15.11.06

Mosaico (quarta)

Retrato 1
A situação na delegacia de polícia de Sarandi parece ficção de terror. Num prédio que deveria abrigar 36 pessoas existem hoje 170 presos, entre homens, mulheres e até crianças – quase 5 vezes mais que a capacidade.
Até gente acostumada a cobrir o setor policial não consegue achar palavras para definir a situação.

Retrato 2
Em Sarandi, o espaço originalmente destinado ao solário hoje serve de depósito de humanos. Tem pessoas dormindo em pé e no chão ao lado da boca do esgoto.
A situação é de revoltar qualquer cristão.

Retrato 3
A imprensa está cansada de denunciar, os políticos não levam a sério, a Justiça parece ausente.
As autoridades, inertes frente ao problema, deveriam agradecer aos presos cordatos de Sarandi que até agora não promoveram uma super-rebelião, com direito a sorteio de mortos, como já se viu em outras cadeias do país.

Retrato 4
De outro lado, temos no pátio da Receita Federal de Maringá uma superpopulação de veículos apreendidos, principalmente caminhões e ônibus usados em atos criminosos.
As autoridades, claro, estão providenciando um novo pátio – já que o atual está abarrotado com 66 veículos. Já os seres humanos...

E assim vai
Vejam como o tempo passa: em setembro último fez um ano que o ouvidor do município, José Fugii, ficou de dar uma informação à coluna.
Ele disse que em cinco minutinhos ligava.

Aos navegantes
O promotor José Aparecido da Cruz recuperou o notebook que foi danificado por ocasião do sério acidente em que se envolveu, mês passado.
Não perdeu nenhum arquivo.

Cena maringaense
Ontem, na esquina da Piratininga com Joubert de Carvalho, no Centro, a calçada estava repleta de lixo – parte dele acabou sendo revirada e espalhada por catadores. O caminhão de lixo passava todos os dias, mas não segunda-feira não apareceu.
Na prefeitura informaram que os caminhões da coleta estão quebrados.

Mais lixo
Está marcada para amanhã a licitação para privatizar 50% da coleta do lixo da cidade. Pra variar, mais uma envolvida em polêmica.
Por duas vezes empresas interessadas em participar da licitação tiveram que recorrer à Justiça, dadas às exigências atípicas do edital.

De novo
O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB) vai tentar de novo uma vaga no Tribunal de Contas da União.
No ano passado, o relator da CPI dos Correios perdeu a indicação.

Tratamento
O blog do colunista fez enquete sobre o tratamento que o novo governador dará a Maringá.
A maioria (47,70%) acha que o governador não tratará Maringá como ela merece. Já para 32,89% tudo vai depender do trabalho dos políticos locais.

Mês pesado
O peemedebista Paulo Roberto Jardim Nocchi, ex-prefeito de Doutor Camargo, desse jeito entra para o Guinness.
Só neste mês foram publicadas três condenações suas por improbidade administrativa. E olha que somente hoje chegamos ao meio do mês.

Câmara 1
À medida que a população tomar conhecimento dos pré-candidatos a presidente da Câmara Municipal de Maringá, esse queijo esburacado de escândalos, é bom que ela cobre de cada um deles a posição sobre vários assuntos.
Interessa ao eleitorado saber, por exemplo, quais deles assumirão em público a necessidade de redução do alto número de cargos comissionados no Legislativo – proporcionalmente, um dos maiores do país.

Câmara 2
Os CCs cresceram como erva daninha na Câmara Municipal de Maringá para atender projeto político de um ou outro vereador, fazendo dos cargos moeda de troca por votos na hora da eleição da mesa executiva.
Por causa disso cresceu tanto o número de cargos de confiança que na última eleição a moeda de troca mudou – e daí se conheceu, mesmo que tardiamente, a compra dos laptops.

Estudos
Uma nova e grande rede de farmácias – muito forte - estuda se instalar em Maringá.
Também, aqui quase não tem farmácia...

Natal
Hoje tem mutirão para arrecadar alimentos não perecíveis para a Campanha do Natal Permanente de LBV, que atenderá milhares de famílias em situação de risco social neste Natal em todo país.
A ação será realizada no Jardim Alvorada a partir das 9 horas, em parceria com o Tiro de Guerra.

Conseqüência
Há uma suspeita de que o relacionamento entre Silvio II e Carlos Roberto Pupin, passadas as eleições estaduais, não será mais o mesmo.

Muda
É quase batata: o relacionamento entre o governador Requião e Silvio II também muda a partir de 2007.

Briga de foice
Apesar de proibidos por lei, os mototáxis continuam trabalhando em Maringá.
A concorrência entre eles é grande: usam até rádio-comunicador para “atravessar” na busca de passageiros.

Trova
Nos momentos de tristeza
o silêncio é tão intenso
que a solidão, com certeza,
escuta tudo o que eu penso...
(Izo Goldman)

4 pitacos:

Anônimo,  12:50  

Ao longo de 2006 o problema do lixo se agravou na cidade...
nunca tínhamos visto tanto lixo espalhado pelas ruas como tem acontecido ...

O lema é deixar bem ruim para justificar a privatização...

Acorda Maringá !!!

Anônimo,  18:14  

Mesmo faltando dinheiro, pois ele está sendo gasto em propaganda desnecessária, é possível colocar os caminhões de lixo em funcionamento. Basta ter um administrador competente.

Que turma ruim esse prefeiteco tem!

Anônimo,  22:31  

Quem mora em Maringá deve estar se acostumando com toda esta sujeira nas ruas!
Quer ver a realidade mais feia, um maringaense como eu que trocou Maringá por uma cidade limpa, jardinada e bem iluminada, quando fui até aí nas eleições me assustei com tanto abandono. Parece que a cidade não tem mesmo prefeito, é sujeira, é escuridão nas ruas, é buracos nas vias, é matagal nos canteiros centrais. É vergonhosa esta pífia gestão, se podemos chamar isto aí de gestão.

Dirlei Henriques
Guarapuava- Pr

Anônimo,  09:39  

Henriques é gestação de 48 meses.
O lixo vai continuar, pois esta tudo abandonado, veja bem todos os bairros e centro, não tem calçadas, é só buraco, matagal...
bom dizem que a empresa que irá ganhar esta licitação do lixo é a antiga SOTECOL, para bom entendedor maia basta. só mudou o nome.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima