6.10.12

Verri diz receber resultado "com humildade"

Sobre a pesquisa Ibope/RPCTV divulgada na noite deste sábado (6), o candidato Enio Verri (PT), da Coligação “Maringá de Toda a Nossa Gente” (PT, PR, PPL, PSC, PCdoB, PDT, PRTB, PV), faz o seguinte comentário: "Recebemos a manutenção da posição de liderança na pesquisa, com 41% dos votos válidos, com humildade. Chegamos ao final deste turno com a consciência de que fizemos uma campanha propositiva, debatendo com a população nosso projeto. Neste diálogo, pudemos falar e ouvir, transmitir nossa mensagem e aprender com os eleitores. A permanência na liderança demonstra que nosso projeto está tendo excelente acolhida e indica seu potencial de vitória. Com o voto amanhã e o persistente trabalho no segundo turno, estamos seguros de que vamos construir a Maringá de toda a nossa gente!”.

Continue lendo

"Vamos aguardar a contagem dos votos"

Wilson Quinteiro
A assessoria de Wilson Quinteiro (PSB) diz que o Ibope sempre o colocou os numeros para baixo, e que "a sondagem interna e o calor das ruas são bem diferente do que o instituto mostra". "Então, vamos aguardar a contagem dos votos amanhã", acrescentou.
Em Foz do Iguaçu, o candidato do PSB, deputado Reni Pereira, segundo o Ibope, agora aparece em segundo, atrás de Chico Brasileiro, do PCdoB (aqui).

Continue lendo

Aos 74, morre Zenito

Morreu nesta noite, em Maringá, o músico Paulo Coelho da Silva, 74 anos. Ele ficou conhecido como Zenito e formou dupla com João Pereira, gravando discos (na Continental/Chantecler) e shows entre 1965 e 1981. Entre as músicas de sucesso da época estava "Tarde demais". Natural de Graúna (MG), Zenito morava sozinho no Hotel Comercial, no centro da cidade. Seu corpo será velado no Prever.

Continue lendo

Carreatas e helicóptero

Em Santa Fé, hoje, último dia de campanha, o foco foram as carreatas. A de Ademir Licce (PMDB) reuniu cerca de 400 veículos; a de Edson Palotta (PSDB), terminada agora à noite, bateu nos mil carros.
A de Licce teve a ilustre presença do deputado federal Zeca Dirceu (PT), que chegou de helicóptero, poisa tem uma das agendas mais cheias das campanhas municipais.

Continue lendo

Ibope: Enio tem 41%; Pupin, 34%

Enio Verri (PT) aparece com 41% dos votos em Maringá, computados apenas os votos válidos, contra 34% de Carlos Roberto Pupin (PP), de acordo com a terceira pesquisa do Ibope, divulgada há pouco pela RPC TV (Globo). Wilson Quinteiro (PSB) aparece em terceiro, com 10%, seguido de Dr. Batista (PMN) com 7% e Maria Iraclézia (DEM) com 5%; Hércules Ananias de Souza (PSDC), Débora Paiva (PSol) e Alberto Abraão Vagner da Rocha (PV) aparecem com 1%.
No comparativo com as outras pesquisas Ibope, feitas em agosto e setembro, Enio Verri foi de 315 para 375 e, agora, 36%. Carlos Roberto Pupin foi de 26% para 33% e, agora, 30%. Wilson Quinteiro (PSB) passou de 6% para 5% e, agora, 9%, assumindo a terceira posição, que nas pesquisas anteriores era de Dr. Batista (PMN), que tinha 12%, 6% e, agora, 7%. Maria Iraclézia (DEM) tinha 6%, 5% e agora 4%. Brancos e nulos somam 3% e indecisos, 8%. Hércules, Alberto Abraão e Débora têm 1% cada um. A margem de erro é de 3 pontos.

Continue lendo

Charutos

Charutos
O professor Amaury Meller, ao lado de Rogério Mello, observa a caixa de Cohiba trazida por Gilberto Pavanelli, que recentemente esteve em Cuba.

Continue lendo

Globo divulga pesquisa do Ibope às 19h10

A RPC TV (Globo) divulga hoje às 19h10 a terceira e última pesquisa sobre a preferência do eleitorado de Maringá antes do primeiro turno. As duas últimas mostraram um quadro equilibrado, de empate técnico, entre os dois candidatos com maior visibilidade.
A emissora não conseguiu realizar debate entre os candidatos em Maringá, Londrina e Cascavel. Aqui, a candidata Maria Iraclézia de Araújo (DEM) chegou a abrir mão de participar do debate, em troca de uma entrevista em noticioso, mas nenhum outro candidato quis abrir fazer o mesmo, incluindo Débora Paiva (PSol) e Alberto Abraão (PV).

Continue lendo

A situação em Curitiba

A última pesquisa Datafolha antes do primeiro turno da eleição para prefeito de Curitiba, encomendada pela RPCTV e jornal Folha de S.Paulo, aponta para um segundo turno envolvendo Ratinho Junior (PSC) e outro concorrente. O dono dessa segunda vaga, porém, permanece uma incógnita. Ao contrário dos levantamentos anteriores, o prefeito Luciano Ducci (PSB) perdeu a vantagem que tinha sobre Gustavo Fruet (PDT) e, agora, ambos aparecem empatados tecnicamente. De acordo com a pesquisa, Ratinho Junior tem 34%, Ducci figura com 24% e Fruet aparece com 21%. A margem de erro é de 2ontos. Leia mais.

Continue lendo

Para bom entendedor...

... erros de concordância não impedem a interpretação do texto. Não perco uma eleição, voto sempre, porque votar é mais que um direito, é um dever.
Desculpem-nos os leitores mais exigentes. Nem sempre temos tempo para um revisão do que escrevemos, e muitas vezes cometemos erros de digitação, que acabam gerando erros de concordância. Outras vezes por desconhecimento mesmo. Obrigado, por ser um leitor assíduo deste blog. Fica bravo não!  
Akino Maringá, colaborador

Continue lendo

Sujeira eleitoral

santinhos
Esquina das avenidas Alexandre Rasgulaeff com Tuiuti, em Maringá.

Continue lendo

John e Crispim comandando a locução

Estive passeando pela avenida Brasil e constatei um esforço gigantesco da turna do 11. Centenas de cabos eleitorais, CCs e e simpatizantes acompanhando um trio elétrico no melhor estilo carnaval da Bahia. No comando, John e Crispim se revezando. Ao passar pelas lojas Crispim ressaltava que há pleno emprego no comércio, John narrava a caminhada, destacando as presenças de Pupin, Cida, Ferdinandi. Não ouvi falar, nem notei a presença de Ricardo Barros. Secretários cumprimentavam as pessoas. Um esquema milionário que deve durar o dia toda. Pupin está liberado pela justiça, repetiam os os 'locutores', a cada 30 segundos. Uma festa!
Fico imaginando a decepção deles, com uma provável impugnação da candidatura. Estou preocupado com Crispim. Onde será que ele trabalhará em 2013?
Akino Maringá, colaborador

Continue lendo

Obras do PAC com qualidade duvidosa


Leitor que mora nas proximidades da avenida Carmem Miranda denuncia a má qualidade das obras realizadas pela Prefeitura de Maringá com recursos do PAC Santa Felicidade. Ele afirma que a realidade é bem diferente da que foi mostrada na propaganda eleitoral do candidato cujo registro ainda será julgado pelo TSE. Em um dos cruzamentos onde a via foi duplicada, a obra formou um buraco que acumula água da chuva sobre o asfalto. A água fica empoçada por vários dias, pois não deixaram caída para os bueiros. As calçadas não têm acessibilidade e foram construídas mantendo obstáculos para os pedestres. Em alguns trechos não foram concluídas até o meio fio. Outro fato observado pelo leitor aponta falha na construção das calçadas. Segundo ele, as juntas de dilatação (que evitam as rachaduras) só foram providencias depois que o concreto já havia trincado em praticamente toda a extensão do calçamento. A leitora também chama a atenção para o desperdício do dinheiro público. Para fazer terraplanagem no local, as máquinas da empresa contratada pela prefeitura estão destruindo as calçadas.

Continue lendo

Hora de mudar o estilo

Pouco mais de um ano atrás, quando estava em campanha na frustrada tentativa de comandar a Federação das Indústrias do Paraná, Ricardo Barros (PP), então secretário de Indústria e Comércio, andou mandando recado para sindicatos patronais de Maringá. Foi claro: ou votavam nele ou haveria problemas na hora de repassar dinheiro público para eventos da entidade que contavam com apoio do estado ou do município. Ele perdeu a eleição, fez suados 21 votos, mas não se esqueceu de cumprir a promessa. Um dos sindicatos ameaçados deixou de receber recursos que estavam alocados e aprovados da Prefeitura de Maringá para um dos maiores eventos do calendário da indústria regional. Para não ficar no sufoco, os empresários foram obrigados a fazer chamada de capital.
Pergunte hoje se eles votarão no candidato de Ricardo Barros a prefeito de Maringá...

Continue lendo

Serviço de limpeza

Sarandi
Jair Carneiro, chefe de gabinete do prefeito Carlos de Paula (PDT), de Sarandi, subiu na escada dias atrás para retirar propaganda política do comitê do candidato à reeleição. Por precaução, pegou uma escada reforçada.

Continue lendo

Atualizando a agenda

A assessoria do governador Beto Richa já está atualizando os telefones dos candidatos a prefeito da região de Maringá, em especial os que compõem a base aliada. Na próxima segunda-feira, ele irá telefonar para cumprimentar os eleitos.
Na região, no entanto, o desempenho de seu PSDB não será aquelas coisas.

Continue lendo

Vice de Licce renuncia em Santa Fé


Em Santa Fé, a coligação "Futuro melhor para todos" (PP, PMDB, PDT, PT, PR e PSDC), que tem o vice-prefeito Ademir Licce (PMDB) como candidato a prefeito, trocou o candidato a vice. Saiu o empresário Antonio Guderra da Costa, o Toninho Guerra (PMDB), e entrou o empresário Vanderlei Francisco Ferreira, o Kello (foto). A substituição deu-se há dois dias. Guerra anunciou sua renúncia no palanque, sob forte emoção; ele está doente. Em agosto, a juíza Kelly Sponholz, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, indeferiu o registro de sua candidatura ao acatar impugnação apresentada pela coligação“Santa Fé, mais respeito trabalho e amor”, baseado em inelegibilidade provocada por condenação por abuso de poder econômico em 2007. Em Santa Fé, Edson Palota (PSDB) é considerado o favorito.
PS - Também renunciou à reeleição o vereador Adeildo Pereira Carnaúba (PMDB), cuja candidatura havia sido indeferida pela Justiça Eleitoral.

Continue lendo

Coincidências?

Li no blog do Messias Mendes e reproduzo: "Em 2008 Antônio Belinatti , que venceu as eleições municipais de Londrina e depois foi cassado, tinha como um de seus coordenadores de campanha, Ricardo Barros. Houve terceiro turno entre Hauly e Barbosa Neto. Barbosa venceu e no seu útimo ano de mandato foi cassado. O vice que assumiu em seu ugar também foi cassado. E preso. Coordenador da campanha vitoriosa de Barbosa: Ricardo Barros. Atualmente Ricardo coordena as campanhas do 11 em Maringá e Londrina. Seu candidato Marcelo Belinatti, sobrinho do Antônio, pode vencer no primeiro turno. Em Maringá, está tudo nebuloso e a candidatura que Ricardo coordena está sub judice."  
Meu comentário: Coincidências? Pode ser.  
Akino Maringá, colaborador

Continue lendo

Pesos e medidas

Veículos no cemitério
Ontem à tarde um leitor fotografou caminhões e equipamentos pesados da Prefeitura de Maringá no espaço que existe nos fundos do cemitério municipal. "Enquanto candidatos são multados pela Justiça Eleitoral por colocarem placas nos gramados sob a alegação de que isso agride o meio ambiente, a prefeitura faz o que se vê na foto, sem que ninguém possa lhe fiscalizar e multar", comenta.

Continue lendo

Um perfil de eleitor

No Facebook, o professor Christian Fausto Moraes dos Santos, do Departamento de História da UEM, diz uma coisa deve ser admitida: Carlos Roberto Pupin conhece, como poucos, o seu eleitor. "Este candidato, que descreve a si mesmo como político, agricultor, advogado e homem temente a Deus apoiou, em 1997, o candidato a Prefeitura de Maringá, Jairo Gianoto. Anos antes, em 1988, havia sido um dos principais cabos eleitorais de Fernando Collor de Mello à presidência da República. Por que Pupin conhece bem o seu eleitor? Porque tanto Jairo Gianoto quanto Fernando Collor de Melo obtiveram, em Maringá, vitórias expressivas entre os cidadãos da Cidade Canção. E, assim como quase todo eleitor Pupin, provavelmente, também deve ter esboçado algum constrangimento por ter votado em Gianoto e Collor, quando ambos sofreram impeachment.

Continue lendo

O uso político da educação pública

propagandams2
O blog recebeu esta semana várias denúncias do que seria uso da máquina pública na campanha de candidatos da coligação "A mudança continua". Bottons 3D do agropecuarista Carlos Roberto Pupin (PP), distribuídos às crianças, e de panfletos da vereadora Márcia Socreppa (PSDB), candidata à reeleição, lideraram as queixas. Pais de alunos, ao buscá-los nas creches, recebiam cartas com pedido de voto da vereadora. "Pode uma candidata a vereadora, ex-vereadora e ex-secretária de Educacao usar do seu poder dentro das escolas públicas para obrigar diretores e professores a distribuirem material em benefício próprio, para os alunos levarem para casa e entregarem para os pais?", questiona um pai, que levanta a suspeita de que o material teria sido confeccionado dentro do próprio estabelecimento público.

Continue lendo

Por que ele é inelegível?

Para dirimir qualquer dúvida sobre a situação da candidatura Pupin, vejam o que diz a Lei 64/90: Art. 1º São inelegíveis: I - para qualquer cargo: (...) § 2° O Vice-Presidente, o Vice-Governador e o Vice-Prefeito poderão candidatar-se a outros cargos, preservando os seus mandatos respectivos, desde que, nos últimos 6 (seis) meses anteriores ao pleito, não tenham sucedido ou substituído o titular.  
Meu comentário: A meu ver não é nem questão de caracterizar um terceiro mandato, e nem pelo fato de Pupin ter substituído o prefeito em 2008. O problema é de desimcompatiblização, como um secretário, por exemplo, que tem que se afastar seis meses antes do pleito. Pupin não poderia ser candidato nem a vereador. Leiam pausadamente o § 2º (...) Vice-Prefeito poderão candidatar-se a outros cargos, preservando os seus respectivos mandatos (ou seja, sem precisar renunciar), desde que, nos últimos seis meses anteriores ao pleito (a partir de 6 de abril), não tenha sucedido ou substituido o titular. Então, por que Pupin é inelegível? Por que não renunciou ao cargo de vice, quando até a data do seu registro. Ele não poderia preservar o mandato, já que tinha substituído o prefeito. 'Babau', 'já era'. Só se os advogados da coligação "Maringá para toda nossa gente" e a PGE, perderem prazo para o recurso, ou forem muito incompetentes para não arguirem isto em sustentação oral, e em memorais junto ao plenário do TSE. PS: Guardei para o último dia esta postagem, para não levantar a lebre e alertar a necessidade de substituição do candidato (se é que não ocorreu, e eu ainda não sei). Se não substituiram, foi vitoria de Pirro mesmo, meu caro Messias.  
Akino Maringá, colaborador

Continue lendo

Justiça manda recolher panfleto irregular de Pupin

panfleto
O juiz Jaime Souza Pinto Sampaio, da 137ª Zona Eleitoral de Maringá, determinou busca e apreensão de material de campanha do agropecuarista Carlos Roberto Pupin (PP), da coligação "A mudança continua". O cumprimento do mandado ocorreu há poucos minutos, no comitê de Pupin, localizado no Novo Centro, e visou o recolhimento de milhares de panfletos que informavam erroneamente que a Justiça Eleitoral decidiu pela liberação de sua candidatura, que está sub judice no TSE. A representação foi feita pela coligação "Maringá de toda a nossa gente". Foram impressos cerca de 200 mil panfletos, boa parte desovada ontem à tarde e à noite por toda a cidade.

Continue lendo

Em baixa

O casal Ricardo Barros-Cida Borghetti (PP) está perdendo terreno e influência política nesta campanha eleitoral, dentro do grupo ligado ao governador Beto Richa (PSDB). O distanciamento se acentuou com os últimos rolos envolvendo o coordenador da campanhde Carlos Roberto Pupin, que incluiu seu pedido de prisão. Em mais de 100 municípios da região, o casal já não tem o poder de antes; Ricardo Barros, por exemplo, não aparece em nenhum material de campanha (faixa ou placa) colocado nas ruas. O único candidato que abriu espaço sua foto, em material impresso, foi Carlos de Paula (PDT), de Sarandi, porque seu material foi feito pela agência de propaganda ligada à deputada Cida Borghetti.
Com a iminente cassação da candidatura em Maringá, o ciclo começa a se fechar. Junto, como plus, vão alguns famosos peemedebistas locais.

Continue lendo

O Rio é aqui

Está em O Globo: No Rio, o tráfico cobra até R$ 50 mil para candidatos fazerem campanha. Leia mais.
Guardadas as devidas proporções, Maringá está em sintonia com o panorama carioca de insegurança pública eleitoral (aqui).

Continue lendo

Aconteceu com Belinati

Decisão Plenária
Acórdão em 28/10/2008 - Ag/Rg no(a) Respe Nº 31942 Ministro Marcelo Ribeiro
O Tribunal, por maioria, proveu o Agravo Regimental para manter o acórdão regional que negou registro à candidatura de Antonio Casemiro Belinati, nos termos do voto do ministro Carlos Ayres Britto (Presidente), que redigirá o acórdão. Vencidos os Ministros Marcelo Ribeiro (Relator) e Arnaldo Versiani. Votaram com Ministro Carlos Ayres Britto os Ministros Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Fernando Gonçalves e Aldir Passarinho Junior. Acórdão publicado em sessão. Composição: Ministros Carlos Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Fernando Gonçalves, Aldir Passarinho Junior, Marcelo Ribeiro e Arnaldo Versiani.
Akino Maringá, colaborador

Continue lendo

Poder econômico

Ricardo Barros mandou imprimir 50 mil exemplares a mais da edição de ontem de O Diário, que informava que Pupin foi liberado monocraticamente pelo ministro primo de Collor de Mello. Todos os candidatos a vereador da coligação foram acionados para atuar como gazeteiros, entregando gratuitamente à população. Como houve reimpressão, o valor gasto e - ainda não informado à Justiça Eleitoral - não foi pequeno e deve gerar mais uma dor de cabeça para o agropecuarista Carlos Roberto Pupin.

Continue lendo

Semelhanças com o caso Belinati

Em 2008 Belinati disputou a eleição de prefeito, que ocorreu em 05 de outubro, com a candidatura indeferida pelo TRE -PR, com recurso. Foi para o segundo turno nesta condição, que foi alterada no dia seguinte graças a uma decisão monocrática do ministro Marcelo Ribeiro, do TSE, que lhe deferiu a candidatura. Disputou e venceu o segundo turno no dia 26 e dois dias dois, teve seu registro indeferido, por 5 votos a dois, pelo plenário do TSE. Recorreu e mesmo assim não pode ser diplomado. No dia 1º de janeiro assumiu o presidente da Câmara e nova eleição, um terceiro turno foi realizado em 29 de março de 2009.
A diferença para o caso Pupin é que ele já disputa o primeiro turno com a candidatura deferida por decisão monocrática. Daí para para frente tudo pode acontecer como no caso Belinati, que é semelhante, com a diferença do motivo da impugnação. Portanto, a vitória tão comemorada na ultima quinta-feira, pode ter sido mesmo uma 'vitória de Pirro', expressão que aprendemos com o Messias Mendes, cujo significado busquei no Google.
Akino Maringá, colaborador

Continue lendo

Money, money, money

A força do poder econômico e político do grupo que está no poder, em Maringá, tem impressionado nos últimos dias. A campanha de Pupin é certamente a mais cara já vista na história da cidade.
Ou seja, contra a principal recomendação da Igreja Católica. A cartilha pede que o eleitor avalie o dinheiro gasto na campanha e a possibilidade de cumprir as promessas feitas, além da atenção especial "à propaganda enganosa, à oferta de dinheiro ou a favores que visem enganar o eleitor".

Continue lendo

Vitória de Pirro

“A mudança Continua” e a ação também. Pupin foi liberado por decisão monocrática do ministro Marco Aurélio Mello mas a própria Procuradoria Geral Eleitoral vai recorrer da decisão ao plenário do TSE, o que significa dizer que a euforia azul pode se transformar em frustração mais adiante. O candidato oficial venceu um batalha, depois de ter perdido duas no TRE . O fato concreto é que Pupin deve ir para o segundo turno com Ênio, embalado pelo entusiasmo da vitória que, convenhamos, ainda é de Pirro. ( do blog do Messias Mendes)
Meu comentário (Akino): Como eleição é cultura, aprendemos, graças ao experiente Messias Mendes, que vitória de Pirro é uma expressão utilizada para definir uma vitória obtida a alto preço, potencialmente acarretadora de prejuízos irreparáveis.A expressão recebeu o nome do rei Pirro do Épiro, cujo exército havia sofrido perdas irreparáveis após derrotar os romanos na Batalha de Heracleia, em 280 a.C., e na Batalha de Ásculo, em 279 a.C., durante a Guerra Pírrica. Após a segunda batalha, Plutarco apresenta um relato feito por Dioniso de Halicarnasso: De fato, a aparente vitória poderá custar o cargo de prefeito ao 11. Se fosse indeferido o registro, provavelmente Pupin seria susbstituído e o substituto teria chances de vitória. Agora não dá mais, e uma derrota no pleno do TSE, será fatal para as pretensões de Ricardo Barros, digo, do grupo.
Akino Maringá, colaborador

Continue lendo

5.10.12

Jornaleiro

Milhares de exemplares da edição de hoje de O Diário, dando conta da decisão monocrática do ministro Marco Aurélio Mello sobre a chapa majoritária da coligação "A mudança continua", estão circulando pela cidade. Leitor conta que pacotes e pacotes estão sendo entregues em vários pontos de Maringá (na foto abaixo, chegando num comitê). jornal
Um dos jornaleiros, que está neste momento no terminal urbano de passageiros da cidade, distribuindo exemplares aos usuários do transporte coletivo, é o assessor especial do governador Beto Richa, ex-deputado estadual Ricardo Maia (PSD).
PS - Maia teria pedido licença nesta reta final de campanha.

Continue lendo

Debaixo do tapete

A imagem de uma Maringá modelo e tranquila que a propaganda oficial tenta passar gastando milhões por ano revela sua face verdadeira em pleno período eleitoral. O fato até que não é novo, mas a piora a cada pleito. Algumas campanhas a prefeito e a vereador estão tendo que pagar pedágio a grupos de traficantes em dois grandes bairros de Maringá, um na zona leste e outro na zona sul. O pedágio é acertado por cabos eleitorais diretamente com os chefes do tráfico e na maioria das vezes se resume a entrega de cestas básicas. Sem o pedágio, candidatos não conseguem entrar nos bairros, andar pelas ruas e, muito menos, fazer reunões com a comunidade.
Como toda convivência hipócrita exige, a "normalidade" vai para debaixo do tapete, junto com o lixo da classe dominante e a inércia do poder público.

Continue lendo

Refrigerante em promoção

De Julio Cesar T. Colella, no Facebook:
Aconteceu uma agora muito boa no Supermercado Cidade Canção. Fui eu comprar refrigerante e a sukita e a soda estão com uma promoção que você leva duas garrafas de 2 litros ganha a terceira, só que eles fizeram uma outra promoção, se levar mais de 3 garrafas em vez de R$ 2,99 paga-se 1,99! Em suma, eu peguei 4 garrafas (2 para a primeira promocao levando outra e mais uma para a terceira promoção, pagando R$ 1,99), deu o maior bafo! Só deram o desconto de R$ 1,00 nas quatros garrafas (R$ 4,00) e não 1 de brinde como fala na outra promoção! Formou-se uma comissão e viram que teriam que dar as duas promoções, então (vc acham que não dá para ficar mais comédia? lá vai!) a moça falou para a caixa dar um desconto de R$ 5,98 (o certo seria 1,98 para dar certo a segunda promoção!); em suma, me deram 9,98 de desconto!

Continue lendo

Vereadora nega compra de votos

Em entrevista à Rádio Astorga, a vereadora Ana Escoque, a Ana do Açougue (PSC), negou que estivesse comprando votos, ontem, quando foi presa pela polícia. Ela diz que fez um favor à sua vizinha e que não conhecia a pessoa que recebeu os alimentos. "Fiz um favor e se precisar faço de novo", disse, dizendo que as pessoas beneficiadas são eleitoras de Londrina. Na entrevista, as pessoas envolvidas também negam a acusação. Ouça aqui.

Continue lendo

Enio vota às 10h no Branca da Mota

O candidato Enio Verri (PT) à Prefeitura de pela coligação “Maringá de Toda a Nossa Gente” irá votar no próximo domingo às 10 horas, no Colégio Estadual Branca da Mota Fernandes, na Vila Morangueira. O candidato vota na seção 74, zona eleitoral 137. Enio estará acompanhado do deputado federal Edmar Arruda (PSC), do candidato a vice-prefeito, Sidnei Telles (PSC) e da esposa, Neusa Barbi. Em seguida, todos seguem para a Escola Municipal Dr. Oswaldo Cruz (rua Otávio Perioto, 176, Centro) para acompanhar a votação de Sidnei Telles.

Continue lendo

Como produzir um programa eleitoral


 Vídeo muito inteligente e interessante que mostra o modelo padrão de produção de programas eleitorais. Tem direção de Pepe Mendina, roteiro de Marcos Piangers, Pepe Mendina, Eduardo Mendonça e Thiago Prade e argumento de Marcos Piangers.

Continue lendo

Onze é menor de todos

Vejam o que escreveu o leitor que se identifica como Plebeu: "Eu até entendo um cidadão, que tem um bom plano de saúde, dinheiro para quitar o seu IPTU a vista, filhos em boas escolas particulares e que não precisa de prefeito para melhorar suas condições em nada, defendendo a atual administração. Fico triste quando gente da periferia, que depende de transporte público, caro e que somente beneficia os donos da empresa e os políticos, que chora nos postos de saúde em busca de um médico ou remédio continuo, ficar maravilhada com promessas de campanha, que a partir de 2013 tudo ficara um paraíso, ou melhor, que continuara essa maravilha. Nunca vou esquecer das palavras o então candidato a presidente, Lula da Silva, na primeira campanha a prefeito Zé Cláudio. Salvo engano em 1989, na avenida Brasil com a Getulio Vargas: "A minoria organizada comanda a maioria." (sic)  
Meu comentário (Akino): Eu me coloco entre os cidadãos que não 'precisam de prefeito'.

Continue lendo

Placas de propaganda

Propaganda eleitoral
Na praça do cruzamento das avenidas Mandacaru e Alexandre Rasgulaeff, em Maringá, algumas placas de propaganda política estão sendo seguradas com pavers retirados da calçada do local. O paver serve também de contrapenso, pois fica pendurado na parte de dentro das placas.

Continue lendo

Pedindo voto por telefone

Eleitores maringaenses não receberam apenas telefonema do ex-presidente Lula, pedindo votos para Enio Verri (PT). O uso da telemensagem política nesta campanha também foi adotada pela estreante Roeling Costa (PSB), que em sua mensagem não cita o candidato a prefeito, cuja cadeira no Executivo estadual é ocupada hoje por seu marido, Rene Pereira da Costa.

Continue lendo

Continua indeferido

pupin
Consultei o site do TSE, por volta de 14h20, e lá consta que o registro da candidatura de Pupin continua indeferido. Veja como está: "Carlos Roberto Pupin - 11- indeferido com recurso".
Akino Maringá, colaborador

Continue lendo

Decisão não resolve impasse da candidatura Pupin, diz PSB

Depois da coligação "Maringá de toda a nossa gente", hoje foi a vez do PSB de Maringá distribuir nota sobre o caso envolvendo a candidatura do vice-prefeito Carlos Roberto Pupin (PP), da coligação "A mudança continua". A nota diz que a decisão monocrática do ministro Marco Aurélio Mello não encerra o impasse, que as discussão jurídica permanecem e que o eleitor não deve correr o risco de incertezas no futuro.
Diz a mensagem na íntegra:

Continue lendo

Coluna de fumaça

Leitor reclama que da rua Alencar de Oliveira Paiva, que liga a Zona 7 à Vila Esperança, na região de fundo de vale, ergue-se forte coluna de fumaça, resultado de grande queima de madeira. Seria nas proximidades da sede da Aduem.

Continue lendo

De Paula sem problemas

A coligação "Sarandi pode mais" (Walter Volpato) distribuiu jornal hoje naquela cidade informando que o prefeito Carlos de Paula (PDT), da coligação "A transformação continua", estaria impossibilitado de concorrer à reeleição por decisão judicial. A informação não procede e já foi providenciada ação para recolher os impressos, que devem resultar em multa para aquela coligação, já que não foi a primeira vez.
De Paula está legalmente deferido para a disputa e, apesar da vantagem mostrada por pesquisa da Alvorada, está a todo o vapor na campanha.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Votos nas legendas, por engano

Noto que há, nas eleições municipais, um elevando número de votos de legenda (vereadores), que muitas vezes leva até a eleição de candidatos com pouca votação pessoal. A causa, ao meu ver, está na pouca escolaridade e dificuldades de muitos eleitores, que não conhecem a ordem de votação e pensam que o primeiro voto é para prefeito. Digitam os dois números, se perdem e acabam confirmando, votando na legenda,sem querer. Em condições normais os votos de legenda seriam poucos, diante da profusão de candidatos, mas tenho certeza que teremos um grande número de votos, principalmente para o 11 e o 13, se as pesquisas estiverem corretas, de pessoas que queriam votar para um vereador e se enganarão, na ordem. Seria interessante maiores esclarecimentos da imprensa. Candidatos com eleitores menos esclarecidos serão prejudicados.  
Akino Maringá, colaborador

Continue lendo

Informação capciosa

Desde ontem estava curioso para saber como o Pinga Fogo daria a informação sobre a decisão de ontem. Não deu outra, a informação foi dada de maneira capciosa, habilidosa, para dar a entender que a decisão é definitiva. Não disse que se trata de uma decisão sujeita a a ser reformada. Ainda fez comentário que deixa o eleitor menos esclarecido, que é boa parte da sua audiência, pensando que tudo está resolvido. Bem no estilo.  
Akino Maringá, colaborador

Continue lendo

Um oásis

placahm
A administração municipal de Maringá manteve as placas de obras (algumas que se arrastam há anos) com logomarcas, o que é proibido pela legislação eleitoral e em outras cidades causa multa. Acima, a placa defronte o Hospital Municipal de Maringá.

Continue lendo

Vapt-vupt

Vapt - Carro de candidato a vereador é incendiado em Mandaguaçu.
Vupt - Carro com empresária capota e pega fogo em rodovia estadual.

Continue lendo

Campanha também é cultura

Teve gente que ficou tão entusiasmada com a decisão do ministro Marco Aurélio Mello que escorregou na língua:
- Você viu, nosso candidato ganhou. Foi uma decisão monodemocrática...
Ao que o outro remendou:
- Só falta agora a metereologia colaborar com a nossa passeata...

Continue lendo

Voto útil é voto nos socialistas

Do blog do PSTU:
Estamos na reta final da campanha eleitoral, momento de definir em quem votar. Muitos concordam com as propostas que defendemos, mas pensam em votar no PT ou em outros partidos para “evitar a vitória da direita” ou para “votar em candidaturas viáveis”, ou seja, pensam em dar o chamado voto útil. Essa é uma das piores tradições da política brasileira. O discurso do voto útil sempre foi utilizado pelos partidos maiores para sufocar e calar os partidos de menor expressão eleitoral. Leia mais.

Continue lendo

Silvio e Pupin até o fim de suas vidas?

Analisemos a opinião de Milton Ravaganani sobre a decisão de ontem: "O ministro Marco Aurélio, em decisão monocrática, acatou o recurso da coligação “A Mudança Continua” e restabeleceu o registro da candidatura de Roberto Pupin. (...) A decisão está em consonância com o julamento do STF em que Geraldo Alckmin conseguiu o direito de concorrer ao Governo de Sâo Paulo em 2002. E abre a possibilidade de Pupin, caso seja eleito, possa disputar a própria reeleição. Cabe recurso para o colegiado do TSE.
Meu comentário (Akino): Se for este o entendimento que Pupin pode até se candidatar à reeleição, caso seja eleito agora, considerando que segundo Silvio II eles formam uma dupla afinada, que fizeram de Maringá um paraíso, está aberta a porta para 'sucessivas' sucessões até o fim da vida de ambos. Entra Pupin agora, em 2016, Silvio sai com seu vice, em 2020, Pupin tira 100 dias de licença e Silvio assume para ter visibilidade, ganha, em 2024, Pupin sai de vice, em assim sucessivamente eles permanecem como prefeito e vice e vice versa, até o fim de suas vidas. Com se diz no futebol, em time que está ganhando não se mexe. Só uma coisinha. Onde está Ricardo Barros?
Akino Maringá, colaborador

Continue lendo

Emocionante

No Facebook encontramos algumas postagens emocionantes, como na de Crispim (o original é em caixa alta): "O bem venceu o mal!!!! Pupin é candidato a prefeito de Maringá liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral... Acabou de sair a decisão da justiça... Deus seja louvado - a mudança continua!!!! Vamos que vamos... venceremos em primeiro turno!!!!". Roberto Pupin: "Gente a emoção está realmente tomando conta do meu coração, de minha mente, meu Deus, de todo meu ser, da Luiza Esteves Pupin, guerreira, sempre do meu lado, em todos os momentos e agora gente... quem já ia votar e estava tranquilo é 11. E quem estava em dúvida é 11 também. A vitória hoje foi nossa e no domingo conto com seu voto para ser nossa também!!!! Vamos que vamos!!! Genteeeeee! Nossa candidatura foi deferida pelo TSE. Estamos mais legais que nunca!!!!!! A festa da vitória já começou" (parte final em letras maiúsculas).  
Meu comentário (Akino): Quem diria que Crispim pudesse até louvar a Deus por uma candidatura de Ricardo Barros? Quanta mudança!

Continue lendo

Em Paiçandu, Haroldo disputa com liminar


Não é só Maringá que vive, nestas eleições, a chamada insegurança jurídica por causa da contestação de candidaturas a prefeito. Em Paiçandu, o ex-prefeito Haroldo Françoso (PP), da coligação "Pra frente Paiçandu", disputa o pleito graças a uma liminar do STJ, do ministro Benedito Gonçalves, publicada em agosto último. O Tribunal de Justiça do Paraná foi informado da suspensão dos efeitos da condenação por improbidade administrativa, o que permitiu que obtivesse o registro de sua candidatura. Seu advogado foi o ex-promotor Joel Coimbra. Haroldo Françoso foi condenado em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público quando era vice-prefeito daquela cidade e, junto com ,então chefe do Executivo, Jonas Eraldo Lima, e a então secretária Maria Aparecida Arrias de Lima, distribuiu sete mil bolas à população com os dizeres "Boas Festas Jonas Lima e Haroldo". Eles foram condenados em primeira instância ao ressarcimento de R$ 4.550,00 aos cofres públicos, suspensão dos direitos políticos por cinco anos, proibição de contratar com o poder público por três anos e multa civil equivalente a duas vezes a quantia relativa à última remuneração percebida por cada um dos réus.

Continue lendo

PM informa sobre ação nas eleições

O 4º Batalhão de Polícia Militar distribuiu nota nesta manhã informando que, em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral, vai disponibilizar todo seu efetivo para garantir o cumprimento da lei e o regular funcionamento dos poderes constituídos nestas eleições. Em Maringá e região, a Polícia Militar estará presente em todas as cidades subordinadas ao 4º Batalhão, "sendo que, destas, oito comarcas serão devidamente comandadas por oficiais desta unidade. Assim, 207 locais de votação serão guarnecidos por agentes da segurança pública, para tanto, contará com o reforço dos alunos soldados da 2ª Esfaep, em sua totalidade, que pela primeira vez estarão nas ruas atuando como agentes de segurança pública.

Continue lendo

No Legislativo, o estilo trator

Pouco antes da confirmação do que os ricardistas já sabiam e haviam começado a comemorar 24 horas antes, na Câmara de Maringá o estilo que marcou os oito anos da administração Barros/Pupin corria solto. Na sessão de ontem, foi aprovado de última hora mais um projeto, nada republicano, sobre incentivos para empresas que serão instaladas no novo parque industrial, aquele que o Ministério Público estaria sendo investigado há quase 1 ano e que foi objeto de parte das conversas telefônicas gravadas com autorização da justiça. Repetiu-se, segundo um observador, o mesmo que no aumento dos salários: o projeto obscuro da prefeitura foi votado na calada da noite, na última sessão antes da eleição. Humberto Henrique (PT), considerado o melhor vereador desta legislatura, se pronunciou contra a urgência, mas foi voto vencido.

Continue lendo

Recurso negado

Os desembargadores da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná, no último dia 25, negaram recurso interposto pelo espólio do ex-prefeito José Cláudio Pereira Neto, em ação de execução fiscal movida pela Fazenda Pública de Maringá. A relatora foi a desembargadora Regina Afonso Portes. A dívida origina-se de ato de improbidade pública constatada pelo Tribunal de Contas, que determinou o ressarcimento de valores relacionados ao Funrebom de 2001. O espólio insurgiu-se quanto ao mérito do ato - alegando que o julgamento do TCE ignorou a ausência de dolo ou má-fé do ex-prefeito municipal e que  as supostas irregularidades nas contas do Funrebom não significam ato de improbidade -, mas o TJ-PR reafirmou que a análise do mérito do ato administrativo é vedada ao Judiciário, "que deve se ater à verificação da regularidade do procedimento e à legalidade do ato impugnado".

Continue lendo

A liberação do vice

A decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do TSE, liberando a candidatura do professor Claudio Ferdinandi (PMDB), que teve o registro indeferido por constar da lista dos "contas sujas" do Tribunal de Contas do Paraná, a exemplo do despacho de Carlos Roberto Pupin (PP), foi justificada no essencial em três frases. Eis o teor da decisão:

Continue lendo

Canja

De leitor com os pés no chão: - A mudança continua. E a ação no TSE, também.

Continue lendo

Esse pedestre atrapalhando o trânsito

Fotos da avenida Colombo com Herval, em Maringá, enviada por leitor: DSCF0500
Retiraram aquela placa que estava em cima da rampa para cadeirante orientando o pedestre a cruzar na faixa e colocaram corrimões/grades amarelas no lugar 

 DSCF0502
A placa que estava na esquina foi agora colocada no canteiro central, em frente a UEM em cima de onde tinha também o lugar para cadeirantes atravessarem depois que saiam da faixa de pedestres
 DSCF0503
A placa que estava na calçada da UEM foi também colocada no canteiro central, em frente a UEM do lado contrário da outra placa que foi tirada da esquina da Colombo com a Herval. "Um detalhe que observei é que a faixa que existe (ou existia) no local está bem apagada como se pode observar nas fotos. Se o cidadão estiver na calçada da esquina onde tem a pista de ciclismo, para atravessar a avenida Colombo até a calçada da UEM, ele precisa atravessar na faixa até a calçada do Colégio Gastão Vidigal, depois atravessar da esquina do Gastão até o canteiro central e ter toda paciência do mundo até que os sinais fechem para os carros, daí atravessa até a calçada do outro lado e espera de novo o sinal fechar para quem vem da rua Demétrio Ribeiro com sentido ao centro para poder atravessar a faixa ali existente e assim conseguir chegar na calçada da UEM. Para quem está na calçada da UEM, é só fazer o sentido inverso. Em resumo, o que faz um pedestre no trânsito de Maringá a não ser atrapalhar o tráfego de automóveis? Nosso trânsito não foi pensado para os pedestres, infelizmente."

Continue lendo

4.10.12

Candidatura do 11 continua sub judice

Nota divulgada há pouco pela coligação "Maringá de toda a nossa gente" comenta sobre a insegurança jurídica vivida na reta final da campanha eleitoral na cidade, agravada com a decisão monocrática do ministro Marco Aurélio Mello, no início desta noite. Diz a nota: "Nesta última semana da campanha para prefeito de Maringá, por conta dos problemas jurídicos enfrentados pelo candidato da coligação “A Mudança Continua”, muitas informações desencontradas circulam pela cidade. O fato irrefutável é que o candidato do PP disputará a eleição no próximo domingo (7) ainda sub júdice, ou seja, depende da decisão final da Justiça Eleitoral. Depois de ter seu registro indeferido por 6 votos a 0 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a coligação “A Mudança Continua” recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Continue lendo

Monocraticamente, Marco Aurélio libera Pupin

Por decisão monocrática, agora à noite, o ministro Marco Aurélio Mello, do TSE, deferiu o registro da candidatura do vice-prefeito Carlos Roberto Pupin (PP) à Prefeitura de Maringá. A candidatura havia sido indeferida, por unanimidade, pelo TRE do Paraná. O ministro ignorou o parecer da Procuradoria Geral Eleitoral. Para ele, Pupin, como vice, não "sucedeu propriamente o refeito, ocorrendo simples substituição". A decisão saiu às 19h40; ontem, neste horário, a coligação "A mudança continua" já comemorava a liberação. A questão, porém, não está encerrada. Agora, a PGE recorrerá ao plenário do TSE, que julgará a demanda em definitivo. Este é o teor da decisão monocrática:

Continue lendo

Servidora municipal acompanhava vereadora presa em Astorga


A vereadora Analice Escoque (PSL), de Astorga, presa no início da tarde de hoje por compra de votos, estava em companhia de uma funcionária da Prefeitura de Astorga, Silvia Cristina Marchiori, numa residência da rua São Pedro. Dentro do carro foram encontrados santinhos do atual prefeito e candidato a reeleição Arquimedes Ziroldo (PTB), o Bega, e do também vereador Célio de Carlis (PSL). Bega responde a uma ação de impugnação de candidatura, que aguarda julgamente no TSE, com, parecer do Ministério Público Eleitoral pela cassação do registro (quarto mandato consecutivo). No último dia 2 caso semelhante foi julgado pelo TSE, com cassação de registro de um candidato a prefeito de Bambuí (MG), Lélio Jorge Silva. A denúncia que resultou no flagrante foi feita pelo presidente do PSC de Astorga, Luiz Carlos Ferrari (autor das fotos), e a ação também foi testemunhada pelo presidente do Democratas, Márcio Bastos Ruziska.

Continue lendo

Campanha de meio milhão

A campanha mais cara para vereador em Maringá está estimada em R$ 500 mil - isso na prática, não no papel, claro. E o candidato, ex-integrante da administração municipal e ligado  a movimento religioso, não tem poupado recursos esforços para se eleger.

Continue lendo

Vereadora é presa por compra de votos


A vereadora Analice Escoque (PSL), de Astorga, foi presa na tarde de hoje, em flagrante, por compra de votos. Conhecida como Ana do Açougue, ela é candidata a reeleição pela coligação "Juntos por Astorga" (PP-PSL-PSDB). Por volta das 14h30, a polícia recebeu denúncia anônima de que ela estava distribuindo cestas básicas; ela foi presa quando entrega uma cesta a uma eleitora, que, junto com uma acompanhante, também foi detida. Ela deverá pagar fiança e responder por crime eleitoral, que poderá resultar em cassação.

Continue lendo

Hora da votação

O médico e deputado estadual Dr. Batista (PMN), que nos últimos dias vive uma maratona eleitoral, votará às 10h do próximo domingo, no Colégio Estadual Vital Brasil (seção 136), na Zona 7. A candidata a vice da coligação "Mobilização é a solução", professora Lira Belotti, votará às 9h, no Instituto Estadual de Educação.

Continue lendo

Batistão lidera em Mandaguari

Pesquisa Mandaguari
Pesquisa da Arbeit Pesquisas de Mercado e Opinião Pública, divulgada na edição de hoje da Tribuna do Norte, de Apucarana, aponta que Romualdo Batistão (PT), o Batistão, da mcoligação "Mandaguari para todos", lidera as intenções de votos em Mandaguari. Ele parece no levantamento, feito no último dia 26, com 63,64%, contra 36,36% de Luiz Cláudio Fachini (PSDB), da coligação "Pra Mandaguari continuar crescendo", considerando somente os votos válidos. A pesquisa foi devidamente registrada na Justiça Eleitoral. Clique aqui para ampliar.

Continue lendo

Ameaça em via pública

Um cabo eleitoral da campanha de Wilson Quinteiro (PSB), candidato a prefeito de Maringá, registrou queixa na Polícia Civil na manhã de hoje por ameaça contra um suposto oficial de justiça. A ocorrência, segundo o boletim, foi por volta das 10h30, num semáforo da avenida Horácio Raccanello. O colaborador estava acompanhado de um amigo distribuindo propaganda de Quinteiro quando um rapaz branco, " meio gordinho, camisa listrada branca", com cerca de 50 anos de idade, num Fiat Palio (a placa foi informada à polícia), e um outro, de cerca de 30 anos, numa motocicleta vermelha, disse que iria tomar o material de propaganda. Afirmou que era oficial de justiça e começou a falar grosso. "Ele disse que se os visse ali iria levá-los presos e era para não voltar". No Fiat havia uma propaganda do candidato Carlos Roberto Pupin. O homem disse ainda que podiam anotar a placa do carro e ainda tirou fotografia das vítimas.

Continue lendo

Coronelismo em Maringá

Já mostramos o que é o clientelismo (troca de favores). Coronelismo define-se pela manifestação de fidelidade pessoal do eleitor a um chefe político – o coronel. Era mais comum nas sociedades predominantemente agrárias, mas, tomando como exemplo a política praticada em Maringá, reconhecemos que o fenômeno se alastrou para as zonas urbanas e ainda permanece na atualidade. O que explica a persistência dessas práticas é a pobreza material e cultural.  
Ivana Veraldo

Continue lendo

Reta final

Reta final!
A campanha de José Fuji (PDT) tem ocupado consideravelmente o espaço da rede social (Facebook), além do visual que está nas ruas de Maringá. O PDT está na coligação com o PV.

Continue lendo

Verde vovô

O jornalista Verdelírio Barbosa (Jornal do Povo) prepara-se para se tornar avô. Sua filha Dayani Barbosa e o meu xará José Ângelo Salgueiro confirmaram que aguardam um herdeiro para maio/junho do ano que vem.

Continue lendo

Origem

A suspeita do pessoal que participou da carreata de ontem da coligação "A mudança continua" aponta Umberto Crispim, presidente do PMDB, como a origem do boato de que o ministro Marco Aurélio Mello teria deferido ontem a candidatura do agropecuarista Carlos Roberto Pupin (PP). Foi pouco antes da carreata começar, na rua Carmen Miranda, no Conjunto Cidade Alta, e o candidato chegou a ser levantado pra cima, comemorando algo que viu-se depois era (mais uma) inverdade. A euforia de ontem contrasta com a quase vergonha de hoje.
Somente a viabilidade da candidatura de Pupin, que permanece impugnada, é que permitirá a Crispim manter cerca de vinte pessoas penduradas, direta ou indiretamente, na administração municipal. Outras trinta estão na cota do vereador João Alves Correa.

Continue lendo

Memória eleitoral

Airton Donizete
Santinho da campanha eleitoral de 1988, quando o jornalista e professor Donizete Oliveira foi candidato pelo PDT de Apucarana. Ele, que sempre foi fã e partidário do ex-governador Leonel Brizola, era da Juventude Socialista do PDT.

Continue lendo

Loteria

Do mais recente Cheng-Pong:
Na véspera daquele sorteio milionário da loteria, a repórter entrevista um apostador numa lotérica:
- O que você faria se por acaso ganhasse esta bolada de R$ 30 milhões sozinho?
O sujeito pensa um pouco, olha para cima, coça a cabeça e responde:
- Nada.
- Como assim nada? Ganhar todo este dinheiro, e você não iria fazer nada…
- Exato! Com tudo isso, por quê eu faria?

Continue lendo

Falecimento

Faleceu na manhã de hoje Luiz Clóvis, 89, pai do vereador Luiz do Postinho (PRP). Ele estava internado havia 16 dias na UTI do Hospital Paraná com pneumonia. O velório será na capela 2 do Prever a partir das 16h e o enterro será amanhã, às 10h, no cemitério municipal.

Continue lendo

Reta final

De Clécio Silva, candidato a vereador pelo PTC, hoje no Facebook:
- É pessoal nesta reta final de campanha só digo uma coisa - a coisa tá feia, a coisa tá preta, quem não é filho de Deus tá na unha do c... A rima vocês já sabem rsrsrsrsrs e vamos que vamos.

Continue lendo

Os 10 mandamentos do político sério

rastelli
Candidato a vereador pelo PSB, Paulinho Rastelli em seu material de propaganda relacionou "os 10 mandamentos de um político sério, honesto e comprometido com o povo". Entre eles, o sexto: "Não matarás a credibilidade, a esperança e a confiança que depositaram em ti". Clique aqui para ampliar.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.

Continue lendo

Troca de favores ou políticas públicas?

Clientelismo é a prática política de troca de favores, na qual os eleitores são encarados como “clientes”. O político concentra seus projetos e funções no objetivo de prover os interesses de indivíduos ou grupos com os quais mantém uma relação de proximidade pessoal, e em meio a esta relação de troca é que o político recebe os votos que busca para se eleger no cargo desejado. O clientelismo possui suas raízes na sociedade rural tradicional. Atualmente, clientelismo se traduz em um tipo de relação entre atores políticos, envolvendo a concessão de benefícios públicos (empregos, benefícios fiscais, isenções, etc) em troca de apoio político, permanecendo a sua forma básica, que envolve a negociação do voto. O clientelismo é a porta da corrupção política. Necessitamos combater a prática da troca de favores e votar nos políticos que vão lutar pela criação de políticas públicas para melhorar a vida de todos os cidadãos e não somente dos seus clientes. Precisamos decretar a morte definitiva desse velho modo de fazer política.
Ivana Veraldo

Continue lendo

http://youtu.be/_3r7vpCUGHE

O vídeo que explica passo a passo como fica a situação por causa da impugnação das candidaturas foi repostado. Dá para conferir aqui.

Continue lendo

Fatos ou boatos?

Li no blog do Linardi e reproduzo: "Proliferaram ontem mensagens nas redes sociais e até por torpedos de celulares, informando que a candidatura de Carlos Roberto Pupin (PP) teria sido julgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O caso ainda está pendente, parado no gabinete do ministro Marco Aurélio desde o dia 1º. É péssimo para a cidade que o TSE fique sem resolver esse processo antes das eleições. Para quem gosta de acompanhar direto da fonte, o processo que pode decidir o futuro de Pupin está aqui. Repare que lá no final da página está o item “fase atual”, mostrando que a última movimentação do processo foi às 14h31 do dia 1º deste mês.'
Meu comentário: A onda de boatos é grande. De nossa parte temos o maior cuidado para não espalhá-los. Ouvi dizer que John será secretário de Fazenda, num eventual governo Pupin. Crispim seria chefe de gabinete. Zebrão, se não eleito, será do Esporte. Bravin vai para Assistência Social e Ricardo Barros seria uma espécie de primeiro ministro. Silvio II seria embaixador geral. Heine seria o titular da Secretaria de Relações Públicas. Hercules Ananias teria um lugar no 'guverno'.
Akino Maringá, colaborador

Continue lendo

Avenida Brasil, Maringá

Do Leitor:
A vida, mais uma vez, imita a arte. O atual momento político maringaense encontra paralelo na novela "Avenida Brasil", da Rede Globo. 1 - Pupin seria Tufão, aquele que foi traído o tempo todo e que só agora, no último momento, começa a perceber e ensaia uma vingança. Em vez de Pupin, melhor seria Pufão, mistura de Pupin com Tufão. Era o bom moço que se assemelhava a Poliana, personagem que vê o mundo sempre cor-de-rosa e que nada, absolutamente nada, pode dar errado. No caso do Pufão, santa ingenuidade ou risco calculado quando aceitou ser prefeito duas vezes no período de seis meses em relação à data da eleição. Sabia que correria o risco de ter sua candidatura impugnada por buscar o terceiro mandato, o que é vedado pela legislação eleitoral. 2 - Carminha. Papel muito bem representado pelo capo Ricardo Barros, o maquiavélico.

Continue lendo

"O povo não tem poder algum"

De Aline Scarso, no Brasil de Fato:
Reconhecido pela defesa das causas de movimentos sociais, como o MST, e crítico ferrenho da última ditadura civil- militar (1964-1984), o jurista Fábio Konder Comparato acredita que o Brasil ainda está longe de ser um Estado verdadeiramente democrático. De acordo com ele, os brasileiros ainda têm a mentalidade e os costumes marcados por séculos de escravidão e precisam se desvencilhar da submissão e passividade. Para tanto, segundo o jurista, é preciso ampliar a educação cívica e política e aproveitar ao máximo a imprensa alternativa para denunciar essa opressão. Leia mais.

Continue lendo

Cartum


De Dahmer.

Continue lendo

Segundo turno pode ser adiado

Segundo turno pode ser adiado Esta é uma situação que pode ocorrer em Maringá. Basta que o processo de Pupin não seja julgado até o dia do primeiro turno, como tudo indica. Seus votos ficariam 'dormindo' e se a soma dossufrágios dos demais candidatos for inferior o total obtido pelo primeiro colocado, este ficaria na expetativa para saber se haverá ou não segundo turno,quando total dos votos de Pupin fossem conhecido, o que pode acontecer, sabe-se lá quando. Em 1º de janeiro, assumiria o presidente da câmara, que pode ser Zebrão, já que foi vice por dois mandatos, administrou em parceria com o presidente Hossokawa, aprendeu tudo e por isso, como diz Silvio II é o mais preparado. Ricardo teria lhe prometido que agora seria ele o presidente. Zebrão, segundo a lógica de alguns, tocaria a câmara sem problemas ('em time que está ganhando não se mexe') (se pegar outro, vai ter que aprender tudo, vai ter que conhecer a equipe). PS: Para os mais ingênuos, esclareço que estou sendo irônico, no tocante ao Zebrão ser presidente da câmara) Akino Maringá, colaborador

Continue lendo

Evandro e Flávio Vicente cogitados

Dentre as especulações de nomes para uma eventual substituição de Pupin, os de Evandro Junior e Flávio Vicente foram cogitados. O mais animado seria Evandro, mas a rejeição do PMDB e de parte do próprio PSDB esfriou.Evidentemente as especulações não contam com a participação de Pupin, que não cogita desistir, pelo contrário, vai até o fim, enquanto houver possibilidade de recursos na justiça eleitoral.
Já imaginaram Evandro Junior como prefeito de Maringá em 2013? Bom rapaz, boa gente, mas para ser prefeito de Maringá precisa amadurecer muito. Daqui uns 30 anos, pode pensar.
Akino Maringá, colaborador

Continue lendo

Pessuti manifesta apoio a Luiz Gonzaga


Neste vídeo, o médico veterinário e ex-vice-governador Orlando Pessuti fala sobre seu colega da Ciências Agrárias, professor Luiz Gonzaga (DEM), candidato a vereador em Maringá. Ele pede apoio para a campanha, que apesar de simples, sem recuros financeiros, vem atingindo os objetivos. Todos os finais de tarde Luiz Gonzaga vai, com seu carro e microfone, até o terminal urbano de passageiros fazer o que chama de processo de conscientização, batendo contra a corrupção e compra de votos ou assistencialismo.

Continue lendo

Ibope ouvirá 203 pessoas a mais

Há uma expectativa danada sobre a terceira e última pesquisa Ibope deste primeiro turno em Maringá. Dizem que o Ibope procura errar menos na pesquisa de véspera, para não queimar a imagem. Talvez por isso o número de entrevistados, desta vez, passou de 602 para 805. A pesquisa custará R$ 43.670,00 à TV Cultura (RPC TV/Globo) e os dados serão levantados até o dia da divulgação, que será feita no sábado à noite.
Curiosidade mesmo é saber se as impugnações de candidaturas terão efeito sobre o eleitorado, em tese agora mais esclarecido a respeito. Há quem acredite que poderemos ter emoções parecidas com as de São Paulo, onde as pesquisas apontam alternância quase sequente entre três candidatos. Aqui, até o terceiro lugar é cobiçado.

Continue lendo

Faltou boa vontade

Era pra ter debate na Globo nesta quinta-feira. Seria essencial nesse momento da campanha. Mas não vai ter porque a emissora local não aceita fazer com mais de 5 candidatos, embora em São Paulo aceitaria fazer com 6 e mesmo assim não terá debate lá. Para viabilizar o debate aqui seria necessário que dois candidatos desistissem, em troca evidentemente de alguma vantagem. Foi oferecido tempo nos telejornais locais da emissora para Débora e Abraão, já que Hércules estaria fora de qualquer maneira, pelo fato do seu partido não ter representação na Câmara Federal. Ocorreu agora o mesmo de 2008, quando valendo-se dos mesmos argumentos a TV Cultura cancelou o debate que faria três dias antes das eleições. Sílvio Barros comemorou, como comemora agora, só não realizando show pirotécnico na Av. Prudente de Moraes, porque o relacionamento do candidato Pupin com o irmão Ricardo não é dos melhores. Ponto para o chamado “Condomínio Barros”. (do blog do Messias Mendes)
Meu comentário: Esta Débora e Alberto ficarão devendo. Bem que poderiam abrir mão, em benefício da democracia, por mais paradoxal que possa parecer. Faltou boa vontade. Akino Maringá, colaborador

Continue lendo

Boato motivacional

No final da tarde de ontem alguém espalhou, inclusive nas redes sociais, que as candidaturas majoritárias da coligação "A mudança continua" haviam sido liberadas pelo ministro Marco Aurélio Mello. Seguiram-se cenas fortes. Este modesto blog foi invadido por mensagens agressivas, xingamentos de anônimos e até de gente que se identificava. A informação, disseminada certamente como forma de motivação, não se confirmou até agora - e dificilmente será, pois nesta altura do campeonato, todos, inclusive os candidatos, sabem em que lugar o burro foi amarrado.
Circula agora uma outra informação, como a de ontem, talvez sem embasamento, dando conta de que, como o mensaleiro Valdemar da Costa Neto, a coligação, em caso de a Justiça Eleitoral manter as candidaturas cassadas, irá apelar ao STF, depois à Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA, em Haia, e, se puder, até ao Vaticano.

Continue lendo

Plantão Musical 2012

CARTAZ.indd
Cartaz do Plantão Musical deste ano, que homenageia Gilberto Gil.

Continue lendo

Vídeo explica a situação

Um vídeo postado no YouTube explica a grande dúvida do eleitor, o que pode acontecer quando uma candidatura a prefeito é impugnada. É a dúvida de muita gente. O vídeo pode ser acessado clicando-se aqui.

Continue lendo

Muitas emoções

Li num blog, cuja autor talvez prefira não ser citado, e reproduzo: "As pessoas são mais importantes, sempre. Os resultados são consequências. Eu acredito na força da solidariedade, da confiança e do respeito.' Meu comentário: Pupin, pelo que entendi de suas falas, também acredita que as pessoas são mais importantes. Fiquei emocionado quando disse que só é candidato por aqueles que precisam de saúde, educação, segurança. Enfim, que é candidato por todos nós. Só por isto quer ser prefeito de Maringá. Emoção quase igual tive quando Nereu afirmou que é candidato a vereador, por 'amor a Maringá'. Quase chorei quando li na página do facebook de Ricardo Barros: 'Acordo feliz todos os dias porque faço aquilo que gosto, e o que gosto é de servir à comunidade.' Confesso que tive que orar e pedir perdão a Deus, pois durmo e acordo todos dias sem acreditar nas boas intenções de determinados políticos, que desejo ver fora da vida pública, para o bem deles mesmo, que assim terão chances de evitar mal maior no futuro, quando tiverem que prestar contas. São muitas emoções, e emoções maiores estão por vir.
Akino Maringá, colaborador

Continue lendo

O voto da melhor idade

O voto é facultativo para quem tem mais de 70 anos, mas muitos fazem questão de ir às urnas. O crescimento do número de eleitores nesta faixa etária comprova a tendência da queda da natalidade e o aumento da expectativa de vida no Brasil e no mundo. Esse segmento da população usa o transporte público, o sistema de saúde... Precisam de políticas públicas voltadas às suas necessidades e, por esse motivo, devem registrar sua opinião nas urnas.
Ivana Veraldo

Continue lendo

Uma pérola da Justiça Eleitoral

O juiz J. Foglia Junior, da 72ª Zona Eleitoral de Paranavaí, indeferiu ontem um pedido feito pela coligação "União para o desenvolvimento" e pelo prefeito Rogério José Lorenzetti (PMDB) que já entrou para o folclore eleitoral. Ambos ingressaram com pedido de providências à Justiça Eleitoral alegando que chegou ao seu conhecimento a intenção do candidato César Alexandre dos Santos (PT) e coligação "Paranavaí para todos" de trazer dois ônibus com “apoiadores” da região para fortalecer a boca de urna em seu favor no dia da eleição. Lorenzetti e a coligação queriam liminar para impedir os adversários de fazerem “boca de urna”.
A reação do juiz foi fulminante, ao indeferir a inicial: J. Foglia Junior lembrou que, além de os autores não terem anexado nenhuma prova ou indício para amparar a solicitação, o pedido era "absolutamente inócuo, pois, pretende a obtenção de liminar para o efeito de impedir a realização de ato que a própria legislação de regência considera crime, conforme dispõe o artigo 39 § 5º e seus incisos da Lei 9.504/97". Gulp!

Continue lendo

3.10.12

Alto padrão de vida

A 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná negou aumento do valor dos alimentos pagos a dois filhos de um casal em fase de divórcio litigioso em Maringá. Além de determinar o afastamento temporário do homem do lar conjugal, o juízo da 2ª Vara Cível estabeleceu o valor em R$ 6.220,00 (o equivalente a 10 salários mínimos), de forma provisória, para cada um como valor mensal da pensão; a mulher solicitou no TJ-PR reajuste para R$ 12.440,00 para cada um, alegando que os filhos precisam manter o alto padrão de vida de antes da separação. Em decisão publicada hoje, o desembargador Augusto Lopes Cortes negou o pedido de reajuste, alegando que os valores estabelecidos em primeira instância são provisórios e podem ser alterados.
O divórcio litigioso envolve o diretor financeiro de um grande grupo da cidade (que controla três construtoras e uma transportadora), que ganha cerca de R$ 110 mil mensais e tem, entre outros bens, uma fazenda avaliada em R$ 4.503.457,65. Ele ingressou com outra ação, também indeferida, alegando que ganha R$ 21 mil mensais e pedindo redução para R$ 4,5 mil para ambos os filhos.

Continue lendo

Recursos não constam da pauta

Cinco recursos eleitorais que têm o ministro Marco Aurélio Mello como relator estão na pauta da sessão de amanhã do Tribunal Superior Eleitoral. Os recursos dos candidatos da coligação "A mudança continua", de Maringá, que tiveram o registro indeferido pelo TRE do Paraná, não constam da pauta da 113ª sessão ordinária jurisdicional do TSE. Do Paraná constam recursos de Primeiro de Maio, Quatiguá, Nova Prata do Iguaçu, Alvorada do Sul, Ponta Grossa e Pitanga. O TSE realiza duas sessões por semana, às terças e quintas-feiras.

Continue lendo

Maria Iraclézia usa tempo de Pupin

Maria Iraclézia
A candidata do Democratas, Maria Iraclézia de Araújo, usou parte do tempo da coligação "A mudança continua" como direito de resposta no último programa dos candidatos a prefeito de Maringá. Foram listadas suas propostas para a área da coleta e destinação do lixo.

Continue lendo

Militância reunida

PT
Mais de 600 pessoas estão reunidas agora no comitê da coligação "Maringá de toda a nossa gente", no Novo Centro, em Maringá. Animado, o pessoal até cantou a música-tema da campanha de Enio Verri.

Continue lendo

Cesar Cielo estará na abertura da Copa Unimed

Cesar Cielo
O nadador César Cielo, maior nome do Brasil em competições internacionais da modalidade, está confirmado no próximo dia 24 em Maringá, onde participa da abertura da Copa Unimed 2012, no Ginásio Chico Neto. Acompanhado dos pais, ele chega na parte da manhã e já tem programada uma coletiva com a imprensa às 15h30. À noite, na solenidade, o atleta que conquistou as medalhas de ouro e bronze em Pequim e bronze em Londres vai estar em companhia de outras duas referências internacionais dos Jogos Olímpicos. Ao lado dele, os velocistas Vanderlei Cordeiro de Lima (bronze em Atenas, onde também foi merecedor da medalha Barão de Coubertin) e Terezinha Guilhermina (um dos principais destaques do Brasil, com medalha de ouro, nas Paraolimpíadas de Londres). Em sua 15ª edição consecutiva, a Copa Unimed já tem 1,6 mil atletas inscritos e a previsão é chegar a 2,5 mil, sendo uma das maiores do País. Foto Daniel Ramalho.

Continue lendo

Juiz dá liminar contra Pupin por veicular fato "sabidamente inverídico"

O juiz Jaime Souza Pinto Sampaio, da 137ª Zona Eleitoral, concedeu liminar determinando que a coligação "A mudança continua" deixe de veicular nas suas inserções vídeo em que o agropecuarista Carlos Roberto Pupin (PP) fala sobre fato "sabidamente inverífico". O juiz considerou que Pupin não explica com clareza o motivo da propositura da ação de impugnação do registro de sua candidatura, feita pelo Ministério Público Eleitoral e acatada por unanimidade pelo TRE do Paraná. A coligação "Maringá de toda a nossa gente" alegou que Pupin falou inverdades na propaganda eleitoral gratuita, "com o intuito de causar confusão na mente dos eleitores e distorcer a verdade dos fatos". Na propaganda, Pupin diz que o “PT e outros não querem que eu concorra ... Eles alegam que quando o Silvio Barros foi ao Japão em missão oficial eu assumi a prefeitura por 11 dias. Só isso esta sendo questionado”. O PT não é parte na demanda, embora faça parte da coligação e seja uma das autoras da ação de impugnação de registro de candidatura, bem como o fato não é só a assunção pelos respectivos 11 dias.
Por considerar que o fato "é sabidamente inverídico, pois não é este apenas o objeto da ação de impugnação de registro de candidatura, sendo a forma apresentada pelos representados, quanto à motivação da ação, flagrantemente irregular", o juiz determinou que a coligação de Pupin deixe de veicular a propaganda.

Continue lendo

Qualquer motivo é motivo

A coligação "A mudança continua" comemorou a retirada do ar dos vídeos do PSB e do deputado federal Edmar Arruda (PSC) da mesma forma como comemorou quando este modesto blog saiu do ar por 24 horas. Hoje à tarde, durante a campanha do candidato a prefeito, comemoravam a retirada dos vídeos - que informavam o eleitorado que o registro da candidatura de Pupin foi indeferido pelo TRE do Paraná e tem parecer da PGE pela impugnação - como se fosse garantia da candidatura. Houve quem acreditasse que a comemoração fosse em relação à candidatura, mas o processo não andou no gabinete do ministro Marco Aurélio, de acordo com o site do TSE. O ministro participa hoje do julgamento mais importante do mensalão e amanhã não estará na sessão ordinária do TSE. Mesmo que ele resolva liberar Pupin em decisão monocrática, a situação só será resolvida no plenário do tribunal.
A coligação "A mudança continua" tenta no TSE reverter decisão do TRE, que tirou tempo de televisão em favor do Democratas de Maria Iraclézia, mas, da mesma forma, até agora não houve decisão.

Continue lendo

PSB deixa de veicular vídeo da impugnação

Também na 137ª Zona Eleitoral, a coligação "A mudança continua" conseguiu que o PSB de Wilson Quinteiro se abstenha de veicular inserção em que aborda a questão da candidatura impugnada do agropecuarista Carlos Roberto Pupin (PP). Neste caso, e no que envolveu a fala do deputado Edmar Arruda (PSC), o juiz Jaime Souza Pinto Sampaio decidiu não notificar as emissoras de rádio e televisão em relação ao programa noturno, o último dos candidatos a prefeito, que irá ao ar hoje, "por não haver possibilidade de verificação do conteúdo do programa eleitoral previamente".

Continue lendo

Barros barra vídeo com Edmar

O juiz da 137ª Zona Eleitoral de Maringá, Jaime Souza Pinto Sampaio, acatou representação feita pela coligação "A mudança continua" e determinou que a coligação "Maringá de toda a nossa gente" se abstenha de veicular inserção que traz o deputado federal Edmar Arruda (PSC) falando sobre o indeferimento da candidatura a prefeito do agropecuarista Carlos Roberto Pupin. A campanha coordenada por Ricardo Barros alegou que a fala induzia o eleitor a um estado mental distorcido. O juiz considerou que ao citar o parecer da Procuradoria Geral Eleitoral o parlamentar fez um pré-julgamento.
"Resta incontroverso e é notório que o candidato a prefeito da coligação representante está com o registro indeferido, mas pendente de julgamento no Tribunal Superior Eleitoral, mas estando a questão “sub judice”, o respectivo candidato preserva os direitos quanto a respectiva propaganda e podendo inclusive participar do pleito", despachou o juiz.

Continue lendo

Padre Reginaldo Manzotti em Maringá

Padre em Maringá
Na próxima sexta-feira, a partir das 17h, padre Reginaldo Manzotti estará em Maringá fazendo lançamento do seu último livro, "Feridas da Alma", com sessão de autógrafos na Livrarias Curitiba do Shopping Catuaí. A obra aborda os problemas emocionais inerentes ao ser humano, como angústias, medos e aflições, e aponta as saídas por meio de passagens e ensinamentos bíblicos. Com um pouco mais de uma semana de lançamento, “Feridas da Alma” já entrou na lista dos 20 mais vendidos no ranking da revista Veja e figura no 11° lugar.

Continue lendo

Será?

Li no blog do Messias Mendes e reproduzo: "A conversa já se espalha pela cidade feito rastilho de pólvora: Pupin estaria jogando a toalha. O que se fala nos bastidores é que o substituto seria Ulisses Maia. “Ele é um verdadeiro Barros”, teria dito um cabo eleitoral , ali nas proximidades da Praça Farroupilha . E sem fazer segredo." Meu comentário: A minha informação é que seria Heine Macieira, que não tem chance de se reeleger vereador. Ulisses, depois que 'aceitou Jesus', subiu muito nas pesquisas internas e não abandonaria uma eleição certa, inclusive para presidente da câmara, para se arriscar a não eleição de Prefeito. Mas há outra informação, de que Pupin não aceita renunciar de maneira alguma, para não dar gosto a Ricardo Barros, que o teria feito de um verdadeiro 'Tufão' da política maringaense.Pupin estaria p da vida e só renunciaria depois do meio dia de sábado, quando não será possível a substituição. O que pensa da candidatura de Ulisses, meu caro Aparecido Baptista?
Akino Maringá, colaborador

Continue lendo

Próximo capítulo

A vida continuará depois do domingo de eleições municipais. Para alguns assessores e ex-assessores dos fratelli Barros as novidades não serão tão boas, e isso nada tem a ver com a impugnação do candidato a prefeito dos irmãos. É que é aguardado o ajuizamento de novas ações civis públicas envolvendo cargos comissionados da atual administração. É dor de cabeça na certa.

Continue lendo

Passou incólume

A campanha eleitoral no rádio e na televisão vai terminando (à noite será veiculado o último programa de cada candidato a prefeito) e não foi ao ar nenhuma das gravações feitas com autorização da justiça envolvendo o coordenador-geral da campanha de Carlos Roberto Pupin (PP), Ricardo Barros. Nem a reportagem veiculada na televisão e em alguns jornais foi citada.

Continue lendo

Vapt-vupt

Vapt - Presidente da ABGLT, Toni Reis anuncia apoio a candidato em Maringá.  
Vupt - "Zé Tropical" não suportou a saudade.

Continue lendo

Construção em andamento

Em meio às intempéries da candidatura impugnada da coligação "A mudança continua", foram retomadas as obras de acabamento da casa que o prefeito Silvio Barros II (PP) adquiriu num condomínio de luxo da avenida Gastão Vidigal por mais de R$ 1,3 milhão. Todo o material está vindo de Curitiba. As obras estão sendo feitas por operários da construtora Sial, do empreiteiro Edenilso Rossi, ex-sócio do agropecuarista Carlos Roberto Pupin.

Continue lendo

Tempo quente

Dizem que houve gritaria com direito a telecatch no início da tarde de hoje num conhecido escritório da avenida Prudente de Morais. A vizinhança ficou preocupada.
PS - Duas voluntárias remuneradas, o blog ficou sabendo, se engalfinharam por causa de um outro cabo eleitoral voluntário remunerado.

Continue lendo

Novo número

adriana
A candidata a vereadora Adriana Santana (PV), que havia ganhado no TRE o número que havia sido dado também a outro candidato, Chico 2000, teve mesmo que alterar o número. Por causa da alteração, ela está enviando mensagem aos amigos e correligionários, a poucos dias da eleição, comunicando o novo número: 43323.

Continue lendo

Acessibilidade zero

Acessibilidade zero
O blog já havia alertado sobre o erro, que meses depois ainda não foi corrigido. Na avenida Colombo, defronte a UEM, a Prefeitura de Maringá ferrou com a acessibilidade de cadeirantes ao colocar uma placa sobre uma rampa. Acredite que quem fez isso é a mesma turma que prometeu acessibilidade tridimensional, entre outras promessas maravilhosas, na campanha eleitoral.

Continue lendo

Quinteiro e a "onda amarela"


Nos últimos dias, Wilson Quinteiro (PSB) cumpre maratona de visitas e caminhadas, em bairros, entidades e empresas de Maringá. Confiantes, os apoiadores do candidato a prefeito dizem que a campanha vive uma "onda amarela".

Continue lendo

Propaganda eleitoral
Propaganda eleitoral das eleições de 1992, em Maringá.

Continue lendo

"Acredito na rapaziada"

O percentual de jovens que vai votar nessas eleições é muito grande. Porém, dizem por aí que os jovens não gostam de política, que são alienados e despolitizados. Ou será o contrário? É a política que não gosta do jovem! A música “Acredito na rapaziada” do Gonzaguinha louva essa categoria da população, depositando nela esperança e força: “Eu acredito é na rapaziada, Que segue em frente e segura o rojão, Eu ponho fé é na fé da moçada, Que não foge da fera e enfrenta o leão, Eu vou à luta com essa juventude, Que não corre da raia a troco de nada, Eu vou no bloco dessa mocidade, Que não tá na saudade e constrói a manhã desejada...Eu acredito é na rapaziada”.
Ivana Veraldo

Continue lendo

A certeza do segundo turno

Dr. Batista
Acelerando o pique nesta reta final de campanha, o médico e deputado estadual Dr. Batista (PMN) tem caminhada programada para a zona norte de Maringá nesta quarta-feira. Diante das manifestações dos eleitores e da previsão que se faz dos próximos acontecimentos eleitorais, ele diz ter certeza de que estará no segundo turno.

Continue lendo

Nunca é tarde

O prefeito Silvio Barros II (PP) tem conversado com servidores de cada setor da Prefeitura de Maringá, como se estivéssemos em dezembro e ele fosse deixar o cargo na semana que vem. Bem, de qualquer forma ele está passando por setores que nem mesmo ele sabia que existiam e nunca pisou nos quase oito anos de administração.

Continue lendo

Risco do esvaziamento

Está surtindo efeito a informação divulgada, no horário eleitoral gratuito, sobre o indeferimento do registro da candidatura de Carlos Roberto Pupin (PP), o nome preferido pelos fratelli Barros. A fala do deputado federal Edmar Arruda (PSC) e a didática explicação feita no horário de Wilson Quinteiro (PSB), além do que foi colocado por Débora Fernandes de Paiva (PSol), fez a notícia chegar ao eleitorado - e num momento crucial da campanha eleitoral. Percebe-se o resultado nas ruas. Além deevitar perder o voto, o eleitor vê a possibilidade de uma limpeza profunda na política maringaense - junto com o PP, afinal, estão outros 11 partidos políticos -, oportunidade que não acontece toda hora.

Continue lendo

Obituário/Maringá

Aqui.http://wp.me/pNwNm-B3

Continue lendo

Heine Macieira pode ser o substituto

Há especulações de que Heine Macieira seria o candidato escolhido para substituir Pupin. Por sua fidelidade na defesa dos Barros, e diante das dificuldades de se eleger vereador, já que o seu padrinho Pinga Fogo, com muitos motivo$, mudou seu apoio, Maceira seria premiado. Para ser sincero, eu não duvido de mais nada. O único problema que vejo, como Macieira prefeito, é que a Secretaria de Cultura não poderia contar com Flor Duarte.  
Akino Maringá, colaborador

Continue lendo

Uma confusão dos diabos

O imbróglio da candidatura Pupin pode resultar no adiantamento do segundo turno, ou até na realização de um terceiro, em Maringá. Como as sessões do TSE são realizadas às terças e quintas-feiras, e ontem o recurso do PP não foi analisado, só resta a plenária de amanhã para o caso ser analisado antes das eleições de domingo. Pode ocorrer a qualquer momento uma decisão monocrática do ministro relator do processo, Marco Aurélio Mello. A Procuradoria-Geral Eleitoral já emitiu seu parecer, favorável ao indeferimento, assinado pela vice-procuradora-geral Sandra Cureau. De qualquer modo, seja a decisão monocrática ou colegiada, ainda assim caberá recurso ao Supremo Tribunal Federal, pois trata-se de matéria constitucional. Um indicativo de que o assunto permanecerá sem trânsito em julgado mesmo após a realização do primeiro turno. (crédito para Murilo Gatti, em O Diário)
 Meu comentário: Sem a decisão, os votos de Pupin não serão conhecidos, pois a Justiça Eleitoral não pode divulgar votos de candidatura sem registro deferido.

Continue lendo

O último programa


Vídeo do último programa de Débora Fernandes de Paiva (PSol), candidata a prefeita de Maringá pela coligação "Maringá para os trabalhadores", com direito a Brecht e Raul Seixas.

Continue lendo

Memória eleitoral

Propaganda eleitoral
Propaganda eleitoral das eleições de 1982.

Continue lendo

Borra-botas desculparão?

Sobre as reuniões que que Silvio II tem feito com o funcionalismo de carreira, é de se perguntar se ele tem pedido desculpas pela fala de 'Leo', naquela conversa com o irmão, onde se armava estratégia para não dar chances aos proprietários de lotes que interessavam na construção do parque industrial Barros. Leopoldo Fiewski, chamou funcionários de carreira de borra botas (na verdade disse borra-bostas). O que acha, Aparecido Baptista?
Akino Maringá, colaborador

Continue lendo

Tentando decifrar

Li no blog do Lauro Barbosa e leitor pediu para eu tentar decifrar : '1ª- Chega uma hora, que a melhor resposta é ‘chutar o balde’. Com tudo e na medida certa. E a melhor hora, é quando (eles) pensam que a Inês está morta.' 2ªNão se deve brincar com quem tem nome, fibra e sangue nos olhos. Ainda mais se é para ficar feito João Bobo, em um joguete, cujo objetivo visaria, única e exclusivamente, 2016. Então, passou da hora.'  
Meu comentário: Eu pensaria em Pupin. Homem sério, ficha limpa na vida pessoal e politicamente falando, mas que pode ter sido usado (nós sabemos por quem) para ficar na situação em que se encontra. Seu nome nunca foi da preferência do grupo que comanda a cidade. Várias vezes advertimos, basta pesquisar nas postagens. O que pode acontecer é ele, depois do meio dia de sábado, quando não der mais para substituir o candidato, apresentar carta renúncia da candidatura, convocar um entrevista coletiva e falar tudo que sabe do processo eleitoral. Ir ao Ministério Público e falar tudo que sabe sobre a administração, dando uma Roberto Jeferson, ainda que sobre para ele. Seria uma saída honrosa. Maringá ficaria orgulhosa dele. Faça isto pelos que precisam de saúde, educação. Faça isto pelos maringaenses de bem. Seu nome ficará marcado na história, bem mais do que se fosse prefeito, meu caro Pupin.  
Akino Maringá, colaborador

Continue lendo

Mau exemplo

Estacionamento
A foto foi tirada ontem às 15h25, na agência do Bradesco da avenida Cerro Azul, Zona 2, em Maringá. Um funcionário da Secretaria de Saúde deixou o carro estacionado na vaga para cadeirantes.

Continue lendo

Mais uma lei maringaense é declarada inconstitucional


Uma lei municipal de autoria do hoje deputado federal Edmar Arruda (PSC) foi declarada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça do Paraná, após analisar uma ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pelo Ministério Público Estadual. A lei, de 2001, vedava a realização de feiras de vendas a varejo ou no atacado em Maringá, salvo em algumas hipóteses (beneficiando Acim e Sivamar), o que o TJ-PR considerou uma ofensa aos princípios da livre iniciativa, isonomia e livre concorrência, incompatíveis com dois artigos da Constituição estadual. O relator foi o desembargador Luiz Lopes e o julgamento. O MP alegou que os artigos da lei promoviam uma flagrante restrição e discriminação em relação aos comerciantes, expositores ou produtores de outros mnicípios, os quais são impedidos de realizar vendas no varejo ou atacado. Nos últimos anos outras leis aprovadas por vereadores maringaenses também foram julgadas inconstitucionais em primeira e segunda instâncias.

Continue lendo

Fernanda Charmosa

Fernanda
Fernanda Cristina dos Santos (PMDB) tem chamado a atenção ao fazer a campanha pelas ruas de Maringá usando este triciclo, a la Penélope Charmosa. Para uma estreante na disputa de cargo eletivo, ela tem se destacado e ganhado elogios pela postura.

Continue lendo

De Verdelírio Barbosa:
O dia de ontem foi de muita tensão em uma coligação que disputa a Prefeitura de Maringá. Falou-se de muita coisa, inclusive a possibilidade de transformar um candidato a vereador em candidato a prefeito.

Continue lendo

2.10.12

Doping eleitoral

No esporte o doping é proibido, para manter a igualdade de condições entre os atletas. A prática do uso substâncias que alterem o desempenho é uma deslealdade com os adversários, punida com suspensão e até perda de medalhas e títulos. Por analogia, na situação de Pupin, que assumiu o cargo de prefeito por 100 dias, numa licença mandraque do titular, dentro dos seis meses antes da eleição, podemos dizer que usou um 'doping eleitoral', recurso desleal com os adversários que não tiveram a oportunidade da visibilidade, e a 'caneta', que o cargo de prefeito proporciona. É por esta razão que a lei veda a substituição. Por isso teve sua candidatura impugnada. Esta é a verdade. Verdade que Pupin esconde ao culpar o PT, dizendo que foi só por ter assumido por 13 dias, em 2008, que sua candidatura está sendo contestada.
Akino Maringá, colaborador

Continue lendo

Maringá tem mais carros que 5.536 cidades brasileiras

frota
Maringá tem a 35ª maior frota do país. O número de veículos automotores licenciados na cidade é maior do que a de 5.536 municípios brasileiros, entre eles algumas capitais. Em onze anos, Maringá subiu quatro posições no ranking nacional; em 2001, Maringá possuía 122.245 automóveis e ocupava o 39º lugar. Os números são do Denatran, atualizados até julho último, quando Maringá tinha 270.231 carros; os números são diferentes dos disponibilizados pelo Detran, que apontavam 266.728 unidades até agosto último. No primeiro semestre deste ano a frota maringaense cresceu 3,2%.
A frota de Maringá é maior, por exemplo, que as capitais João Pessoa (PB), Maceió (AL), Aracaju (SE), Porto Velho (RO), Vitória (ES), Boa Vista (RR) e Rio Branco (AC), e maior que muitas cidades de médio e grande porte, como Contagem (MG), Jundiaí (SP), Caxias do Sul (RS), Santos (SP), Piracicaba (SP), Niterói (RJ), Bauru (SP), Blumenau (SC), São Gonçalo (RJ), Franca (SP), Juiz de Fora (MG) e Anápolis (GO). No Paraná, só perde para Curitiba e Londrina.

Continue lendo

Relator não estará na sessão de quinta

Há pouco, durante a sessão ordinária do TSE, o ministro Marco Aurélio Mello informou que não estará presente à sessão da próxima quinta-feira. Ele é o relator do caso das candidaturas indeferidas da chapa majoritária da coligação "A mudança continua". É cada vez mais provável, portanto, que o recurso somente seja apreciado após o dia da eleição, já que uma decisão monocrática é tida como quase impossível neste momento.

Continue lendo

Entrevista cancelada

O advogado Sergio Jacomini, professor da Universidade Estadual de Maringá, iria ser entrevistado no programa "Tribuna da Massa" desta terça-feira, conforme o blog antecipou pela manhã. Ele falaria sobre a situação dos candidatos a prefeito de Maringá que estão com indeferimento de candidaturas, sob a luz do direito eleitoral. O caso que mais chama a atenção, é claro, é o do vice-prefeito, agropecuarista Carlos Roberto Pupin (PP), que recorre da candidatura cassada pelo TRE do Paraná mas, nos jornais de hoje e no horário eleitoral gratuito, informa que a Justiça Eleitoral lhe garantia a candidatura. Poucos minutos antes de se dirigir à TV Tibagi (Rede Massa/SBT), o especialista recebeu um telefonema informando o cancelamento da entrevista.
Consta que a ordem para que a entrevista não fosse feita partiu do paço municipal.

Continue lendo

Fênix: decisão adiada

Ainda não foi desta vez que o TSE julgou o recurso do prefeito de Fênix, Altair Molina Serrano, o Neno Molina (DEM), cuja candidatura foi cassada pelo TRE do Paraná. Molina, da coligação “Fênix no caminho certo”, em 2004 teve a candidatura cassada por abuso do poder econômico e se enquadraria na Lei da Ficha Limpa; a questão é a vigência do prazo de inelegibilidade, de oito anos. Na sessão do TSE desta noite,o ministro Teori Zavascki pediu vistas; até então, Molina ganhava: os ministros Luciana Lóssio, Marco Aurélio e Dias Toffoli votaram pelo provimento do recurso, enquanto Arnaldo Versiani e Cármen Lúcia (presidente) votaram pelo desprovimento.

Continue lendo

Edmar: o 13 tem candidato; o 11, não


Em discurso no final de semana, em ato pró-Enio Verri com a presença da ministra Gleisi Hoffmann, o deputado federal Edmar Arruda (PSC) disse que o 13 tem candidato a prefeito em Maringá e o 11, não.

Continue lendo

TSE confirma candidatura a prefeito

Em decisão monocrática, o ministro Arnaldo Versiani, do TSE, liberou a candidatura de Miguel Carlos Rodrigues de Aguiar (PMDB) à Prefeitura de Mangueirinha. Além do MP, a coligação "Com a força do povo" também pediu o indeferimento do registro. Miguel Aguiar, da coligação "Governando com o povo", foi condenado por improbidade administrativa em ações ajuizadas em 2007 e 2008 (promoção pessoal). O registro foi deferido em primeira e segunda instâncias, com recurso ao TSE, que concordou que suas condenações não tiveram finalidade eleitoral nem configuração de abuso de poder político, e, portanto, não há configuração de inelegibilidade.

Continue lendo

Banda 1 AM fará cobertura das eleições


Para a cobertura das eleições municipais 2012, no próximo domingo, a Rádio Banda 1 AM (1090 khz) terá repórteres ao vivo fazendo ronda o dia todo em Sarandi, e na central a equipe estará informando todos os fatos importantes sobre o dia da votação em toda a região. O radialista Antônio Santos será o âncora dos trabalhos. Após as 17h os profissionais da emissora estarão direto do fórum eleitoral de Sarandi, informando todas as parciais da votação no município e, em primeira mão, o resultado final. Ao todo serão a cobertura - que poderá ser acompanhada pelo site na internet - mobilizará onze profissionais e quatro automóveis.

Continue lendo

Morre pioneiro da ressonância em Maringá


Foi sepultado na manhã de hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, em Curitiba, o médico Luiz Carlos Suzuki, que morreu ontem, aos 58 anos. Especialista em Radiologia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, ele foi pioneiro em ressonância magnética em Maringá e chefiava o Serviço de Radiologia Magnética do Departamento de Diagnóstico e Tratamento do Hospital Paraná. Casado com Olga Ochoski Suzuki, ele faleceu em sua residência, de infarto agudo do miocárdio.

Continue lendo

Vapt-vupt

Vapt - Um dos líderes do movimento das casas geminadas declara apoio a Humberto Henrique.
Vupt - Aplicativo ajuda a monitorar eleição para as câmaras municipais.

Continue lendo

Cremarte mistura resina e cinzas

Cremarte
O conhecido artista plástico maringaense Boh, autor do quadro que retrata o levantamento da primeira cruz na cidade, criou uma técnica que utiliza cinzas cremadas e resina acrílica, que acabam se tornando obras de arte. Um convênio com o Prever permite que se eternize o ente querido em um quadro. Clique para saber mais.

Continue lendo

Marina Silva em Londrina

Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, estará em Londrina amanhã para proferir palestra sobre meio ambiente, ecologia e sustentabilidade. A ambientalista, que concorreu à Presidência da República em 2010, sendo a segunda mais votada em Londrina, é apontada como uma das maiores defensoras da sustentabilidade do mundo. Na breve passagem por Londrina, Marina Silva vai reiterar o apoio à candidatura de Luiz Eduardo Cheida (PMDB) à prefeitura municipal. O evento será realizado às 10h da manhã no Hotel Blue Tree Premium.

Continue lendo

E para o 'parque industrial penal'?

Li em O Diário e reproduzo: "A Colônia Penal Industrial de Maringá vai receber, ainda este mês, mais 230 presos do regime semiaberto que estão em delegacias de polícia do Paraná. Outros 500 presos serão transferidos para a Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste, também no noroeste do Estado. Pelo cronograma aprovado durante a reunião de secretários, na tarde desta segunda-feira (1º), as transferências terão início no próximo dia 15 de outubro." Meu comentário: Foi inevitável, ao ler penal industrial, lembrei no novo parque industrial, aquele da conversa entre Ricardo e Léo, que é alvo de tantas denúncias e suspeitas.

Continue lendo

Conversando

Nunca se conversou tanto com servidor municipal como neste final de mandato. O prefeito Silvio Barros II (PP) está convidando grupos de funcionários para conversas em separado. Foi assim ontem e hoje à tarde.

Continue lendo

Coligação de Pupin perde tempo na TV

A candidata Maria Iraclézia (DEM) ganhou o direito a um minuto da coligação "A mudança continua". Ela havia perdido dois minutos para aquela coligação - por decisão de primeira instância, diante de uma fala sobre a destinação do lixo -, recorreu e ganhou no TRE do Paraná o direito de usar espaço de campanha do vice-prefeito Carlos Roberto Pupin (PP), para falar sobre o lixo.

Continue lendo

Campanha eleitoral

O deputado federal Luiz Nishimori (PSDB) está tentando ao máximo atender todas as solicitações para participação da campanha eleitoral de candidatos do partido, coligados ou não. Os convites para participar de comícios e reuniões vêm de todo o estado.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima