11.7.06

Se eu fosse o prefeito!

Por VALCIR MARTINS:

Críticas têm sido feitas ao prefeito Silvio Barros acusando-o de falta de habilidade para evitar e depois para acabar com a greve dos servidores.
Criticar é fácil.Mas o que faríamos se estivéssemos no lugar do Prefeito? Está claro que não é possível conceder o reajuste solicitado pelo Sindicato. Então? O que fazer?
Se eu fosse o Prefeito, Evangélico que é, uma pessoa que certamente pauta sua conduta dentro dos princípios Cristãos, e aqui não importa que seja católico, protestante, espírita ou de qualquer religião, procuraria nos Evangelhos o caminho para a solução do impasse.
Despiria-me de qualquer sentimento de orgulho, vaidade, mágoa, ressentimento, vingança e sentaria com os representantes dos grevistas. Pediria desculpas (perdão) por eventuais colocações ofensivas a todos os envolvidos e os mal entendidos, assim como perdoaria as ofensas recebidas (Reconciliai-vos o mais depressa possível com o vosso adversário, enquanto estais a caminho........(Mateus)
Demonstraria, abrindo as contas da Prefeitura, o quanto é possível dar efetivamente de aumento, dentro da lei. Como medidas para melhorar a situação dos servidores mais carentes, aqueles que ganham o mínimo, proporia a criação de um grupo de trabalho, com a participação dos sindicalistas, para apurar se todos já recebem os benefícios sociais dos governos federal, estadual e municipal, tais como bolsa escola, vale gás, vale leite, tarifas sociais da Copel e Sanepar e outros, de modo que a renda efetiva possa melhorar.
Sugeriria outro grupo de trabalho para apurar o número ideal de servidores e elaboração de um Plano de Cargos e Salários que permitisse a acessão funcional pelo mérito. Criaria programas de incentivo a melhoria dos níveis de escolaridade, através de convênios com Estabelecimentos de ensino, que propiciasse que todos os servidores tivessem a oportunidade de concluir até um curso superior.
Apresentaria um projeto reduzindo ao mínimo os cargos em comissão a serem preenchidos por pessoas de fora dos quadros efetivos, cerca de 20 a 30, para nomeação de Secretários e Assessores em postos estratégicos ,e por critérios técnicos, especialmente na Controladoria. Todos os demais seriam preenchidos por funcionários de carreira, supondo que existam qualificados em número suficiente, escolhidos por mérito nos próprios setores, através de seleção interna, assim como ocorre em grandes empresas estatais, por exemplo. Os valores economizados serviriam para melhorar os reajustes.
Sugeriria que a Câmara Municipal fizesse o mesmo, reduzindo para 30 o número de assessores, ou seja, dois por Vereador e mais 10 a serem lotados na Presidência. Do mesmo modo, os valores economizados com repasses ao legislativo seriam utilizados para atender as reivindicações.
Iniciaria uma campanha para melhorar a arrecadação do município, pedindo o adesão dos funcionários, combatendo a inadimplência e a sonegação de impostos municipais. Assim quando maior for a arrecadação, maior a capacidade do município de conceder os reajustes que se considere justos.
Se o Sindicato não concordasse com tudo isso estaria provado que o movimento grevista era realmente para desestabilizar a administração.

(*) Valcir José Martins, administrador, Maringá- PR

10 pitacos:

Anônimo,  08:40  

Valcir, gosto muito dos seus textos e fico feliz que o Rigon abriu espaço a você também. Nele (texto), só vejo um problema onde você coloca ¨...Está claro que não é possível conceder o reajuste solicitado pelo Sindicato...¨. Não tem nada claro nesse sentido, até porque, até onde se sabe, a administração anterior tinha em torno de 100 CC´s e o mesmo tanto em FG´s se não me engano (saiu no odiário a época) comprometendo algo em torno de 42% da arrecadação com salários. Ora, a lei diz que a folha não pode ultrapassar os 54% (se não me engano). Daí a pergunta que não quer calar: Onde estão os 12%? Nos cc´s e FG´s que o PP contratou, ou seja, inchou a máquina com cargos de confiança para pagar promessas de campanhas com seus aliados, mesmo prometendo em campanha (para a população que o elegeu e paga tudo isso, inclusive você) que reduziria os cc´s e que o PT tinha 800 cargos (lembra-se?). O problema não é de humildade da alma por parte do prefeito e os seus e sim de SACANAGEM pura mesmo. Está sendo pago, e bem pago, para resolver os problemas e não sacanear e dar uma de avestruz, enfiando a cabeça no buraco para ver se o problema se resolve sozinho. Se tem uma coisa que não está clara é essa administração e seus números mentirosos. Abraços.

Miguel (Economista, Consultor).

Anônimo,  09:22  

Tem um problema: se fosse evitar a sonegação e combatê-la será que os amigos empresários não estariam entre os sonegadores? Afinal , seu irmão é suspeito de...sonegação!

Anônimo,  12:52  

Valcir concordo com o que você escreveu, só não acho correto jogar a culpa dessa greve toda na administração, essa diretoria do sindicato, mesmo antes de deflagrar a greve, eles já ofendiam o Prefeito copiosamente, é só procurar os jornais da cidade e os boletins deles, que está lá, ofensas e mais ofensas. Se você deve p/mim, e antes mesmo de te cobrar, eu já chego gritando aos quatro ventos que você é bandido, vadio, etc..., será que você vai pagar sorrindo?
Grevista sem salário

Anônimo,  19:09  

Para o anônimo das 12h52min:
GREVISTA SEM SALÁRIO você não é mesmo!!!
Todo servidor que estava na greve, acompanhou ela toda e tem o maior respeito pelo sindicato, sua diretoria (incluindo a presidente) e pelo comando de greve.
Você, com certeza é um cc (minúsculo mesmo, já que um dos fatos de não termos reajuste é você).
Outra coisa, quem dizia as palavras vadio, bandido é o senhor prefeito quando se referia a cada servidor na greve. Como se fazer greve não fosse o direito de qualquer trabalhador. E chamava os que estavam "trabalhando" (alguns estavam nas creches em 30 cuidando de meia dúzia de crianças) de DEDICADOS.

Anônimo,  19:41  

Valcir

Quantas idéias inteligentes!!!

Pena que você não é o nosso prefeito !

Muitas tristeza e sofrimento poderiam ter sido evitados, apenas com diálogo !

È pena que o prefeito perfeito não saiba dialogar !!!

Anônimo,  19:45  

Valcir

Por que você não envia estas idéias para o prefeito perfeito ?

Quem sabe ele acata algumas delas, só acho muito difícil que acate aquela que sugere diminuição dos CCs e FGs, isto só ocorrerá se o ministério público determinar, pois ele mesmo não vive dizendo que só age dentro da lei ?

Anônimo,  21:47  

Valcir, sinceramente, talvez por alienação, não sei quem é bandido e quem é mocinho (!!??) nessa situação, mas, o fato é que, infelizmente, se voce "fosse o prefeito", provalvelmente essas suas posições, embasadas no melhor dos manuais, os Evangelhos, seriam tão açoitadas que não sei se voce teria forças para suportar. De qualquer maneira, é louvável ver pessoas que ainda creem que o "bem" legado dos Evangelhos de Jesus Cristo pode fazer fundamental diferença. Pena que a maioria não pensa assim. Abraços.

Gilberto.

Anônimo,  22:22  

VALCIR VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS,PELA SUA COLOCAÇÃO,EM BREVE HAVERÁ NOVIDADES.

Anônimo,  10:32  

"...Se eu fosse o Prefeito, Evangélico que é..."

Metade da bancada evangélica do Congresso Nacional compõe a famosa lista de políticos (sanguessugas) que desviaram verbas públicas federais no caso das ambulâncias.

Se ser evangélico é isso...

Tem mais: Os grevistas solicitam pacificamente um reajuste baseado em reposições salariais que deixaram de serem pagas aos funcionários públicos municipais e não "aumento salarial"! Se entrarem com uma Ação na Justiça, certamente ganharão.

À exemplo da "Trimestralidade" que deixou de ser paga pelo irmão do atual Sindata. E isso vai custar ao povo de Maringá, mais de 100 milhões de reais.

Anônimo,  14:56  

Vadios, bandidos, prostitutas, sapatões,quadrilheiros são alguns dos adjetivos utilizados pelo prefeito perfeito e sua prestimosa equipe ao se referirem aos grevistas!!!

Isso lhes renderá algumas centenas de processos por calúnia e difamaçaõ!!!

Como se importam com a opção sexual das outras pesoas, lembram-se de que disseram que José Clàudio era gay ?

Quanta ignorãncia !!!

E viva o preconceito !!!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima