8.11.05

A democracia, a República e o PT

Por Rubem Mariano:

A democracia e a República são dois pilares da sociedade moderna que ressaltam a diversidade e o cuidado com a coisa pública. Nessa perspectiva, os partidos políticos são a expressão organizada de entendimentos e propostas para atuar na sociedade.
O PT desde a sua fundação tem conquistado legitimamente seu espaço na sociedade. Da primeira prefeitura, na década de 80, em Diadema - SP à Presidência do Brasil, o PT sempre primou por se apresentar com projetos transformadores para cidade, estado e país.
Prova cabal disso são os inúmeros prêmios nacionais e internacionais que as administrações petistas têm conseguido. O resultado, ainda, são o reconhecimento e a utilização dos projetos petistas por outras siglas partidárias como PFL, PSDB, PPS e PP.
Exemplo atual foi à vinda da Secretária de Defesa Social da Prefeitura de Diadema, Regina Miki, do PT, à Maringá para tratar sobre segurança pública a convite do prefeito do PP e da vereadora do PFL.
Mas qual o motivo, então, para tanto ódio contra o PT? Declarações e afirmações infundadas e irracionais, como a matéria publicada na penúltima edição (30/10) da revista Veja sobre um suposto envio de dólares de Cuba ao PT para alimentar a campanha presidencial de Lula, nos levam a pensar num arianismo e eugenia políticos da oposição promovida, principalmente, pelo
PSDB e PFL.
Será que esse espírito raivoso sem precedentes provém dos erros recentes do PT? Fomos nós que criamos a roda da corrupção? Veja o caso dos 10 milhões de reais pegos numa mala, no Aeroporto de Brasília, do deputado-bispo João Batista do PFL, do caixa dois do ex-presidente do PSDB deputado federal Eduardo Azeredo e, ainda, do mensalinho do senador do P-Sol, Geraldo
Mesquita, que cobrava do seu assessor. Não são erros? Nem por isso acontece linchamento político sistemático pela grande mídia.
Contudo, o PT tem demonstrado que trabalha seriamente para corrigir os seus erros, julgar todos os casos e punir com rigor todos os culpados internamente através das comissões de ética.
Ou o motivo desse ódio é por causa do respeito que o povo brasileiro tem tido pelo Presidente Lula, pelo PT e pelo nosso governo que tem revertido à situação de crise eminente do final de 2002 e colocado o país nos trilhos do desenvolvimento sustentado com uma economia que cresce com fundamentos seguros, gerando cada dia mais empregos e incluindo socialmente.
O que o PT não admitirá é o jogo baixo da antidemocracia e daqueles que não conseguem fazer a boa disputa. Não admitiremos o assalto à democracia e à República por aqueles que não reconhecem a legitimidade da vontade da população e, por fim, o PT lutará e defenderá uma sociedade democrática e republicana para todos e não apenas para uma meia dúzia de iluminados, que se julgam ser o baluarte da moralidade, como o caso do senador ACM, do PFL,
quando renunciou o seu mandato anterior de senador em 2001 por fraudar o painel de votação eletrônico do Plenário do Senado e, hoje, já está envolvido em denuncias de caixa dois envolvendo a sua família da ordem 101 milhões de reais.

(*) Rubem Almeida Mariano é presidente do PT de Maringá


3 pitacos:

Anônimo,  19:45  

Não pode haver duvida que existe um esquema montado destinado a destruir tudo que o PT construiu e consolidou ao longo desses 25 anos.

Mas, a quem interessa esse esquema?

Qualquer eleitor atento percebe que a começar pelos partidos políticos da direita, com características neoliberais, seguidos pela imprensa nitidamente interessada em proteger seus grandes patrocinadores capitalistas, existe um ódio indisfarçado desde que o Partido dos Trabalhadores se mostrou competente e chegou a eleger seu maior ídolo para Presidência da Republica.

Isso foi intolerável para a burguesia que constitui a maioria dos lideres e políticos que não conseguem perdoar que pessoas tão modestas tenham assumido o poder permitido pela democracia. Democracia que, diga-se de passagem, conseguida pelo próprio “povinho” que elegeu o Lula.

Pensam eles: “onde já se viu na política brasileira que seres com aparência inusitada tenham assumido o poder contrariando tudo aquilo que criamos durante gerações, onde as nossas conquistas e tradições nos levaram”?

Pensem bem: Não e tolerável para “eles”, ter que “engolir esse povinho desengonçado e sem aparência não tão civilizada como era de esperar. Essa diversificação que constitui o quadro de filiados do PT, de descamisados, de desgravatados, de barbudos, pega mal nessa camada de colarinhos brancos.

Eles nos odeiam profundamente; basta prestar atenção nos seus trejeitos, nos seus olhares, nas suas intolerâncias, nas suas manifestacoes, eles realmente não nos suportam! Eles nos odeiam, definitivamente.

Daí essa campanha incansável dos adversários, e porque não dizer dos inimigos do PT.

Anônimo,  21:21  

Não entendo muito de política, nem tenho filiação partidária alguma, mas é preciso reconhecer: o surgimento do PT (fundado por trabalhadores) mudou a história do país. O crescimento desse partido vem há alguns anos incomodando os velhos caciques, que tentaram evitar sua chegada à presidência. Não conseguindo, tentam inviabilizar a execução de seu plano de governo que, pela primeira vez, mudou o foco de suas ações, rompendo com uma tradição centenária.
Ora, direis, mas e a corrupção? Coincidentemente, ela aparece (sempre existiu) num governo petista que, para vencer a eleição, precisou aliar-se com velhas raposas que o ajudaram com seu velho jeito de fazer política. Agora, em ano pré-eleitoral, voltam a ser oposição para, quem sabe, voltar a ser governo novamente, sem o PT.

Anônimo,  09:56  

É sempre a mesma ladainha, um jogando nas costas do outro. E o povo é que se ferra. Mas tá certo só existe santo nesse mundo, ningum faz nada de errado, ninguem vê nada. A culpa é do povo que faz tudo errado e vê tudo, só político não vê.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima