7.11.05

Mosaico (terça)

Lembra-te de que falando ou silenciando, sempre é possível fazer algum bem – Chico Xavier

Impedimento
O capacitado Paulo Trisoglio do Nascimento tem, como secretário municipal, a incumbência de gerir o dinheiro público, e para isto ganha R$ 4.750/mês.
Mas PTN não poderia, nem se quisesse, tornar-se um agente comunitário de saúde, com salário de R$ 430. Motivo: ele fuma.

Pesos
O leitor já deve ter ouvido falar de profissionais liberais, entre eles médicos, que têm algum tipo de vício – inclusive aqueles mais pesados.
Eles podem atender pelo PSF, segundo o edital elaborado pela prefeitura, mas não o sujeito que tem o péssimo hábito de fumar. O menos favorecido é, portanto, o mais lesado na história.

Alcoólatra pode
Fumar é muito ruim (fumei 18 anos, há 5 abandonei e estimulo outros a largarem o cigarro), mas daí a tornar o não fumante um privilegiado no acesso por um emprego no poder público soa restrição de direito, uma inconstitucionalidade.
Por que a prefeitura não quer funcionário do PSF que fuma, mas “aceita” os alcoólatras e viciados em cocaína, por exemplo, contra os quais não há nenhum tipo de restrição no edital?

PMS
A restrição específica contra o fumante, segundo a prefeitura, é “regra do Programa Maringá Saudável”.
Que vem a ser um projeto antigo da mãe de Silvio II, dona Bárbara, presidente de uma ONG, e foi “adotado” pela administração de seu filho. Mas conceitos comerciais ou familiares não podem ser regra numa sociedade democrática, sob o risco de vivermos algo próximo à Grande Família.

Voto vale?
Um leitor, indignado com a restrição (embora ele próprio não fume), pede que a coluna indague: o não fumante não serve para trabalhar na administração dos Barros, mas o seu voto pata deputado estadual e deputado federal em 2006 serve?
Ou Cida e Ricardo dispensam o voto dos terríveis fumantes?

Regras
Para concluir: a legislação atual já proíbe funcionário público (e qualquer pessoa) de fumar em ambiente coletivo ou quando em trabalho com público externo.

Cena maringaense
Oito anos atrás, um morador da avenida Paranavaí solicitou da prefeitura o corte de uma árvore, que, meio apodrecida, ameaçava cair.
Ontem de madrugada a árvore tombou, quebrando um poste de luz, um muro e fazendo um de seus galhos quebrar o pára-brisas de um ônibus da TCCC. O prejuízo do atraso da máquina pública agora será socializado.

Tirem o tubo!
O PT não protestou contra Bush?

Loca-tudo
A prefeitura começa a concorrer com locadoras de veículos.
É que um ônibus da Secretaria de Esportes (desses que levaram atletas para os Japs) foi utilizado em agosto para levar correligionários do PSDB à convenção estadual do partido, em Curitiba. Descoberta através de denúncia da coluna, a esperteza foi corrigida com o “pagamento” das despesas da viagem.

Peteba
O PTB de Maringá prepara-se para ter nova comissão executiva provisória.
A nova presidência está entre o vereador Odair Fogueteiro e Amauri Meneguetti.

Mérito
O Galo Maringá chegou lá. Parabéns ao presidente Marquinho Falleiros, que no começo teve dificuldades para consolidar o time.
Tanto que pagou adiantado os dois primeiros salários dos jogadores, que estavam ainda sob o efeito do Grêmio de Aurélio Almeida.

Sem passagem
Há quem queira pegar carona no sucesso do Galo.
Silvio II, por exemplo, prometeu um patrocinador nacional quando soube que o clube estava sendo montado. Mas acabou o campeonato e n-a-d-a.

Trabalho
O Saop realiza serviços de reperfilagem na rua Alfredo Pujol, Zona 5, e na Pedro Américo. Roçadas estão sendo feitas na Vila Esperança e Jardim Imperial. Manutenção da iluminação pública no Jardim Tarumã, Cidade Alta I e II.

Impacto
A professora Maria Eugênia, doutora em Biogeografia, assina documento, protocolizado ontem no Ministério Público, mostrando o impacto das mangueirinhas luminosas nas árvores da cidade, especialmente sobre morcegos e pombas.

Parabéns!
Maringá tem o que aprender... com a Sarandi de Cido Spada.
Lá, a decoração natalina poupará as árvores. Os cordões com enfeites serão amarrados nos postes.

Prêmios
A campanha “Sarandi, um show de Natal”, promovida pela Acis, presidida por Walter Volpato, terá largada em 1º de dezembro e vai dar, através de raspinhas, 130 mil prêmios a quem comprar no comércio daquela cidade – de sorvete a um carro 0 km.

Efeméride
O advogado Cícero Moreira dos Santos, que por muitos anos foi presidente e diretor do Sindicato dos Empregados no Comércio de Maringá, comemorou ontem 41 anos de casamento com Vicência Barbosa dos Santos.

Bonito gesto
No sábado, quando a coluna de domingo já estava pronta, os dois holofotes colocados numa árvore defronte a Igreja Adventista da avenida XV de Novembro, acabaram sendo retirados.

Agradecimento
A coluna agradece as muitas manifestações pelo transcurso de aniversário, ontem, e a festinha surpresa preparada pela galera mais próxima. Deus lhes pague!
__________________________________________________________________________

MERCADO DA MORTE PEGA FOGO
Nada como uma boa concorrência. No setor funerário (assistência familiar e empresarial) agora acontece a mesma coisa. O Certo é o novo concorrente do Prever e a guerra começou a pegar fogo, pelo menos nos outdoors. O Prever fez uma mídia cutucando a concorrente, que respondeu no final de semana.
__________________________________________________________________________

TROVA
O homem, insano, incendeia
a natureza e as quimeras,
sem perceber que semeia
solidões sem primaveras...
(Maria Lua)

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima