Mosaico (domingo)
Cúpula
O primeiro grande evento do PMDB maringaense, sob a batuta de Gilberto Pavanelli, está marcado para o próximo dia 27, às 19h, na câmara municipal.
Trata-se, segundo o convite, do Encontro dos Prefeitos, Vereadores, Membros dos Diretórios Municipais e Dirigentes do PMDB na Região da Amusep.
Lapso
O convite do encontro de nome comprido vem em nome do “diretório do PMDB de Maringá” – que é algo inexistente.
O correto seria comissão executiva provisória.
Cabeça brilhante
Ao evento estará presente o secretário-geral do PMDB paranaense, Luiz Cláudio Romanelli, o homem que dissolveu o diretório e é, como Pavanelli, uma paroxítona pré-candidata a deputado estadual.
Microfone
O jornalista Ronaldo Nezo, um dos caras mais equilibrados que conheço, recebeu convite para ser o substituto de Marçal Siqueira na CBN Maringá.
Seria uma grande conquista, mas o homem anda sendo muito paquerado profissionalmente.
NÃO
Apesar de o paço municipal possuir o Hélio Moreira, a Secretaria da Mulher quis realizar um encontro no plenário da câmara municipal.
A direção do Legislativo negou, alegando medida de economia.
SIM
Interessantemente, a mesma câmara cedeu suas instalações como que o PMDB do P (Pavanelli) realizasse seu encontro, no dia 27.
Expectativa
É aguardada para este início de ano a sentença da 1ª Vara Criminal a respeito do rumoroso caso envolvendo a Santa Alice Loteadora, de Arapongas, um vereador, um ex-vereador e funcionários do Legislativo.
Todos os depoimentos foram tomados.
Parecência
O caso da Santa Alice, sobre a denúncia de pagamento de propina para o destombamento do prédio da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, juridicamente faz lembrar o propalado Mensalão.
Há indícios, mas ninguém assumiu ter recebido.
Mizifio
Houve um tempo em que a câmara municipal recebeu uma “lavagem” na calçada.
Hoje, seria mais interessante um grande descarrego.
Compensação
As reclamações, de vereadores e funcionários do Legislativo, são muitas.
Vão da falta de água filtrada a papel ofício, passando pelo corte das diárias. A “economia” é para compensar o dispêndio com os laptops fora de linha e com os tripés bicaros. A questão é a socialização do prejuízo e a individualização do lucro.
Especial
Leo Júnior grava esta semana entrevista especial com o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB), de Umuarama, relator da CPI dos Correios.
Vai ao ar no próximo dia 19, na TV Maringá (Band).
É, Maringá...
Os lotes de 200 metros quadrados para as novas casas populares ainda engasgam entre as pessoas que defendem a manutenção do planejamento urbano de Maringá.
Sem contar que em Presidente Prudente (SP), que não foi planejada, o menor lote é de 220 metros quadrados.
Novo endereço
A Autovidros Saveiro, de Mário Hossokawa, está de endereço novo há pouco mais de uma semana.
Continua na Vila Operária, só que agora na avenida Brasil 1.196 (no final da penúltima quadra antes da praça Souza Naves).
Crescente
Há uma expectativa na Assembléia Legislativa: quantos projetos propondo títulos de cidadania honorária e benemérita serão apresentados neste ano pela deputada Cida Barros?
Em 2003, foi um (Ricardo Alves da Conceição); em 2004, outro (Waldemar Alegretti); em 2005, quatro (Jefferson Nogarolli, Ariovaldo C. Paulo, Antonio Facci e Pedro Joanir Zonta).
Confiança é isto
Umberto Crispim está crente na convenção do PMDB.
Tanto que já circulam adesivos com o nome da chapa, “Governador Roberto Requião”.
Pista
Se o Ministério Público quiser mesmo saber se existe assessor que devolve dinheiro a vereador, lembra um leitor, basta convocar um rapaz, ex-funcionário da câmara, chamado Xaxá.
Cultura
O ministro da Cultura interino, João Luiz Silva Ferreira, baixou portaria prorrogando o prazo de captação de projetos audiovisuais (até 31 de dezembro deste ano).
Entre eles, o Festival de Cinema de Maringá, de Pery Vianna Cavalcanti – o Pery Di Canti.
Precisão
Segundo o secretário de Planejamento, Guatassara Boeira, o empréstimo de R$ 10 milhões (para o qual a prefeitura obteve autorização da câmara semana passada) servirá, entre outras coisas, para a construção de um centro de educação infantil no distrito de Iguatemi.
É de se estranhar. “Não tem porquê”, comentou um ex-secretário. “Dá pra fazer com os 25% destinados à educação ou o dinheiro do Fundef. O município não precisaria se endividar”.
Pra se pensar
A educação recebe limpos 25%, verba carimbada. No governo anterior viam-se reformas e ampliações de escolas de alto nível, não se pode negar.
No primeiro ano da gestão Silvio II não se construiu uma escola nova nem houve uma reforma de nível, e gastaram-se os mesmos 25% em 2005? É de se pensar...
____________________________________________________________________________
TODOS POR UM
Os três presidentes sul-americanos repetem o gesto dos deputados (e ex) pela região. No fundo, todos gostam de botar uma mãozinha sobre a outra.
____________________________________________________________________________
VIZINHANÇA
O Tribunal de Contas da União investiga a compra, pela Polícia Federal, de R$ 5,1 milhões em armas do escritório da Glock no Uruguai, paraíso fiscal. Está na IstoÉ desta semana, de onde foi extraído o fac-simile acima. A curiosidade: o escritório da Glock, austríaca, é vizinho ao de uma offshore que pertence a um empresário maringaense (que se acha), na plaza Independencia, em Montevideo. A offshore possui um badalado imóvel na Zona 2, palco de várias festas, inclusive com a presença de políticos.
____________________________________________________________________________
EM PASADENA
O professor Luiz Alexandre Rossi, imortal maringaense, já está devidamente instalado em Pasadena (próximo a Los Angeles), nos Estados Unidos, onde chegou há duas semanas. Vai ficar com a família por lá durante um ano, realizando pesquisas de pós-doutorado e escrevendo mais um livro.
____________________________________________________________________________
CULTURA INÚTIL - PLUS
• Até a invenção das escovas de dentes, as tribos do Alto Nilo empregavam como dentifrício excrementos de vaca queimados e reduzidos a cinza. Na corte francesa se usava uma escova com crina de cavalo e outros animais.
• Havia tantos escultores na Roma antiga que esta chegou a ter tantas esculturas quanto habitantes. Foram estes artistas, e em menor medida os pintores, que deram impulso definitivo aos estudos de anatomia. Queriam conhecer o corpo para representá-lo em toda sua beleza.
• Desde a antigüidade o homem teve graves problemas digestivos, especialmente por comer alimentos crus. Os primeiros remédios naturais contra os ardores do estômago foram a menta e o leite; o primeiro antiácido é de 1931, as pastilhas Alka-Seltzer.
• Os cabides de madeira foram inventados pelo presidente norte-americano Thomas Jefferson, porque os ganchos, usados até então, maltratavam sua roupa.
• A guerra mais curta de toda a história aconteceu em 27 de agosto de 1896, quando se enfrentaram a Grã-Bretanha e o sultanato de Zanzibar. Durou exatamente 38 minutos.
• A pessoa que mais sangue doou no mundo foi o australiano James Harrison. Num total de 804 sessões ele doou 480 litros. Ele começou sua cruzada após ter sido salvo por uma transfusão de sangue.
• Na versão cinematográfica de 1976, o King Kong em escala real foi montado com 20 mil rabos de cavalos argentinos.
(Fonte: Histórias Extra-ordinárias/Peluche)
____________________________________________________________________________
DISCO VOADOR
Ademar Gevaerd é reconhecidamente um dos maiores especialistas em OVNIs do país. Edita a revista Ufo e na foto aparece dando entrevista para o Fantástico, em Brasília. Gevaerd começou aqui, onde ainda tem família residindo. Fiz muita matéria com ele.
____________________________________________________________________________
CAMPANHA PELA TRANSPARÊNCIA NA PREFEITURA DE MARINGÁ
Neste domingo faz 25 dias que o site da Prefeitura Municipal de Maringá está fora do ar,
"em desenvolvimento"
1 pitacos:
Por falar em transparência, aquele prédio que queimou na esquina da Getúlio Vargas com a Rua Santos Dumond está sendo reformado.
Não tem alvará de licensa para tal.
Pelo menos é o que me disseram.
Mas, se tem, está errado, pois o prédio não poderia suportar qualquer tipo de reparo, por colocar em risco as pessoas.
Ou, o departamento de engenharia da prefeitura ficou louco.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.