Mosaico
Cidadania e civismo são conceitos fundamentais para uma sociedade democrática – Carlos Fontes
Tomada de posição
A bancada do PMDB na câmara de Maringá e a chamada base partidária (que inclui integrantes do diretório dissolvido), reunidos na quinta à noite, decidiram indicar o ex-secretário municipal Cláudio Ferdinandi para presidir a comissão executiva provisória do partido, que comandará o processo partidário até a convenção.
A sugestão foi passada ao presidente regional, Dobrandino Silva.
Start
Independentemente da indicação ser aceita, o pessoal decidiu iniciar a campanha para vencer a convenção municipal.
Não houve discussão em torno do nome do futuro presidente.
Tradição
As cerca de 50 pessoas que participaram do encontro, além de fechar com Ferdinandi, decidiram ainda que não concordam a indicação de nomes sem tradição no PMDB.
Ou seja, o reitor Gilberto Pavanelli já sabe o que enfrentará se insistir em comandar o partido.
Não vem
A filiação de Pavanelli no partido, segunda-feira, deverá ter a presença de alguns paroxítonos do PMDB regional, mas o governador Requião prece que não virá.
Ontem tentava-se trazer o vice, Orlando Pessuti.
Reflexos
Uma possível entrada do reitor no comando do PMDB, favorece os Barros – todos os três.
E prejudica, a médio prazo, Odílio Balbinotti, e, a curto prazo, Umberto Crispim e João Alves – este, ainda alimentando a esperança de assumir o partido para ser vice de Jesus Silvio II em 2008.
Resumo
De Jorge G. Villalobos, sobre as motocicletas utilizadas por empresas de mototáxi:
- São rápidas como um raio e inseguras como uma faixa de pedestre.
Beneficente
Nos próximos dias 8 e 9 o Lar Escola da Criança promove bazar beneficente com mercadorias doadas pela Receita Federal, em sua sede na rua Martins Afonso 1.441, Jardim Novo Horizonte.
Palestra
A deputada federal Denise Frossard estará em Curitiba na segunda-feira, e fará palestra na UniBrasil, no Tarumã, a partir das 10h. Ela falará, claro, sobre os problemas levantados em Brasília.
17%
Nem parece, mas lá se foram oito meses de governo municipal.
Entrevista
Paulo Azevedo entrevista na segunda-feira, no programa Espaço Aberto (11h-1h30), entrevistará o peemedebista Gilberto Pavanelli, na TV Comunitária (canal 13 da tevê a cabo).
Não chore por mim
A melhor nota de ontem foi publicada por Ancelmo Gois, em O Globo, e reproduz uma frase da argentina Hebe de Bonafini:
- Lula é um travesti. Vestiu-se de pobre, mas governa para os ricos.
De saída
O professor Sidnei Munhoz, do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá, mestre em História Social do Trabalho pela Unicamp e doutor em História Econômica pela USP, está deixando o Partido dos Trabalhadores.
Masters
A preliminar de Paraná Clube e Palmeiras será feita por veteranos: pessoal da UEM contra juízes e promotores de Maringá.
Munição
A Polícia Federal autorizou a Escola de Segurança Maringá, a adquirir 14.875 espoletas para munição calibre 38, 14.875 projéteis para munição calibre 38, 5.416 gramas de pólvora, 780 espoletas para munição calibre 12 e 25 quilos de chumbo 3T para munição calibre 12.
Reino vegetal
São Paulo vai plantar 186 mil trepadeiras, que colorirão muros e paredes.
Se o projeto fosse imitado em Maringá, as praças Napoleão Moreira da Silva e Raposo Tavares, além das imediações da Zona 2, não precisariam.
Lacuna
Do jornalista Clóvis Rossi:
“Severino Cavalcanti (...) é o despautério eleito presidente da Câmara dos Deputados. Um primitivo, que, a cada vez que se ausenta da Câmara, preenche uma lacuna”.
Feitiço da Lua
Do personagem interpretado por Nicolas Cage no filme Feitiço da Lua:
“Eu te amo, Loretta. Não como falam que é o amor. E eu também não sabia disso. Porque o amor não facilita as coisas. Ele arruína tudo, parte seu coração, bagunça tudo. E não precisamos ser perfeitos, não estamos aqui pra sermos perfeitos. Os flocos de neve são perfeitos, as estrelas são perfeitas, mas nós não. Estamos aqui para nos arruinar, para partir nossos corações, para amar as pessoas erradas e morrer”.
O PALMEIRAS VEM AÍ!
O melhor dos quatro jogos adquiridos pelo empresário Marcos Faleiro acontecerá no próximo dia 11, entre Paraná Clube e Palmeiras, com certeza o melhor e mais simpático time deste país. É um caso de porco dirigido por um leão. Os ingressos estão à venda nas lojas Dudony, Mil, Lado Avesso, Depósito Japurá, agências do Sicoob e na sede do Galo, ao preço de R$ 25 (descoberta) e R$ 45 (coberta). O jogo do Palmeiras, que segundo informação de Osvaldo Sigles venceu a Taça Quadrangular disputada em Maringá em 1969, deverá inclusive ser acompanhado de perto pelo secretário de Esportes, Roberto Nagahama, homem de bom senso. Como se percebe no desenho acima, publicado no Factorama, o Rei liberou o jogo – e vamos a ele!
AQUI NO REINO
Silvio II fez uma comparação com Jesus Cristo durante discurso de 50 minutos, na quinta-feira. Foi na abertura da Semana da Pátria, que evoca o civismo (e, junto, a cidadania), sentimentos dos quais se mantém distante desde que vetou o tradicional desfile de 7 de Setembro. Uma pena que isto aconteça justamente num momento em que o país se espanta com gente como Severino Cavalcanti, do partido de nosso Rei. Numa comunidade onde não se ressalta o civismo e a cidadania, manda quem tem mais força, o arbitrário e o tirano.
Pela duração do discurso, no entanto, Silvio II está mais para Fidel Castro que pra Cristo. [Aliás, não só pela duração do discurso, mas pela postura absolutista observada em várias recentes ocasiões]
Tudo isto, e mais uma sexta-feira de bancos, filas, trânsito capenga no Centro, com flanelinhas brotando do chão, com carros-forte trancando as ruas e o pessoal do EstaR lascando multas, nos remete a uma piadinha, ideal para um sabadão:
Num comício em Cuba, Fidel Castro pergunta à multidão:
- Fidel não tem barba como Jesus Cristo?
A plebe responde entusiasmada: “La tiene!”.
E o comandante prossegue:
- Fidel não tem os olhos mansos de Jesus Cristo?
A multidão ruge: “Los tiene!”.
O herói de Sierra Maestra se inflama:
- Fidel não tem o discurso de justiça e paz de Nosso Senhor Jesus Cristo?
O povo vai ao delírio: “Lo tiene!”.
Mas há um bêbado na multidão e no embalo do entusiasmo geral, pergunta:
- Entonces, por que no crucificarlo?
TROVA
Rosas tolas, tão vaidosas,
que em belas hastes vicejam...
Vem, amor, olha estas rosas,
quero que as rosas te vejam!
(J. G. de Araújo Jorge)
1 pitacos:
Se o PMDB de Maringá for mesmo encampado (oficialmente) pelo PP a disputa política na cidade vai ficar ainda mais sem graça
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.