29.4.06

O dia em que tentaram matar Brizola

De Francisco Alves Filho na IstoÉ:

– Vamos matar o Brizola.
Entreouvida no diálogo de dois policiais militares do Batalhão de Operações Especiais
do Rio de Janeiro, a frase causou impacto – e foi seguida de várias outras, reveladoras de
um minucioso plano traçado dentro do Bope para eliminar o então governador Leonel Brizola (1922-2004). “Já temos os mapas dos deslocamentos diários dele”, argumentou o
policial que tentava convencer o colega a participar do plano. Dizia que se tratava de uma operação coletiva, com a qual “a nata do Bope” estava de acordo. O motivo alegado para a conspiração era a suposta ordem dada pelo governador para que a polícia deixasse de subir morros atrás de traficantes. Uma reunião para esquematizar o ataque chegou a ser feita. A idéia só foi abortada por um golpe da sorte. O relato dessa história inédita está no livro Elite da tropa (Objetiva, 315 páginas, R$ 37,90), escrito a seis mãos pelo antropólogo Luiz Eduardo Soares e os ex-oficiais do Bope André Batista e Rodrigo Pimentel. Inspirando-se em fatos reais, mas valendo-se de nomes e locais fictícios, os autores conduzem o leitor a um impressionante mergulho no cotidiano de violência e corrupção da Polícia Militar fluminense.

5 pitacos:

Anônimo,  14:00  

A elite do BOPE, é? imagino como funciona essas "elites" no Brasil, foi a "elite" da policia paulista que foi prender o sequestrador da filha do Silvio Santos no Flat e dai podemos imaginar o resto da historia tao encoberta ate hoje, de "elites" em "elites" que o Brasil esta "elitizado".

Anônimo,  14:39  

O que há? Algum problema de interação involuntária de matérias? Confesso que não entendi nada no final...!!??

Anônimo,  20:02  

Alckmim e Garotinho levaram a policia de Sao Paulo e Rio de Janeiro ao topo das piores policias do Brasil, mas tambem nao devemos nos orgulhar da policia do nosso estado, pois existem por esse Brasil afora muitas policias melhores que a nossa. Alias sugiro ao jornalista que publique um ranking da violencia policial no Brasil.

Anônimo,  21:00  

Eles nao se poriam com o Brizola, nem a Globo que era e é mais poderosa que esses individuos, conseguiu vencer o velho e nacionalista Brizola

Anônimo,  23:05  

Leio na tribuna da imprensa que o Capitao Andre foi intimado pelos seus superiores e tem passado por constrangimentos pelo fato de ter ajudado a escrever o livro denuncia. O Luis Eduardo Soares teve que viver um pouco fora do Brasil para preservar sua vida, agora o Capitao esta com sua vida em risco, e fatalmente se os tempos nao mudarem rapidamente ele devera ser executado por ter escrito o livro. Tomara que os tempos estejam mudando em nosso pais, e policias bandidas sejam contidas pelo estado de direito, o que acho muito dificil. Espero e peço a Deus pela vida do bravo oficial.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima