10.1.11

E o sindicato?

Somos o país do futebol. Ou não somos? Somos. A bola está nas nossas conversas à mesa do jantar, nos bares, no trabalho e até nas igrejas. Quem já não ouviu o padre ou o pastor ilustrar os seus sermões com analogias que envolvem o futebol. “Se queremos ser vitoriosos, precisamos formar uma boa equipe e ter um bom técnico. E Jesus é um bom técnico”, ouviu o reverendo dizer.
Com certeza, Jesus, com a capacidade de conhecer as pessoas mesmo antes de vê-las, poderia ser um excelente técnico de futebol. Com ele, nós brasileiros já teríamos acabado com a Copa do Mundo. Nenhum país investiria dinheiro numa seleção para disputar o segundo lugar.
Mas como nossos técnicos não têm poderes sobrenaturais, temos apenas cinco títulos, alguns muitos sofridos. E temos que nos contentar com técnicos limitados, como, digamos, Dunga, na última Copa. Campeão em 94, nos Estados Unidos, Dunga chamou um colega de caneco, Jorginho, e pôs os seus desconhecimentos em campo. Levou sorte. Ganhou a Copa América, a Copa dos Campeões e classificou o Brasil em primeiro lugar para a África do Sul. entSiu-se o dono da seleção. O xerife, o delegado, o coronel. Declarar guerra à Globo. Como todo cara que se acha o tal, escolheu como alvo o elo mais fraco da corrente: o repórter que cobria a seleção. Conquistou a antipatia de todos os outros jornalistas que estavam na África ou não. Perdeu a Copa vexatoriamente e hoje seu nome é proibido dentro dos clubes. Até o Jorginho que não tinha nada com o peixe não consegue arrumar emprego.

Mas parece que pouca gente aprendeu a lição. No dia 31 de dezembro, o PM Jacomassi resolveu imitar Dunga. Quis ser o dono da rua, papel que nem mesmo o Capeta deseja mais. Escolheu como vítima o cinegrafista Robson, um profissional ético e competente que não estava atrás do complexo de “otoridade” do PM. Mas que teve a sorte de poder filmar aquilo que todos já conhecem: a truculência de alguns policiais quando o “elemento” não é “celebridade”. Ensandecido, o policial foi mais ousado que kamikazes japoneses na II Guerra Mundial. Deliberadamente se propôs a quebrar a câmera do cinegrafista em cores e ao vivo, mesmo sabendo que ela não era do Robson, mas da Globo. Nem o Dunga teve essa coragem.

Agora, dois delegados resolvem tomar as dores do PM. É difícil acreditar, mas é verdade. Que o PM é digno de pena, isto é. Pois ninguém faz uma loucura como a que ele fez sem que mereça uma boa dose de compaixão. Mas deveria ser exonerado a bem do serviço público pelo que fez. Sujou o símbolo da PM que ele queria que o repórter respeitasse. E ainda chamou o restante do quartel de corrupto quando disse que era o único “polícia” que trabalha certo.

O sindicato dos jornalistas precisa fazer uma nota de repúdio urgentemente ao novo comandante geral da Polícia Militar, enquanto o governo está arrumando a casa. Muitos policiais vão agradecer.
Recruta Zero

4 pitacos:

Anônimo,  10:36  

Avaliando o sistema carcerário, vemos que a contaminação de alguns policiais já é uma realidade, e que a criação de uma milicia já está em prática. Com políticos, empresários, comerciantes e otoridades também. Não vai demorar muito, estarão controlando, até água que bebemos.

Anônimo,  10:48  

Exonerar dois dos melhores policiais militares de Maringá só porque bateram boca com um cinegrafista da representante da nossa digna, gloriosa, justa, integra e pura Rede Globo?

Valorizou demais uma rede que tem prestado um imenso desserviço ao nosso País e ao nosso povo. Uma rede que manipula notícias, que esconde o que não lhe interessa e só publica o que lhe interessa. Isso não é uma forma de violência?

Sei não, mas acho que o Recruta ou foi ou é da RPC. Que é jornalista, o texto não deixa dúvidas. Tudo bem, defendeu os amigos de profissão. É compreensível. Ignorou o que de fato aconteceu e saiu em defesa dos seus.

Agnaldo Vieira,  11:33  

o recruta, com medo sempre de se identificar, corrigindo-o, o Brasil ganhou a Copa das Confederações e não a copa dos campeões. A rede Globo é aquela mesma que manipulou notícias para garantir a eleição do Collor, e que depois se arrependeu porque Collor destinava grandes verbas publicitárias para a Rede OM, do Martinez, e começou a divulgar o impeachment
do presidente, não porque achava correto, mas porque tinha interesse que ele fosse deposto.
Claro que os profissionais da RPC não têm culpa disso, e realmente foram vítimas da situação com o policial. Mas nada mais, o fato de delegados e empresários se solidarizarem com os pm's, isso gerou ciumeira em alguns policiais invejosos.

Anônimo,  14:34  

Agora diz ai, quem não manipula as noticias de acordo com seus intereces hoje aqui em Maringá, principalmente nos grandes veículos de comunicação? e principalmente se tiver defendendo as ortoridades. O fato é que a polícia não pode bater em quem não está oferecendo resistência. Permitindo isso podemos está dando plenos poderes à determinados policiais de agirem segundo seus intereces, e se eles estivesem acertando contas pessoais dele com os bandidos? por que isso é comum entre bandidos. Por isso que inventaram os 10 mandamentos e a justiça, pra avaliar, julgar e dar a sentença. A justiça é vendada pra não cometer vingança e sim promover justiça.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima