Petiscos cafonas de boteco
Já mostrei algumas músicas bregas, visando provocar a veia popular dos leitores. Hoje, quero fazer referência aos petiscos cafonas que são servidos nos botecos. Porções de fígado (o Rigon adora!), moela e de coraçãozinho de galinha, sardinha frita, tremoço, amendoim, caldinho de feijão e de mocotó, pastel, cubos de mortadela, batatinha no vinagrete e, para realmente passar mal, o torresmo que fica na estufa do boteco e a salsicha estufada e já branca no pote de vidro. Mas o petisco que alcança o píncaro da cafonice é o ovo cozido colorido. Antigamente, o cor-de-rosa era cozido com beterraba e o amarelo com casca de cebola. Depois vieram as anilinas culinárias. Alguns destes quitutes estão desaparecendo dos bares, derrotados que foram pela modernidade da comida fast food e em série.
Ivana Veraldo
Ivana Veraldo
22 pitacos:
ovo de codorna tbém
Ivana, fala do rolmops, fala...E do botequeiro que lava os copos simplesmente mostrando-os ou mergulhando-os a quarenta por hora na água esverdeada da pia. Dai o serem opacos. E eu sobrevivi. Em Aracajú, tem um boteco (põe feio nisso) visita obrigatória de artistas, intelectuais, turistas, jornalistas, putas e putos. Nas prateleiras, umas garrafas de pinga com cobra dentro. Dou meio salário prá quem definir a cor do líquido. Mas o charme maior é o ritual do visitante beber cachaça num copo que nunca é lavado. Repito. Menina, eu sobrevivi.
Eita Botequeira Profi!
Não quero polemizar com a reputada professora Ivana Veraldo (Com V, por favor!), mas permito discordar do termo 'cafona' usado por ela para adjetivar as iguarias de balcão. A expressão é exagerada - ou inadequada, como preferir -, pois soa arrogante e remete ao popular, como se isso fosse demérito ou coisa que o valha. Boteco e suas excentricidades, à mesa ou não, são instituições nacionais e jamais cafonas.
o rigon gosta,da quinta da codorna do moacir....
e aquela lata de sardinha que a gente abre em cima do balcão....uma dilícia....pra quem tá de bem com a vida!!!!
Nao sei o que é pior, os petiscos brega ou os fastifode. Alias, nao sei o que é mais brega.
Ivana, já que vc está dando uma de Carlão,rssss, revirando o passado, entre no meu blog, e veja uma entrevista inédita com o falecido palhaço Picolino.
Carlão
Realmente nada melhor do que um fígado (de frango) cozido, e depois salteado com salsa e cebolinha... Que água em boca que me da.
Putz, vim aqui falar de rolmops e alguem chegou primeiro....
Embora não seja comida de buteco, sorvete seco também é uma iguaria muito apreciada em mercearias...kkkkkkkk
esqueceu do caldo de piranha!
Antigamente o povo comia tudo isso e passava bem!!!
Agora a gente passa mal só de olha, imagina aqueles ovos cozidos dentro de um vidro, abrindo e fechando varios dias, em cima do balcão...
esses saudosistas são uma merda
Hum...temos tb o quibe com ovo (inteiro), salsicha ao molho, ovo de codorna em conserva, linguiça frita, hum...saudade do Bar do Gaúcho (meu pai) que era ali na Brasil - Vila Operária.
Pão com carne moida, mortadela,batata cozida com salsinha e cebolinha em conserva, doce de batada doce,canudinho de doce de leite, maria mole, aquela que a gente comia no bar, doce de abobora com formato de coração,me dá agua na boca só de lembar.
O bom é paçoca ou aquelas bolachonas Maria recheadas com maria-mole coloridonas e passadas em coco com açúcar. E aqueles doces-de-leite que eram farinha de trigo misturada?
Tudo regado a uma tubaina ou gasosa... E tem a bala 7 belo, o dadinho de amendoim Dizioli(papelzinho prateado) e os pirulitos vermelhos e amarelos tipo chupeta e o pirulito do Zorro, de caramelo... Tenho que ir a um boteco (ou buteco) desses !
E aquelas vitaminas paçoca caipira com caracu aquilo fazia um barulho.
Ivana vai ajudar as criacinhas em orfanato, o lar dos velhinhos, a associação de combate ao câncer...pelo amor de Deus, vai fazer alguma coisa útil.
Doce de ovo no copinho de pinga kkkkkkkkkkkkkkkkk, ninguem merece.Tinha um bar que era ao lado do cine peduti que fazia doce de ovo e servia no copinho de pinga kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.Meu pai gostava de tomar um tal de "leite de bode", acho que era uma bebida branca de leite e amendoim.E os doces que ficavam no prato dentro do balcão? imagina se não passava barata naqueles doces de balcão de madeira, e a gente comia até botar as lumbrigas pra fora, e niguem ficava doente igual hoje,EI TEMPO BOM QUE EU ERA FELIZ E NÃO SABIA.
Cine Peduti???
Faz tempo, heim?
Eita cineminho bom aquele...
Eu matava aula no Branca, só para ir lá assistir fimes as tardes...
O pão com carne moida se chama Buraco Quente, e o canudinho com doce de leite se chama Nariz Entupido.
Ai que saudade do bar do Leley, dobradinha com pão caseiro...
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.