27.12.05

Mosaico (quarta)

Efeito Cruz
Estão construindo uma nova sala, na parte térrea da Câmara Municipal de Maringá, e nela estão colocando duas escrivaninhas.
Uma delas, ao que consta, será ocupada pela mulher de um vereador, que, nomeada, nunca apareceu para trabalhar.

Opinião 1
Willy Taguchi, presidente do PMN do Paraná e comentarista político, ficou surpreso com a entrevista de Silvio II, onde o prefeito aponta algumas dificuldades como as principais deste seu primeiro ano no cargo.
Entre as dificuldades listadas por ele estão abrir o portão do Parque do Ingá e a calçada do paço municipal.

Opinião 2
“A sinceridade do prefeito expõe o peso que ele dá aos problemas”, observou Willy Taguchi.

Vídeo
O presidente do PMN, que comenta às sextas-feiras na RIC/Record, vai aparecer mais no vídeo.
Os comentários também irão ao ar às quartas-feiras, às 12h15.

Morte anunciada
O Saop desaparece aos 32 anos de idade.
Em 1973, na gestão Silvio Barros, foi criado o Serviço Autárquico de Pavimentação (SAP), englobando a administração da pedreira municipal e a fábrica de artefatos de cimento, desvinculando este serviço da Secretaria de Obras. Anos depois, surgiu o Saop, que agregou a Secretaria de Obras. Ano passado houve nova desvinculação, com a Secretaria de Meio Ambiente.

Criador
O ex-deputado Antonio Facci, que criou a autarquia, prefere não opinar a respeito da extinção do Saop, porque diz não conhecer a estrutura que a administração pretende implantar.

De fora
As ações do Ministério Público a respeito dos 20 laptops fora de linha não envolvem os responsáveis pela solicitação da compra dos laptops nem pelo setor de informática.
Não está no processo, por exemplo, quem elaborou o edital de concorrência pública 02/2005 e onde está o parecer quanto à conveniência da aquisição dos equipamentos, conforme determina o item 9 do artigo 14, do Regulamento Interno (Resolução 400/94).

Intenção
Silvio II negou que tenha adquirido o notebook como uma espécie de resposta à compra dos laptops pela câmara (enquanto esta pagou R$ 10.980,00, ele pagou R$ 4.680,00).
E garantiu que ficou sabendo que estavam comprando um notebook para ele através da imprensa (a coluna foi a primeira a divulgar).

Quem manda?
Isto mostra como anda a administração pública em Maringá: na câmara, compram laptops a um preço absurdo e apenas um dos 15 vereadores sabia; na prefeitura, compram um laptop pro prefeito e ele jura que não sabia.

Cena de violência
Campo Mourão registrou o 50º assassinato no último final de semana.
Na motocicleta do homicida estava escrito: “Eu votei no “não”. Nós ganhamos!”.

Ad hoc
Marcos Falleiro foi o secretário informal de Esportes da administração municipal?
É o que depreende-se da entrevista de Silvio II, que colocou entre as “realizações” do primeiro ano de governo os jogos contra quatro clubes paulistas.

Menos, Batista!
Propaganda da prefeitura diz que o trânsito de Maringá já é o melhor do Estado.

Justificativa
Leitor sugere que a Personalidade do Ano 2005 seja o vice-prefeito Carlos Roberto Pupin.
Por um motivo só: por ter sido o único, por enquanto, na administração, que teve a pachorra de dizer o que pensa do governo municipal.

Aleluia!
Demorou, mas a coluna chega ao final de ano comemorando, junto com leitores, o fato de a Igreja Universal do Reino de Deus, na avenida Getúlio Vargas, ter finalmente consertado o passeio público.

Sonhador
O prefeito disse no horário eleitoral do PP da importância de se sonhar.
Um dia, no entanto, será preciso acordar. Antes, inclusive, que seja tarde demais.

Propaganda 1
A Anvisa realiza consulta pública para a regulação da propaganda de bebidas alcoólicas e medicamentos.
Até 16 de janeiro, qualquer pessoa pode manifestar sua opinião sobre o conteúdo das propostas. As regras para a publicidade serão atualizadas – e devem apertar.

Propaganda 2
A questão é que o poder público ainda tem dificuldades de fiscalização e punição a quem não obedece as regras da propaganda.
Em Maringá, duas emissoras de rádio e duas de televisão não cumprem integralmente a lei e a punição foi branda, diferente do que a legislação estabelece.

Escolha
Pensarei que os homens, como as formigas, podem escolher a sua carga, para a faina perpétua a que são obrigados. E desejarei ser daqueles que sabem escolher coisas boas e belas, para cumprir lindamente o preceito da vida! – Rodrigues de Abreu

VAPT-VUPT
• Gilberto Pavanelli, presidente do PMDB, descansa uns dias no litoral paranaense.
• A prefeita de Terra Boa, Vera Zanatta (PT), venceu a parada contra o PMDB, que queria sua cadeira. A Justiça Eleitoral considerou improcedente a ação.
• A freqüência de comissionados ao trabalho (?) neste final de ano ganha do público que assiste às sessões da câmara.
• A escrivã da Polícia Civil Zorá Maria Nepomuceno foi promovida de 3a para 2a classe.

______________________________________________________________________________

O APELO DO REI MOMO
O ex-empresário Luiz Carlos de Oliveira, que reinou como Rei Momo durante quase 10 anos em Maringá, hoje passa por difíceis momentos, como retrata a última edição da revista Página 9. A família necessita de uma cadeira de rodas e de banho. Contatos: 3226-3345.
______________________________________________________________________________

Dois nomes para 2006
Dois prováveis candidatos a governador entraram em contato com a coluna neste final de ano.
O primeiro foi o senador Álvaro Dias (PSDB), hoje o maior nome do partido e que ao longo dos últimos meses conquistou prestígio suficiente para ser apontado como um eventual forte candidato em 2006. Essa condição só se viabilizará se seu irmão, o também senador Osmar Dias (PDT), desistir da disputa – o que parece estar acontecendo. Circulam notícias inclusive de que Osmar teria sido abandonado por lideranças agrícolas, que sempre lhe garantiram base de apoio. O certo é que, com a verticalização, Álvaro hoje é muito mais candidato do que Osmar – embora se considere que, saindo novamente ao Senado, ele pode se tornar recordista de voto ano que vem.
O outro é o presidente regional do PPS, Rubens Bueno, capa da revista Página 9 deste final de ano. Rubens teve uma excelente votação em Maringá e, dependendo do quadro a ser formado em 2006, pode consolidar a imagem de terceira via. Depois de ter ampliado espaço político em Curitiba, onde foi candidato a prefeito, ele tem chances reais na próxima disputa estadual.

TROVA
Se nas revistas reparas,
verás que é questão de gosto:
alguns preferem ver Caras,
outros preferem o oposto...
(Rodolpho Abbud)

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima