23.1.06

Missão da União Européia chega e pode rever embargo à carne brasileira

A informação é do Valor Online:

Uma missão veterinária da União Européia inicia esta semana visitas a propriedades rurais e a frigoríficos nos Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná, onde o Ministério da Agricultura confirmou a ocorrência de focos de febre aftosa em outubro passado. A visita está sendo bastante aguardada porque a expectativa é de que a partir dessas vistorias a União Européia possa rever o embargo às importações de carne bovina dos Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. O bloqueio foi imposto após a confirmação dos focos.
De acordo com o Ministério da Agricultura, o objetivo da missão é verificar o trabalho que está sendo feito para a erradicação dos focos e as condições de certificação. A missão, que vai até dia 3 de fevereiro, também irá visitar o laboratório de diagnósticos (Lanagro) de Porto Alegre.
Segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Jorge Caetano, a missão irá vistoriar as áreas onde foram registrados focos no Mato Grosso do sul e no Paraná.
Ele informou ainda que o Ministério da Agricultura, técnicos da Secretaria de Agricultura do Paraná e do Panaftosa estão analisando os resultados da sorologia de duas mil amostras de material coletado em propriedades onde havia suspeita de aftosa nos municípios paranaenses de Amaporã, Grandes Rios, Loanda e Maringá. Em dezembro, o Ministério confirmou a ocorrência de foco em São Sebastião da Amoreira, também no Paraná.
Caetano não informou se houve testes positivos e disse que os resultados têm de ser " analisados em conjunto " . Ele afirmou que é preciso avaliar o " percentual de positividade " , que leva em conta fatores como faixa etária dos animais, tamanho do rebanho e vínculo epidemiológico com o primeiro foco no Mato Grosso do Sul.

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima