21.1.10

Ensino fundamental e idade mínima

Desde 1° de janeiro de 2010 é obrigatório o ensino fundamental com nove anos e a fixação da idade mínima de 6 anos para o ingresso na primeira série do ensino fundamental. Acabou o prazo de transição. As leis que tornaram viáveis essas mudanças foram, em primeiro lugar, a Lei nº 9.394/1996 (que admitiu a matrícula no ensino fundamental de nove anos, a iniciar-se aos 6 anos de idade); segundo, a Lei nº 10.172/2001 (estabeleceu o ensino fundamental de nove anos como meta da educação nacional); terceiro, a Lei nº 11.114/2005 (alterou a LDB e tornou obrigatória a matrícula das crianças de 6 anos de idade no ensino fundamental) e, por último, a Lei nº 11.274/2006 (que alterou a LDB e ampliou o ensino fundamental para nove anos de duração, com a matrícula de crianças de 6 anos de idade e estabeleceu prazo de implantação, pelos sistemas, até 2010). O importante é refletirmos se essas mudanças melhoram a qualidade da escola pública e o desempenho dos alunos. É o que todos esperam.

Ivana Veraldo

3 pitacos:

Anônimo,  11:15  

O colegio marista de maringa proibiu as casas de uniformes venderem os seus uniformes. Além disso, a camiseta que custava 7,00 nas casas, agora passa a custar 29,00 na sua papelaria. Alguém poderia dar uma luz para coibir esta atitude. obrigado.

Tarkin,  11:32  

qualidade no ensino. peça para qualquer garoto da 5ª série no ensino público ler um texto em voz alta. vc vai constatar a total ausência de qualidade de ensino. e por favor, escolha as escolas da periferia.

Anônimo,  15:17  

Qualidade de ensino não se torna realidade so criando leis mas sim com investimentos na estrutura fisica da escola no salario do educador na formaçao, e principalmente no maior interesse dos governos por esse assunto que é pauta intensa nas campanhas eleitorais mas que nao passa disso, ah! outra coisa tem que acabar com a maquiagem de numeros na aprovaçao forçada,e a ideia que a escola é a melhor porque aprova mais alunos, e aí vira empuração.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima