29.1.10

Volta às aulas e o sistema binário

O fim das férias escolares representa uma considerável mudança na dinâmica do trânsito da cidade. Mais carros nas ruas, filas duplas, carros parados para deixar os filhos na escola... Junte a isso as pancadas de chuva típicas dessa época e o caos no trânsito está instalado. Os motoristas maringaenses já estão apreensivos devido à gradativa implantação do sistema binário. O impacto da volta às aulas merece a atenção da Secretaria Municipal de Transportes que poderia, a exemplo de outros municípios, realizar ações educativas, evitando as complicações mais comuns. Além disso, os motoristas também podem colaborar, mantendo o compromisso com o espírito público.

Ivana Veraldo

30 pitacos:

Anônimo,  19:10  

Prometeram que o sistema ia melhorar ...ontem foi a primeira vez que fiquei 40 minutos em um engarrafamento da Pedro Taques com a Colombo e todas as perifericas da avenida: simplesmente LOTADAS !!!!!!!!!!!!!
Me senti em São Paulo : .....

Anônimo,  19:47  

O sistema binário é excelente, as grandes cidades do brsil já tem e funciona. Aqui em Maringá não poderia ser diferente. Agora só falta o motorista maringaense deixar de ser tão mal educado (asno) ao volante.

Anônimo,  23:28  

Eu particularmente não gosto do sistema binário, acho que haveriam outras maneiras de se melhorar o trânsito sem fazer essa bagunça toda, mas já que fizeram e não pediram minha opinião e creio que a de nenhum maringaense, eles poderiam ao menos ter a boa vontade de deixar viável o trânsito pelas vias alternativas como era antes e manter o vai e vem das ruas, que com o sistema binário há ruas de mão única entre duas avenidas de sentidos diferentes, ficando duas vias seguidas com o mesmo sentido, o que acaba com a viabilidade do sistema binário.

Maria Aparecida Paiva Gomez (cidinha),  03:04  

Concordo plenamente contigo Ivana. Nós, mães e pais, temos que cobrar e exigir garantias de segurança para com nossos filhos durante esse processo de mudança no trânsito de nossa cidade.
Vale lembrar que em muitas escolas ano passado estavam em reforma e a Setran se quer mandou agentes de trânsito para dar segurança aos pequenos ao atravessar as avenidas. Prova disso é na Casa da Cultura do Jardim Alvorada, nunca mandaram ninguém para lá. Ninguém respeita a faixa que lá tem, e quem deveria dar segurança se quer apareceu durante o ano letivo. Penso que a novela vai se repetir. Mas garanto que se o filho da daminha estudasse em um desses colégios faltariam segurança. Isso tem até demais. Usavam carro oficial para transporta-lo. Estou errada??


Maria Aparecida Paiva Gomes (cidinha)

Anônimo,  08:57  

O binário da São Paulo vai ser um caos total todas as ruas que vem da vila esparença, vila sete e avenida morangueira irá sentido centro, quando chega na são paulo terá que pegar a colombo e subir na herval somente a herval terá nas proximidades sentido centro aou ir até na paraná com a pedro taques ja é saturada estara lotada de carros a herval vai virar um verdadeiro caos anote e confira Rigon, deveria ter feito um binário na pedro taques também de que forma não sei mas deveria.

Pé no chão,  09:36  

Não sou CC. O binário está dando certo.É claro que falta mais orientação e preparo dos abelhinhas. A população também precisa de mais conscientização e educação no trânsito. É tudo uma questão de tempo para a adaptação. A cidade não é mais pequena. Chega de estacionar na frente da loja, está na hora de se comportar como adulto, ou seja, ver que a cidade cresceu e as carroças têm que ser aposentadas do trânsito central. Não tem mais lugar para amarrar os cavalos na frente da venda e, consequentemente, também as carroças para passeios dominicais não existem mais. ACORDA, MEU!!!!A cidade cresceu. Vai morar numa que tenha todos estes recursos primários.

Anônimo,  10:08  

CARA ESSE VALTER GUERLES NÃO PENSA, PARA OS PAIS E AS MAES LEVAREM SEUS FILHOS NO GASTÃO VIDIGAL, TERÃO QUE DISPUTAR A AVENIDA COLOMBO COM OS CAMINHÕES E CARRETAS. ISSO É UMA LOUCURA ISSO É INADIMICIVEL.

ACORDA GUERLES. VC ESTA LOUCO?

VE SE MUDA URGENTE AQUELA RUA, OU DEIXE AS DUAS MÃOS, IDA E VINDA....

Anônimo,  10:10  

Um recado ao pessoal da setran, será que vocês não poderiam ir na rodoviária e multar os motoristas espertos "entre aspas", que deixam seus carros praticamente estcionados de 15 a 30 minutos na área de embarque e desembarque> Deixando o pessoal que aguarda seus parentes e amigos no meuo do estacionamento para poderem embarcar. São estes motorista que deixam o trânsito de Maringá um caos.

Anônimo,  10:21  

O binário está dando certo; deu certo em todas as cidades em que foi implantado e vai dar certo em Maringá. O tumulto na São Paulo e imediações é por causa das obras que estão sendo executadas para a implantação do binário. O problema são alguns motoristas que por estarem no binário, andam muito devagar, como que se o mundo fosse só deles, atrapalhando o trânsito. Quero aproveitar e dar uma sugestão para que a SETRAN mude o sentido da Rua Libero Badaró, pois aí, as vans que transportam crianças (são inúmeras) e os carros que descarregam alunos no Gastão Vidigal, ficarão com as portas por onde os alunos descem voltadas para a calçada.

Marcelo Augusto de Oliveira Filho,  11:13  

É... Toda mudança implica necessariamente em reeducação, é claro que atitudes corriqueiras são incorporadas através da prática repetitiva de atos - condicionamento - acredito que aqueles que hoje reclamam por reclamar, próprio das pessoas que tem um hábito modificado bruscamente, estarão falando bem do novo sistema, pois a cidade cresceu e isto tornou irreversível a modernização do trânsito, é claro que as facilidades do trânsito das cidades pequenas nós perdemos, acabam as conversões a esquerda, ruas com sentido único obrigam necessariamente a andar um pouco mais, mas as mudanças com certeza trazem melhorias, certo que nunca teremos a tranquilidade do passado, mas o caos do presente está com os dias contados.
Mas que não se esqueça a administração EDUCAR É PRECISO, NÃO PENSEM QUE O NOVO HÁBITO DO TRÂNSITO SERÁ INCORPORADO COM FACILIDADE, NÃO BASTA GASTAR COM OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL, POIS É FUNDAMENTAL A REEDUCAÇÃO DE TODOS.

Gutto

Anônimo,  13:56  

legal essas mudanças, mas concordo com o pitaco das 10:08, e o das 10:21 , a rua LIBERO BADARÓ tem que ser mudada URGENTE, porque não podemos colocar em risco nossas crianças na AV. COLOMBO, para chegar ao colégio GASTÃO VIDIGAL, sr. GUERLES, POR FAVOR mude o sentido da rua URGENTE.

SABAMOS QUE SÃO MUITAS MUDANÇAS A SEREM FEITAS, MAS ESSA TEM QUE SER URGENTE!

PARABÉNS PELAS MUDANÇAS.

Anônimo,  14:04  

na verdade, o binário tem suas vantagens, mas na verdade, dua avenidas vão para um sentido e duas vão para o outro, mas na realidade, vai cumplicar a vida de muita gente porque, vai continuar o agromero de carros, não esta aumentando avenidas, que nem tem como aumentar, esta diminuindo as avenidas.

antes poderiamos ir e voltar por 4 avenidas, agora só poderemos ir e voltar por 2 avenidas, na realidade, diminuiu a quantidade de opçoes que tinhamos, isso pode dar ZEBRA.

mas temos que tentar!

tomara que de certo.

Anônimo,  14:07  

calma gente, com certeza o pessoal do setran irá mudar a rua Lebero Badaró, o Guerles esta muito atarefado, e com certeza se ele não se despertou para essa rua ainda, assim que alguem avisar ele, fará a mudança urgente.

parabéns pelas mudanças setran e Guerles.

José Fuji,  14:33  

Se mudar o sentido da Rua Libero de Badaró, o Shudo Yasunaga, não poderá mais voltar para sua casa, quer dizer só tera uma opção bem reduzida, so podera contar com ascesso da av. São Paulo.

De qualquer forma o Shudo tá no mato, se não mudar o sentido, todas as vezes que ele tiver que sair de sua casa tera que sair na avenida colombo.

Fuji
jose.fuji@hotmail.com

Anônimo,  14:52  

SEGUNDA FEIRA ...

O BICHO VAI PEGAR!

O PAU VAI TORAR!

A FOLHA VAI CAIR!

QUEM VIVER VERÁ ... cagada pura!

E ESSA CCZADA TODA QUE INVADE O BLOG E FICA O DIA INTEIRINHO PITACANDO VAI FICAR COM A CARA VERMELHA DE TANTA VERGONHA ...

SEGUNDA FEIRA É CAGADA PURA!!!

AGENTE RÔ!

Anônimo,  17:35  

cheguei de viagem fériasmontem e vi o caos nessa cidade. vim de santa catarina e la é o paraiso..e aqui ruas esburacadas... sem educaçao. uma zona total..barros nao tem meu voto

Anônimo,  22:24  

A eficácia desse novo sistema vai ser posta à prova mesmo somente após o carnaval.
Mas problemas no trânsito nas cidades onde se privilegia o automóvel só podem ser resolvidos a médio prazo. A importância do transporte público é menosprezada e as frotas nos centros crescem a cada dia.

Anônimo,  01:02  

Parabéns a setran pelos binários, pois estão agilizando muito a vida de quem sabe usá-los, a exemplo disso vemos que nas avenidas dos binários em horarios comerciais sempre há congestionamentos ou transito lento nas pistas da direita(antigas) e nas da esquerda(novas) pouco trafego com bastante fluidez e agilidade!
Minha unica sugestão é que estudem bem as soluções para o cruzamento das avs. São Paulo e Colombo, para resolver de vez o congestionamento das 5 da tarde da São Paulo,, pois no modelo adotado para quem vai do centro sentido morangueira o congestionamento vai permanecer, mais dividido em 4 pistas, por que quem vai pegar a morangueira é obrigado a retornar as faixas da pista direita antes do sinaleiro, ou seja, o congestionamento que antes tomava as 2 pistas agora vai tomar as 4, pois para sair da são paulo de qualquer forma só existem 2 pistas!
Do resto está tudo muito bem e aprovado, pena que maringá sempre vai ser uma cidade pequena grande na cabeça das pessoas que aqui vivem...

Anônimo,  09:01  

O sistema binário é a melhor alternativa para cidades de médio e grande porte. É preciso que os maringaenses parem de pensar de maneira provinciana.
A primeira semana de aula sempre é complicada, com pais levando seus filhos na escola. Com o passar dos dias, muitos passam a ir sózinhos, de ônibus ou carona, principalmente na UEM e no Instituto.
A SETRAN realmente deveria mandar agentes de trânsito em frente aos colégios e multar os país folgados que furam fila e param em fila dupla. E que não venham falar em industria de multas...

Se alguém acha que eu sou CC, acho a ADM Barros ruim. O Walter Guerles consegue ficar alheio a tudo e fazer um bom trabalho. Também gosto dos projetos culturais da Secretaria da Cultura, onde o maringaense tem várias opções culturais gratuitamente toda semana.

No mais, não consigo ver nada de bom. Falta Dinheiro, falta tranparência, boa vontade, falta tudo.

Anônimo,  13:06  

Não concordo com o binario, mudaram para melhorar o centro e se esqueçeram das pessoas que moram nos bairros, a avenida são paulo esta um caos total e o unico acesso ao centro é disputar espaço na avenica colombo com caminhões, ou pela pedro taques que ja tem um fluxo intenso, maringa precisa mudar pra melhor e não pra pior.

Anônimo,  15:19  

Alternativas ao binário não haveriam de faltar, só que seria gasto menos, os transtornos seriam menores, mas isso não movimenta a indústria dos votos, Maringá não é uma cidade grande, é uma cidade megalomaníaca, onde as pessoas necessitam de carro para ir a esquina.

Anônimo,  18:08  

o negócio é comprar um helicopetero, colocar uma cesta amarrada em uma corda, e pedir para o piloto parar no ar e descer a barrica aonde o cidadão quizer descer. depois é só passar um rádio pro piloto que ele volta buscar no local combinado. Teve uma época de minha vida que brincava de bola no meio da avenida brasil da quadra da loja americanas, os terrenos vazios bricavamos de esconde esconde e outros, hoje esta bem diferente. Algumas pessoas que tem carro,as vezes nem sonhava ter um. Hoje tem, com isso tem que estar preparado para o futuro!

Anônimo,  07:54  

Como toda e qualquer cidade deve evoluir,entretanto um pouco de metodologia na implantação desse binário ajudaria.Por exemplo primeiro terminem as obras,as agulhas na av São Paulo ainda não foram terminadas,o afunilamento da mesma com a colombo esta uma vergonha,e depois sim as mudanças de sentido,viu sr Guerlles não parece tão dificil assim aaaaaaam.

Anônimo,  11:56  

Não adianta binário, trinário nem quaternário se o povo maringaense não se educar para o trânsito. Sobra beleza na cidade e falta cidadania aos seus cidadãos. Um tristeza...

Anônimo,  12:00  

Na rua Arlindo Planas, bem próximo à linha do trem, foi construída a Escola Municipal Professor José Aniceto. A escola é muito bonita e os professores bem capacitados. Mas ao redor da escola é uma lástima. O mato cobre as ruas, inclusive o asfalto. Não há faixas para pedestres, a pintura "devagar escola" do asfalto está praticamente apagada e nas ruas adjacentes, não há faixas nem placas de pedestres nem tampouco os avisos de escola pintados no asfalto. Adianta uma escola tão bonita se as crianças não têm o mínimo de segurança para chegar até ela? Sou mãe de alunos daquela escola e já telefonei para a ouvidoria da prefeitura várias vezes, porém de nada adiantou. Quando é que a prefeitura vai valorizar os cidadãos dessa cidade? Dia 31 de fevereiro bem de tardezinha...

Anônimo,  16:25  

O binario deve ser bom para qum mora no centro mas quem mora do outro lado da Colombo e precisa atravessa-la tem sentido o caos: antes eu saia dela em 15-20 minutos ... depois da implantação o dia que fiquei menos nela foi 40 minutos !!!!!!!!!!!!
O que sentimos ´q eu relamente as vias principais desafogaram mas em compensação as alternativas estão superlotadas...
Para os defensores que propalam que somos cidade "evoluida" e merecemos o sistema PARABÈNS mas avisem aos poderes que não é so de transito que vive uma cidade e as outras ações ?????

Ana Cristina,  11:05  

É uma irresponsabilidade alguém dizer que os motoristas que andam devagar atrapalham. Nessa época de mudança, se trafegarmos nos 50km por hora permitidos, teremos muitos acidentes. Os pedestres ainda não estão acostumados a olhar para o mesmo lado nas duas vias e tem sido comum que os motoristas mudem de via sem parar. Temos que andar devagar e com muita atenção!

Anônimo,  01:24  

O sistema binário é bem-vindo, mas é um absurdo a forma como operacionalizado em Maringá, com passagens de uma pista para a outra que mal cabem um veículo inteiro, ou seja, não há faixa de acomodação para os veículos que param no eixo da pista para cruzar para o outro lado da via, além de não haver visibilidade com segurança para quem cruza o sistema binário de um lado para outro, o que ocasionará acidentes. Impressionante é a capacidade de alguns engenheiros que "acham que entendem de tráfego" e cometem uma catástrofe dessas no trânsito. E quanto à Av. Mandacaru, quando é que será corrigida?? Nem seria necessário um sistema binário, mas instalar semáforos aéreos para quem cruza a Colombo e para quem sai da Mandacaru e entra na Colombo sentido centro. Aquele semi-pórtico com semáforo no cruzamento da Av. Colombo com a Av. Mandacaru deve ser excluído. Acorde Sr. Gilberto!!! Acorde Sr. Secretário dos Transportes. Não foi pra isso que seus técnicos estudaram, e pior... ainda se especializaram em tráfego para cometer essa grande besteira!!! Coloque na prática aquilo que vocês aprenderam nas salas de aula da Universidade!!! Aceite mais conselhos e sugestões pois sempre são bem vindas. Sou engenheiro com alto conhecimento em tráfego e nem me atrevo a sugerir pois com certeza serei ignorado.

Anônimo,  15:28  

esse sistema binario e bom pra quem anda pela parana sao paulo etc.. agora pega essas av que cruza ocentro em direcao ao mga velho pra ver a coisa feia

Anônimo,  21:30  

O trânsito em Maringá melhorou um pouco nas Avenidas onde foi implantado o binário, mas congestionou um pouco as ruas perpendiculares, principalmente a Santos Dumont e Neo Alves. Outra região que merece atenção é a saída de Maringá, perto do trevo do Catuaí (saída para Paranavai). Lá, quando chega lá pelas 17 horas, todo dia, forma uma fila de quase 1 km.todo dia e essa fila vai até lá pelas 19 horas. Quem sabe uma faixa adicional por lá poderia ajudar um pouco. Algo tem que ser feito urgente. orlando_lisboa@terra.com.br

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima