20.1.10

O cantor das empregadas domésticas

Hosted by imgur.com
Odair José fez sucesso a partir dos anos 70 com seu estilo brega romântico com temas de forte apelo popular. Sucessos como “Pare de tomar a pílula,” Cadê Você”,” Não Se Vá”,” Eu Vou Tirar Você Desse Lugar”, ou “Deixa Essa Vergonha De Lado”. A música ”Mon amour, Meu bem, Ma femme” não aparecia entre os seus maiores sucessos mas ela carregava uma marca muito comum na época, lançar mão de expressões românticas estrangeiras, principalmente as francesas, que lembravam muito as músicas eróticas. Afinal, Odair José foi cantor nos inferninhos cariocas antes de fazer sucesso com o estilo brega, e foi ali que coletou boa parte do material para suas letras. É imperdível!

Ivana Veraldo

9 pitacos:

Anônimo,  11:02  

Ivana, muito legal essa sua série dos sucessos bregas. Só duas pequenas correções: "Mon amour, bem bem, ma femme" é sucesso de Reginaldo Rossi e não Odair José. E o pegajoso "Não se vá" é da dupla Jane e Erondy. Continue com a sessão brega-nostálgica.

Anônimo,  11:05  

Cara Ivana, valeu a lembrança.
Mon amour, meu bem, ma femme é música do Reginaldo Rossi. "Não se vá" é de Jane e Herondy. Entre os sucessos de Odair José não podemos esquecer da "Eu, você e a praça", composição do próprio, que foi regravada pelo Zeca Baleiro. Essa coisa de rotular cantores de brega ficou pra trás. Hoje, é uma grande salada. Odair José está sendo resgatado e é muito legal que as novas gerações o conheçam.
Ivana, peça para o Rigon colocar o vídeo da música "Eu, voê e a praça".

A letra é essa:

Encostei o meu carro na praça
E você, um tanto sem graça,
Sorriu pra mim
Sem querer eu olhei em seus olhos
Sem saber segurei suas mãos
E começou assim
Um longo silêncio entre nós
A sua presença calou minha voz
Tanta coisa eu tinha guardado
Pra lhe dizer
Mas não disse nada
Encostei o meu corpo no seu
E um novo desejo nasceu
Entre nós dois
Seus carinhos me deixavam louco
Nosso tempo era curto e tão pouco
E deixamos pra depois
Um longo silêncio entre nós
A sua presença calou minha voz
Tanta coisa eu tinha guardado
Pra lhe dizer
Mas não disse nada
Preciso rever
Seu sorriso um tanto sem graça
Preciso voltar
Mas uma vez com você lá na praça
Pra falar mais um pouco de mim
Encostar o meu corpo em seu corpo
E adormecer assim
Preciso rever
Seu sorriso um tanto sem graça...

Anônimo,  11:51  

o jota silva,que hoje mora em colorado e faz programa fm local de lá........fez muitas musicas para este cantor na época.

Kleber Men 12:01  

Odair José era considerado o Bob Dylan da Central do Brasil. Ele foi exilado por enfrentar o Colbery do Couto e Silva diante da sensura de Pare de tomar a pílula. Este cantor teve músicas mais sensuradas do que Caetano e chico. Eu vou tirar você desse lugar é uma das minhas preferidas. A vida pessoal do cantor também é um caso a parte, já que teve uma convivência com a cantoro Diana bem conturbada.

É Ivana, você está precisando ler o livro mesmo...kkkkkkk

Anônimo,  13:56  

Odair foi exilado só se foi no puteiro de João Pessoa. Enfrentou o Golbey? De onde este doido tirou esta idéia? Claro que o regime moralista não gostou nem um pouco da história de pare de tomar a pilula e vamos fazer nenê, mas daí para enfrentar o Golbery e ser exilado tem uma distância tão grande que é preciso calcular em anos-luz. Além disso, é censura e não sensura, ô anarfa. E nem de longe Odair teve mais música censura que Chico. Ô bando de gente ignorante, meu Deus. Assim o Brasil vai pro brejo sem vaselina, até o talo. Kleber, cê keblou meu cebulo.

Anônimo,  14:15  

Odair José quase ganhou o Prêmio Nobel de Fisica por resumir em um verso a teoria pendular do tempo. Ou seja, que o universo se expande até não pode mais e depois passa por um processo de encolhimento, até virar uma burquinha. Como tempo é calculado de acordo com a expansão do universo, em seu processo inverso há quem defenda que o tempo voltaria pra trás. Um negócio complicado pra chucu, que Odair José resumiu nestes candidos e liricos versos: "O tempo vai, o tempo vem, a vida passa, e eu sem ninguém, cadê você?, que nunca mais apareceu aqui, que não voltou pra me fazer sorrir, que nem ligou, cadê vocêêêêêêêê?"". Claro que ele está sem ninguém, porque quando o tempo vir de novo, a humanidade estaria extinta e só o Odair José vai ficar lá no toco esperando alguém.

Anônimo,  14:39  

Odair José...MEU ÍDALO!
Como diria meu outro ídalo, Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbo.

Kleber Men 16:08  

Anônimo das 14:15... sei lá. Confesso que me embaralhei com a troca do "C" pelo "S". Tive o capricho de pesquisar e mesmo assim, pequei. Mas erros ocorrem, principalmente de ortografia. O erro que não podemos cometer é fazermos afirmações falsas. Pelo visto, você não teve o capricho de ler a respeito das músicas bregas durante a ditadura militar. Leia o livro Eu não sou cachorro, não e depois poderemos discutir, pois discutir com leigo, confesso, é difícil. Os documentos comprovam que Odair José teve canções mais sensuradas que Caetano e Chico, sim. Inclusive, a música eu vou tirar você desse lugar foi composta depois de uma proza com Caetano Velozo, segundo o próprio Caetano. O episódio do Golbery do Couto e Silva é real, com documentação disponível para consulta. Agora, se no cume de sua intelectualidade, o senhor não conseguir entender, paciência. Agora, não precisa ser anônimo para discutir esse assunto. Isto é apenas uma higiene mental, para deixarmos as amarguras do dia a dia para lá. Outra coisa que o deixará estapafúrdico, é o fato da dupla Don e Ravel, terem cantado músicas que falavam da reforma agrária. Mas esses cantores não são lembrados, pois a patrulha ideológica de esquerda, da qual os intelectualóides faziam parte, sensuravam os próprios parceiros em nome de uma ideologia marxistas falida. Abraços!

Kleber Men 16:12  

Outro detalhe a respeito de exílio de Odair JOsé, é que o governo militar na década de 1970 estava apoianda um organismo chamado BENFAM, que tinha no controle de natalidade uma das "salvações" para a miséria do norte e do nordeste. Os militares patrocinavam este organismo que distribuia DIU e a pílula para as mulheres. Agora deixo um raciocínio lógico para você: a música de Odair surgiu no mesmo momento. Por que será que ele foi interrogado?
Esta é fácil, não me descepcione...

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima