15.9.05

Mosaico (sexta)

O homem é um animal que faz barganhas – Adam Smith

Vidas

Foi preciso morrer um empresário bem sucedido, no centro da cidade, para que resolvessem protestar contra a violência.
Antes dele, este ano, foram mortas 27 outras pessoas, todas pobres. Todas as outras 27 mortes foram registradas na periferia de Maringá.

Sem solução
A única morte das ocorridas em 2004 e ainda não solucionada pela polícia é de uma pequena comerciante, estrangulada ano passado em sua residência, no Jardim Alvorada.
Ela não era associada à Acim.

Mudando
Nada como o tempo para operar mudanças na vida dos homens.
Silvio II, que não gosta de protestos (ou não gostava), está liberando os funcionários públicos hoje para participar de uma manifestação contra a política de segurança do governo Requião.

Sugestão
Depois da manifestação de hoje, seria interessante que o establishment da cidade programasse outro ato, protestando contra os 13 anos de impunidade que completar-se-ão em 31 de dezembro da morte estúpida, por espancamento, do maringaense Marcos Kawamoto.
Os advogados do autor do crime, o londrinense José Guilherme Vartanian (que é médico oncologista especialista em pescoço e cabeça), conseguiram que até hoje não houvesse o julgamento.

Noé
Gilberto Pavanelli, presidente-interventor do PMDB local, na avaliação do ex-presidente Umberto Crispim está montando uma verdadeira arca de Noé.
O reitor da UEM pretende oficializar o ingresso do ex-deputado estadual Ricardo Maia, cuja entrada havia sido evitada no início do ano pelo diretório dissolvido.

Lernista
Maia não filiou-se antes (e apesar da força do deputado estadual Rafael Greca) porque, no entendimento das bases do PMDB, ele sempre foi lernista de carteirinha, tendo votado a favor da privatização da Copel e do Banestado e atuado favoravelmente de ações de Lerner, como o pedágio – ou seja, tudo o que o PMDB sempre foi contra.

Processado
A arca de Noé de Pavanelli procede. Basta recordar que, antes de assumir o PMDB, ele foi dar satisfação (ou pedir bênção, como se diz popularmente) ao deputado Ricardo Barros – contra quem o PMDB tascou 18 ações populares, denunciando as mais diversas irregularidades quando ele era prefeito.
Além disso, na posse do reitor o irmão Silvio II usou da palavra por quase uma hora. Foi a primeira vez que um pepista falou num evento peemedebista.

Onde?
Sidnei Teles, ex-secretário municipal e ex-deputado estadual, recebeu aprovação do PPS.
Mas deve acabar no PHS.

Candidatura
O sindicalista Jorge Moraes (PSL), que foi vice de Wilson Quinteiro (PSB) vem sendo estimulado a disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa.
O homem, nascido em Marilândia do Sul, entraria na disputa com base de apoio em pelo menos 40 municípios.

Comparação
Por causa das recentes declarações digamos polêmicas, Silvio II já começa a ser comparado a Requião, em Curitiba.
“Ele carrega nas tintas em certas ocasiões”, comentou, por exemplo, um jornalista.

Na disputa
Será publicada hoje a relação das chapas que disputarão as eleições no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá (Sismmar).
São quatro, encabeçadas por Pedro Cardoso dos Santos, Claudemir Romancini, Ana Paula Scramin e William Gentil.

Como uma onda
Ontem o secretário de Estado da Segurança, Luiz Fernando Delazari, criticou Silvio II, por ter recuado de elogios ao governo feitos em entrevista feita à CBN.
Em síntese ele disse que Silvio II tem que parar de mudar de opinião de acordo com a onda do momento.

Ensino
O professor Amaury Meller, da Faculdade Maringá, fala sobre a reforma do ensino superior em entrevista a Paulo Azevedo, que será levada ao ar hoje às 9h30 e 17h pela TV Comunitária (canal 13 da tevê a cabo).

Desarmamento
A mais recente pesquisa CNT-Sensus revelou que 72,7% da população pretende votar a favor da proibição do comércio de arma de fogo no plebiscito de 23 de outubro.

Reunião
Willy Taguchi, presidente regional do PMN, segue hoje para Curitiba.
Vai se reunir com os presidentes estaduais do PV e PC do B.

Coração
O cardiologista maringaense Raul Mora trouxe boas notícias de Estocolmo, na Suécia, onde se reuniu com médicos pesquisadores que estão participando de uma pesquisa internacional.

Pesquisa
A pesquisa, da qual o dr. Raul, do Hospital Santa Rita, participa, verificou os efeitos de uma medicação nova no tratamento de doenças do coração. Apenas 25 hospitais brasileiros integram esse estudo.
Os resultados foram satisfatórios e, em breve, a medicação, mais eficaz e segura, vai estar disponível para comercialização.

Literatura
“A Falsa Religião e a Amizade Enganadora”, do maringaense Luiz Alexandre Solano Rossi, é o mais recente livro da Editora Paulus.
São 209 páginas de comentário ao livro de Jó.

Loteamento
A prefeitura revalidou a aprovação do Jardim Nova América, com área de 95.853 metros quadrados, na Gleba Patrimônio Sarandi.
A Imobiliária Sol tem 24 meses para a implantação da infra-estrutura necessária.

Lacunas
O PMDB paranaense, nos últimos meses, perdeu políticos jovens e de peso, como Leonaldo Paranhos, Paulo Salamuni e Gustavo Fruet.


MADE IN MARINGÁ
Os bonitos violões vistos no programa Fama, da Rede Globo, são feitos em Maringá, por Sandro Corrado. Hoje, por sinal, ele encontra-se no Rio de Janeiro para acompanhar a final.


DIA DE COMBATE
A prefeitura de Maringá, administrada por especialista em meio ambiente, errou ontem no "subject" de mensagem contendo release sobre o ozônio. Já o texto estava certo.

TROVA
Num momento de euforia,
cedemos-lhe uma costela.
Fomos cedendo... e hoje em dia
quem manda no mundo é ela!
(A. A. de Assis)


AINDA FALTA
A brincadeira do Kibe Loco chegou ao fim. Chegou?

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima