27.12.06

Em São Paulo, vendas crescem quase 6%

Da Folha de S. Paulo (para asssinantes):

As operações de compra à vista, ocorridas na véspera do Natal, surpreenderam os varejistas e ajudaram a "derrubar" as previsões menos otimistas do comércio para o período mais importante do ano. Na capital paulista, de 1º a 25 de dezembro, as vendas parceladas e com pagamento no ato subiram 5,7% em média em relação ao mesmo período de 2005, disse ontem a ACSP (Associação Comercial de São Paulo). A expansão de 5,7% aconteceu em cima de uma alta de 4%, ocorrida no Natal de 2005.
Em Curitiba, o aumento nas vendas foi de 9% em relação ao ano passado. Aqui.

1 pitacos:

Anônimo,  11:23  

Foi o que eu disse em um "post" anterior. As vendas crescem pois, existe mais dinheiro no mercado, mais barato devido a queda gradual dos juros, a queda do risco país e, consequentemente, isso aumenta o consumo, gerando mais produção ou importação, que gera mais emprego, renda... etc. etc. etc. Isso é a lei da economia, não pertence a partido A, B ou C, é regra. A política econômica tende a concertar os excessos, a exemplo de inflação por demanda, o que não é o caso, mas, se fosse, a tendência seria de aumentar os juros, tirando o dinheiro do capital produtivo para o capital especulativo novamente. Nisso o BACEN errou a mão no ano passado e nesse ano. A taxa real era para ser em torno de 6% anualizada, e a nominal em torno de 10%. Hoje terminaremos com taxa de 13,25 nominal e real de 10%. Baixa, mas, ainda alta em relação as taxas praticadas por nossos concorrentes diretos.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima