20.1.10

Petiscos cafonas de boteco

Já mostrei algumas músicas bregas, visando provocar a veia popular dos leitores. Hoje, quero fazer referência aos petiscos cafonas que são servidos nos botecos. Porções de fígado (o Rigon adora!), moela e de coraçãozinho de galinha, sardinha frita, tremoço, amendoim, caldinho de feijão e de mocotó, pastel, cubos de mortadela, batatinha no vinagrete e, para realmente passar mal, o torresmo que fica na estufa do boteco e a salsicha estufada e já branca no pote de vidro. Mas o petisco que alcança o píncaro da cafonice é o ovo cozido colorido. Antigamente, o cor-de-rosa era cozido com beterraba e o amarelo com casca de cebola. Depois vieram as anilinas culinárias. Alguns destes quitutes estão desaparecendo dos bares, derrotados que foram pela modernidade da comida fast food e em série.

Ivana Veraldo

22 pitacos:

Anônimo,  14:22  

ovo de codorna tbém

Parreiras Rodrigues 14:31  

Ivana, fala do rolmops, fala...E do botequeiro que lava os copos simplesmente mostrando-os ou mergulhando-os a quarenta por hora na água esverdeada da pia. Dai o serem opacos. E eu sobrevivi. Em Aracajú, tem um boteco (põe feio nisso) visita obrigatória de artistas, intelectuais, turistas, jornalistas, putas e putos. Nas prateleiras, umas garrafas de pinga com cobra dentro. Dou meio salário prá quem definir a cor do líquido. Mas o charme maior é o ritual do visitante beber cachaça num copo que nunca é lavado. Repito. Menina, eu sobrevivi.

Anônimo,  14:33  

Eita Botequeira Profi!

Edivaldo Magro,  14:51  

Não quero polemizar com a reputada professora Ivana Veraldo (Com V, por favor!), mas permito discordar do termo 'cafona' usado por ela para adjetivar as iguarias de balcão. A expressão é exagerada - ou inadequada, como preferir -, pois soa arrogante e remete ao popular, como se isso fosse demérito ou coisa que o valha. Boteco e suas excentricidades, à mesa ou não, são instituições nacionais e jamais cafonas.

Anônimo,  14:56  

o rigon gosta,da quinta da codorna do moacir....

Anônimo,  15:01  

e aquela lata de sardinha que a gente abre em cima do balcão....uma dilícia....pra quem tá de bem com a vida!!!!

Anônimo,  15:19  

Nao sei o que é pior, os petiscos brega ou os fastifode. Alias, nao sei o que é mais brega.

Anônimo,  15:25  

Ivana, já que vc está dando uma de Carlão,rssss, revirando o passado, entre no meu blog, e veja uma entrevista inédita com o falecido palhaço Picolino.

Carlão

Anônimo,  15:37  

Realmente nada melhor do que um fígado (de frango) cozido, e depois salteado com salsa e cebolinha... Que água em boca que me da.

Viramesa 16:16  

Putz, vim aqui falar de rolmops e alguem chegou primeiro....
Embora não seja comida de buteco, sorvete seco também é uma iguaria muito apreciada em mercearias...kkkkkkkk

Anônimo,  16:59  

esqueceu do caldo de piranha!

Anônimo,  17:04  

Antigamente o povo comia tudo isso e passava bem!!!
Agora a gente passa mal só de olha, imagina aqueles ovos cozidos dentro de um vidro, abrindo e fechando varios dias, em cima do balcão...

Anônimo,  17:33  

esses saudosistas são uma merda

Esileda 18:17  

Hum...temos tb o quibe com ovo (inteiro), salsicha ao molho, ovo de codorna em conserva, linguiça frita, hum...saudade do Bar do Gaúcho (meu pai) que era ali na Brasil - Vila Operária.

Anônimo,  19:01  

Pão com carne moida, mortadela,batata cozida com salsinha e cebolinha em conserva, doce de batada doce,canudinho de doce de leite, maria mole, aquela que a gente comia no bar, doce de abobora com formato de coração,me dá agua na boca só de lembar.

Anônimo,  19:51  

O bom é paçoca ou aquelas bolachonas Maria recheadas com maria-mole coloridonas e passadas em coco com açúcar. E aqueles doces-de-leite que eram farinha de trigo misturada?
Tudo regado a uma tubaina ou gasosa... E tem a bala 7 belo, o dadinho de amendoim Dizioli(papelzinho prateado) e os pirulitos vermelhos e amarelos tipo chupeta e o pirulito do Zorro, de caramelo... Tenho que ir a um boteco (ou buteco) desses !

Anônimo,  20:21  

E aquelas vitaminas paçoca caipira com caracu aquilo fazia um barulho.

Anônimo,  21:45  

Ivana vai ajudar as criacinhas em orfanato, o lar dos velhinhos, a associação de combate ao câncer...pelo amor de Deus, vai fazer alguma coisa útil.

Anônimo,  21:57  

Doce de ovo no copinho de pinga kkkkkkkkkkkkkkkkk, ninguem merece.Tinha um bar que era ao lado do cine peduti que fazia doce de ovo e servia no copinho de pinga kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.Meu pai gostava de tomar um tal de "leite de bode", acho que era uma bebida branca de leite e amendoim.E os doces que ficavam no prato dentro do balcão? imagina se não passava barata naqueles doces de balcão de madeira, e a gente comia até botar as lumbrigas pra fora, e niguem ficava doente igual hoje,EI TEMPO BOM QUE EU ERA FELIZ E NÃO SABIA.

Anônimo,  01:37  

Cine Peduti???
Faz tempo, heim?
Eita cineminho bom aquele...
Eu matava aula no Branca, só para ir lá assistir fimes as tardes...

Anônimo,  10:56  

O pão com carne moida se chama Buraco Quente, e o canudinho com doce de leite se chama Nariz Entupido.

Anônimo,  14:12  

Ai que saudade do bar do Leley, dobradinha com pão caseiro...

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima