26.1.10

La garantia soy jo

Hosted by imgur.com
O blogueiro sargento Tavares mostra um copo com água do rio Pirapó, que abastece Maringá.

21 pitacos:

Anônimo,  10:37  

Liguei para a Vigilância Sanitária alertando sobre uma infestação de mosquito transmissor da dengue em meu bairro.

Avisaram que entre cinco a dez dias uma equipe será enviada para analisar o fato.

Certo que durante este período de espera eu e minha família corremos sério risco de sermos contaminados, entrei num acordo com os mosquitos: se eles ficarem quietos, providenciarei algumas bolsas de sangue para alimentá-los.

Resultado: os mosquitos estão sentados no sofá da sala rachando o bico de dar risada.

Anônimo,  10:45  

soy yo

Anônimo,  11:06  

Domingo a água estava chegando na torneira quase dessa cor na região do antigo aeroporto. Direto do Pirapó.

Marcos,  11:29  

A imagem mostra o grau de turbidez da água, e não poluição. Isto é muito comum em períodos de chuva, já que em alguns trechos o rio Pirapó não tem mata ciliar e a água da chuva acaba levando para o leito do rio muito barro, dando este aspecto marrom ao manancial, característica comum nos rios da nossa região.

Kleber Men 11:53  

Sou leigo no assunto, mas creio que lama não é poluição. Isto é devido as chuvas. Se a mata ciliar fosse mais reforçada, talvez diminuisse a quantidade de lama despejada no rio. Mas prefiro ver lama do que ver a água oleosa e suja de poluição. Parabéns pela sanepar que entrega a água límpida em nossas casas.

Anônimo,  13:41  

Principal fonte de abastecimento da cidade, o Pirapó nasce dentro da cidade de Apucarana recebendo o fluxo pluvial que lava esta cidade. Agua de chuva, agua das calçadas, agua de lavagem de carros na garagem de casa, agua de limpeza, agua de esgoto clandestino jogado na rede de galerias pluviais, etc. Tudo isto vem se diluindo no rio Pirapo e se somando à contribuiçao dos pesticidas de soja e trigo na regiao de terra roxa. Na regiao de Marialva, sao os pesticidas da cultura da uva que engrossam o caldo de produtos tóxicos que contaminam o Pirapó. Em Sarandi, o rio recebe outra carga das galerias de drenagem urbana: lixo, esgoto doméstico e industrial, residuos de todo tipo sao descarregados no Pirapó. Mas é em Maringá, que deveria dar o primeiro exemplo, onde a contradiçao parece piada: a cidade avança sobre a area de contençao comprometendo a qualidade da agua que bebe com redes de esgoto transbordando dentro dos contribuintes do Pirapó. A Sanepar conhece o problema, mas nao tem respondido com um sistema de tratamento capaz de garantir a ausência de pesticidas e de metais na água consumida por mais da metade dos maringaenses.

Anônimo,  15:38  

GRAÇAS A DEUS TEMOS A SANEPAR AQUI EM MARINGÁ, JÁ PENSOU SE FOSSE A PREFEITURA TOMANDO CONTA, AÍ SIM FICARIA DESCONFIADO DA QUALIDADE.

Anônimo,  15:45  

Veja o artigo publicado no site da Mineropar sobre doenças relacionadas à presença de minerais e de pesticidas na água. http://www.mineropar.pr.gov.br/arquivos/File/artigos/otavio_art_01.pdf

Anônimo,  16:25  

Parceiro,

Já passei uma sede tão desgraçada ali perto, que tomei 2 cantis dessa água (aproximadamente 3 litros), coletados até mesmo próximo da ponte.

Garanto que me fez um bem lascado.

Anônimo,  19:08  

Coitado deste sargento..sera que ele não sabe e nunca ouviu falar em " tratamento Ambieltal" ele deveria saber isso ou melhor fazer uma vizita sanepar hem gente leiga rss

Anônimo,  19:34  

Esse cara quer superar o Lula na ignorância. Se os árabes usam água salgada para captação e tratamento, porque uma água barrenta seria óbice para a sua transformação em potável. Eu ainda afirmo que a água da Sanepar é mais confiável que a desses galões velhos e encardidos. Bobear até água de esgoto é conversível em potável, só que deve ser finanaceiramente inviável.

Anônimo,  19:37  

Ele é candidato?

Anônimo,  22:26  

PREFIRO PARA A MINHA FAMILIA A AGUA DA SANEPAR QUE CHEGA TRATADA.DEVEMOS ESTAR ATENTOS AS AGUAS ENGARRAFADAS QUE CHEGAM MUITO ,MAS MUITO PIOR QUE O RIO PIRAPO.POR SER EMBASADA DEVERIA TER QUALIDADE.

Anônimo,  22:33  

Manda esse "Sargento" mudar o nome pra "Recruta"...

Anônimo,  18:02  

Nao sei se a agua da Sanepar é melhor ou pior que a agua engarrafada, mas se pagamos pelo serviço, temos os direito de exigir a qualidade prevista pela lei. A duvida é, se existe uma lei estipulando limites para os traços de pesticidas na agua tratada, quais sao estes limites? Eles ainda sao validos?
O artigo do Otavio aponta uma relaçao entre a incidência de câncer de fígado e as culturas de soja, milho e algodao em alguns municípios do Paraná. A relaçao precisa ser melhor estudada fazendo exames de sangue das pessoas que desenvolveram cancer para verificar a concentraçao de pesticidas. depois é preciso verificar as possíveis fontes de contaminaçao. Se for verificado que a agua tratada pela Sanepar é o principal ou único veículo de contaminaçao, a empresa poderá ser responsabilizada criminalmente.

Anônimo,  18:05  

Agua tratada nem sempre significa agua inofensiva à saúde humana, assim como esgoto tratado nao significa esgoto inofensivo ao meio-ambiente. A Sanepar trata mal o esgoto e, por associaçao, suponho que o tratamento da água nao seja melhor. Nao importa quem esteja recebendo para abastecer a cidade com agua potável, se nao o faz, está enganando o consumidor e isto é crime.

Anônimo,  19:32  

Temos uma das melhores águas para se beber.O trabalho da Sanepar é primoroso. Podem beber que a água é boa e saudável.

Anônimo,  20:11  

Ele poderia ficar sem ouvir estes pitacos, o pior que ele foi lá (na sanepar) ver como funciona o sistema de tratamento.
Desculpa aí "companheiro" mas para um futuro candidato a vereador você poderia mudar o rumo da prosa.

Anônimo,  20:16  

So vendo os exames feitos por laboratórios independentes. Os exames feitos pela própria Sanepar sempre sao e serao suspeitos por uma questao logica: a Sanepar nao tem interesse nenhum em mostrar exames indicando que a água que ela fornece esta contaminada, provando que o sistema utilizado nao purifica a agua o suficiente para garantir a saúde dos consumidores à longo prazo.
Se a Sanepar estivesse interessada em transparência e qualidade do seu serviço, ela estimularia a fiscalizaçao da qualidade da água por ONGs e por laboratórios independentes para compara-los com seus proprios exames.
Ela faria o mesmo com seu tratamento de esgotos, mas nao é o caso, né.
Pra quê se esforçar pra melhorar se o contribuinte nao tem outra alternativa que pagar a conta todo mês, independente da qualidade do serviço?

Anônimo,  10:22  

Essa é a cor da concieência ecológica da população.

Anônimo,  12:29  

Anonimo das 19;34
O processo de dessanilização da agua salgada nada tem aver com tratamento de agua turva e com poluentes,o processo é totalmente diferente.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima