A cara do governo municipal
O produtor de vídeo Moracy Jacques Júnior é o novo presidente do Conselho Municipal de Cultura. Em entrevista a Fábio Massali, de O Diário, Júnior, que trabalhou na campanha de Silvio II em 2004 (segundo turno) e dirige o prefeito nos comerciais de televisão, mostra sua sinceridade: diz que não se considera um artista e nem uma pessoa com grande atuação cultural, que nunca tinha ouvido falar do Conselho e que desconhecia a Lei de Incentivo à Cultura.
Esta é uma das perguntas:
A sua empresa foi quem produziu a campanha do prefeito Silvio Barros. Como será ser presidente de um conselho que tem como função fiscalizar uma das áreas de um cliente de vocês e um cliente importante?Leia a entrevista na íntegra aqui (para assinantes).
A função do Conselho não é só fiscalizar e criticar, é ajudar. Dar opinião, sugerir e também tem esta parte necessária que é a crítica. Eu conheço o Sílvio desde antes de ser prefeito, conheço a forma de trabalho dele e sei que ele divide as coisas. O Júnior é presidente do Conselho de Cultura? É, mas também tem vezes que vou produzir um comercial oficial da prefeitura e eu vou dirigir o Silvio, que sou diretor. A gente tem que ser profissional. Se você pega alguém que queira trabalhar contra o prefeito, ele vai trabalhar contra a prefeitura, vai trabalhar contra a secretaria, automaticamente vai trabalhar contra a cultura também. Eu não estou dizendo que eu vou trabalhar a favor. Esta questão é importante. Muita gente vai dizer: o cara trabalhou com o Silvio na campanha, só que a gente tem que ser profissional o suficiente para dividir as coisas. O lado pessoal, o lado de ideologia política e o lado que você tem que cobrar. Eu acho que fica mais fácil para mim tendo amizade com o prefeito, porque se eu tenho problema com a Secretaria de Cultura, eu vou, bato na porta do gabinete e digo: Silvio, tem alguma coisa errada. Essa também é função do conselho. Eu acho que fica mais fácil. Não me sinto constrangido de estar no Conselho sendo amigo do prefeito e acho que vai ajudar.
6 pitacos:
É o fim do mundo
Não conheço as atribuições do Conselho Municipal de Cultura, mas que tal fazer uma comparação com o Conselho Municipal de Saúde.
O Conselho Municipal de Saúde tem a finalidade de Controle Social, isto é, garantir que a sociedade acompanhe, fiscalize e controle as atividades e os recursos financeiros que o executivo aplica na área.
Antes da Gestão do PT, o secretário municipal de saúde éra o Presidente do Conselho. Atendendo a lógica da democracia, do bom senso, da ética e um monte de outras questões o Paulo Donadio, primeiro secretario de saúde da gestão anterior, abriu para que o cargo fosse ocupado por um membro do conselho que não fizesse parte da Secretaria de Saúde.
Uma pergunta, Qual a legitimidade do Conselho Municipal de Saúde para fiscalizar a Secretaria de Saúde sendo o seu presidente o seu Secretario de Saúde? ou em outro exemplo, sendo o Presidente um Dono de Hospital com vários contratos com a Prefeitura.
Em ambos os casos não haveria isenção alguma, o que com certeza denegriria a imagem do conselho.
Mas que cara de pau.
"denegriria", denegrir, mulatas, etc. Temos que nos policiar e parar de nos utilizarmos de paravras injuriosas como essas.
Para o anônimo das 14:48: Consulte o Aurélio para ver o significado de DENEGRIR:
V. t. d.
1.Tornar negro, escuro; enegrecer, escurecer:
2.Fig. Macular, manchar:
3.Fig.Desacreditar,desabonar,infamar:
C.A.F, das 17:10 - não basta consultar, tem que entender.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.