Mosaico (sábado)
Se quisermos ser felizes não devemos esperar dos outros mais do que nos podem dar – Tristan Bernard
Minoria
Das 28 vítimas de homicídio em Maringá, este ano, 10 estavam ligadas às drogas. A polícia suspeita que outras 7 também tinham ligações com as drogas. A maioria era mesmo pobre.
A passeata realiza ontem foi motivada, vejam a ironia, por uma vítima cujo perfil fugia completamente das demais.
PC do B
Acontece neste sábado, a partir das 9h, no Sinteemar, a conferência municipal do PC do B.
Será eleito o novo presidente, o advogado Humberto Boaventura, que substituirá a Mário César, que encontra-se atualmente em Campo Grande (MS).
Pauta
A pauta da conferência municipal do PC do B tem dois itens: a defesa do governo Lula e a oposição a Silvio II.
Por perto
Em agosto, a Controladoria Geral da União, comandada por Waldir Pires, fez, por sorteio, fiscalização especial em dois municípios da região: Sarandi e Mandaguari.
No mês anterior, Ivatuba havia sido sorteada.
Urna
O PT escolhe novos presidentes neste domingo.
Em nível local, os candidatos participaram de debate ontem na CBN. Mas curiosidade mesmo é o resultado estadual: quantos votos o ex-prefeito João Ivo vai ter em Maringá?
Memória
No PED passado, o maringaense Gilberto Pucca disputou a presidência do PT do Paraná pela Articulação de Esquerda.
Hoje ele ocupa a segunda secretaria nacional da AE, que pode ganhar até a eleição no diretório nacional com Valter Pomar.
Placar
A polícia estourou banca do jogo do bicho na última quarta.
Agora só resta estourar as outras oito.
Visitante
O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), o homem-bomba, aceitou convite do dr. Batista, presidente do partido em Maringá, e deverá estar brevemente visitando a cidade.
Convite
Umberto Crispim formalizou convite para que o grupo de Maurílio Mangolin se filie ao PMDB.
O convite é extensivo a sindicalistas, como Jorge Moraes (construção civil), Robson Baesi e, claro, o próprio Mangolin.
Chapa branca
Leitor descoberto mais uma utilidade do funcionalismo público: garantir quorum em passeata.
Lerner em alta
As chamadas bases peemedebistas fazem gosto ruim em relação ao ex-deputado Ricardo Maia no partido.
Mas na segunda-feira o deputado federal André Zacharow, conhecido lernista, também assina ficha no PMDB. O homem é especialista: será seu terceiro partido em menos de um ano.
Delay
Silvio II reclamou do ato público feito dia 31 de agosto (sobre as alterações implantadas por ele no transporte coletivo), mas não reclamou da reunião realizada na Acim.
As reclamações foram as mesmas.
Estimativa
A reeleição do deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-Umuarama), que ontem deu coletiva em Maringá, depende muito da cassação de colegas.
Quanto maior o número de cassados, maior será seu número de votos.
Exposição
Até o próximo dia 27 fotografias de Jorge Villalobos, Andye Iore e René Abade estarão expostas no Museu da Bacia do Paraná, na UEM.
As fotos mostram situações irregulares envolvendo árvores, inclusive a decoração que a prefeitura pretende usar no Natal.
Velinhas
A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá comemora 46 anos neste sábado.
Beneficente
Marev e Fundação Isis Bruder promovem bazar beneficente na avenida Brasil 5.170, no Maringá Velho (defronte o Itaú), com produtos apreendidos pela Receita Federal, diariamente, das 9 às 17h.
Limites
O jornalista César Tralli, que esteve em Maringá em 2003 e este ano, acompanhou a operação que terminou na prisão de Flávio Maluf vestido de policial federal, tendo usado o carro da PF e articulado a filmagem da colocação de algemas no filho de Maluf.
O fato tem servido para debate sobre os limites éticos no jornalismo.
Sonho
Numa das vezes em que esteve em Maringá Tralli confessou que queria, um dia, filmar a prisão de Paulo Maluf.
Há cinco anos ele produz matérias sobre o ex-governador paulista.
Opiniões
Marco Aurélio Garcia, assessor da Presidência da República, acha que quem elegeu Severino Cavalcanti deveria pedir desculpas ao país.
Já o jornalista Clóvis Rossi acha que os jornais deveriam publicar fotos dos deputados que elegeram Severino. No caso de Maringá, apenas Ricardo Barros votou na figura - e batia no peito se vangloriando.
Conta-salário
Há homens públicos e homens públicos (ou: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa).
A prefeitura do Rio de Janeiro, ao contrário da de Maringá, não fechou a conta-salário dos servidores com um banco por entender que a conta é do servidor e não da prefeitura. Ou seja, ela não leiloou uma coisa que não é dela.
Projeto
A prefeitura de Maringá dispensou de licitação a contratação da Sangari do Brasil, que vai fornecer programas e materiais pedagógicos do projeto Ciência na Escola, que será desenvolvido nas escolas até dezembro. O contrato é de R$ 92.585,00.
Internet
No blog do colunista há detalhes sobre o emperramento da instalação da Frangobras em Campo Mourão (houve problemas com o valor do terreno e o IAP suspendeu a licença prévia porque há risco contra a fauna da região) e sobre o veto do PPS de Maringá a um pré-candidato a deputado estadual.
Protocolizar
A pisada no tomate de Alexandre Garcia sobre a palavra protocolizar, registrada pela coluna esta semana, também foi notada por Ricardo Feltrin, colunista da Folha de S. Paulo on-line.
Um de seus leitores perguntou: “Se o Alexandre Garcia se deu ao trabalho de pesquisar na Constituição qual o artigo que diz que a língua portuguesa é símbolo da pátria, por que cargas d’água ele não pesquisou o dicionário?”.
Divino
E Ademir da Guia, hein? O vereador paulistano do PC do B, que era oposição e virou situação, desilustra o ex-jogador, com a acusação de quem pega parte dos salários de seus assessores.
Revolta
Uma maringaense perdeu três dias de serviço indo atrás de documentos para retirar medicamentos de uso contínuo num postinho de saúde.
Depois da peregrinação, foi informada no posto que não havia remédio. Revoltada, rasgou os documentos e jogou-os nos funcionários.
TROVA
Era uma vez uma dona
que andava a pé, sem ninguém;
e tanto pediu carona,
que ganhou carro também!...
(Aloísio Alves da Costa)
GAROTÃO
Este é o bonito Bruno, filho de Dilma-Reginaldo Rigon, prestes a completar 3 meses de vida.
1 pitacos:
Que gatinho que Deus continue dando saúde!
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.