Mosaico (domingo)
Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova – Mahtma Gandhi
Não é o Armagedon
Apesar de tudo a segurança em Maringá continua melhor que muita cidade por aí.
Enquanto o município registrou um seqüestro-relâmpago por mês, este ano, em Curitiba (5,5 vezes maior que Maringá) a média mensal foi de 20.
Números
Os números oficiais são diferentes dos veiculados. Para a polícia, foram nove seqüestros-relâmpagos.
Da mesma forma, o número de homicídios seria de 28, e não 29 como alguns órgãos de imprensa registram.
Latrocínio
A morte do empresário Rubens Orlandine, que foi candidato a vereador pelo PPB (hoje PP), foi o primeiro e único latrocínio do ano em Maringá.
E a única morte registrada no Centro da cidade em 2005.
Sorte
A polícia teve sorte na elucidação rápida do crime.
Foi auxiliada pela decisão sensata e justa de uma família.
Bastidores
Ainda a respeito do crime que provocou uma passeata em Maringá: pode haver novidades nos próximos dias.
Repasto Protesto, protesto, comida à parte.
Na sexta-feira, terminada a passeata, conforme contou um site de notícias, nossos líderes almoçaram no Golden Ingá, sob o oferecimento da Acim.
Data
A Tribuna de Cianorte, dirigida por Jedaias Pereira Belga, completou 40 anos no dia 15.
Não é original
A respeito da comentada proposta de mudança do nome do Conjunto Requião, informam que não é novidade.
O vereador Chico Caiana, já antes de se eleger pelo PTB, falava em tirar o nome do governador do conjunto que o elegeu, diz um colega de câmara. Mas, como agora está no PMDB, é provável que ele tenha mudado de idéia.
Procura-se
A administração procura um novo líder para Silvio II na câmara municpal.
O atual, Dorival Dias, disse um secretário, "não lidera nada".
Um caso
Um prefeito da região tinha entre seus colaboradores uma liderança de bairro. Devido aos cerca de R$ 300 de vencimentos, ela pediu pra sair.
O dinheiro era insuficiente para pagar alguém que cuidasse de seu filho adotivo (que não fala, não vê e tem deficiência mental) enquanto ela trabalhava. Quem perdeu foi o prefeito, não concorda?
Preocupação
Dizem que o Comando Vermelho (CV) está preocupado com o surgimento de outras facções criminosas.
Como a C. V. Rino.
Boa notícia
João Cioffi retornou esta semana com seu Tribuna Livre – que em 2000 fez furor com a gestão Gianoto.
Ele deverá levar ao ar trechos de promessas feitas por Silvio II na campanha política. Não percam: quarta-feira, das 21 às 22h.
Sinuca 1
Os jogos dos times paulistas no Willie Davids fizeram a alegria dos maringaenses, mas a diretoria do Paraná Clube está numa situação terrível.
De acordo com leitor curitibano, o torcedor do Paraná está traumatizado e não pode nem ouvir falar de Maringá ou do WD. Até comunidade no Orkut abriram contra maringaenses.
Sinuca 2
O motivo já é conhecido: os paranistas não entendem por que o pessoal daqui torce para time paulista.
Nem explicando sobre a colonização e a proximidade com o estado de São Paulo eles entendem o motivo. E o presidente Gallo, se voltar a fazer este tipo de contrato, corre o risco de ser linchado pela torcida.
Sinuca 3
Dos 12 pontos disputados em Maringá, o Paraná fez apenas 1, um aproveitamento de 8,3%.
Resposta
Semana passada um maringaense abriu no Orkut a comunidade "Eu odeio o futebol de Curitiba".
Reúne paranaenses que não moram em Curitiba e acham que têm o direito de torcer para o clube que quiser e odeiam os clubes "insonsos" da capital.
Saúde 1
De um médico experiente, depois de ler uma entrevista de Silvio II sobre saúde, domingo passado:
- O Heine deveria ter chamado a imprensa na segunda e anunciado sua demissão.
Saúde 2
O mais interessante é que o secretário de Saúde, na edição seguinte, desmentiu dados passados pelo prefeito.
Queixume
Quem conta é Sid Sauer: o deputado Ricardo Barros procurou o prefeito Nelson Tureck, de Campo Mourão, para se queixar do tratamento diferenciado que vem sendo dado a seu colega Odílio Balbinotti.
Barros lembrou que Balbinotti apoiou Douglas Fabrício (adversário de Tureck) e fez até comício. Tureck disse que Odílio, além de ser da região (Barbosa Ferraz), vem ajudando aquele município.
Reclamação
Leitor registra sua indignação em relação à dificuldade que temos em solicitar a uma concessionário de telefone fixo, celular, empresas de cartão de crédito, ou qualquer outro tipo de serviço disponibilizado somente por telefone, para pagamento, desligamento, ou reclamar de qualquer de cobrança indevida.
“Atendidos por uma máquina, gastamos vários minutos para realizar um simples pedido de telefone. Já cheguei a ficar mais de uma hora na linha para pedir o desligamento de linhas de telefones. Acredito que os políticos que elegemos precisam tomar nossas dores e intercederem junto aos poderes constituídos para “apertarem” estes concessionários e operadores de serviços disponíveis a coletividade respeitando aos cidadãos. Somos aviltados em nossa personalidade, tratados como objetos mecânicos despersonalizados. Nossos políticos precisam cair na real e cuidar de pequenos detalhes que nos incomodam rotineiramente”.
TROVA
"Exclua a carne!" - Eis a dieta
que o doutor lhe receitou.
Num ano atingiu a meta,
mas a mulher o deixou.
(Antonio Carlos T. Pinto)
RECORDAR É VIVER
(ou, em certos casos, nem tanto)
Nos oito meses do furacão Severino Cavalcanti, o do mensalinho, suas relações com Maringá se deram através de alguns políticos que, ô dó!, também não podiam adivinhar o que viria a acontecer, embora este seja o risco do homem público (embora nos recomendem mais cuidado com todo tipo de homenagem, que, conta o Aurélio, é a promessa de fidelidade do vassalo ao senhor feudal). Os Barros, que também são do PP, sempre fizeram questão de deixar claro que foram fundamentais na eleição de Severino, que fizeram parte do laboratório que gerou o presidente da Câmara Federal. A deputada Cida, autora da célebre frase "Ele tem muito a nos ensinar", fez com que a Assembléia Legislativa do Paraná realizasse homenagem a Severino, em março. Ricardo trouxe-o em maio a Maringá, recebendo novo preito de lideranças ligadas ao deputado. De Silvio II levou um presente e do reitor Gilberto Pavanelli, hoje presidente da provisória do PMDB, Severino ganhou galanteria formal –por causa da Lei de Biossegurança, aprovada em 2 de março - por sinal, sem o seu voto (fotos acima).
Acima: em fevereiro, eleito, tendo Barros ao seu lado; em maio, na homenagem feita por lideranças maringaenses, ao lado de representantes da UEM, Acim, SRM e Amusep; em março, na Assembléia Legislativa, posando com Nishimori, Cida, José Janene e Ricardo.
EM BOA COMPANHIA
O DJ Marquinho Corrêa, que volta a Maringá em outubro, ao lado de Lou Reed, Lenny Kravitz e Samuel Jackson; seu filho, Victor, posa ao lado de Julia Roberts. Foi na rua 42, em Manhattan, no museu de cera Madame Tussaud´s.
1 pitacos:
Com respeito a Saúde 1 e 2, sabe-se que um "doutor" (ex-vereador) anda se fazendo bem visível na área, dando a entender que pretende ser o novo secretário da própria. Se indagado, ele pode até negar.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.