UEM debate trem de passageiros
Atualizado - A Universidade Estadual de Maringá recebe na próxima quarta-feira prefeitos e secretários dos municípios do Norte e Noroeste do Estado para discussão do projeto de implantação do trem de passageiros entre Londrina e Maringá. O encontro será às 14h30, anfiteatro do Centro de Ciências Exatas, Bloco F-67. A reunião será coordenada pelo presidente da Ferroeste, Samuel Gomes.
Para a professora Ana Lúcia Rodrigues, do Departamento de Ciências Sociais, além de oportuno, o debate deverá ser bastante positivo. “A Ferroeste chamou as universidades para serem parceiras no levantamento e diagnósticos urbanos e sociais que poderão contribuir para a consolidação da política de transporte na região”, salientou.
21 pitacos:
Essa história sobre transporte ferroviário é tão marginalizado,porque não interessava às montadoras de veículos e motocicletas,que comandavam os anos de ouro de FHC e cia.Hoje,com altos investimentos,o transporte de passageiros via trem tende a crescer nos próximos anos.
Na Europa,o uso do transporte ferroviário é alto.Além de econômico,o meio é menos poluente.
Em entrevista à revista "Caros Amigos" há alguns anos,o cantor e compositor Tom Zé,explicando o jogo de interesses,sucitou a ideia de que o trem é infinitamente melhor que o transporte rodoviário,pois,segundo Tom,a manutenção é constituída básicamente da reposição de trilhos de aço,diferente das rodovias,que no Brasil são feitas com massa asfáltica,muito mais cara.
Trata(va)-se de especulação,favorecimento,jogo de poder econômico.Hoje podem conviver as montadoras e os trens.Isso é democracia.
Mudando de Assunto...
RIgon, Sabado por volta das 18:00 hora começou uma briga enfrente a minha casa, com varios homens brigando, rolando capacetada e tudo. Liguei para a policia chamando socorro, a briga rolo, os caras foram embora, e a policia simplismente não apareceu, e se essa briga tivesse continuado? era de varias pessoas, muleques aqui do bairro e outros que vieram lá do laranjeiras, a policia está fraca mesmo hein!
Gostaria de saber quem foi beneficiado com a paralisação dos trens de passageiros que ofereciam transporte a preço barato e sem desgaste das rodovias.Essa paralisação com certeza teve apadrinhamento e a sociedade vem sofrendo essa carência em sil~encio.Até quando?
Na minha infância cheguei a viajar uma vez pra São Paulo de trem e me lembro que sempre que íamos até Maringá visitar uma tia voltávamos de trem. Eu deveria ter uns seis, sete anos quando o trem de passageiros foi desativado e desde então ouço falar que "ele voltará".
Pode ser só impressão minha, mas parece que o assiunto costuma vir à tona quando se aproximam períodos eleitorais. Quando trabalhava no jornal cansei de cobrir reuniões onde autoridades, empresários e "especialistas" discutiam a viabilidade do projeto. Quem ouve falar pensa que este é o melhor negócio do mundo, mas aqui, do alto da minha ignorância, acho que isso é pura enrolação e desconfio que o tal projeto do trem de passageiros na verdade serve apenas pra encher o bolso daqueles que fazem e refazem os estudos de viabilidade.
Qualdo alguém conseguir responder com clareza as perguntas abaixo reconhecerei que estou errado, mas até que isso ocorra, pra mim esse projeto mirabolante é pra ingles ver.
1. A malha ferroviária da região está em péssimo estado e não oferece segurança para o transporte de passageiros. Sendo assim será preciso praticamente contruir uma nova ferrovia. Entao eu pergunto: De onde sairá os recursos pra implantar o trem de passageiros?
2. Trem não é igual onibus que pode parar em qualquer esquina. É preciso ter estações adequadas, seguras e funionais para que as pessoas possam embarcar e desembarcar. Praticamente todas as cidades ou destruiram suas estações e aquelas que foram preservadas não têm condições de serem usadas para esta finalidade. Onde serão construídas as novas estações e com que dinheiro?
3. Quem utiliza os onibus metropolitanos tem a possibilidade de embarcar e desenbarcar no ponto mais próximo de sua residencia ou do seu trabalho. Com o trem isso não será possível. A pessoa só poderá tomar esta condução nas estações, e eu nao acredito que cada cidade tenha mais de uma estação. Se for isso mesmo o usuário terá de tomar um onibus até a estação e só entao pegar o trem, ou seja, terá que gastar duas vezes. Eu pergunto: as pessoas trocarão os ônibus (mesmo eles andando superlotados) pelo trem para pagar mais caro?
4. A concessão da ferrovia é da ALL. Ela irá autorizar outra empresa a explorar o trecho, mesmo que seja para transportas pessoas?
5. Se o projeto é tão viável quanto dizem, porque até agora, além de reuniões e mais reuniões, até agora não se fez nada de concreto para tirá-lo do papel?
Esse trem, ao menos, é serio...
Ivan
RIGON, as ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS DO EIXO PAIÇANDU A LONDRINA, ESTA DISCUTINDO FAZ TEMPO A VOLTA DO TREM DE PASSAGEIROS, A TERRA ROXA UMA ONG que já teve como cosultor o atual Vereador FLAVIO VICENTE era quem organizava as reuniões.
Algum representante da Viação Garcia vai participar da Reunião? Isso é de grande interesse deles.
Ao anônimo das 13:18, ligue para corregedoria da polícia militar, diga a data e hora da pessoa que lhe atendeu.
No que estamos chegando, pega-se um maluco,leva-o a Camara, ele sem que possa provar uma unica tese, constroi seus moinhos de vento, e a midia sem inquirir, para ver se tem um minimo de fundamento começa a propagar essas "armas quimicas" por aqui. Temos mesmo que sentir vergonha de alguns parlamentares e cuidar muito desse comportamento midiatico
Esse negócio de trem de passageiros só funcionaria se existisse trens decentes e rápidos, coisa que não existe no Brasil. Como argumentar que um trem sucatão, que anda a 50 Km/h, em linhas férreas sucateadas, possa atender uma demanda de passageiros como a nossa? Se fosse um trem elétrico, rápido, eficiente...Não podemos nos levar pela nostalgia. Temos que querer mais. A política ferroviária foi abandonada no Brasil desdeo fim dos governos militares, agora não vai ser fácil retomá-la.
qual o volume de passageiros entre mgá e ldna? bem menor que os seus entre municipios vizinhos. o maior retorno será entre os municipios da rg metrpolitana de Mgá, e de lda, com os seus. De mgá para ldna esquece. eu vou de carro. fora que trem demora um monte pelas paradas. alguém já levantou o numero de passagens emitidas pela garcia entre todos os trechos? trem é um saco. só é bom em curta distância. resalva para os de alta velocidade, mas não é o caso
ANTES DE OPINIAR, RESPONDA: JA ANDOU DE TREM?
Já andei de trem. Em diversos lugares. Sugiro que o pessoal das críticas destrutivas pesquise um pouco sobre os estudos e esforços que já foram feitos sobre este assunto. Entidades sérias estão envolvidas neste processo, como Ministérios, Urbamar, Agência Terra Roxa Investimentos e todas as prefeituras. O que falta é articulação entre todas as esferas competentes para viabilizar o projeto. A esfera que faltava se envolver - a estadual - está entrando no processo. Tenhamos esperanças:
1.Há viabilidade SIM. O volume de passageiros é considerável, por isso este trecho tem muito potencial.
2. Os trens são de modelo europeu, utilizados na bitola atual e alcançam velocidades de até 100 km/h, o que faria de um trecho Ibiporã-Paiçandu em torno de 1h30min. Comparando ao trecho que a Garcia faz, demora quase 3 horas.
Esta é uma possibilidade de integrar ainda mais a região, tornando-a referência mundo afora em mais uma questão, dando a possibilidade de cidadãos, a trabalho ou passeio, se deslocarem otimizadamente (em custo e tempo) em distâncias maiores, consolidando ainda mais o Norte do Paraná.
O Carlos Rico empobreceu o seu argumento culpando FHC pelo abandono do transporte ferroviário. Ainda em 74, quando repórter do Diário, nenenzinho, ajudei colher material para páginas inteiras sobre a questão. Realmente, a Europa e os EEUU dão prioridade para os dois sistemas de transporte de gente e de mercadoria, como o por trilhos e o por água. A propósito, o deputado para o qual trabalho, o Luiz Accorsi está batalhando em cima do desencalhamento do projeto da Hidrovia do Ivaí. Tão somente esta demonstração de interesse pela possibilidade da volta do trem Londrina-Maringá, já é algo que mostra que nem tudo está perdido. Parreiras Rodrigues
Até agora ninguém respondeu minhas perguntas...
O Parreiras Rodrigues levantou outro projeto tão mirabolante quanto o trem de passageiros. A hidrovia do ivaí, projeto que eu conheci em 1993, também ressurge das cinzas em períodos pré-eleitorais. Também cobri reuniões sobre esse tema que, coincidentemente, nunca saiu do papel.
Ao Parreiras Rodrigues:
Primeiro que tenho total certeza da época de FHC e cia,que foi de 1500 a 1930;e de 1964 à 2002.
Caro Parreiras,seu blog não pode ser visualizado.
Nâo acredito na viabilidade econômica de um trem de passageiros entre LOndrina/Maringa.É uma piada de mal gosto.Digo mais, é mais uma estatal(ferroeste) para cabide de emprego de apadrinhados políticos.
DE repente elegemos alguem que cuide do assunto para nosso povo.Muito estranho até agora esse trem estar paralisado.E com tanto político no pedaço.
Tem gente aqui assistindo Programa do Jô demais.Cabide de emprego é melhor que privatização e neoliberalismo,que só não quebrou o Brasil ano passado porque Lula não faz negócios só com os states,e as empresas públicas são as melhores do país.O Banco do Brasil - um dos "cabides" de emprego - é o mais rentável do país.A Petrobras é a 4° maior empresa das Américas,uma das 10 maiores do mundo.A Caixa financia casa como nunca antes na história desse País.
Discursinho copiado é muito ruím,por isso não uso os termos empregados em outros blogs,como PIG ou PSDB/DEMO.Prefiro o convencional que a cópia bobona.
PARABENS AO ANONIMO DAS 16:30 - FALOU COM CONHECIMENTO DE CAUSA E COM COERÊNCIA. ESTUDOS ( QUESTIONÁRIOS ) HA MUITO REALIZADOS PELAS PREFEITURAS DÃO CONTA DEQUE NOSSA REGIÃO É UMA DAS MAIS VIÁVEIS DO BRASIL PARA ESTA FINALIDADE - TREM DE PASSAGEIRO. GOSTARIA QUE ESTA REUNIÃO FOSSE ESTENSIVA A MAIS PESSOAS. GOSTARIA DE CONTINUAR CONTRIBUINDO COM ESTE TÃO SONHADA E ESPERADO PROJETO.
Meus amigos e não ví nenhum número que sirva de referência para o custo do empreendimento , resumindo : custo do quilômetro implantado , expectativa de demanda , classe de serviço afinal pelo que conheço todos os municípios da linha deverão ser atendidos e um trem regional com muitas paradas tem tecnologia e custo diferenciado mais alto para compensar o sistema de tração e frenagem, custo e gestão de recursos, solução de compartilhamento de leito da ferrovia com as 30 composições diárias do sistema ALL para atender numa população metropolitana do eixo Metronor que não ultrapassa e 1,5 milhão de pessoas e com um cultura sedimentada no uso do automóvel pelas conhecidas peculiaridades do modal. E mais, hoje grandes projetos ferroviários de transporte metropolitano de passageiros, claro que em outra escala, são discutidos e até implantados, por exempo a CPTM de São Paulo e outros trens. Este pessoal participoui do envento ? Sim, o que disseram?
Isso que dá fornecer acesso à internet no hospício. Já começam a aparecer uns tipos como o tal carlos rico.
Mas sobre o trem Londrina/Maringá, não tem viabilidade econômica pelos seguintes motivos:
- A ferrovia é de linha simples: só passa um trem por vez. Se tiver um trem indo e outro vindo, um deles vai ter que parar para o outro passar.
- A ferrovia foi projetada há 100 anos e é de bitola métrica. As rampas e os raios das curvas não comportam um trem de alta velocidade.
- O trajeto é muito curto. Seria muito mais rápido ir de carro ou de ônibus direto.
- Fazer todas as obras e comprar os trens necessários para que o negócio funcione precariamente (estações, passagens em desnível, duplicações de linha) já custaria muito caro. É mais barato comprar um monte de ônibus leitos.
- A concessão é da ALL, logo ela cobraria pelo uso da sua linha e seus trens teriam prioridade.
- O trajeto Curitiba/Morretes de trem (70km de carro) demora 4h.
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