16.1.10

Faixas de pedestres

De Marcelo Augusto Oliveira Filho:

Absurdo em Maringá são as faixas de pedestres, principalmente em uma cidade que quer e precisa dar a elas a sua verdadeira preferência de circulação, mas quando se pretende isso não se pode colocar as faixas de pedestres como estão. O primeiro grande equívoco são as faixas de pedestres nas saídas das rotatórias, pois colocam em alto risco todos que trafegam, sejam pedestres ou motoristas; os primeiros são colocados em arenas de leões, pois não existe qualquer possibilidade dos motoristas estarem observando se existem ou não pedestres na saídas delas; segundo, porque os motoristas que estão circulando pelas rotatórias possuem preferência de trafego e abruptamente quando saem destas rotatórias têm sua preferência de tráfego imediatamente restrita pela preferência do pedestres.
Vi recentemente um acidente envolvendo um cantor sertanejo e mais dois veículos, pois os carros da frente tiveram que parar em virtude de um pedestre e o cantor que estava saindo da rotatória não viu os carros da frente pararem e colidiu com os mesmos e o pedestre quase foi atropelado.
O segundo equívoco é onde são pintadas as faixas de pedestres nos cruzamentos das esquinas de Maringá, pois estão colocadas nos locais onde os motoristas devem obrigatoriamente parar, verificar se existe outro veículo vindo na outra direção; desta forma sempre surgirá uma infração - a de parar sobre a faixa de pedestre -, pois necessita parar sobre a mesma para verificar se vem outro veículo na outra via do cruzamento. A solução parece-me muito simples: a faixa deveria ser pintada pelo menos a cinco metros da esquina, o que possibilitaria ao veículo quando ultrapassasse a faixa parar para verificar se vem outro veículo na outra via do cruzamento.

22 pitacos:

Anônimo,  14:42  

Absurdo o que vejo em Maringa, algumas faixas de pedestres, como as que existem apos as rotatorias, serem mais matadouros que faixas de segurança. Isso deveria servir de piadas, em qualquer lugar serio do Brasil

Anônimo,  14:50  

Já bateram duas vezes atrás de mim, por eu respeitar a faixa na saída da rotatória, ali na pracinha da Cerro Azul. Ou seja, nunca mais eu paro nesse tipo de faixa.

A prefeitura não vai pagar meu ônus com o carro.

Anônimo,  14:52  

Não sei se estou errado, mas em várias esquinas das avenidas Herval e Duque, estão colocando nos canteiros centrais placas sinalizando permissão de virar à esquerda. Acho que só poderiam permitir para os veículos que estão na pista da esquerda, até porque é proibido mudar de pista nas esquinas. Parece que a localização nos canteiros centrais não é o melhor local. Não tinha câmera para fotografar.

José Fuji,  15:57  

Marcelo Augusto concordo com a sua preocupação, pois não é apenas um equivoco, não pode haver nenhum, tem que ser perfeito, são vidas que estão em jogo.

Esta questão das faixas de pedestre entendo, que ficaram mal resolvidas, não são todos os motoristas que respeitam, e pedestres também sentem muitas duvidas ao avançar.

Já vi acidentes, mas vejo com muita freqüência as indecisões das partes quando você fica observando os transeuntes nas faixas de pedestres, isso se torna muito perigoso.

Gostei muito da sugestão do Marcelo Augusto, se identificar no asfalto pelo menos 5 metros antes de chegar à faixa, o motorista tem o tempo necessário para verificar se pode “parar” com segurança.

E conscientizar o povo que o “sinal” que vai parar na faixa é antecipadamente ligando o sinal de "alerta".

Mandou legal Marcelo Augusto.

Fuji.
Jose.fuji@hotmail.com

Anônimo,  16:28  

E tem mais: Faixas de pedestres que obrigam veículos a pararem na zona trelissada, contrariam o bom senso. Pela lei maior, é proibido veiculo para sobre elas. Faixas de esquina em esquina, também seguram o tráfego, provocando congestionamento.
Nos paízes mais avançados, eles colocam grades nas esquinas em que o pedestre não pode passar. Semelhantes àquelas postadas nas esquinas da Av. Brasil e a Rua Piratininga.

Anônimo,  16:30  

É isso aí Dr....enfim alguém falou sobre isto.
É um dos maiores absurdos do transito de Maringá.
Outra coisa...aprendemos que quem está na rotatória tem a preferencia, mas veja bem a praça da Av.Cerro Azul (Patinaçao). A preferencia é de quem vem pela avenida......
Como devemos agir?
Cada canto uma regra????

Anônimo,  16:38  

A fiaxa à cinco metros da esquina nao funciona porque os motoristas que estao atras do primeiro carro têm que colar neste. Ja existe locais onde a faixa é distante da esquina com a rotatoria e simplesmente nao funciona porque os pedestres nao a vêem, porque tem um carro estacionado sobre ela, ou porque nao estao habituados a procurar a faixa fora da esquina ou poruqe a faixa esta apagada, etc.
Acho que o as rotatorias funcionavam quando a frota era pequena. Agora, com o excesso de carros circulando, o melhor jeito de disciplinar o trafego é colocar sinaleiros e faixas, sem esquecer de abrir uma faixa que permita ao pedestre acessar a praça da rotatoria.

Anônimo,  17:44  

Concordo plenamente com o Marcelo. Aliás, não sei onde os caras que administram o trânsito em Maringá aprendem o que colocam em prática. Saudades do Miúra, parecia ser o único cara que entendia de alguma coisa na administração dos Lamas.

Anônimo,  18:00  

Angelo rigon voce matou a apu neste seu comentário,pois ainda hoje antes de ler seu comentário, ao sair de uma farmacia no jardim Alvorada na rotatória da praça farroupilha há uma faixa de pedestre a qual nenhum motorista a respeita,e eu comecei a me indagar quem está errado os motorista que não param ou quem colocou a faixa neste local,e é o que voce descreveu se alguem para é um risco e tanto para o condutor que vem atras,e para o pedestre,ou vice e versa, caso o pedestre queira passar porque é faixa corre um sério risco.

Anônimo,  18:26  

Concordo com o Marcelo... se nós, pobres mortais, somos capazes de pensar essas coisas, por que os "especialistas" parecem não perceber o óbvio? Acho que eles decidem essas coisas nos escritórios sem nunca avaliara in loco a viabilidade dos projetos...

Anônimo,  18:52  

Mostrou o problema? mostra a solução!
Se fosse fácil resolver esse problema..... já sei, manda colocar passarela em cada rotatória....

Edmundo Albuquerque,  19:38  

Marcelo:

Estou com voce 100%. Nunca ví em minha vida absurdo igual a esse. Obrigação de parar em faixas de pedestres no curso de rotatórias. Isso nos coloca em situação de cidade medíocre e Maringá não merece isso. Atenção senhores administradores ! Dessa vez estou contra voces.

Anônimo,  19:45  

Também penso como você Marcelo.
Ivan

José Fuji,  00:46  

Aí Dr. Edmundo Albuquerque, é assim que um cidadão se situa com o seu comportamento eu já vi você elogiar, mas quando existem erros também os apontam. Abraços!

Fuji
jose.fuji@hotmail.com

Anônimo,  11:27  

Bom, e qual seria a solução, pensando no pedestre? hummm

Anônimo,  12:28  

O que esta errado nisto tudo é o excesso de velocidade que os motoristas trafegam com seus veiculos, se respeitassem as regras não haveria tantos acidentes. A faixa de pedestre é uma solução mas só é respeitada na Av. Brasil. porque gostam de respeitar?não porque ali tem vários guardas e tem medo de ser multado!
O que poderia ser colocado junto com a faixa de pedestre é um semaforo somente com lampada amarela, o pedestre aciona o botão para que o sinal amarelo desperte a atenção do motorista, e os motoristas por sua vez respeitem o limite de velocidade. A sugestão de avisar antes com faixas no asfalto é boa, mas a manutenção da tinta complica a situação. O que deveria ser colocado antes de cada faixa um radar "de verdade, não estes engana Guerles" com limite de velocidade de quarenta km.
Quando digo radar de verdade, é porque pensam que motoristas são bobos, colocam o instrumento sem nem um fio ligado nele, ou marca no asfalto indicando que foi cortado para instalação, isto quando não colocam só a placa dizendo que existe radar.

Anônimo,  12:47  

Decerto as faixas de pedestres têm que estarem nas próprias rotatórias. Cada uma que eu vejo, Ou senão devem acabar com as faixas de pedestres perto das rotatórias. Crítica de natureza pessoal, contra os prefeito, no caso, não serve pra nada.

Anônimo,  14:26  

BOA TARDE A TODOS

NAO PODERIA PASSAR EM BRANCO ESTA COLOCAÇAO POIS O QUE FAZER QUANDO UM GOVERNO INCENTIVA A RENOVAÇAO DA FROTA DE AUTOS MAS AO MESMO TEMPO NAO FAZ NADA PARA RETIRADA DAS RUA AQUELES QUE NAO POSSUEM CONDIÇOES DE TRAFEGAR NA MESMA ACABA DANDO NISTO AUMENTO DE TAL QUE CHEGAMOS A MARCA DE TERCEIRA CIDADE PARANAENSE COM A MAIOR FROTA DE VEICULOS QUASE UM POR HABITANTE ESTA COMO PESCA EM LAGOA SEM PEIXE POIS CADA UM TEM UM CARRO PARA QUE FAIXA DE PEDESTRE POIS TODOS ANDAO DE CARRO

POR EDUARDO DE OLIVEIRA

Anônimo,  18:34  

Todos andam de carro e depois vão pagar academias, tomar drogas emagrecedoras, fazer lipo, dizendo, com olhos compridos, ao ver alimentos: isso engorda, isso engorda, isso engorda..., comprar o "comprimidor" que o dr. Beleza indica e por aí vai.

Anônimo,  23:46  

Críticas, críticas....soluçoes? Nada!
Realmente a frota daqui é absurda, mas, por que será????
Claro que o problema é um pouco mais embaixo...não temos transporte coletivo adequado.
Se Maringá tiver ônibus que nos atendam, perfeito! A maioria vai preferir usá-los, mas isto é conversa prá muitos anos...nao é Sr Prefeito????

ELEUTÉRIO LANGOWSKI 10:15  

Uma das soluções seria construir o avanço da calçada sobre o local da faixa, aumentando a área de visibilidade. E também a eliminação de estacionamento antes e depois da faixa, claro. Aliás, com o aumento de motos, essa área poderia ser ocupada exclusivamente com estacionamento de motos que não prejudicam a visibilidade.

Marcelo Augusto,  18:18  

Eleutério, nem motos, nem carros. A idéia de 05 metros e deixar a visibilidade da esquina total, apenas para os carros pararem para ultrapassarem os cruzamentos.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima