"Eu contrariei essa lógica"
Num comentário no blog de Marta Bellini, Luis Miura fala sobre a mais recente campanha de trânsito lançada em Maringá:
Concordo que essa campanha, com esse conteúdo e intenção, teria sido mais oportuna logo no início do presente mandato. Mas entre a discussão de uma questão que é "publica e notória" e usar os recursos para direcioná-los para os instrumentos, na época, optamos pela segunda.
Concordo que o "povo" não gosta desse tipo de manifestação. Não só com esse tipo. Com quase nenhuma. É muito raro uma mobilização que leva às ruas um número significativo de voluntários, manifestantes sem outros comprometimentos que não a própria causa. E o trânsito de Maringá já não permite caminhadas, manifestações que por menor que sejam, congestionam as suas avenidas. Sejam elas quais forem. Irritam, prejudicam o comércio. Atrasam os compromissos. Maringá já não é mais uma vila. É preciso escolher um local próprio, dia e horário para isso.
Discordo, entretanto, quando diz que a partir de 2004 as mortes aumentaram significativamente, que nesta gestão as mortes avolumaram. Desde 1999, a quantidade de óbitos cresceu continuamente até 2004 que fechou com 85 mortes. Sendo que de 2003 para 2004, ocorreu um aumento absurdo de 40%!!! De 2004 para 2005, depois de 5 anos, uma queda. Indicação promissora. Caiu de 85 para 63 óbitos. Excelente resultado para a pretensão de reduzir em 50%, o numero de óbitos, em 4 anos de administração! Por isso, coloque-se nos devidos lugares os números corretos. Interpretações a parte, é isso que foi (politicamente) explorado. E não sou desfavorável a isso: explorem-se resultados, e não os meios. Salvem vidas, e depois assumam politicamente a paternidade (todos que contribuíram).
O "erro" técnico, mas "acerto" político, da campanha do Silvio foi o destaque que fez contra a "indústria das multas". É o que todos (políticos) fazem para ganhar votos. E ganham! Mais do que perdem, se tivessem defendido as punições necessárias. Essa é a mentalidade reinante. Podem observar, tudo gira em torno de evitar que contrarie o discurso da campanha. Tudo gira em torno de mostrar que o que prometeram e a qualquer custo tem que ser provado. Eu contrariei essa lógica. Sempre defendi a fiscalização, o respeito às regras. Acho que foi essa a diferença.
4 pitacos:
ESCLARECIMENTO PARA O BEM DA VERDADE:
Em 2005 não houve redução de mortes em relação ao ano anterior.
Em 2005 o que houve de fato foi uma mudança na metodologia estatística adotada pela Prefeitura de Maringá que deixou de contar os óbitos ocorridos após o trigésimo dia do acidente. Desta forma 40% dos cadáveres foram ocultados.
Um povo mal-educado como o nosso só entende uma linguagem: a da multa. Só com muita multa vai se amenizar um pouco a violência do trânsito maringaense. O resto é conversa fiada.
Essa campanha atual terá um efeito prático muito pequeno. O pior é que todos lá na prefeitura sabem disso, mas ela é feita para possibilitar a distribuição de dinheiro para os amigos, através da confecção de faixas, adesivos, camisetas, veiculação de propaganda, etc.
Nessa gestão tudo é motivo para se fazer uma campanha e dá-lhe gastos.
Acho que essa é a forma encontrada para saldar alguns compromissos de campanha.
ERRADO, MENTIRA!!!A metodologia não foi alterada a partir de 2005!!! A Setran, já vinha adotando-a " desde a administração anterior!! Não foi alterado nenhum critério ou regra. E se isso tivesse acontecido eu não esconderia. Como você faz, escudado no anonimato. Mais uma vez identifique-se que faremos uma discussão honesta e transparente, Já propus isso mais de uma vez! É fácil falar sem assumir as inconseqüências ou tentar provar competência.Confirmem isso na Setran e na Policia Militar, tenho certeza absoluta que estarão aberto para qualquer um confirmar isso. Você, escondido atrás do anonimato, covardemente, tenta desmerecer o trabalho feito e estatisticamente comprovada. Faça junto com um técnico isento de qualquer motivação política ou pessoal uma auditagem no programa e trabalho de levantamento estatístico dos acidentes, e depois retorne para aqui, demonstrar que estou mentindo!!!
Mais uma vez, Sr(a) Anonimous Infimus Covardaes, aceite meu desafio, A BEM DA VERDADE!!!
ô anonimo das 00:09, vc não ta confundindo, não? Eu li que o aumento de 40% foi de 2003 para 2004. Então a mudança dessa metodologia foi nesses anos, não. Só que em vez de diminuir, aumentou! alguem da adminstração da epoca podia esclarecer isso.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.