3.5.06

A análise de Assis

O comentário sobre a manchete do Hoje ("PC identifica acusados de roubarem caminhões") deu pano para manga. A seguir, o que disse o grande A. A. de Assis:

PC identifica... (identifica o quê?) Identifica os acusados... (que acusados?) Os acusados de roubarem caminhões. Isto é: os acusados de terem roubado os caminhões. Ou ainda: as pessoas que foram acusadas de terem roubado...
No caso, a flexão do verbo no infinitivo é facultativa. Pode ser:
- identifica os acusados de roubarem...
ou:
- identifica os acusados de roubar...
Trata-se de uma construção sintaticamente complicada, mas os gramáticos, pelo menos em maioria, vêem aí um caso de concordância facultativa, ou seja, o autor escreve do jeito que mais lhe agrade.

2 pitacos:

Anônimo,  11:59  

Com todo o respeito ao A A de Assis, ele fez como tucano, jogou de todos os lados, mas quanto a manchete do jornal Hoje, na minha pobre opiniao nao cabe outra forma do verbo a nao ser ROUBAREM, pois se refere aos ladroes, ou aos caminhoes, portanto acho que nao cabe singular.

Anônimo,  12:18  

Cortem a frase pela metade: "Acusados de roubarem" não existe. Existe "Acusados de roubar". A regrinha é clara sobre o infinitivo.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima