24.8.09

UEM debate trem de passageiros

Atualizado - A Universidade Estadual de Maringá recebe na próxima quarta-feira prefeitos e secretários dos municípios do Norte e Noroeste do Estado para discussão do projeto de implantação do trem de passageiros entre Londrina e Maringá. O encontro será às 14h30, anfiteatro do Centro de Ciências Exatas, Bloco F-67. A reunião será coordenada pelo presidente da Ferroeste, Samuel Gomes.
Para a professora Ana Lúcia Rodrigues, do Departamento de Ciências Sociais, além de oportuno, o debate deverá ser bastante positivo. “A Ferroeste chamou as universidades para serem parceiras no levantamento e diagnósticos urbanos e sociais que poderão contribuir para a consolidação da política de transporte na região”, salientou.

21 pitacos:

Anônimo,  12:56  

Essa história sobre transporte ferroviário é tão marginalizado,porque não interessava às montadoras de veículos e motocicletas,que comandavam os anos de ouro de FHC e cia.Hoje,com altos investimentos,o transporte de passageiros via trem tende a crescer nos próximos anos.

Na Europa,o uso do transporte ferroviário é alto.Além de econômico,o meio é menos poluente.

Em entrevista à revista "Caros Amigos" há alguns anos,o cantor e compositor Tom Zé,explicando o jogo de interesses,sucitou a ideia de que o trem é infinitamente melhor que o transporte rodoviário,pois,segundo Tom,a manutenção é constituída básicamente da reposição de trilhos de aço,diferente das rodovias,que no Brasil são feitas com massa asfáltica,muito mais cara.

Trata(va)-se de especulação,favorecimento,jogo de poder econômico.Hoje podem conviver as montadoras e os trens.Isso é democracia.

Anônimo,  13:18  

Mudando de Assunto...
RIgon, Sabado por volta das 18:00 hora começou uma briga enfrente a minha casa, com varios homens brigando, rolando capacetada e tudo. Liguei para a policia chamando socorro, a briga rolo, os caras foram embora, e a policia simplismente não apareceu, e se essa briga tivesse continuado? era de varias pessoas, muleques aqui do bairro e outros que vieram lá do laranjeiras, a policia está fraca mesmo hein!

Anônimo,  13:22  

Gostaria de saber quem foi beneficiado com a paralisação dos trens de passageiros que ofereciam transporte a preço barato e sem desgaste das rodovias.Essa paralisação com certeza teve apadrinhamento e a sociedade vem sofrendo essa carência em sil~encio.Até quando?

André,  13:38  

Na minha infância cheguei a viajar uma vez pra São Paulo de trem e me lembro que sempre que íamos até Maringá visitar uma tia voltávamos de trem. Eu deveria ter uns seis, sete anos quando o trem de passageiros foi desativado e desde então ouço falar que "ele voltará".
Pode ser só impressão minha, mas parece que o assiunto costuma vir à tona quando se aproximam períodos eleitorais. Quando trabalhava no jornal cansei de cobrir reuniões onde autoridades, empresários e "especialistas" discutiam a viabilidade do projeto. Quem ouve falar pensa que este é o melhor negócio do mundo, mas aqui, do alto da minha ignorância, acho que isso é pura enrolação e desconfio que o tal projeto do trem de passageiros na verdade serve apenas pra encher o bolso daqueles que fazem e refazem os estudos de viabilidade.
Qualdo alguém conseguir responder com clareza as perguntas abaixo reconhecerei que estou errado, mas até que isso ocorra, pra mim esse projeto mirabolante é pra ingles ver.
1. A malha ferroviária da região está em péssimo estado e não oferece segurança para o transporte de passageiros. Sendo assim será preciso praticamente contruir uma nova ferrovia. Entao eu pergunto: De onde sairá os recursos pra implantar o trem de passageiros?
2. Trem não é igual onibus que pode parar em qualquer esquina. É preciso ter estações adequadas, seguras e funionais para que as pessoas possam embarcar e desembarcar. Praticamente todas as cidades ou destruiram suas estações e aquelas que foram preservadas não têm condições de serem usadas para esta finalidade. Onde serão construídas as novas estações e com que dinheiro?
3. Quem utiliza os onibus metropolitanos tem a possibilidade de embarcar e desenbarcar no ponto mais próximo de sua residencia ou do seu trabalho. Com o trem isso não será possível. A pessoa só poderá tomar esta condução nas estações, e eu nao acredito que cada cidade tenha mais de uma estação. Se for isso mesmo o usuário terá de tomar um onibus até a estação e só entao pegar o trem, ou seja, terá que gastar duas vezes. Eu pergunto: as pessoas trocarão os ônibus (mesmo eles andando superlotados) pelo trem para pagar mais caro?
4. A concessão da ferrovia é da ALL. Ela irá autorizar outra empresa a explorar o trecho, mesmo que seja para transportas pessoas?
5. Se o projeto é tão viável quanto dizem, porque até agora, além de reuniões e mais reuniões, até agora não se fez nada de concreto para tirá-lo do papel?

Anônimo,  13:43  

Esse trem, ao menos, é serio...
Ivan

jair carneiro sdi,  13:45  

RIGON, as ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS DO EIXO PAIÇANDU A LONDRINA, ESTA DISCUTINDO FAZ TEMPO A VOLTA DO TREM DE PASSAGEIROS, A TERRA ROXA UMA ONG que já teve como cosultor o atual Vereador FLAVIO VICENTE era quem organizava as reuniões.

Anônimo,  13:53  

Algum representante da Viação Garcia vai participar da Reunião? Isso é de grande interesse deles.

Ao anônimo das 13:18, ligue para corregedoria da polícia militar, diga a data e hora da pessoa que lhe atendeu.

Anônimo,  14:06  

No que estamos chegando, pega-se um maluco,leva-o a Camara, ele sem que possa provar uma unica tese, constroi seus moinhos de vento, e a midia sem inquirir, para ver se tem um minimo de fundamento começa a propagar essas "armas quimicas" por aqui. Temos mesmo que sentir vergonha de alguns parlamentares e cuidar muito desse comportamento midiatico

Anônimo,  14:09  

Esse negócio de trem de passageiros só funcionaria se existisse trens decentes e rápidos, coisa que não existe no Brasil. Como argumentar que um trem sucatão, que anda a 50 Km/h, em linhas férreas sucateadas, possa atender uma demanda de passageiros como a nossa? Se fosse um trem elétrico, rápido, eficiente...Não podemos nos levar pela nostalgia. Temos que querer mais. A política ferroviária foi abandonada no Brasil desdeo fim dos governos militares, agora não vai ser fácil retomá-la.

Anônimo,  14:53  

qual o volume de passageiros entre mgá e ldna? bem menor que os seus entre municipios vizinhos. o maior retorno será entre os municipios da rg metrpolitana de Mgá, e de lda, com os seus. De mgá para ldna esquece. eu vou de carro. fora que trem demora um monte pelas paradas. alguém já levantou o numero de passagens emitidas pela garcia entre todos os trechos? trem é um saco. só é bom em curta distância. resalva para os de alta velocidade, mas não é o caso

Anônimo,  15:26  

ANTES DE OPINIAR, RESPONDA: JA ANDOU DE TREM?

Anônimo,  16:30  

Já andei de trem. Em diversos lugares. Sugiro que o pessoal das críticas destrutivas pesquise um pouco sobre os estudos e esforços que já foram feitos sobre este assunto. Entidades sérias estão envolvidas neste processo, como Ministérios, Urbamar, Agência Terra Roxa Investimentos e todas as prefeituras. O que falta é articulação entre todas as esferas competentes para viabilizar o projeto. A esfera que faltava se envolver - a estadual - está entrando no processo. Tenhamos esperanças:

1.Há viabilidade SIM. O volume de passageiros é considerável, por isso este trecho tem muito potencial.

2. Os trens são de modelo europeu, utilizados na bitola atual e alcançam velocidades de até 100 km/h, o que faria de um trecho Ibiporã-Paiçandu em torno de 1h30min. Comparando ao trecho que a Garcia faz, demora quase 3 horas.

Esta é uma possibilidade de integrar ainda mais a região, tornando-a referência mundo afora em mais uma questão, dando a possibilidade de cidadãos, a trabalho ou passeio, se deslocarem otimizadamente (em custo e tempo) em distâncias maiores, consolidando ainda mais o Norte do Paraná.

Parreiras Rodrigues 17:08  

O Carlos Rico empobreceu o seu argumento culpando FHC pelo abandono do transporte ferroviário. Ainda em 74, quando repórter do Diário, nenenzinho, ajudei colher material para páginas inteiras sobre a questão. Realmente, a Europa e os EEUU dão prioridade para os dois sistemas de transporte de gente e de mercadoria, como o por trilhos e o por água. A propósito, o deputado para o qual trabalho, o Luiz Accorsi está batalhando em cima do desencalhamento do projeto da Hidrovia do Ivaí. Tão somente esta demonstração de interesse pela possibilidade da volta do trem Londrina-Maringá, já é algo que mostra que nem tudo está perdido. Parreiras Rodrigues

André,  18:35  

Até agora ninguém respondeu minhas perguntas...
O Parreiras Rodrigues levantou outro projeto tão mirabolante quanto o trem de passageiros. A hidrovia do ivaí, projeto que eu conheci em 1993, também ressurge das cinzas em períodos pré-eleitorais. Também cobri reuniões sobre esse tema que, coincidentemente, nunca saiu do papel.

carlos rico 18:38  

Ao Parreiras Rodrigues:

Primeiro que tenho total certeza da época de FHC e cia,que foi de 1500 a 1930;e de 1964 à 2002.

Caro Parreiras,seu blog não pode ser visualizado.

Anônimo,  20:09  

Nâo acredito na viabilidade econômica de um trem de passageiros entre LOndrina/Maringa.É uma piada de mal gosto.Digo mais, é mais uma estatal(ferroeste) para cabide de emprego de apadrinhados políticos.

Anônimo,  21:21  

DE repente elegemos alguem que cuide do assunto para nosso povo.Muito estranho até agora esse trem estar paralisado.E com tanto político no pedaço.

carlos rico 21:44  

Tem gente aqui assistindo Programa do Jô demais.Cabide de emprego é melhor que privatização e neoliberalismo,que só não quebrou o Brasil ano passado porque Lula não faz negócios só com os states,e as empresas públicas são as melhores do país.O Banco do Brasil - um dos "cabides" de emprego - é o mais rentável do país.A Petrobras é a 4° maior empresa das Américas,uma das 10 maiores do mundo.A Caixa financia casa como nunca antes na história desse País.

Discursinho copiado é muito ruím,por isso não uso os termos empregados em outros blogs,como PIG ou PSDB/DEMO.Prefiro o convencional que a cópia bobona.

Anônimo,  00:55  

PARABENS AO ANONIMO DAS 16:30 - FALOU COM CONHECIMENTO DE CAUSA E COM COERÊNCIA. ESTUDOS ( QUESTIONÁRIOS ) HA MUITO REALIZADOS PELAS PREFEITURAS DÃO CONTA DEQUE NOSSA REGIÃO É UMA DAS MAIS VIÁVEIS DO BRASIL PARA ESTA FINALIDADE - TREM DE PASSAGEIRO. GOSTARIA QUE ESTA REUNIÃO FOSSE ESTENSIVA A MAIS PESSOAS. GOSTARIA DE CONTINUAR CONTRIBUINDO COM ESTE TÃO SONHADA E ESPERADO PROJETO.

Anônimo,  07:19  

Meus amigos e não ví nenhum número que sirva de referência para o custo do empreendimento , resumindo : custo do quilômetro implantado , expectativa de demanda , classe de serviço afinal pelo que conheço todos os municípios da linha deverão ser atendidos e um trem regional com muitas paradas tem tecnologia e custo diferenciado mais alto para compensar o sistema de tração e frenagem, custo e gestão de recursos, solução de compartilhamento de leito da ferrovia com as 30 composições diárias do sistema ALL para atender numa população metropolitana do eixo Metronor que não ultrapassa e 1,5 milhão de pessoas e com um cultura sedimentada no uso do automóvel pelas conhecidas peculiaridades do modal. E mais, hoje grandes projetos ferroviários de transporte metropolitano de passageiros, claro que em outra escala, são discutidos e até implantados, por exempo a CPTM de São Paulo e outros trens. Este pessoal participoui do envento ? Sim, o que disseram?

Anônimo,  10:14  

Isso que dá fornecer acesso à internet no hospício. Já começam a aparecer uns tipos como o tal carlos rico.
Mas sobre o trem Londrina/Maringá, não tem viabilidade econômica pelos seguintes motivos:
- A ferrovia é de linha simples: só passa um trem por vez. Se tiver um trem indo e outro vindo, um deles vai ter que parar para o outro passar.
- A ferrovia foi projetada há 100 anos e é de bitola métrica. As rampas e os raios das curvas não comportam um trem de alta velocidade.
- O trajeto é muito curto. Seria muito mais rápido ir de carro ou de ônibus direto.
- Fazer todas as obras e comprar os trens necessários para que o negócio funcione precariamente (estações, passagens em desnível, duplicações de linha) já custaria muito caro. É mais barato comprar um monte de ônibus leitos.
- A concessão é da ALL, logo ela cobraria pelo uso da sua linha e seus trens teriam prioridade.
- O trajeto Curitiba/Morretes de trem (70km de carro) demora 4h.

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