15.1.10

Fraude nas esterilizações de cães

A Spam foi vítima de estelionato no processo de esterilização de cães. Fomos acionados por uma pessoa que atua junto à Spam para que fosse feita a castração de uma cadela que, supostamente, teria sido resgatada na praça do correio. Agendamos a castração para esta teça-feira e, no final da tarde, fui buscá-la; mas encontrei a tal pessoa, que disse já ter encontrado uma senhora que iria adotar a cadela e a levou.
Qual não foi a nossa surpresa ao sermos informados pela clínica veterinária conveniada e que castra exclusivamente animais de rua, que a proprietária da cadela há mais de 3 anos havia telefonado, ingenuamente, porque a cadela parecia enjoada. Não havia nada grave com a cadela, mas tivemos que tirar a história a limpo: em conversa com a dona da cadelinha, uma senhora muito educada, esta nos disse que a moça havia lhe cobrado 60 reais para a operação.
Trata-se de estelionato, pois a pessoa cobrou 60,00 reais da proprietária da cadela e esse valor não foi repassado nem à clínica veterinária e nem à Spam, que paga dos seus fundos as castrações feitas a cada mês. A Spam, que só castra animais de rua e não animais com dono, custearia, fraudada, a castração de uma cadela com dono; a dona da cadela pagou 60 reais que não foram repassados nem ao prestador do serviço, a clínica veterinária, e nem à Spam, ficando o valor pecuniário em mãos da intermediária. Suspeitamos que esse valor poderia vir a ser usado para castrar animais de outra ONG; trata-se, pois, de obter vantagem para outrem, sendo lesada e fraudada a Spam. É estelionato.
A Spam é pobre, temos problemas na estrutura do telhado do abrigo e teremos de mudar todo o vigamento, pois há risco da estrutura ruir. E ainda há gente querendo pegar carona na associação! O que eles querem? Que nossos 120 animais sejam prejudicados? Que tipo de militância é essa?
Essa mesma pessoa levou nesta semana três filhotes gordos na associação, supostamente filhos da cadela que iria para castração. Foram encaminhados ao abrigo do Vale Azul, porque tinham micose. Trouxe-os para a minha casa antes de saber da fraude, para cuidar melhor deles. Ficamos sabendo junto à proprietária da cadelinha, que os três não são absolutamente filhos da mesma, e não temos a menor idéia de onde foram tirados. Talvez tenham sido recolhidos pela moça mediante alguma vantagem pecuniária. Mas não vamos devolvê-los pois, para uma estelionatária seria normal vendê-los a um restaurante chinês...

Maria Eugenia C. Ferreira - Diretoria da Spam

17 pitacos:

claudius, guardião do graal,  10:10  

Maria Eugenia, essa história é grave... e você coloca sobre suspeita todas as outras entidades protetoras de animais na região de Maringá. Não seria interessante dar nome às pessoas e entidades (não vou dizer pra dar nome aos bois, pois os bovinos são inocentes).

Anônimo,  11:41  

a pessoa pode ter pego o dinheiro para ela mesma...

Maria Eugenia Costa Ferreira,  12:44  

Ações como essas, Claudius, colocam sob suspeita todas as ONGs, inclusive a SPAM, pois vemos que em nome da SPAM estão cobrando "por fora" castrações. Como dizem os franceses, quem está mal procura "enmerd... tout le monde", ou seja, respinga em todo mundo. Mas para não prejudicar o que é sério, posso acrescentar que se trata de uma pessoa que até o momento era associada da SPAM (seu desligamento formal dependerá de uma reunião da Diretoria) e que vinha atuando junto a um grupo de protetores que se diz independente e que atua infiltrando-se em todas as ONGs. Ao que aprece eles querem bicar aqui e acolá, de qualquer jeito. A SPAM já tem bastante serviço e despesas com duas sedes - urbana e rural, com os cerca de 120 animais abrigados nesses dois lugares, com a reformas necessárias, principalmente, agora, a do telhado todo, além das quatro maternidades que estão sendo construídas e ainda tem que aturar uma coisa dessas!

Maria Eugenia,  12:56  

Mas também não descartamos a possibilidade de a pessoa estar agindo apenas em benefício próprio e, quanto a isso, solicitamos que se alguma pessoa foi contatada por alguém em nome da SPAM para castrar seus animais mediante o pagamento de qualquer valor, que nos informe. Todos os cães e gatos recolhidos pela SPAM são adotados já castrados ou o adotante recebe um "vale castração" sem nenhum custo presente ou futuro, e que vale exclusivamente para esse animal. Já tivemos problemas com duas gatinhas que foram adotadas por uma "protetora independente", sendo que os vales-castração foram desviados para outros animais; mas a veterinária tomou conhecimento e sustamos o processo. Na última feirinha de adoção, em que participamos junto com os "independentes" e outra ONG, os dois vale-castração que a SPAM havia encaminhado com duas cadelinhas para adoção extraviaram-se, em um momento em que eu não estava no evento. Mas estes vales foram cancelados, junto à clínica veterinária conveniada. já vi que o vale-castração vale ouro, ou seja, 60 reais cada um!

Anônimo,  12:59  

Algum recibo? Alguma prova material além de um telefonema? Acho que a Maria Eugênia deveria ter tudo em maos antes de apontar suspeitos. Sem provas, ela pode ser processada por difamaçao.

maria eugenia,  16:35  

Sim. Temos testemunhas, temos o depoimento da clínica que atendeu a cadela e a entregou, na saída, a essa moça, temos todas as provas necessária para abrir um processo. Estelionatários não passam recibo assinado, meu caro! no entanto, muitos deles são processados e condenados, com base em outras provas consideradas suficientes pela justiça. Fui à casa da cadelinha, falei com a proprietária, e por acaso fiquei sabendo que a operação tinha sido cobrada. Hoje a senhora L. internou a cadela na clínica porque a mesma não tomou o antibiótico correto e está com infecção. Também percebi que a cadela estava solta, ontem à noite, e falei à proprietária que ela deveria estar presa em um cômodo. Continuamos acompanhando o estado de saúde da cadela. Um dos motivos pelos quais não castramos animais que já tem dono é justamente por causa dos cuidados no pós-operatório. Por esse motivo fui pegar a cadela na clínica, para levá-la para o abrigo, onde ficaria em um box fechado. Quando lá cheguei, a pessoa, avisada pouco antes que eu estaria indo buscar a cadela, apressou-se e cruzamos dentro da clínica. Toda a conversa, inclusive a informação dada de que ela já havia arrumado "adoção" para a cadela, transcorreu na presença de várias pessoas. E a cadela já tinha dono há três anos...

Anônimo,  17:15  

Assim não dá. Aqui, até cachorradas com cachorros estão fazendo. É uma barbaridade. Falando em barbaridade, não me sai da memória àquele vídeo que você postou Rigon, do covardão chutando o cachorrinho - ou cachorrinha - no elevador.
Ivan

Shirloca 21:36  

Concordo plenamente com vc Ivan, tbém fiquei traumatizada com a sena, na hora que ví fiquei tão nervosa que tive que tomar água com açucar.
Sou contra violência, mas numa situação daquelas tinha que fazer o mesmo com ele, algemá-lo e dá-lhe porrada

Anônimo,  23:29  

Os protetores de animais estão de luto, acabamos de saber da morte de Kátia Regina. Que Deus a acolha, pois ajudou muito na causa dos animais.

Roberta

maria eugenia,  01:39  

É, Ivan, assim não dá! Tem gente querendo ganhar dinheiro com vira-lata e, podes crer, até conseguem...por um tempo. Mas quando flagrados, a festa termina. Assim esperamos. Em geral essas pessoas acabam gastando 5.000 a 10.000 reais ou até mais, se vão à segunda instância, para se defenderem dos crimes de que são indiciados. E ainda acabam perdendo a causa, pagando o que devem e sujando a própria ficha de antecedentes criminais! Quando fundamos a associação, nem passava pela minha cabeça que teríamos esse tipo de problema. Ingenuamente, eu pensava que minhas energias seriam gastas apenas para salvar os animais e não para salvar os animais e a associação das mãos dos bandidos. É ruim viver em uma sociedade corrupta...acho que nosso trabalho renderia mais na Suécia, ou na Dinamarca, onde a corrupção é quase nula. Mas talvez eu não conseguisse salvar animais no inverno gelado, além do horrível problemas da mortandade das focas. É melhor continuar em Maringá e fazer nosso trabalho aqui mesmo.

Katia Regina,  13:29  

Roberta, alguém fez uma brincadeira sem graça. Estou bem viva e não adianta as pessoas tentarem desviar o foco da situação. Devido a essa denuncia ontem recebi uma ameaça, pedindo que a Spam ""deixasse quieto" este problema.Ocorre que o problema não são apenas os 60,00 reais, mas a fraude junto à Spam e junto à clínica veterinária. Trata-se da conduta imprópria da pessoa.

Anônimo,  14:11  

vixxx Kátia, seria isso uma ameaça velada? Pode ter gente perigosa no meio .Como a própria Maria Eugenia disse: tem Bandido solto poraí

Anônimo,  17:48  

O caso de e-mails anônimos tentando envolver pessoa de bem por pura inveja será investigado. Outro caso, como os do Blog da Candinha, está surgindo em Maringá.
O negócio vai feder para quem estiver envolvido.

Anônimo,  22:59  

Este caso precisa ser investigado com rigor, pois como disse o anônimo das 14:11 é uma ameaça velada, ou seja, feita por pessoas que utilizando-se do anonimato para ameaçar os outros.
Os culpados têm que ser identificados e punidos, não é mesmo ME e AR?
analucia.mga@hotmail.com

Maria Eugenia,  12:33  

Ficamos sabendo que associados da Spam estão sendo contatados por pessoas diversas para fazer doação em dinheiro para castração de cães, recebendo, os mesmos, recibo da clínica veterinária onde foi feita a cirurgia. O que fica fora de controle, é a possibilidade dos procedimentos cirúrgicos estarem sendo cobrados também do proprietário do animal, no valor mais ou menos módico de 60,00 reais ou algo em torno disso. A clínica não fica sabendo de nada e nem o doador do dinheiro. Não há nenhum problema no fato de os associados ajudarem outros protetores de animais. Mas elaboramos o documento abaixo para entregar aos nossos associados que estão ajudando os animais "por fora", para que eles não sejam ludibriados. No caso, eles devem exigir do intermediário o recibo da clínica e a declaração do proprietário do animal de que nenhum valor está sendo cobrado, pois a cirurgia já foi custeada.

DECLARAÇÃO

Declaro que estou ciente de que não devo pagar nenhum valor em dinheiro ou taxa pela castração do ( ) cão macho, ( ) cadela, ( ) gato macho, ( ) gata retirado(a) da minha casa na data de / / , pois a cirurgia será custeada por:
( ) CCZ – Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura
( ) Sociedade Protetora dos Animais de Maringá
( ) Doação particular
( ) Outros .............................

Concordo em que o órgão, associação ou pessoa física que custeou este procedimento entre em contato comigo para acompanhamento do animal e de todo o processo de esterilização efetuado.

__________________________________
Assinatura do proprietário do animal
Nome completo:
Rua/nº:
Bairro/CEP:
Telefones para contato:

Anônimo,  23:48  

Sei naum viu!!! Hj entraram na minha casa so pra ligar o meu pc.

Maria Eugenia Moreira Costa Ferreira (eugeniaguart@hotmail.com),  21:49  

Hoje, 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora dos Navegantes, fui ameaçada pelo meu celular, por um suposto "adevogado" Dr. Neri, tendo a pessoa me chamado de Ana Lúcia, para que parasse com ameaças ao seu "cliente". Pergntei quem era o seu cliente e qual a ameaça que fiz; disse que não me chamava Ana Lucia e que nunca ameacei ninguém. O "adevogado" disse que eu sabia muito bem. Não sei de nada. Não uso o codinome analucia, não sou titular do e-mail analucia.mga@hotmail.com citado no pitaco acima, nunca mandei mensagens ameaçadoras a ninguém, e dei queixa na polícia, por ameaça, às 16:30 horas deste mesmo dia, em um BO bem detalhado. O "adevogado" disse que eu mandei uma mensagem que ele tem registrada. Se usaram o micro da Spam, eu não sei. A funcionária que lá trabalhava está em processo de demissão, em aviso prévio. Não tenho a menor idéia do que está acontecendo. Quem é essa analucia que se refere a mim e ao Angelo Rigon, respectivamente como ME e AR? Eu nem conheço o Angelo Rigon pessoalmente, exceto pelo dia em que o vi sobre a canafístula que foi derrubada!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima