16.12.06

Boa notícia

Rudá Ricci, do Instituto Cultiva, está exultante com o impacto da Escola da Cidadania por aqui.
Ele conta: "Em Maringá, os monitores (que são todos de Maringá) receberam elogios de presidentes de conselhos e conselheiros até mesmo que fazem oposição ferrenha ao prefeito. Utilizamos um método e um princípio que impede qualquer apologia partidiária e respeita a produção coletiva dos cursistas.
O impacto externo foi também muito significativo. O jurista Fábio Konder Comparato estará presente, em 2007, em Maringá, para ver de corpo presente a escola. Ele nos solicitou formalização de parceria com a Escola de Governo da USP para instalarmos as escolas em vários estados do país. A grande Santiago, no Chile, está solicitando a implantação da escola em Talca, Santiago e El Bosque. Na primeira semana de fevereiro, estarei lá para acertarmos detalhes. Sorocaba (SP) formalizou a solicitação de implantação da Escola em 2007. A Pastoral do Menor solicitou uma escola desta natureza para jovens em todo o país. O Orçamento Participativo de Recife também formalizou contrato conosco. O governo de Porto Alegre iniciou contatos para efetivarmos a Escolano próximo ano. Na Bahia, Lídice da Mata solcitou uma escola, voltada para formação de dirigentes do PSB.
Enfim, acho que Maringá tem que se orgulhar por dar o start de um movimento de construção de mecanismos permanentes de fortalecimento de processos participativos, não apenas eventuais ou espetaculares, mas com base teórica, com formação contínua (que é o que dá realmente poder, ou empoderamento social).
Em março, Yves Cabannes, da Universidade de Londres e principal assessor da Rede URB-AL (que apóia ações de gestão participativa na América Latina, a partir de fundos da União Européia) estará em Maringá para estudar a escola. Ele ficou entusiasmado com os relatos e documentos que narram a metodologia que empregamos em Maringá".

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima