o melhor do Natal, dia em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. E, como estarei gozando de merecidas ferias, desejo-lhe a melhor das felicidades na passagem do ano. "Asta la vista".

Anônimo,  16:22  

ALERTA AEREO,
Trabalho no aeroporto e acompanhei de perto o problema do balizamento. O todo poderoso conhecedor operacional e insubstituivel (agora se foi) Marcos Pinto nem colocou os pés no aeroporto neste fim de semana para ajudar a resolver o problema, pelo menos eu vi o superintendente passar o fim de semana inteiro preocupado em solucionar, esta é a realidade, o que dizem por ai, sao só fofocas de pessoas que nao vivem o dia-a-dia do trabalho ou se vivem sao apenas cupinchos do Pinto.

Anônimo,  19:04  

Isto é tipico de um Chato que estava grudado ou é o proprio batatinha.
Como vc trabalha no aero sabe que o maquiavelico super. primeiro isola o funcionario não deixando que lhe acionem. Depois faz de tudo para parecer.Pode ver que cerceou o Pinto e a informação do problema a ele não chegou.
É assim que age.

Anônimo,  22:35  

Isso é tipico de alguem que nao participa do dia-a-dia mesmo do aero....vive de informacoes e fofocas de terceiros.....ele sabia de tudo sim, fique tranquilo quanto a isso......foram 3 dias meu amigo, 3 dias!!!....ah sim, só se for diretor do "Lula Nao-Sabia-De-Nada", ai voce tem tooooda razao.

Anônimo,  09:35  

Então é o batatinha mesmo!
Querendo prejudicar o rapaz mais ainda.
E agora ele virou DIRETOR.
Viu MEDIADOR
Antes colocastes que ele não era.
Bicho não faz isso com ele não.
Por competência ele é amigo de vários políticos que passaram por ai.
Menos de você é claro.
Porque és maquiavélico e incompetente para a função, mesmo juntando os outros quatro ou cinco dos seus apaziguados.
Pelo menos tente ter um Bom Natal e sem tanto rancor que guardas nesse pseudo coração cristão.
Pode assinar embaixo que já fostes identificado.
Nestor Aiello

Anônimo,  10:02  

À calhar:

Se alguém te humilha, perdoa,
e se alguém te fere, esquece.
Ódio guardado magoa,
só o amor envolve e aquece
(Arlene Lima)

Deixe de seres magoado por não seres o que queres.

Anônimo,  15:32  

caira tambem o superbatata?
o arrogante e prepotente marco valencio nunca deveria estar lá.
tem um montão de problemas serios que não foi resolvido por sua incompetencia e desprepara para avaliar o que é prioridade, alugar veiculo não é prioridade, trocar a toyota não é prioridade, etc...
todos que trabalha sabe que prioridade em um aeroporto é segurança, o que não tem o nosso aeroporto. é prioridade o operacional. é prioridade fazer manutenção.
A VARIG ainda opera em maringá, sim é isso mesmo a VARIG faz a radio operações sem contrata com a SBMG, cagada do Zé herrique, continuada nesta administração.
usa o espaço fisico da torre, todos os equipamentos do municipio fatura uns 35.000 a 40.000 por mes não paga tributo (iss tambem não paga) não tem alvara não tem contrato nenhum com o municipio, não reembolça a SBMG em nada serviço publico sem licitação, não paga aluguel, não paga luz, condominio agua NÃO PAGA NADA, SÓ FATURA e o Sr. BEKER lá no Rio Grande do Sul não da a minima.
esta é a primeira denuncia de CAGADA. acham que unzinho leva.
VALENCIO SABE E NAO FALA NADA.

Anônimo,  17:51  

Para, para.
Não esta vendo que é o proprio super.batatinha.
Esta soltando cortina de fumaça para esconder sua incopetência.
Apos este tempo todo não consegui arrumar a casa. O aero novo funciona há anos, passando pelas vistorias do orgão que é subordinado e classificado.
Quer jogar a culpa em outros como sempre fez desde pequeno.
Help Pupiin.

Anônimo,  15:00  

Uma pergunta, Rigon (e eu preciso da resposta, pode ser?): Quem é este Marcos Pinto? É funcionário de carreira ou é um cc (agora amaldiçoado pelo marcos valério... ops... valêncio)?

Editor 16:24  

Pelo que sei, é funcionário de carreira que recebia CC como diretor ou gerente da SBMG.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima