21.12.06

Moção de apoio ao “baderneiro” da Câmara

Por RAPAHEL CAMARÃO TREVIZAN

Segunda-feira, 18 de dezembro de 2006, eleição para presidente da Câmara Municipal de Maringá. Diante da iminente reeleição do vereador condenado criminalmente por peculato, um estudante de Direito da UFPR, cuja família reside nesta cidade há tempos, protesta, dando voz ao anseio de todos os presentes que tinham um mínimo de moralidade.
Em primeiro lugar, acerca da reeleição de um condenado criminalmente para liderar os representantes do povo, não vou manifestar minha opinião. Isso, pois sou, assim como o “baderneiro”, um estudante de Direito, e sei que, enquanto não transitar em julgado a sentença condenatória, o réu não é culpado. Todavia, acho que enquanto houver pendências jurídicas, especialmente criminais e com uma sentença condenatória de primeiro grau, o sentenciado deveria ter a dignidade de se afastar do seu cargo, já que nosso sistema de leis não prevê isso coercitivamente. Dignidade que, aliás, não teve quando comprou os equipamentos eletrônicos superfaturados.
Por outro lado, enquanto o regulamento da Câmara não prevê o afastamento do condenado em primeiro grau, está prevista a retirada da plenária de qualquer pessoa que manifeste sua opinião, ainda que seja de forma pacífica.
Ademais, além de retirar à força o estudante de dentro da Câmara, o acusou de ser petista. Como se isto fosse uma desqualificação para um indivíduo. Sou amigo do estudante Felipe Spack há mais de cinco anos, e afirmo que se trata de uma pessoa apartidária. No blog do jornalista Ronaldo Nezzo, leitores afirmaram conhecer o Felipe e saber que se trata de um petista, ou que ao menos anda neste círculo político. Também se afirmou que ele é membro do CAS, organização política de orientação Trotskista. É óbvio que, ideologicamente, é impossível ser do PT e do CAS. Porém, este não é o ponto. Ele poderia ser comunista, nazista, fascista ou neoliberal, que não deveria fazer diferença. Nunca, em nenhuma democracia, uma pessoa poderia ser retirada à força de um lugar onde os anseios populares são colocados em pauta, ainda mais da forma tirânica como foi feito. Talvez, o John pudesse pôr em mente que, mesmo o seu mais assíduo colega de partido certamente teve vontade de fazer o que o Felipe fez.Agora, na condição de membro da executiva da União da Juventude Socialista de Maringá, apóio a manifestação do meu amigo (e eu me orgulho de poder dizer isso!), e digo que cada vez mais manifestações como essa ocorrerão. Pelo menos enquanto tiver bandidos no comando da nossa cidade.
____________________
(*) Raphael Camarão Trevizan, maringaense há 19 anos e estudante do 3º ano de Direito da UEM

17 pitacos:

José Parpinelli 12:31  

Como que uma pessoa pode ser chamada de "baderneiro", quando ela está exercendo o seu direito perante nossa sociedade.
O que aconteceu na Câmara de Vereadores de Maringá nesse dia 18 de Dezembro, não pode mais se repetir.A população tem direito de manifestar a sua indignação, a população tem direito de se revoltar com coisas como essa, um ladrão que está em processo eleitoral novamente, mesmo condenado criminalmente.
Essa distinção que hoje à hein nossa cidade de classe, partido ou poder deve acabar, mas isso só irá acabar quando essa corja de gente imunda que comanda nossa cidade sair do poder.
Manifesto o meu apoio ao estudante Felipe de Direito da UFPR, e fico com a esperança de que dias melhores virão.
UJS - União da Juventude Socialista

Anônimo,  13:12  

Isso tem de ser combatido mesmo. Já não basta as invasões no campo e termos por presidente da República um analfabeto? Eu tb não concordo com a reeleição do John (é afrontosa) mas menos ainda concordo com badernas, greves, guerrilhas e invasões. A pessoa que se diz sindicalizada, petista ou admirador de "Che-Guevara" passa longe de mim!

Anônimo,  13:49  

Uma manifestação não é baderna. Baderna, aliás, é um conceito muito mais usado para criminalizar movimentos sociais legítimos do que para significar real ameaça a direitos humanos ou aos alicerces fundamentais da democracia.
A única ordem legítima é a democrática.

Anônimo,  14:06  

Que coragem heim... anonimato é a melhor forma de demonstrar a falta de coragem de expressar suas opiniões e sustentá-las.

Quanto ao texto, a liberdade de expressão é um direito que deveria ser respeitado tal qual o princípio constitucional da moralidade da Administração pública. Ou seja, cada uma das partes (o "baderneiro" e o Legislativo) tem e não tem razão, porém, me parece que o "baderneiro" agiu de forma mais acertada, pois, se num Estado Democrático de Direito, o eleitor nao pode expressar seu desgosto em ver a corrupção dominar os poderes e permanecer impune, onde mais o poderá fazer ?

Anônimo,  14:21  

Tem o meu apoio total. Aliás, baderneiro é o joão, ou jhon, ou john, como queiram. A tua hora vai chegar, cumpadi. Já vimos o Jairo algemado na viatura da PF, aguarde cumpadi.. sua hora vai chegar.. Ah vai.

Anônimo,  15:16  

Então, vamoas dicutri o que é baderna. Baderna, não seria a proposta imoral de aumento do salario do legisladores deputado e senadores de nosso país? Ou seria a compra super faturada do leptop, ou o caso edite dias,ou quem sabe o Marcos valêncio preso pela PF, talvez o Jairo Gianoto, o Lalau, o mensalão, PSDB uma de falso moralismo nas CPIs, ãleição de corruptos. Isso, realmente nos faz refletir , nos vivemos em meio a uma baderna da nossa corrupta politica brasileira, mas sabe qual a diferença é que els fazem tudo na calada da noite sem nenhum barulho, votão seus própio salarios, escandalosamente sem pensar em nossas crianças que continuam morrendo de fome nas ruas, pais de familia condenados a fazer mágica para sobreviver com um sálario miseravel.
Então , chego a conclusão que um grito de protesto que representa as milhares de vozes , revoltadas de nossa cidade e de nosso país, não pode ser chamada de baderna, porque baderna é o que algumas pessoas tem feito com nossas instituições do judiciario ao executivo, uma verdadseira baderna com dinhairo publico. Me, desculpa mas eu tinha que falar.

Anônimo,  15:25  

O cara foi lá pra se aparecer. É um baderneiro. O presidente John cumpriu o regimento. Se o regimento está errado então muda o regimento mas não pode dar mole pro cara que foi lá pra se aparecer e conseguiu. O comentário deste Rafael é próprio de quem não sabe nada de regimento e o cara ainda é estudante de direito. Estamos ferrados com essa raça. Democracia não é zona. O agitador teve seus minutos de fama e só não levou por que os seguranças deram mole. Em Brasília ele tava fodido de tanta porrada. Na Rússia tava preso,no Japão deportado e na China tava morto. Poder é poder nem que seja o John quem manda naquela casa. Nenhum regime de governo admite bagunça. Tem que obedecer a ordem instituída.

Anônimo,  15:42  

não é dando porrada, não é gritando, não é se aparecendo que vamos mostrar a democracia, mas sim temos que mostrar isso na hora da eleição, pois o povo brasileiro, me perdoem por favor, é um povo de mente frava, pois esquece fácil, e coloca os mesmos ladrões, trapaceiros ou cangaceiros que a pouco tempo atrás nos fizeram de idiotas, não é defendendo um ou outro, mas sim temos que ser mais exigentes em nossa escolha.

Anônimo,  15:48  

Tudo bem, concordo tanto com o baderneiro que teve seu minuto de fama e isto futuramante ele podera usar a seu favor, oa João por usar de suas prerrogativas em manter a ordem, mas afinal neste pais de desigualdades quem tem realmente a culpa?

Quem neste pais pode se dizer completamente honesto, por exemplo o pai do baderneiro paga todos seus impostos, ou sonega para o leão não pegar ele, ou mesmo os profissionais liberais declaram tudo?

Gente deveriamos ter um pouco mais de bom senso porque será que a classe politica faz o que faz. Não podemos esquecer que antes de serem politicos muitos eram médicos, advogados ou melhor dizendo eram comuns e agora que conhecem mais os pontos fracos de uma administração deitam e rolam, mas os empresarios fazem o mesmo e ninguem fica sabendo

Anônimo,  15:54  

nossa respeitador da ordem, você agora falou feito um típico nazi-fascista.
Para começar, uma lei só deve ser obedecida caso seja legítima. Você obedeceria leis que condenassem uma pessoa à morte por ela ser judia? Obedeceria uma lei que lhe mandasse ter relações sexuais com os seus pais? Ué... poder não é poder?

Em segundo lugar, o regimento é inválido, porque conflita contra a Constituição Federal, que garante a liberdade de expressão e o Estado Democrático de Direito. O que o estudante fez foi manifestar uma opinião relevante à eleição do condenado John, que deveria - caso os demais vereadores não estivessem subordinados ao John em virtude de favores escusos -ter sido relevada.

A obediência a regimentos é muito bem praticada por pessoas medrosas e cruéis, que apreciam a moralidade do escravo, do funcionário, do carneirinho, como você. Por causa disso é que o país está essa porcaria.

Seja homem e defenda a justiça ao invés de defender a ordem.

Anônimo,  19:12  

Nanifesto meu total apoio tanto ao estudante afetado quanto à Moção de Apoio.
Temos que levar ao conhecimento do Governador Requião, que o atual presidente da Câmara, embora sendo do PMDB, fez campanha flagrante e ostensiva contra o governador. No primeiro turno, pedia que se votasse em qualquer um, menos no Requião.

Anônimo,  20:18  

O duro de tudo isto, é que toda esta discussão não vai alterar a reeeeleição do cara.

Um esclarecimento:

Eu estava dormindo, e comecei a sonhar..............

Eh....veio um passarinho ( de 1,75m, cabelos grisalhos, parente do cara) e me disse o seguinte:

o vice tem um sócio na capital, que investiu uma montanha de dinheiro na eleiçào do efetivo - que até viajou para parecer que não tem nada com isso - com a promessa de levar todo o "LIXO" da cidade embora.

Só que o lixo foi remexido e fedeu!

O sócio da capital que investiu o capital, não quer saber, e quer por que quer o lixo prometido....
( tudo isso por causa de lixos? )

Então, articularam a r/e/e/e/e/leição do condenado para que este que já está no "bico do urubu" se responsabilize pela entrega do lixo remexido que fedeu;
porque ninguém teem a coragem de botar seu narizinho "novo" para cheirar....
então, quem já está com o nariz ferrado, que faça o serviço, em troca de uma ajudinha no futuro..............

entederam meninos.......

infelizmente não adianta gritar onde a democracia é só o pano de fundo do teatro!!!!!!

Daí, acordei, suado, suado e muito assustado e pensei:

Será que este sonho é real ????????

Anônimo,  21:00  

Quero ser solidario, com o jovem estudante de direito, e ao mesmo tempo repudiar o comportamento de todos os veredores, que de forma covarde, nao levantaram, em nenhum momento, a voz para proibir aquele ato de violencia contra o jovem estudante.

Anônimo,  23:03  

Faço minhas também as palavras do anônimo das 21 horas.

marianewnum 01:24  

Toda essa podridão que cobre nosso Brasil e nossa cidade faz lembrar o ditado: "Em terra de Cego quem tem um olho é rei."

A situação da Câmara de Maringá, nada mais é que o resultado de uma nação cansada que fecha os olhos por não acreditar no senso de justiça que deveria gerir os poderes, as instituições e os espaços de convívio da sociedade.

A sociedade fecha os olhos de "cansaço merecido". É humanamente impossível sobreviver de olhos abertos, assistindo tanta canalhice.
Resta um consolo: "o bom dos canalhas é que eles morrem". Pinochet morreu, e a esta hora deve estar ardendo no fogo do inferno...
Dinheiro e poder não compra honra nem prestígio no além...

Se for para o inferno, minha diversão será assistir os canalhas ardendo...

Congratulações a esse jovem e aos demais cegos da nossa linda cidade.
Maria Newnum

Anônimo,  10:03  

Enquanto isto! O apagão da aviação corre solto. Zeca do PT que vergonha!Posse do LULA gasto de R$ 1.000.000,00 è este PT realmente É UMA VERGONHA!!!!!ESTÃO PENALIZANDO OS OS ELEITORES DO ALCKMIN, POIS OS ELEITORES DO LULA ANDA DE JEGUE.

engarrafado 21:00  

não é questão de lula, alckimin, john e requião.
isso é uma questão de liberdade, uma questão fundamental num estado de direito democrático.
eles querem q a gente fique calado, assistindo às trapalhadas que eles fazem, às brigas e manipulações explícitas.
é com grande prazer que vi este humilde estudante, sozinho no meio de todos da casa legislativa, tentar chamar a ateñção dos presentes e quem sabe até dos próprios vereadores para o fato que me parece claro: o impedimento moral de o vereador john ser o presidente da respectiva casa legislativa.
porém, como sempre, pessoas tendem a puxar os outros para baixo e foi assim que aconteceu, pois, pelos comentários que li, chegaram a dizer que o ´´baderneiro`` queria atenção pra si.
só que eu apóio esse baderneiro e digo mais, ele não é baderneiro, ele tem coragem de fazer oq nós apenas ficamos no desejo de fazer.
palmas para o estutante!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima