27.10.05

Aspen Park abre espaço para fotógrafa pirata

A fotógrafa Anne Geddes é da Nova Zelândia e conhecida internacionalmente, ilustrou diversos livros com suas crianças. Destacou-se no mundo da fotografia por colocar bebês de forma desproporcional em cenários inusitados, a maioria fofos e carinhosos. Seu trabalho foi publicado em 77 países e é detentor de diversos prêmios. Seu site é um dos mais visitados do planeta e mesmo para se obter um wallpaper é preciso se cadastrar.
Pois não é que o Aspen Park, shopping de Maringá, está com uma exposição de um londrinense chamado Humberto Alves (que em seu site também diz ter fama internacional), que "pura coincidência" tem trabalhos idênticos ao de Geddes? A coincidência é tanta que passa a forte impressão de que há plágio grosseiro. Na verdade, não é coincidência: é pirataria. Há fotos de Anne Geddes no site de Humberto como se fossem de Humberto (como a da criança sobre a flor amarela).
O plágio foi notado por um cidadão de São Paulo que estava de passagem por Maringá e foi até o shopping que, desde que fechou as salas de cinema, não tem lá muitos atrativos. Um fotógrafo maringaense, revoltado, classifica o que viu de extrema irresponsabilidade do shopping, por ter aberto espaço ao que parece ser um impostor. Sabe-se que algumas pessoas já protestaram aos responsáveis pelo Aspen pela presepada.
Quem quiser comparar os trabalhos pode acessar o original aqui e a cópia aqui. E, quem puder, deve reclamar à superintendência do Aspen por incentivar a pirataria e o roubo de direitos autorais.

1 pitacos:

Anônimo,  01:10  

oi Angelo,
é realmente um absurdo essa exposição do Aspen. Direitos autorais, nem pensar....entrei no site do "plagiógrafo" e tem outras fotos que são CtrlV/ctrlC. Gostaria de saber o que as mamães acham de decaptarem seu pimpolhos e deixar este plagiógrafo colar em um outro corpinho ( que aliás apresenta uma manipulação de imagem muito grosseira)....Esta exposição deveria chamar " Meu filhinho Fankstain". Ganhar dinheiro em cima da criatividade alheia é crime. Crime de quem faz e de quem compra. Pirataria?

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima